Páginas

sábado, 29 de março de 2025

Opinião




Vitória num clássico nacional 


O Grêmio tem que comemorar muito (mas por breve tempo) esta vitória diante do Atlético Mineiro, porque é, em tese, um dos confrontos de "trocar três pontos", se anular numa eventual disputa na parte superior da tabela para "bater" na turma da briga da parte intermediária para baixo da tabela.  Essa é a resenha do pré-jogo, dois clubes grandes, considerando históricos, títulos relevantes.

Porém, o instantâneo de cada um mostra os times em momentos diferentes e os primeiros minutos demonstraram isso. Graças ao seu arqueiro, a catástrofe de uma goleada impiedosa não se concretizou, pois time por time, o Galo mineiro dá uma surra numa comparação mano a mano, ainda, um trimestre altamente favorável.

Cuca, imagino, no vestiário deve ter falado para os seus atletas, partidas como estas são as que fazem a diferença na busca pela faixa de campeão. Para Palmeiras, Flamengo e o próprio Galo, esse trio ou Botafogo, a eles não será permitido enfrentar os demais e não conquistar pelo menos quatro pontos. O Atlético rateou esta tarde.

Quinteros montou o time com um tripé de meio sem armadores e o resultado, vitória + gol de Edenílson, de dentro da área, poderia ratificar o acerto, mas o desenvolvimento da partida indicou muita sorte gremista, o primeiro gol, embora o mérito dos avantes, o detalhe do desvio do zagueiro tirou o impedimento de Arezo e o lado direito defensivo vazou muito. Tem-se que saber como veio o triunfo. Não dá para atuar sem um meio-campista articulador. Se der certo, sem este jogador, dá para dizer que será uma exceção ou sacada magistral do treinador. Não é o caso.

Na próxima rodada, o adversário é daqueles que a lógica que serve para os gigantes que brigarão pelo título, serve igualmente para o segundo pelotão, onde, hoje, repito, hoje, está o Grêmio, ou seja, tem que ganhar quatro pontos nos confrontos diretos.

Finalizando, Volpi, destacadíssimo, boa partida de Lucas Esteves, Villasanti melhorou em relação aos jogos anteriores e Arezo demonstra ter faro de gol.

Venceu, não convenceu. Por hora, isso é irrelevante. Vale a vitória.


50 comentários:

  1. Aí me veio à mente o choro que foi quando o Grêmio perdeu de 3 a 2 pra esse quase mesmo Atlético MG depois da enchente com um a menos e roubado...

    Hoje com 11 e sem enchente levamos um baile e ganhamos na mais pura das sortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos hoje o técnico não sacou todos os atacantes pra botar 3 zagueiros e 3 volantes no time...
      Deu sorte no início do jogo, depois dos 20 minutos soube ajustar defensivamente o time sem mexer peças. É pouco, mas já é algo.
      Importante foi vencer! Precisamos evoluir daqui pra frente.

      Anderson

      Excluir
    2. Pede pro Renato fundar um time pra tu torcer pra ele amigo.

      Querer analisar da mesma maneira um time de vinha de um trabalho de 1 ano e meio com o mesmo treinador, a um que tem menos de 3 meses, com meio time novo.

      E pior, bota no mesmo balaio um jogo em que time venceu, mesmo jogando mal, e outro em que perdeu.

      Quinteros está sendo criticado , mesmo na vitória, e Renato era defendido por ti nas derrotas.

      Excluir
    3. Ah, quase esqueci....suponho que por algum motivo o Grêmio tenha sido impedido de escalar 11 desde o início ano passado.... expulsões acontecem....não te vi amenizar o resultado contra o juventude devido a expulsão do Jemerson por exemplo.

      Excluir
    4. Ui. Não se doa Gláucio. Tu que tá falando em Renato dessa vez. O mesmo choro foi visto no jogo contra o Palmeiras no Jaconi ano passado. Isso só prova que desempenho serve só pra encher linguiça.

      O Grêmio venceu no final. Pra mim é o que importa.

      Como não viu? Não viu eu escrevendo dos roubos? Também não vi tu amenizar jogos onde fomos garfado em tempos passados se é por isso. Bah.

      Excluir
    5. E sim, Bruxo. É um baita avanço. Por isso o resultado é o que mais vale. Ontem se o Grêmio toma 4 ou 5 hoje estariam pedindo e procurando outro técnico.

      Excluir
    6. Sim. O começo foi terrível. O Volpi fez excelente partida. Merece todos os elogios.

      Excluir
    7. Tu que citou o jogo do ano passado....

      Excluir
    8. Eu citei a partida. E em momento algum falei do Renato ou do que ele fez ou deixou de fazer naquele jogo. Quis dizer que foi um bom jogo que fizemos, mesmo com um a menos. A derrota saiu já no final do jogo. E foi um sufoco, pelo fato de termos um a menos desde o começo da partida praticamente. Mas enfim, já foi. Era apenas um exemplo.

      Excluir
    9. Rodrigo, aquele jogo Renato estava vencendo pela sua coragem em manter o time sem um zagueiro, não abdicando de atacar.
      Mas perdeu o jogo pelo motivo oposto, foi covarde, não ao recompor a linha defensiva com um zagueiro, mas por ter colocado 3 zagueiros e 3 volantes, sacando BW com 15 minutos. Aí o Galo não tinha o que temer e veio com tudo. Sem desconsiderar as duas cagadas do João Pedro. Foi uma derrota doída!

      Anderson

      Excluir
  2. Bruxo! Achei não importante renovar com o seguro de vida.
    Depois deste jogo já falei com a mulher... é melhor renovar, kkkk

    ResponderExcluir
  3. Bruxo...foi mais sorte que juízo...o time não apresentou nada.
    E são Volpi que nos defenda.

    ResponderExcluir
  4. O Maluco joga sem meias...hoje deu certo. E amanhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo é relativo, os gols foram ocasionais.

      Excluir
    2. Sem dúvida.

      Excluir
    3. Ele tá testando tudo o que é possível de ser feito. E já deve ter percebido que nem Cristaldo e Monslave servem para camisa 10...

      Um outro já havia visto isso. Mas ninguém via. É o que me parece. Só faltou por o Edenilson de 10. E pelo visto não vai rolar.

      Tem que vir um meia de verdade urgente.

      Excluir
    4. Outra tese furada na tentativa de defender o "um outro".....

      Cristaldo, por dois ano seguidos, foi um dos líderes em gols e assistências....

      Monsalve já mostrou qualidade, principalmente quando chegou, mas seu futebol foi sumindo aos poucos quando era comandado por "um outro".....

      O problema não são eles, mas a forma como Quinteros quer jogar....ligações mais verticais da zaga aos pontas, sem tantas combinações pelo meio, que é onde Cristaldo e Monsalve mais rendem. Até o Villassanti está abaixo do que já mostrou....

      Mas enfim, que o campo mostre que estou errado....

      Excluir
    5. Tese por tese, estamos cheios delas. De todas, por sinal. E nunca, até o momento eu vi alguém acertar alguma coisa com 100% de precisão.

      Para que os balões sejam evitados, independente da forma que o técnico propõe o jogo, o "10", ele deve entender do riscado e chamar pra si a responsabilidade e ambos (Monsalve e Cristaldo), pelo que já demonstraram não tem essa característica. Só contra timecos de marca inferior.

      Um "10" geralmente é líder de grupo, um cara inteligente e sem medo de enfrentar as dificuldades que uma partida pode oferecer levando em conta o adversário. E isso não é tese. É fato comprovado. É só olhar todos os 10 que já tivemos ao longo da história.

      Excluir
    6. Só argumentos vagos, coisas abstratas...."entender do riscado....chamar responsabilidade....liderança, destemor...."

      Futebol é, antes de tudo, qualidade técnica e capacidade física. Saber dominar, conduzir, passar, finalizar, isso ambos já demonstraram ter. Luan jogou nessa função, mesmo sem ser um "10", e era acusado de soneca, de sumir em momentos dos jogos....o tempo tratou de botar as coisas no lugar, imagina se algum jênio (com jota mesmo...) tivesse afirmado que não servia, lá por 2015, quando até pipoca atiraram nele. Cristaldo e Monsalve podem até nunca vingar no Grêmio, por N motivos, esquema, treinador, falta de vontade, por que não? Mas afirmar que não servem é muito raso, já demonstraram qualidade.

      Só pra te dar como exemplo um 10 que te agrada, Alan Patrick, foi dito que teve uma partida "apagada" contra o Flamengo.....e aí, não serve também?

      Excluir
  5. Venceu, por causa do goleiro e apesar do treinador.

    Tem que mudar, duvido que sobreviva mais 5 jogos se mantiver esse desempenho.

    ResponderExcluir
  6. Glaucio
    Escrevi um post sobre isso: Sessenta Dias.
    Embora seja cruel esperar mudanças radicais em 2 meses, vai ter que ser assim.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que vi nesses três primeiros meses o Grêmio terá 3 missões no restante da temporada:
    Primeiro - escapar do rebaixamento, para isso terá que fazer copa do mundo contra as equipes da segunda página da tabela;
    Segundo - Caminhar até onde der na Copa do Brasil pensando na parte financeira, com sorte nos sorteios poderá chegar até uma quarta de final;
    Terceiro - focar na Sul-americana pois aí reside a única chance de título.

    ResponderExcluir
  8. Carlos
    Não acho o elenco gremista ruim. Falta, realmente, um zagueiro.
    Lembro que tanto Geromel, quanto Kannemann, ambos chegaram sob desconfiança.
    O argentino era reserva no Atlas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o Wagner um baita zagueiro. Com Kannemann deve melhorar a defesa. E em breve se não for ele, Volpi deve ser o capitão.

      Excluir
    2. Dois canhotos e que jogam 99% do tempo pela esquerda....

      Excluir
    3. Vão ter que aprender a jogar com a direita. haha

      Excluir
  9. Foi um jogo difícil de assistir como torcedor do Grêmio. A primeira impressão foi de vexame, a segunda de surpresa, e a terceira de preocupação com o empate, que nos atormentou até o último minuto.

    Volpi, Wagner Leonardo, e os três da frente foram as únicas peças com performance de jogador de time grande. Teremos muita dificuldade se o restante não melhorar ou adquirir maior confiança. Achei que o Edenilson pudesse dar certo no Grêmio. Mas ele não consegue jogar. Sempre atrasado nos lances. Fez um gol bonito porque tem qualidade tecnica e a bola sobrou na sorte. De resto, nada contribuiu.

    Igor Serrote tem pouca qualidade. Tomara muito que evolua, e quem sabe, se torne um lateral sólido defensivamente, porque no momento é o que resta pra ele. O melhor lateral direito do Grêmio ainda é o Joao Pedro Geladeira Duas Portas. O treinador precisa montar uma estrutura que supra suas deficiencias defensivas, porque na frente ele é uma válvula de escape imprescindível.

    Lucas Esteves é um caso a ser estudado. Só joga pra trás. Bate bem na bola, mas precisa decidir ser mais do que um poste que só rebate bola pra defesa. Se for assim, que jogue entao como terceiro zagueiro e libere o Joao Pedro para jogar como ala pela direita.

    PS - Esse jogo lembrou um do Brasileiro de 2009 em que o Flamengo massacrou o Grêmio no Olímpico com pelo menos dez defesas impossíveis do Victor contra o Adriano Imperador. O Grêmio converteu as poucas chances que teve e acabou vencendo o Flamengo.

    ResponderExcluir
  10. Vinnie
    4 a 2 com o Ronaldinho Do outro lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Bruxo. Foi outro jogo, pelo Brasileiro de 2009, Grêmio 4 x 1 Flamengo. O ataque do Flamengo tinha Adriano e Vagner Love. Aqui os melhores momentos: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=puiIIJQWSGM

      O do Ronaldinho, também épico, é de 2011.

      Excluir
    2. Digo, Adriano Imperador e Emerson Sheik. Flamengo tinha também o Everton Sem Bolinha, que nessa época ainda era bom jogador. Ataque do Grêmio era Jonas e Perea.

      Esse jogo também reforça a tese de saber fazer time com jogadores baratos e garotos da base. Porém é preciso que eles tenham qualidade. Fisoloficamente faz sentido, mas as escolhas precisam ser acertadas. Mário Fernandes, Rever, Victor, Jonas, Léo, o próprio Perea, numa escala mais abaixo. Eram todos jogadores em nível pra jogar em time grande. Tenho minhas dúvidas com essas recentes contratações pontuais de 2025.

      Excluir
    3. Verdade, Vinnie.
      Acho que tem elenco, como escrevi na resposta para o Roberto. É, por exemplo, bem melhor do que o Fortaleza.
      Pode ser que o time encaixe.

      Excluir
    4. Gracias, Vinnie
      Não lembrava deste.
      E tem gente que queria ver o Victor longe do Grêmio.

      Excluir
  11. Infelizmente com exceção dos primeiros dois ou três jogos da temporada, o trabalho do Quinteros tá muito parecido com as temporadas ruins do Renato.

    Quanto mais treina mais parece que o time piora, e umas decisões bizarras na escalação. A gente foi da espectativa de fazer Cristaldo e Monsalve jogarem juntos para nenhum dos dois jogar, assim como o Renato fez contra o Fluminense na Libertadores.

    Não acho que vai correr riscos sérios de rebaixamento, mas tudo indica uma temporada mediana. A Sul-Americana dava pra ganhar se estivesse organizado, mas do jeito que tá pode esquecer.

    ResponderExcluir
  12. Roberto
    A Sul americana vai ser difícil, porque já tem o Galo e virão alguns da LA.
    Não considero este torneio relevante, também acho que o elenco gremista precisa apenas de um zagueiro e definir um 10. De resto, cobrar do técnico melhores resultados.

    ResponderExcluir
  13. Valeu os três pontos. Um começo com derrota em casa e teríamos um cenário complicado. O começo do jogo foi terrível, Grêmio escapou de levar no mínimo uns três gols. Horroroso. Depois o time se encaixou, inibiu o galo e teve competência pra fazer dois gols. No segundo tempo a coisa caiu de novo mas conseguimos segurar o resultado.
    Essa escalação com o Edenilson de "10" não me agrada, ainda mais tendo Monsalve e Cristaldo no banco, mas deu resultado. Não to gostando desse time, segue tendo a defesa muito exposta e jogando na base da ligação direta, até agora não tá muito diferente da equipe desorganizada do Renato. Pelo menos sábado com esse trio de meias fechou mais o setor que vinha um tanto furado. Espero que a coisa melhore e as peças se encaixem.
    Jemersom é ruim e burro, fez um falta de amarelo totalmente desnecessária na base da desinteligência, não aguento mais ver esse pereba na zaga. O que faz Quinteros insistir no João Lucas que falha jogo sim, jogo também? Entrou em campo só pra entregar o gol do horrível e metido do Rony.
    Acho que foi a melhor partida do Lucas Esteves pelo Grêmio, Amuzu e Olivera são pontas ok, Arezo tem o farol do gol, Edenilson funcionou bem como meia e foi coroado com um belo gol e por fim, e não menos importante, foi uma partidaça do Volpi que fechou o gol. Sempre falo mal dele, hoje vou elogiar porque mereceu, que siga assim.
    Ninguém achava que ia ser fácil essa transição de treinador, com um Gauchão mais disputado que o normal no modo acelerado, mudanças no elenco. De uma lado temos que ter paciência, Quinteros não vai mudar tudo de repente com uma temporada de maratona de jogos. De outro lado é chato ver o time repetindo os problemas do passado recente, com pouca criação e tendo a defesa sendo exigida toda hora. Soma-se ainda nessa equação nossa direção frouxa no modo ano eleitoral. O nosso novo treinador ainda tem muito trabalho pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Tenho a impressão de que Quinteros não é um cara teimoso.

      Excluir
    2. É burro mesmo.

      Excluir
  14. Próximo grenal dia 19 de abril. É um sinal. ( Dia do índio)

    ResponderExcluir
  15. Agora no sala..CCD, não entende absolutamente nada de futebol.

    ResponderExcluir
  16. O cara do correio do povo pedindo Roger na seleção, antes pediam Mano Menezes, e agora Inter já ganhou o campeonato. Pelo amor de Deus! Fanáticos.

    ResponderExcluir
  17. Oportunistas que confiam na falta de memória do torcedor.
    O jeito é abandonar a audiência deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando bem sério, não seria o momento do Renato? Pra dar um choque nos caras....aqui comenta alguém que tá nem aí pra seleção brasileira, mas muito pela forma como alguns jogadores se portam com a camisa da CBF....

      Excluir
    2. Glaucio
      A seleção não tem arrumação, pelo menos, a curto prazo.

      Excluir
    3. Poraquê neles...( peixe elétrico)

      Excluir
  18. Mesmo com esta desgraça de futebol eu não duvido vencermos o Ceará e criarmos " casca".
    Futebol não se explica por si só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitórias acalmam o ambiente e dao confiança.

      Excluir
    2. Exatamente, Glaucio e "consagram" esquemas táticos.

      Excluir
  19. EDDY GRANT...ELETRIC AVENUE.

    ResponderExcluir