Páginas

domingo, 21 de setembro de 2025

Opinião



Tricolor sobrevive à arbitragem 

Mesmo com a vitória em clássico, não dá para aceitar a forma tendenciosa ou incompetente que se comportou a arbitragem (de campo e VAR) no Grenal. Um escárnio.

O Grêmio poderia ter goleado, nem tanto pelos seus méritos (e os teve), mas pelos dois primeiros pênaltis surrupiados. O primeiro, Bernabei deveria ser punido por simulação; o segundo, houve um nítido puxão de camiseta, que alterou o movimento natural do zagueiro Noriega e, mesmo sendo revisado pelo VAR, as suas marcações puniram o Tricolor, como ocorreu no confronto na Arena, uma penalidade de aula de curso em cima de Aravena (Bráulio da Silva Machado).

O Inter mostrou toda a sua atual fragilidade, tanto que demitiu o treinador, mas, por um triz, não saiu com ares de vitorioso se empatasse no derradeiro lance da partida. Aliás, um dos muitos equívocos do tradicional adversário é contratar "bondes", como ocorreu com Valencia e este Borré, que perdeu dois gols feitos, sendo o último no rebote do pênalti.

Esse parágrafo acima é para que nós, torcedores do Imortal, não nos iludamos com essa vitória, que é ótima, fantástica, mas que precisa urgentemente ser confirmada nas próximas rodadas. Um insucesso diante do Botafogo em casa vai remeter a situações semelhantes como Ceará, Sport e Mirassol.

Os méritos de Mano começam pela boa montagem do meio, embora Pavón, tecnicamente, tenha contribuído pouco. Não lhe falta dedicação, esforço, porém, contra um oponente bem estruturado, isso será insuficiente no coletivo gremista.

Os destaques foram Marcos Rocha pela exuberância do futebol (lembrando a passagem de Leonardo Moura), Noriega, Wagner Leonardo, Edenílson e Marlon. Um pouco abaixo de Marcos Rocha esteve Willian, de grande estreia e, novamente, o arqueiro Tiago Volpi, que garantiu os três pontos, especialmente depois da expulsão de Arthur.

Contra o Botafogo, Mano ficou sem os três centroavantes. Terá que apostar no garoto Jardiel ou no chileno Aravena, que vem jogando no escrete chileno como um falso 9.

19 comentários:

  1. Caiu o Roger. É pênalti pro inter.

    ResponderExcluir
  2. Nada de Aravena perde gols, tem que dar chance para o goleador Jardiel.

    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Henrique estará â disposição. Não está suspenso.

      Anderson

      Excluir
  3. Ouso discordar de ti em um ponto: essa vitória, além de dever ser muito comemorada, pode representar um ponto de inflexão do time.
    A mudança de fotografia foi profunda e hoje podemos ter na primeira linha: Marcos Rocha, Noriega, Kanemann (W. Leonardo) e Marlon. Logo à frente deles Cuellar. É uma diferença gritante para o time que jogava com João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely e Lucas Esteves!!!
    Mais à frente, Willian, que mostra a diferença que faz em nosso pobre futebol um jogador de 36 anos com larga experiência em grandes times europeus.
    Na frente ainda não temos o ideal, mas acho que com essa linha defensiva não mais sofreremos como até agora. Acredito que até Volpi irá crescer, por ter mais segurança.
    Quanto aos pênaltis, os dois primeiros, em especial o primeiro, são escandalosos e vergonhosos. Do nível daquele não marcado na Arena no Grenada do primeiro turno.
    Enfim, em um jogo em que parecia que não teríamos chance de sair vitoriosos, pois a cada lance nosso eles respondiam com um pênalti arranjado, "lavamos e enxaguamos" a alma!!!
    Ótima semana a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um ponto em comum entre o Grêmio de antes e de agora, depois das contratações: Mano Menezes.
      Aí, residem minhas preocupações.

      Excluir
  4. De tudo que aconteceu nesse Grenal, o que mais me chamou a atenção foi o amadurecimento do time com algumas peças que chegaram. Posso citar William e, principalmente Marcos Rocha. O lateral direito é o líder que não tínhamos em campo.
    Executou com maestria o papel de liderança conduzindo o abalado Noriega pra dentro do jogo. Nenhum líder vence sozinho, ele precisa de todos os pilares sólidos. Não precisa criticar o posicionamento, não precisa ser espalhafatoso, não precisa dar carrinho no joelho. O líder conduz os liderados rumo ao objetivo.
    Ontem, o maior de todos os objetivos era a vitória, e nosso capitão foi fundamental frente ao adversário, três pênaltis contra, em território inimigo, peças do elenco cedendo a pressão... Tudo conspirava contra. Mas o líder/ capitão transmite a calma e confiança de que sim, podemos vencer. O adversário pode cometer o erro de duvidar de nós, mas em campo, nós temos que permanecer intransponíveis. Eles tem que nos temer.
    Portanto, parabéns Marcos Rocha. Feliz do gremista que pode assistir ao seu exemplo!
    Vencemos! Três gols e nenhum de pênalti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcos Rocha é a grande novidade anímica e técnica deste momento.

      Excluir
  5. O que se viu ontem por parte da arbitragem talvez seja um escândalo sem precedentes no futebol brasileiro!
    No primeiro "pênalti", o boneca adversária dobra os joelhos ANTES do toque de Noriega, toque esse que só ocorre pela tentativa de cavar o pênalti. O árbitro em campo nada viu, mas uma ASSISTENTE do VAR conseguiu ver uma penalidade e convencer Marcelo de Lima Henrique a mudar a marcação de campo. Um escárnio!
    O segundo foi pênalti, inegavelmente a bola toca na mão de Noriega, que estava com os braços abertos. Mas antes tem um claro puxão na camiseta do zagueiro Gremista grosseiramente desconsiderado pela arbitragem. Isso me leva a concluir que não se trata simplesmente de erro...
    O terceiro pênalti foi corretamente marcado, e a expulsão do Artur também foi correta.
    Na minha opinião, Volpi foi o melhor em campo, em igualdades de condições com Marcos Rocha. Mais abaixo a dupla de zaga, Marlon e Willian.
    Agora é obrigatório confirmar essa vitória nos próximos dois confrontos da Arena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marcelo Henrique errou pela mão do Var, não deu os dois primeiros pênaltis e sucumbiu ao pitaco dos analistas da cabine.

      Excluir
  6. Ah, André Henrique não está suspenso.

    ResponderExcluir
  7. Vou me ater ao Grêmio, pois nosso maior rival todos sabemos que anda pelas tabelas.
    Portanto não nos iludamos com esta vitória, porque o time só mostrou uma "evoluçãozinha" em relação a si próprio. Não temos nenhuma qualidade de jogadas no último terço do campo. Artur precisa evoluir e muito. Só passezinho de 02 e 03 metros para o lado e para trás de nada acrescentará ao time. Edenilson mesmo que tenha ido bem, acho que foi circunstancial e Pavon, esse sim, inqualificável.
    Do Mano não falarei, pois todos aqui neste espaço já sabem minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Concordo.
    No mínimo, a gente tem que esperar um pouco para confirmar a evolução do time. Anda tropeçando muito em casa.

    ResponderExcluir
  9. Vencer Grenal sempre é bom, ainda mais com esse "gosto" de ter passado até pela arbitragem.

    O qualidade do elenco melhorou, é natural que o time melhore. Uma pena o excesso de lesões, mas a amostra me deixa otimista, está se formando boa base de elenco para 2026.

    As ressalvas eu deixo pras próximas postagens.

    ResponderExcluir
  10. Glaucio
    Importante: Há ressalvas, sim, mas estamos melhorando.

    ResponderExcluir
  11. Ganhamos na sorte...intervenção divina.

    Gerson.


    ResponderExcluir
  12. E o nosso amigo Marcelo Marques, mais uma vez, pulou da barca. Os motivos alegados beiram a surrealidade, como se antes de tudo isso ele não soubesse que estes motivos aconteceriam. Me parece que pegou gosto por fazer o torcedor de idiotas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riquinho mimado...vaya con Dios.

      Excluir