Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Opinião



Na marca do Pênalti 

Esta notícia de hoje à tarde, que dá conta da notificação ao clube efetuada pelo centroavante Braithwaite, referente a atraso de salários, é um baque para a nova direção.

Caiu no seu colo e não se pode criticar o atleta, que, aos olhos da maioria dos torcedores, sempre deu o "sangue" dentro dos gramados. Mostrou muito profissionalismo.

O vazamento do fato pode deixar a massa torcedora dividida quanto ao posicionamento do jogador, porém, ele está no seu direito e aí é que entra o título da postagem, porque o Grêmio pode ter uma série de situações semelhantes com os demais profissionais e, dependendo do resultado das negociações com o dinamarquês, poderá haver um efeito cascata, atrapalhando os planos da gestão recém-empossada.

Sou dos que entendem que clubes (em condições normais) só se dão bem dentro dos gramados se as finanças estiverem em dia com o elenco. Não à toa, o Coirmão, às vésperas da rodada derradeira deste Brasileirão, quitou as dívidas com o plantel.

Finalizando: Braithwaite está no seu direito, o atraso pode até ser uma situação inédita em sua carreira de europeu e ele pode estar inaugurando um jeito eficiente de lidar com o descumprimento contratual que os clubes brasileiros (a maioria) se habituaram a praticar, a "rotinizar" no "negócio da bola".

14 comentários:

  1. Em reclamar seus direitos ele está certíssimo. O que não entendo é como o departamento de futebol da administração passada renovou o contrato do dinamarquês até o final de 2027 e aumentou seu salário para a faixa de 01 milhão e setessentos mil reais mensais. Isso é de uma insanidade absurda. Agora me expliquem, como é que a nova diretoria descasca um abacaxi destes? Pagar valores deste nível para um atleta que atualmente é reserva indiscutível, que apesar da garra e da entrega dentro de campo é limitadíssimo tecnicamente e que para fechar a conta vai passar ainda um bom tempo no DM.
    Tenho dó desta nova gestão quando os esqueletos começarem a despencar do armário!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E estranho muito como a notificação vazou. Braithwaite, com certeza, queria resolver de forma discreta.
      O vazamento dá margem à especulações.

      Excluir
  2. Me arrisco a dizer que se não houvesse a compra da gestão da arena, somado a desastrosa administração passada e ao alto grau de endividamento, hoje o clube se tornaria inviável financeiramente.
    No mínimo levará 03 anos para colocar a casa em ordem e olhe lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Os problemas se elevariam a um potencial imenso.

      Excluir
  3. Tá certo o a Braithwaite de cobrar. O problema aí foi gestão ruim do Guerra que tava vendendo o almoço pra pagar a janta nessa reta final depois de cair no conto da alfabet... Já fica mais uma tarefa pra turma do Odorico: ajeitar as contas do clube pra não virar crise séria.

    Sobre o Luís Castro: Gostei da agilidade, sem enrolação foi resolvido rápido e garantimos uma boa contratação pra casamata. Ponto pra nova direção. Só não gostei do oba oba midiático e de parte da torcida, no currículo do treinador com exceção do Botafogo, onde ele precisou de um tempo pro time engrenar, o outro trabalho de destaque dele foi no Shakhtar, fora isso é Arábia, Qatar e times menores de Portugal. Mas sem dúvidas que foi uma ótima aposta do Grêmio, é um treinador que já conhece o futebol brasileiro e dentre as opções do péssimo mercado treineros era uma das melhores opções.

    Tentei comentar nas últimas postagens e só da "Falha ao publicar comentário...", um pena que o Google abandonou essa plataforma do blogspot.
    Grande abraço pra ti Bruxo e pros demais amigos!

    ResponderExcluir
  4. Verdade.
    O jogador está apenas exercendo o direito dele, exigindo o cumprimento do contrato.
    Errado está quem fez um contrato assumindo pagar um valor elevado para um jogador que não vale nem perto do salário contratado.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Lipatin. Não sei como está essa dificuldade do google. Às vezes, eu entro, usando outros mecanismos e dá a mensagem de "site não confiável", aí, tento de novo e volta tudo ao normal. Che cosa!

    ResponderExcluir
  6. Se Alberto Guerra e sua trupe de imbecis continuassem mais 15 dias no Grêmio, o clube fecharia as portas, nem uma SAF salvaria. O que esse senhor fez com o clube é indescritível, talvez não existam adjetivos que descrevam o quão inqualificável foi sua gestão.

    Precisamos ter muita paciência com a nova gestão, e não é por ser Odorico Roman, em quem votei, o presidente. Se Paulo Caleffi tivesse sido eleito, eu também estaria pedido paciência. O ano de 2026 inteiro vai ser para corrigir a lambança financeira cometida por Alberto Guerra, que além de incapaz é um mentiroso contumaz ao afirmar que o Grêmio tinha uma proposta de 53 milhões de reais para patrocínio master. Essa proposta nunca foi oficializada. Mentiras, mentiras e mais mentiras, essa foi a gestão deste senhor chamado Alberto Jerônimo Guerra Neto!

    ResponderExcluir
  7. Só 2026 para corrigir as lambanças de Alberto Guerra? Cara, ou voçê é muito otimista ou não entende nada de finanças, nem tampouco de crise financeira elevada a décima potência!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não lembro de ter citado que SÓ o ano de 2026 vai servir para corrigir as merdas que o Guerra fez. Eu me referi que todo o ano que vem será focado em pagar contas atrasadas, principalmente as que possam terminar em novos punições da FIFA, além de atender as demandas do fair play financeiro da CBF. Entendo um pouco de finanças e sei exatamente da crise financeira que assola o Grêmio desde a queda para a segunda divisão.
      Uma dica ao amigo: a palavra "você" não tem cedilha...

      Excluir
    2. Foi o próprio Alex Leitão, CEO do Grêmio, que disse que levaria 1 ano pra botar esses esqueletos em dia. Numa visão otimista, talvez em 6 meses.
      O Rafael só fez menção ao que o próprio CEO do Grêmio falou...vai ver o CEO do Grêmio não entende nada de finanças também.

      Ofensa gratuita... dá uma segurada, irmão!

      Anderson

      Excluir
    3. Anderson,

      E olha que é até uma questão meio óbvia, ou se coloca os atrasos de pagamentos com outros clubes em dia, ou não vai poder contratar. Da mesma forma que se mantiver os atrasos de salários por um longo período, o clube terá mais problemas como o que está tendo com o dinamarquês... Agora, dívidas que não tenham ligação direta com o futebol podem ser renegociadas a médio e longo prazo.

      Excluir
  8. Bruxo, a nova cúpula gremista pretende fazer uma composição de elenco com 20 a 30% de jogadores da base, 30 a 40% de jovens jogadores promissores de outros centros e 40% de jogadores experientes. Neste caso, se tivéssemos um plantel com 33 jogadores teríamos 02 composições alternativas:
    A 1a. com:
    07 jogadores da base
    13 jogadores jovens de outros centros e
    13 jogadores experientes

    E a 2a. com:
    10 jogadores da base
    10 jogadores jovens de outros centros e
    13 jogadores experientes

    Para que isso seja realmente implantado terá de haver uma mudança de paradígma muito grande em relação aos últimos anos, na minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  9. E, imagino, o que todo o torcedor de bom senso desejava.
    Tomara que não fique apenas no discurso.
    Até vou ler notícias dos primeiros dias da administração Guerra para me vacinar.

    ResponderExcluir