Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013







O Estilo do Grêmio atual é Carioca?

Pois eu acho que não. A ideia que o estilo de jogo adotado por Luxemburgo é incompatível com a história do Tricolor tem ganhado fôlego pela ausência de bons resultados e de um futebol entusiasmador. Eu, sempre fazendo a ressalva que posso estar errado, não vejo assim e vou enumerar alguns pontos. A índole da maioria dos atletas que compõe o time principal  é de "briga", de luta pela posse da bola, privilegiando a marcação. Pará, Werley, Bressan, Alex Telles e Adriano são atletas que se destacam justamente pela entrega em campo, inclusive, no caso do Pará, isso se verifica bem mais do que a qualidade técnica. Zé Roberto jogou dez anos no futebol germânico, não sobreviveria se tivesse um estilo parecido com o carioca, Barcos e Vargas são guerreiros, sobram Souza, um dos mais combativos e Elano que não é exatamente um jogador de toque de bola e acadêmico. A defesa foi a menos vazada ano passado ao lado da do Flu e neste início de Brasileirão tomou 3 gols, sendo dois de penaltis. Onde então está o "furo"? É na transição da defesa para o ataque. Não estamos chegando com a frequência e velocidade que se deseja. Em alguns momentos fica a sensação que os meias chegam, finalizando de dentro da área como foram os gols contra o Náutico e eu cheguei a mencionar, porém isso deve ser contínuo, Barcos, Vargas, Kléber e outros devem jogar mais próximos da "zona do agrião" como diziam os narradores mais antigos. A mecânica tão sonhada pela torcida depende da passagem qualificada dos laterais e de meias criativos, velozes e finalizadores. Falta o antigo ponta-de-lança. Se (ele) está no grupo ou tem que comprar, eu não sei; mas tenho convicção que o problema do Imortal não é a "incompatibilidade de estilos".

Um comentário:

  1. Pô, Bruxo, não é o estilo de futebol, simplesmente, que não combina. Acho que isso ficou claro.

    Aliás, hoje vamos com um 4-3-3, de pois de um ano e meio, testando outro esquema, no desespero (por que não insistir só um pouquinho com o Biteco?).
    Espero que dê certo.

    ResponderExcluir