Páginas

domingo, 21 de julho de 2013

Opinião





           Sinceramente ...(Parte 01)
 
                                       O título tomei emprestado da fala de um personagem de um curta do Jorge Furtado. Achei apropriado para esta crônica, misto de vício de linguagem com ironia.               
                                         Quando olho o que foi escrito pela Imprensa gaúcha, após a partida do Grêmio versus Botafogo, a gente vê que estamos mal mesmo. Frases como "o time agora tem raça", "o Grêmio joga verticalmente", "o estilo gaúcho foi resgatado", blá, blá, blá... É para rir.
                                        Fico imaginando o que devem escrever os "entendidos" se estão seguindo o mesmo passo de alguns meses, tipo "olha! dou 2, 3 jogos pro Renato, se não a corneta vai pegar" ou "não adianta, tem que tirar os bruxos do Luxa, senão Grêmio, não vou te dar a honra de me ter como torcedor; é do meu jeito ou não torço para ti, Grêmio". Também é de rir.
                                        E a vida segue; um círculo vicioso que nem Luiz Felipe e Mano escaparam. Quem não lembra? Só viraram bons depois que conquistaram algo; antes, quando montavam seus times era pau o tempo inteiro e suas cabeças sendo pedidas. Agora é Felipão prá cá, Felipão prá lá ... Os corneteiros tiraram o Victor do Grêmio e quase atrasaram a carreira do Fernando, repetindo; quem não lembra disso? Para completar; agora andam saudosos do Edílson, Gabriel e Vilson.
                                        Se o Renato vai ser a solução, não sabemos, mas o que sabemos é que  ele está há menos de um mês à frente da equipe.
                                        
 

4 comentários:

  1. Bruxo,
    É preciso um título para acalmar esta impaciência da torcida. Sem isto, mesmo com um bom trabalho, seguiremos nesta situação.

    O período de seca é muito grande e só um título salva... Começo a achar que a saída, em 2013, será a Copa do Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      O problema é que um título da envergadura que queremos, não cai colo. É preciso a soma de vários fatores; se for uma Libertadores, então nem se fala, porque não entram apenas qualidade, planejamento, comissão técnica de primeira, basta ver que o Chivas já decidiu uma e o Corinthians que é muito mais time que o Olímpia, Newell's ou Santa Fé caiu bem antes. Soma-se a isso a intolerância da torcida que quer uma "revolta de aiatolás" a todo e qualquer insucesso e a inviabilidade de títulos se torna uma realidade. Veja que nenhum treinador serve. São quase 20 trocas em uma década; serão todos incompetentes?

      Excluir
    2. Também penso semelhante Bruxo. É fato que muitos treinadores caíram por incompetência e mereceram a demissão. Mas outros tantos foi mais na afobação, na pressão externa ou na ânsia de se livrar. Foi, aliás, o que aconteceu com o Renato em 2011...

      É preciso que a direção seja mais firme, tenha convicção e ser for o caso vá até o final. Estamos vendo, novamente, que mudanças no meio de temporada só em casos extremos. As "soluções mágicas" não existem, infelizmente.

      Excluir
    3. Aí está o São Paulo do Autuori para exemplificar que não é do dia para noite.
      O Coritiba (que não vai ser campeão) efetivou um interino e deixou que trabalhasse.Enquanto tiver fôlego, vai incomodar.
      O Marcelo Oliveira ( que foi jogador do Galo por longos anos) recebeu respaldo da diretoria cruzeirense nesse período de badalação do rival e já começa a pontear o campeonato.
      Há exemplos de trocas que foram bem sucedidas, mas trabalhos consistentes com acúmulo de títulos, só com convicção e tempo para maturação.
      Se não for assim; rasguem todos os livros de administração.

      Excluir