Páginas

domingo, 21 de julho de 2013







Grêmio perde pela mão do árbitro


                                   O Grêmio não fez uma boa partida, mas convém salientar que ficou com 10 aos 20 minutos do primeiro tempo. Sem jogar um grande futebol, ainda assim controlava o fraco time catarinense. A lesão de Werley muito cedo foi prenúncio que as coisas não terminariam bem nesta noite de sábado.
                                       Se a partida se encaminhava a contento  na estratégia de segurar o Criciúma nos primeiros minutos, o juiz tratou de dificultar o caminho do clube gaúcho. Caso alguém não saiba o que é arbitragem caseira, neste confronto foi apresentado. O lance do Bitequinho que sofreu a falta e fez um movimento de rebeldia, nada mais seria de algo passível de um "pito" do juiz em ambos os atletas, até para preservar o espetáculo que é bem caro para o torcedor. Em Porto Alegre, este árbitro não expulsaria o menino.
                                        A entrada do Cris, compreensível em termos de reabilitação dele, na verdade, apenas serviu para comprovar que, na idade dele, infelizmente o vício de olhar para a bola e não para o atacante, parece ser irremediável. Figueroa já dizia: se não dá para cabecear, pelo menos o zagueiro deve ocupar o lugar onde o atacante teria melhores condições para finalizar. Cris não aprendeu esta lição.
                                      A entrada do Gabriel reforça as minhas suspeitas; isto é, ele é nosso melhor zagueiro. Entrou em duas geladas e se houve melhor que os demais defensores, mesmo deslocado.
                                        A expulsão de Vargas é outra presepada deste juiz, repito, fosse no Olímpico ou Arena e ele tomaria outra atitude. Ali, ele inviabilizou o espetáculo e deu o passaporte para a vitória do Tigre.
                                          O que eu não gostei? Da única falha do Cris, porque foi decisiva. Do Bressan, ainda que tenha evitado o gol, parece um beque afobado. Do Vargas que não consegue dar continuidade as jogadas e muito principalmente, Elano. Esse não fez nada, absolutamente nada, nem de bom, nem ruim.
                                             O que sobrou? O Dida, apesar de uma falha que não redundou em gol,  fez ótimas defesas; dos laterais, especialmente Alex Telles que chegará à Seleção mais dia, menos dia. Mateus Biteco estava muito bem, Ramiro razoável e Zé Roberto, o melhor do time. Barcos foi prejudicado pelas expulsões; ficou órfão. Kléber mostrou disposição e maior capacidade de enfrentamento em um jogo nestas condições.
                                         Resumindo; não deu para avaliar o time do Grêmio, apenas lamentar os pontos perdidos e ficar atento a esse tipo de arbitragem.


6 comentários:

  1. Discordo com relação a arbitragem. Para mim as duas expulsões foram justas. Poderia ter havido outro critério? Sim. Mas os dois jogadores do Grêmio foram infelizes nas suas atitudes... Não dá pra condenar o árbitro.

    Com relação ao time, não gostei do 20 minutos iniciais. Achei o time perdido, principalmente defensivamente. Depois da expulsão fica difícil uma avaliação coletiva, mas gostei do Zé (e aqui faço um mea culpa, pois queria ver ele no banco...) e o Alex Telles. Ramiro não apareceu muito, mas também não comprometeu. E ainda foi essencial na armação do gol tricolor.

    Quanto ao Gabriel, mostrou novamente ter qualidade. Merece uma chance de titular ou, no mínimo, ser a primeira opção no banco.

    No primeiro gol, pra mim, houve falha grande do Cris e também do Dida. Não sei se ele escorreu, mas deu a impressão de não ir na bola (também acho que ele foi surpreendido pelo erro do Cris..). O segundo gol foi uma bagunça coletiva, ocasionado em muito pelos 2 jogadores a menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Ao "pé da letra" as expulsões poderiam ser interpretadas como justas, mas, observando as imagens, principalmente pela causa da reação, o próprio gesto de ser mais "sai prá lá" do que agressão, o juiz deveria usar de bom senso.
      Acho que pesou muito o fato de ser o infrator, jogador do time visitante. Se fosse o contrário, sei não ...

      Excluir
  2. Guilherme & amigos!
    Relendo o post anterior ao jogo, "...Três Pontos', infelizmente aconteceu tudo que não podia: expulsões, má arbitragem e intempérie. Não considero má partida do Grêmio, visto que terminou o primeiro tempo, jogando quase 30 minutos sem um jogador e saiu com a impressão de uma etapa final favorável; aí veio aquele expulsão bruxa do Vargas.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, vais me desculpar a discordância mas se nego mete a mão na cara do jogador (é novo, entendesse), a desculpa não pode ser arbitragem. Agora FDP rodado CHUTA A BUNDA DO ADVERSÁRIO E A CULPA É DO ARBITRO??? Deve ser culpa do arbitro também a Avenida Telles, deve ser culpa do árbitro o Cris, deve ser culpa do arbitro uma porra de um pigmeu que era pra ser volante e, Deus sabe o porque, saia do centro onde tinha que ficar e obrigava o recuo do Zé Roberto! Deve ser culpa do árbitro o Elano não saber em que posição joga, deve ser culpa do árbitro o Barcos ter esquecido que futebol se joga de pé! E o melhor, deve ser culpa do árbitro esse chileno/chinelo conseguir perder TODAS as jogadas que tentou. Obs. Pra não esquecer, deve ser culpa do árbitro também o Renato, aos 25 do segundo tempo, recuar um time recuado e manter um poste plantado que não fazia nada e a cereja do bolo, deve ser culpa do árbitro o treinador lembrar que pode fazer alterações táticas somente quando me toma um gol...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra corrigir, talvez eu tenha dado a impressão de que o Telles tem culpa, JAMAIS, culpa tem o Renato que não orienta o garoto que é ótimo jogador e não faz o balanço defensivo deixando SEMPRE um jogador entrar livre na esquerda do estabanado Bressan.

      Mas pra não dizer que não falei das flores, o Gabriel já é o nosso melhor zagueiro pelo simples fato de conseguir saber sair jogando e não ter a irritante insistência de picar o pé na pelota como se estivesse fosse uma batata quente.

      Excluir
  4. PJ!
    O time vai oscilar ainda. Não vi tudo isso de ruim, aliás, o Renato cometeu erros ontem, mas seus erros eram um resfriado, o que matou o paciente foi o câncer de fígado (má arbitragem). Os erros do Renato não foram determinantes para a derrota.

    ResponderExcluir