Páginas

domingo, 18 de agosto de 2013

Opinião




Fazendo Contas
 
                  Ano passado neste mesmo período do campeonato brasileiro, arrisquei um palpite sobre quem poderia ser o campeão lá no blog do MM; afirmei que somente 4 poderiam ser o vencedor, Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio e São Paulo. Quase acertei até a classificação do quarteto. Fiz isso baseado no retrospecto "médio" do campeões da Era dos pontos corridos, principalmente no primeiro turno, quando dá para acumular uma certa "gordurinha". Quase sempre o campeão vem bem no turno inicial.
                                              Olhei a classificação atual, após encerrados os jogos das 18:30 h e faltando 4 rodadas para o final desta primeira etapa, a tendência é que serão candidatos a campeão, somente aqueles que chegarem a 35 pontos na 19ª rodada.
                                              Penso que o título ficará com quem atingir 71, 70 pontos com um percentual próximo de 62%. Repito, isso é uma tendência.
                                              Espero que o Grêmio esteja entre aqueles que conseguirão atingir esta marca. Imagino que não passe de 4, o número deles, muito provavelmente, o Tricolor gaúcho, mais Botafogo, Cruzeiro e Corinthians com a alternância da ordem de lugares entre eles.
 

5 comentários:

  1. Eu acho que o favorito é o Corinthians, seguido do Cruzeiro. Correndo por fora vejo o Botafogo e o Grêmio.

    O campeonato deste ano está diferente dos anteriores. Não tivemos nenhum que disparou nas primeiras rodadas e isto fará com que o aproveitamento do campeão volte para um número mais realista, ao contrário do ano passado.

    Quem conseguir maior consistência nas próximas semanas deverá ficar com o título. A favor do Grêmio temos que os próximos 4 jogos são, teoricamente, mais tranquilos, ao menos contra adversários com menos qualidade (na teoria!). Para pensar em título acredito ser necessário fazer no mínimo 9 a 10 pontos dos 15.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Flavio18/08/2013, 23:02

    Vou anotar teu palpite, hahaha.
    Acho legal essa "previsão" embasada em dados.
    Mas, apesar dos pesares e como futebol é uma eterna surpresa, podem ter surpresas, afinal o campeonato é longo.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme!
    Pois eu acho que o Grêmio é o favorito. O Corinthians tem uma base defensiva forte, mas o ataque está devendo. O Cruzeiro é uma incógnita e o Botafogo não tem reposição à altura. Já havia escrito que o meu esquema favorito é o 3-5-2, desde que se tenha jogadores afeitos para isso. O Renato está "vendendo" muito bem as suas ideias ao grupo, isso mais confiança, pode dar um bom caldo.
    Marcelo!
    Encerrando este turno, me arrisco a "cravar" o campeão. Alguém fora destes quatro que mencionei, poderia ser o Coirmão, mas ele tem dois fatores cruéis para superar: só tem time à partir do D'Alessandro para frente, do goleiro aos dois volantes, a coisa anda feia; além disso, é visitante toda a rodada. Isso faz diferença.

    ResponderExcluir
  4. Vais me desculpar Bruxo, mas não aguento, será que o Grêmio foge do rebaixamento??? kkkkkkk!!!
    No mais tudo como dantes no quartel de Abrantes, gol contra do Telles em posição do Rodholfo e culpa do Werley - já diria o poeta, eu "si" divirto.

    Vou ousar contrariar muito do que tem sido dito. Em que pese o aproveitamento, o esquema utilizado não me é muito simpático. Jogar com 3 zagueiros e 3 volantes não pode ser considerado tática, afinal, quem cria nesse time? Só o Telles mesmo? Ou já se convenceram que o Ramiro pode ser articulador? Eu não acho que possa. Enfim, é só uma impressão, estou torcendo para estar completamente errado, os próximos 4 jogos,com adversários em teoria mais fracos, vão dar o tom da conversa.

    Sobre o G4 pra mim não sai disso, Corinthians, Cruzeiro, Botafogo e Grêmio. Hoje ainda não vejo o Grêmio disputando o título, mas é inegável que vem numa ascendente, ainda assim penso que as nossas forças deveriam ser voltadas para a Copa do Brasil. Enfim, quem viver verá.

    ResponderExcluir
  5. Pois PJ!
    Eu estou otimista. Entrando o Zé Roberto; Vargas voltando e se trouxerem o Rodriguinho, dá Grêmio na cabeça.

    ResponderExcluir