Reflexões de final de campeonato
No dia seguinte da confirmação da Libertadores na agenda gremista, resolvi expor algumas conclusões sobre fatos que rodeiam a aldeia gaúcha sobre o futebol:
a) Se Renato estivesse no Atlético Paranaense, Goiás ou Botafogo com a campanha que faz no Tricolor, teria muito gremista sugerindo o nome dele para técnico em 2014
b) Quais os parâmetros que devem ser levados em consideração para contratar um treinador empregado? Qualidade do elenco e a colocação na tabela. Essa relação deve ser feita
c) É difícil entender como alguns podem contestar o desempenho do Dida no arco gremista. Ele sistematizou a parte defensiva de tal forma que é a melhor defesa depois do Corinthians e o talento e experiência dele fazem com que na maioria dos jogos, o Grêmio não veja sua meta ameaçada. Bastou uma única oportunidade em que Dida esteve fora e o seu substituto virou o melhor jogador em campo com defesas fantásticas e sofrendo gol indefensável, mesmo que o adversário fosse o fraquíssimo Fluminense. Por que isso não ocorre com Dida? Seria mandinga vinda da Bahia? Sorte de multicampeão? Seja o que for, me serve para o gol gremista.
d) O mesmo ocorre com Barcos, isto é, mesmo nas suas piores jornadas, saltam aos olhos que não é um trombador ou perna de pau. Nem vou citar a sua capacidade de liderar positivamente um grupo tão diverso quanto é o do Imortal. Soma-se a isso sua biografia de artilheiro; ainda assim, ousam classificá-lo como um atacante sofrível. Vem à memória as histórias de Victor e do jovem Fernando que preconceituosamente era chamado de Fernando Pirata
e) Incrível como tem jornalista que subestima a inteligência dos torcedores. Tem um identificado com o Coirmão que procura se mostrar isento para ganhar uma "abinha" nos comentários dos jogos do Grêmio, mas a máscara cai; senão vejamos; quando o Inter tinha remotas possibilidades de chegar ao G 4, este comentarista alertava para a chance de ser G5 com a conquista da Copa do Brasil por um dos ponteiros do Brasileirão. O Inter soçobrou e o novo comentário dele passou a ser a realidade de um G3 com a conquista ( e ele dava de lambuja) do São Paulo na Sulamericana. A intenção era bater o terror no lado gremista.
Embora se autodenomine jornalista- torcedor e não torcedor-jornalista, negou-se peremptoriamente a analisar a hipótese, ainda que mínima de rebaixamento de seu clube do coração. E se fosse o Grêmio? Certamente utilizaria o argumento de que era um fato jornalístico considerar a chance do Tricolor cair, por isso os seus comentários sobre os riscos de rebaixamento
E nos casos de Willians e D"Alessandro que julgou os desabafos como capacidade de indignação;"- me serve jogadores assim"; se fossem do Grêmio, certamente sua avaliação seria como "Casa da Mãe Joana", onde a hierarquia estava sendo quebrada; "-roupa suja se lava em casa"
Da minha parte, estou cancelando minha assinatura da Zero Hora como forma de protesto, porque só trocar pela concorrência é muito pouco. Temos que mostrar nossa indignação. Chega de palhaçada.
Leonardo
ResponderExcluirBruxo: Perfeito o seu comentário sobre o Renato. Realmente, com a campanha do Renato (com um plantel inferior ou equivalente, por exemplo, aos de times como o Atlético-MG, Corinthians, Inter, São Paulo, Botafogo, Santos e Flu) teríamos um número grande de torcedores pedindo o Renato no Grêmio! Devo confessar que está sendo muito cansativo aguentar os ataques orquestrados de "corneteiros" e dos isentos vermelhos que querem ver o Renato bem longe do Grêmio.
Tenho uma sugestão caso o Renato fique no Grêmio: Não seria interessante convidar o Espinosa para compor a comissão técnica do Renato para a Libertadores? Comissão técnica mais vitoriosa do que essa impossível! Penso, inclusive, que os dois se complementam do ponto de vista de leitura tática e nas estratégias de campo e extra-campo para 'tirar' o melhor aproveitamento possível do elenco atual do Grêmio. Espinosa também pode ajudar na montagem do elenco, evitando que o Renato se decida pela chegada de jogadores sem comprometimento tais como Douglas e Gabriel.
Leonardo!
ResponderExcluirO Espinosa tem total sintonia com o Renato. Não sei a questão financeira, mas parece ser uma boa sacada. Algo como o Parreira/Zagallo.
Alguém até sugeriu esta "dupla" no meio do ano. Só acho que seria necessária uma boa administração do "ego" e das responsabilidades dos 2...
ExcluirAinda acho que a prioridade seja um vice de futebol político (forte) dentro do vestiário.
Guilherme, obrigado pela lembranca. Quando Luxemburgo estava prestes a cair fui da corrente que nao deveriamos contratar Renato (pelos motivos que ja expus muitas vezes - nao queimar um idolo), mas pus uma condicao que achava que poderia dar certo: Renato com o auxiliar tecnico Espinosa. Nao so os dois se completam como Espinosa poderia servir de blindagem para Renato nao ser queimado como esta sendo agora (em enquete na midia, mais de 70% nao querem o Renato). Por outro lado, gosto da visao tatica de Espinosa. Ja postei um link onde Espinosa da uma aula de como armou aquele Gremio de 83. Qualquer semelhanca com o Bayern campeao europeu, nao e mera coincidencia. O unico senao voce colocou muito bem: administrar o ego dos dois.
ExcluirJa que o assunto e Renato, alguem colocou uma questao muito bem na midia: o Dunga e considerado salvador (mesmo depois de sua saida) e Renato esta sob fogo cruzado, mesmo estando fazendo o trabalho que esta. Vai entender, nao e mesmo.
Muito bom post Bruxo.
Minha opiniao e de que se nao for para contratar Tite (opcao numero um), e melhor ficar com Renato, mas devem acontecer as contratacoes para que ele possa jogar com um esquema definido e melhor do que tem feito pelas circunstancias atuais.
Arih!
ExcluirJá havia manifestado minha concordância contigo; se for para investir pesado: Tite (e torcer para que os entendidos não venham com aquela frescura de - olha dou 5 jogos pra ele, depois tome corneta). Se não for ele; aí é melhor apostar em Renato ou Roger que já estão com o grupo na mão e sabem as carências. Espinosa é uma boa para assessor.
Concordo com ambos. Opção 1 Tite, 2 manutenção do Renato (desde que não peça um absurdo e esteja focado).
Excluir-x-x-x
Arih, agora lembrei que foi tu, inclusive vi o video que tu havia indicado. Abraço!
O Renato se queimou e pra mim errou feio quando abriu mão de suas convicções e "abriu as pernas" pra imprensa e torcida.
ExcluirRenato nunca abriu mão das suas convicções, somente elas não são aquelas que você considera ideais.
ExcluirEntão porque ele desmontou o time/esquema que ele mesmo inventou, e que estava dando certo?
ExcluirNão me baseio nas minha idéias, Paulo, apenas nos fatos. Já cansei de repetir, entenda como quiser, larguei de mão, fiquem como Zé Roberto, Dida, Elano etc e botem mais uma LA fora
Te acalma Gláucio, continua sendo SÓ futebol.
ExcluirDesmontou por que não estava dando mais certo, o Grêmio não conseguia fazer gols!
Faremos assim então, eu abro mão de QUALQUER jogador, daí tu me garante que nós vamos ganhar a Libertadores com Moisés, Bressan, e um meio formado por Souza, Ramiro e Riveros, fechou?
Me diga qual foi o resultado do último jogo no 3-5-2 com três volantes, ANTES de começar a encher o saco pra ele botar o Zé, realmente não lembro.
ExcluirNão, não fechou. Porque sei que precisa de reforços.
O que eu critico, é que acharam que dava pra ter ganhado com Pará, Werley, Elano, Zé Roberto etc...
Mas, por outro lado, pra mim, o seguinte time é suficiente pra passar da primeira fase da LA:
Marcelo, Moisés, Rodolfo, Bressan e Alex Telles
Souza, Riveros, Ramiro e Maxi
Kléber e Barcos
tem no banco Saimon, Gabriel (caso recupere de lesão), Wendel, Bitecos, Deretti, Mamute, Marcelo Moreno*.
Prioridade é um zagueiro e um meia rápido (que, por acaso, eu achava como prioridades desde o final de 2011).
Epa Gláucio, daí é injustiça pq eu disse - mesmo levando tunda de todo lado - que NÃO DAVA PRA GANHAR A LIBERTADORES ESSE ANO! Eu disse, o Guilherme também disse! Aliás o Guilherme disse que precisava de meia e zagueiro, com oq eu sempre concordei e ele sustentou e apanhou e quando ficou evidente que precisava mais de meia do que de zagueiro - como ele também disse, teve nego sem caráter fugindo pela tangente.
ExcluirQuanto ao time que você colocou o engraçado é que eu concordo, na MINHA opinião eventual jogo dentro de casa eu substituiria o Riveros pelo Zé. Não gosto de time com 03 zagueiro é ir na contra-mão da evolução, se precisamos de 03 volantes para cumprir o papel de 02 alguma coisa está errada, afinal, jogamos com laterais, não com alas.
Quanto ao Moisés na esquerda, vi duas partidas dele, uma péssima e outra boa, tem todo um gauchão para mostrar que merece a titularidade.
Sobre Marcelo e Dida eu acho justo que o técnico defina com base no que observar nos treinos, enfim, só acho que QUALQUER dos dois precisa de um reserva, se for o outro me serve, se um dos dois sair, prefiro que fique o Marcelo, pela idade, mas daí precisa contratar.
*Não gosto de time com 03 volantes.
ExcluirNão é injustiça Paulo, o problema foi que trouxeram o Cris, manteram o Werley e não trouxeram o meia.
ExcluirTambém não gosto de time com três volantes, mas acho que o Ramiro faz a função de 3º homem (uma espécie de Tinga, taticamente), e o Riveros chega bem na frente também. Função essa que o Zé fez muito bem em tempos passados, que o Elano fez também, mas que exige pulmão e perna.
E nem o próprio Souza é volantão fincado, tem boa chegada na frente, quando faz isso esporadicamente, não como função principal, pois tem qualidade pra isso.
Meu esquema preferido é o 3-5-2 (de repente muito influenciado pelo Tite em 2001, felipão 2002, Murici no SP e Roth em 2008) porque, acho que existem poucos laterais hoje, no futebol brasileiro.
Imaginem um 3-5-2 com Mário Fernandes e Réver como zagueiros pelos lados .....
Moisés...na direita,,,,,bom, esse aí é pela questão custo/benefício em relação ao Pará, e tende a evoluir (mas tanto faz, pode ser o Tinga também) , já o Pará, esse, pra mim, já mostrou que não merece ser titular.
Sobre o goleiro, eu avalio a situação geral do clube, não apenas técnica, se é pra trazer qualquer um, só pra ser reserva, coloca o Folman, que nos jogos que eu vi, achei bem mais calmo e seguro do que o Marcelo era, na época de Gallato e Saja.
Aproveitando o assunto, acabei de ler um livro do ex presidente do Banco Central Gustavo Franco.
ResponderExcluirO livro versa sobre as "leis secretas da econômica". E uma delas achei interessantíssima e extremamente relacionada com o que vemos em muitos torcedores e jornalistas. Talvez para nós tricolores, em 2013, mais ainda, em virtude da passagem do Luxemburgo e do "agosto negro" com Renato, onde o assunto era (mas não é mais bem assim...) fugir do rebaixamento.
Eis a "lei": "O pessimismo não tem custo, é muito bem remunerado e não prescreve."
Prossegue (palavras do G. Franco): "... a operação parte de uma profecia segundo a qual a coisa vai dar errado - simples assim. Caso dê errado mesmo, o profeta do fracasso será considerado gênio... Se, todavia, o desastre profetizado não ocorrer, terá sido porque as advertências do profeta foram ouvidas e, em consequência, seguidas as condutas necessárias para evitar a tragédia. O bom profeta, como o astrólogo, jamais erra, pois sempre se dependura em suas ressalvas."
Em suma, se der errado é o 'eu avisei'. Se der certo, é porque a coisa mudou pelo caminho... Qualquer semelhança com notícias e acontecimentos que vemos no nosso dia-a-dia, seja no futebol, na política, ou n a vida em geral, não é mera coincidência.
Acho que também é uma boa reflexão neste "turbulento" (para os tricolores) 2013.
Guilherme!
ExcluirEsta é a filosofia do meu amigo Paco que mora em Barcelona: "Tem que dar pau o tempo todo, um dia o técnico vai cair, aí é a minha hora, abro a garganta e grito; Eu não disse".
Não serve apenas para técnicos.
Qualquer semelhança ,não é mera coincidência.
Bruxo, ano passado também tivemos uma das defesas menos vazadas, com Marcelo no gol. E "tem gente" que contesta o Marcelo...
ResponderExcluirPrecisa fazer esse contraponto.
Bingo! E ganhando, salvo engano, 80 mil por mês.
ExcluirVerdade, Marcos!
ResponderExcluirMas, é inegável que as defesas espetaculares diminuíram e (posso estar enganado) a defesa de 2013 parece passar mais confiança.
Marcos / Bruxo,
ExcluirEu acho que o Marcelo, no Brasileiro de 2012, foi superior ao Dida,agora. Mas a diferença é mínima, tanto que os números estão aí para mostrar isto.
É claro que há sempre a 'explicação mágica', ano passado era o Fernando, agora o Rodolpho.
Por mais subjetivo que sejamos, o fato é que o Grêmio tem, há 2 anos, a defesa menos vazada. O ataque paga a conta não pelo "reforço defensivo", mas sim pela ausência de um armador, na minha opinião.
Mas é obvio que a defesa de 2013 (hoje) passa mais confiança, saiu o Werley, simples assim.
ExcluirO problema não é o Dida, é o custo benefício do Dida. Pra fazer o que ele faz, já tinha o Marcelo, ganhando quase 4 vezes menos.
ResponderExcluirNão tenho problema nenhum em ir com Marcelo pra Libertadores pro ano que vem, desde que tenhamos um goleiro experiente na reserva. Todo mundo ACHA que o Marcelo pode segurar o rojão, mas, e se não segurar? A torcida é irresponsável, não precisa pensar nisso, a direção tem a OBRIGAÇÃO de planejar esta eventualidade.
ResponderExcluirEu não acho que seja pré-requisito um goleiro experiente na reserva. Pode ser um jovem, desde que capacitado.
ExcluirO Busatto, pelo pouco que vi, não tinha condições. O Follman, pelo que se fala (nunca vi jogar) dizem que tem.
O Dida de titular, não segurou o rojão.
ExcluirDe forma objetiva, por que não Gláucio?
ExcluirGuilherme, jovem e capacitado é raro e de qualquer forma vai pecar pela falta de experiência. O Lucas Coelho é jovem e capacitado, mas quando foi necessário falhou.
Danrlei em 94/95 era jovem e capacitado (apesar de, naquela LA, ter cometido algumas falhas, inclusive na semifinal, mas que não resultaram em gols)... Há outros exemplos.
ExcluirTendo um grupo experiente, com 1 ou 2 líderes. não vejo como pré-requisito a experiência do goleiro.
Quanto ao exemplo do Lucas Coelho, acho que a amostra é muito pequena para afirmar que não segurou o rojão...
Falhar por falhar, Vargas e Cris falharam, Werley falhou.
ExcluirO Dida, na libertadores, não falhou diretamente na desclassificação, mas também, não garantiu nada além do que o Marcelo faria, essa é que é a verdade. Portanto, $$ no lixo.
Perfeito, Guilherme.
Só pra ficar entendido, não culpo o Dida, culpo a direção por ter contratado sem necessidade.
ExcluirMas é justamente por isso que estou falando Guilherme, a Libertadores nos permite uma amostra MUITO pequena. Uma falha, num jogo e acabou-se! Diferente, v.g. do brasileiro.
ExcluirDois dados Gláucio:
1º O Dida NÃO falhou.
2º Achas que o Marcelo não falharia.
Entre a esperança e a certeza já sabe com qual eu fico né?
Em UM JOGO, da Pré Libertadores, o Marcelo foi mais decisivo do que o Dida, nos outros 8 jogos.
ExcluirDida não falhou decisivamente, mas também não fez nada além do comum, nada que justificasse ganhar 3 vezes mais do que o Marcelo. Isso são os fatos. A questão era fazer a leitura disso ANTES de contratar. E porque contrataram? Porque o Koff abriu as pernas pro VL, pressionado pela torcida que gosta de jogador velho ex-seleção.
Certeza? que certeza? ANTES dos jogos tu tinha certeza que o Dida não falharia?
ANTES dos jogos, EU tinha mais esperança no Marcelo do que no Dida, por N motivos.
Creio que em 2014 poderemos ter a certeza sobre ambos, deve ser o ano do Marcelo.
ExcluirMas de que adianta ter a certeza após o acontecido? O papel da direção é fazer e melhor avaliação do grupo, ANTES.
ExcluirInfelizmente em 2013 erraram. E não estou dizendo isso só porque, infelizmente de novo, o que eu achava que não iria dar certo, não deu.
Tá esquecendo que também podemos formar a convição de que o Dida foi acerto.
ExcluirBom, já que chegamos à esse ponto, nesse assunto, me diga teus argumentos, em todos os sentidos (técnicos e financeiros principalmente).
ExcluirMe metendo, eu que cansei de defender o Dida este ano.
ExcluirAcho que, olhando agora, o Dida não vale 2 ou 3 vezes mais que o Marcelo. O que agregou, foi pouco, menos do que o esperado. Outra coisa, quando veio, achei que viria ganhando um salário dentro dos padrões e não 300 como se tem comentado (claro, que aqui cabe sempre a dúvida).
Eu, sinceramente, acho que nenhum goleiro atualmente no Brasil valha tudo isto. Fico com o Marcelo e seus 80 ou 100 mil.
Só que acho injusto, pra não dizer outra coisa, que o culpado do Grêmio não ganhar nada este ano é o Dida. Não! Ele não fez muito mais do que o Marcelo faria, mas também não foi o horror que querem pintar. E podem buscar os fatores subjetivos que quiserem, mas a média de gols sofridos está aí pra provar isto. E a média é este desde as primeiras rodadas com WL, ou seja, a zaga nunca foi o problema (salvo nos 3 primeiros jogos do Renato, salvo engano).
Tem razão, entra na conta o salário, o problema é que NUNCA dá pra acreditar no que é veiculado pela imprensa. Não faz 02 dias era consenso que o salário era 150k, hoje já é 300k, enfim, complicado.
ExcluirO próprio Dida confirmou em entrevista coletivo que o salário é 300k, agora, se ele recebe sozinho tudo isso, aí são outros 500s
ExcluirGuilherme, contra o santa Fé a zaga furou, contra o Cap também, isso só pra citar os mata-mata
Engraçado que não lembro dos gols sofridos depois que o Werley foi pro banco, teve quantos ?
Divulgando:
ResponderExcluirGRÊMIO DIVULGA CALENDÁRIO EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DA CONQUISTA DO MUNDIAL
Veja abaixo a programação completa de comemoração dos 30 anos do Mundial:
- 07/12 – 3ª EDIÇÃO LEILÃO MEU PEDAÇO DO OLÍMPICO
LOCAL: PÁTIO DO OLÍMPICO
HORA: 17H
ENTRADA: ABERTO AO PUBLICO
- 08/12 – CORRIDA DO GRÊMIO - Evento de homenagem aos 30 anos do Mundial e ao 1º ano da Arena.
LOCAL – ARENA DO GRÊMIO
HORA: A PARTIR DAS 9H
ENTRADA: MEDIANTE INSCRIÇÃO
- 10/12 – EXIBIÇÃO DO FILME “O ANO AZUL”
LOCAL: GNC PRAIA DE BELAS
HORA: 23H55
ENTRADA: ENTRADA LIMITADA PARA OS ASSOCIADOS DO CLUBE
- 11/12 – JOGO COMEMORATIVO AOS 30 ANOS DO MUNDIAL ENTRE IDOLOS DE 83 x EX-ATLETAS
LOCAL: ARENA DO GRÊMIO
HORA: 17H
ENTRADA: EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES
- 13/12 – LANÇAMENTO ARENA TOUR
LOCAL: ARENA DO GRÊMIO
HORA: 10H
ENTRADA: AGENDAMENTO E INFORMAÇÕES PELO 31810278
http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=16873&language=0
Sensacional!
ResponderExcluirSó de pensar em ver essas 'feras" reunidas nem que seja para uma volta olímpica, já merece comemoração, quanto mais se eles baterem uma bolinha. Seria bom se o Tita que o Flamengo não liberou para Tóquio, também estivesse.
I'd like to thank you for the efforts you have put in writing this
ResponderExcluirwebsite. I really hope to view the same high-grade blog
posts by you later on as well. In truth, your creative writing abilities has inspired
me to get my very own website now ;)
Here is my web blog; Cialis Online
Hello there! This post could not be written any better! Looking through this article reminds me of
ResponderExcluirmy previous roommate! He continually kept talking about this.
I'll forward this post to him. Fairly certain he will have a great read.
Thank you for sharing!
My web blog; Cialis Online