Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

A culpa é dele!

Depois de longa pausa, perspectiva, mudanças, enfim, estreia o Grêmio e para mim o resumo é esse: decepção. E por mais decepcionado que eu possa estar com alguns jogadores, de longe e sem medo de errar eu posso dizer, a culpa é do técnico. Mas vão me questionar: Poh, qual a culpa do técnico se o Barcos não empurra a bola pra dentro, se o chute pega na trave, se o pé é torno. Para não parece injusto, explico. Se não me trai a memória o Grêmio não leva um gol a 04 jogos, é isso? Se também não estou enganado, a parte defensiva do time se destaca dentre as menos vazadas a pelo menos 03 anos, né? Pois bem, doutra monta, na parte ofensiva, o Grêmio tem se destacado negativamente, a falta de gols parece sistemica e os atacantes não sabem, há tempos, o que é ir às redes. O extrato disso parece óbvio, não é? Logo, se houvesse algo que se alterar na parte defensiva seria tão somente a saída de bola, o que, pelo que se viu, não foi trabalhado pois a ligação direta ainda ocorre em profusão. Disso tudo, com certa segurança, posso dizer que os 45 dias que teve disponível foram (ou pelo menos deveriam) utilizados pelo técnico para encontrar uma solução para nossa chaga endêmica, a inoperância ofensiva. Começa o jogo e eu, com esse otimismo incontido, vejo melhora na parte ofensiva, vejo mudanças e vejo algo que desde o tempo do seu Luxemburgo (sim, esse mesmo) não se encontrava no Grêmio, linha de passe. Pois mais que as vezes a escolha fosse errada, ou que faltasse tranquilidade e a bola fosse atravessada, havia algo de novo. Tão efêmera ilusão... O time, de forma inexplicável, passou a afunilar as jogadas pela direita, Luan, que no início trocava de lado com Giuliano e até mesmo com um Ruiz prejudicado pela escalação passaram a tomar o lado direito do ataque como preferencial, o que redundou num amontoado de gremistas que, quando não interceptados pelos jogadores goianos, se embolavam entre si. E comprova o que estou dizendo o mapa de calor dos jogadores que mostram, além de Luan, Ruiz e até Giuliano!!!!! pendendo completamente para o lado direito. Pois bem, isto não foi difícil de verificar e, no segundo tempo, o treinador ousou, tirou um volante para o ingresso de um atacante de velocidade. Boa leitura do treineiro pois, em tese, teríamos um lado esquerdo defensivo forte com a escalação de um zagueiro (pelo amor se alguém espera que o Saimon dessa a dribles e cruze para a área com perfeição não entendeu patavina) o que permitiria ao Dudu fazer o corredor esquerdo sem a necessidade de voltar. A esperança durou tanto quanto o tempo para substituição, Dudu foi deslocado para a direita! Em resumo, é isso, em resumo, não deu certo. O jogo de hoje foi o fiel da balança, são daqueles jogos que chamam a torcida ou a afastam de forma irremediável, no caso, a aversão ao treineiro é unânime e creio que ele mesmo saiba disso - por isso a letrinha do planejamento. Enderson não dura muito na casamata tricolor, nós sabemos, ele sabe, só a direção parece ainda não ter se dado conta.

18 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro17/07/2014, 09:59

    Mas o Ruiz jogou onde tu queria, sendo o mais recuado dos meias, caindo mais pela esquerda, mas nunca como ponta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro17/07/2014, 11:12

      Cara, eu vi o jogo. No primeiro tempo, quando teve algo de bom, foi o que eu disse acima.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro17/07/2014, 11:37

      Pj, não é implicância com esses teus sites aí..mas, reveja os lances (compacto do globoesporte por exemplo)

      no único lance de ataque em que o Ruiz não está ali pela esquerda, ele está dentro da ára (lance em que o Barcos chutou fraco, de esquerda, em cima do goleiro)

      E se ele participou no segundo mais atrás, foi quando saiu o Ramiro, e aí ele recuou pra fazer uma se segundo volante ao lado do Riveros, e aí perdemos o meio.

      Excluir
    3. Paulo Juliano17/07/2014, 12:18

      O site não é meu Glaucio, e nem discordo que ele foi escalado na esquerda, mas também não é culpa minha se ele acabou lá na direita e o mapa de calor mostra bem isso, como mostra também o momento que ele recuou para atuar como volante.
      O Grêmio perdeu o meio? Não vi o Goiás sair de trás!
      De qualquer forma Glaucio, quando eu disse que o queria o Ruiz na esquerda?

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro17/07/2014, 15:36

      Eu sei que o site não teu, mas tu tá sempre postando link.

      Tópicos atrás, tu disse que queria o Ruiz mais centralizado, armando, atrás de Giuliano e Luan.

      Perfeito. E pra mim, no melhor momento do Grêmio na partida, ele jogou justamente assim.

      Acho estranho, que tu critique isso, a escalação dele ali, no início. E não foi "pela esquerda" ele vinha do meio pra esquerda pra aproximar do Luan.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro17/07/2014, 15:38

      Paramos de tocar a bola com a saída do Ramiro, ficou um vácuo entre Riveros e os meias, que já mostravam sinais de cansaço.

      Excluir
    6. Paulo Juliano17/07/2014, 18:59

      Glaucio, pensa bem, se eu queria ele no meio e ele jogou no meio e foi bem porque eu teria necessidade de me contradizer? O problema é que não foi isso que eu vi e olha eu posso estar analisando errado, por isso até dei uma conferida em outros blogs onde colocaram o Ruiz escalado também na esquerda, com Luan na direita e Giuliano no centro, mas tudo bem, não vem ao caso, o que vem ao caso é que ele se embolou lá na direita com o restante do time!
      Isso é o que o mapa de calor mostra, tu pode não gostar do site, de link, da opinião dos outros, seja lá do que for, só que daí não tem discussão porque pra cada argumento que eu usar tu vai cruzar os braços e ficar emburrado poh!

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro18/07/2014, 09:01

      Sobre a última frase, eu confio no que eu vejo durante o jogo.

      Canso de ver nas escalações inciais, as televisões colocando os jogadores em posições erradas.

      Excluir
  2. O Grêmio precisa de um "fato novo"; elenco tem ou vocês acham que o time do Criciúma é melhor do que o do Grêmio. Meteu 3 a 0 ao natural, mas é aquela história; trazem Bruno Cortês, Paulo Baier e outros para o Tricolor e eles desaparecem. Algo há.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro17/07/2014, 16:18

      Que penaltezinho medonho no Bayer hein...arbitragem da copa fazendo escola.

      Excluir
    2. Glaucio
      Só vi o segundo tempo.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro17/07/2014, 17:55

      Também não vi o jogo, tava vendo os gols ao meio dia. Credo.

      Excluir
  3. Paulo Juliano17/07/2014, 12:44

    Como é a história do "cair pra segunda divisão pra melhorar" do Enderson? Não assisti a entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé17/07/2014, 13:38

      Ele disse que clube no Brasil só tem planejamento, de fato, quando cai para a segunda. Daí fazem um trabalho pensando em 2 anos, voltar a série A e manter o elenco na volta. Foi algo assim.

      Excluir
    2. Paulo Juliano17/07/2014, 15:27

      Tá bom, não vou ficar de má-vontade como cara, mas poh, é uma falta de tino danada, será que não usa a cabeça esse homem!

      Excluir
  4. Paulo Juliano17/07/2014, 12:56

    Só pra saber, o Everaldo já tem mais gols que o Barcos? Por onde anda o Viçosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé17/07/2014, 13:39

      No atlético goianiense. Foi artilheiro do estadual (9 gols).

      Excluir
  5. Guilherme!
    É um grande avanço, mas deve ser associada (a tecnologia) à busca de "matéria-prima".
    No espaço do Zini, uma boa notícia, o Grêmio venceu a concorrência e trouxe um centro-avante de 17 anos; até o Coirmão estava interessado.

    ResponderExcluir