Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Breves apontamentos

Tudo que escrevo é meramente opinativo, sem qualquer informação privilegiada - o que a condição de morar a 4mil quilômetros do RGS, por óbvio, impediria.

Felipão concerta o carro com ele andando e, por óbvio, paga por isso

Cientes das dificuldades, o Campeonato Brasileiro, inicialmente, foi abandonado. Creio que, dado o último resultado, a temporada toda o seja e, embora o time vá fazer um grande jogo em São Paulo, as prioridades, por hora, são outras.

É o que explica, na minha visão, muito coisa do que está sendo feito, vamos a elas:

O final de ano, como ficou demonstrado ontem, será de muita "fumaceira" para o Grêmio. Maxi, Biteco, Tinga, se ficassem, seriam reclamados a cada jogo e, após uma sequencia - provavelmente não muito boa - num time em franca modificação, longe do ideal, seriam triturados pela inclemente torcida. Para o ano ganhamos soluções com a volta dos meninos, neste momento seriam vitimados

.

Isto explica, também, a manutenção do Zé na lateral. Por óbvio não tem o mesmo pique - e isto deve permitir a gradual entrada do Breno. Hoje, sem jogar, o garoto já foi "acariciado" pela torcida, se assumisse a posição não duraria um semestre no clube. Zé tem idade, bagagem e não continuará no clube, vai aguentar a pressão e será "sacrificado" em prol do jovem e futuro detentor da posição

Alan ficou porque será testado, o mesmo ocorre com o Dudu, e, eventualmente, adquirido - ou dispensado.

Felipão passa a conhecer o grupo e do que conhece dele vai promovendo as alterações e incluindo os jovens que poderão ter alguma sequência

.

Ramiro é uma nulidade e ontem, novamente, comprovou isso (nada a ver com o tópico, só pra desopilar)

E, por último, mas não menos importante, o que intriga a todos. A manutenção do Werley. Repisando, é o que penso, o Werley está titular a pedido da direção, por um motivo bem simples, ele precisa ser vendido e um titular é sempre mais caro do que um reserva. Depois de ontem, sinceramente, não sei o que esperar. Se a temporada foi realmente abandonada, provavelmente o Werley se manterá titular até uma eventual e futura negociação, o que também me leva ao outro lado da questão, sua manutenção como titular está "depreciando" o produto, além de gerar um cisma na torcida. Se o gringo está mantendo é porque o pedido foi de alguém próximo, mas não sei até quando terá perseverança na tarefa. Não sejamos inocentes, no primeiro treino o técnico já sabia quem era Werley e, mais que isso, já sabia quem era Geromel (ele indicou), então a manutenção não passa pela qualidade do beque, se alguém tiver outra explicação fique a vontade

. -x-x-x-x-x-x-x-x

Na verdade eu nem queria comentar o assunto, procuro sem um cara ponderado, mas isso me tira do sério, realmente, e é difícil conter a raiva

.

Primeiro, pra que nenhum Filho de uma .... mãe... venha contemporizar a imagem está aqui: http://instagram.com/p/sQ0n2XH7PO/

.

E agora? O que dizer?

.

Eu adoro futebol e, mais que tudo, eu amo mais o Grêmio do que futebol (na verdade o Grêmio é a minha razão de gostar de futebol), mas é necessária uma distinção clara e eu a tenho na minha vida, nada é grande o bastante que me faça vilipendiar a noção mais básica de humanidade

.

Chega de desculpas, de fechar os olhos, não ver provas, chega de ser hipócrita. Se for necessário, que sangre a própria carne, não é o que exigimos dos nossos representantes? Não se pode cobrar moralidade na vida pública e ser omisso na esfera particular.

A imprensa já começou, a Jovem Pan lamentou o fato, relembrou os "apupos" ao passamento de Fernandão e ligou ao que aconteceu em Novo Hamburgo (convenientemente omitindo o time). Mas que moral tenho eu, como gremistas e apoiador da gestão Koff, para criticar a imprensa quando os atos se repetem e as atitudes são sempre as mesmas?

É hora de assumir a culpa. Tem quem veja o racismo como um crime de somenos importância. É mentira. É um dos crimes mais abjetos e que já vitimou um sem número de pessoas. Qualquer outra forma de discriminação (tão abjetas quanto) é baseada em escolhas do próprio indivíduo ou características mutáveis. O racismo não, discrimina por uma característica imutável e que não representa qualquer desqualificação. Racismo é criação humana, é perversidade, tem marcas indeléveis sobre a vida da pessoa, é a tentativa de incutir a ideia de que alguém é menor em razão da cor da pele.

Eu to cansado do assunto, e eu estou esperando uma atitude da direção e que seja ATITUDE, não notinha, não promessa, ATITUDE. Se não for isso, que aguente as consequências.

40 comentários:

  1. Sobre o caso de racismo, que se puna o indivíduo que o praticou. Não dá, no meu entender, pra se estender a punição aos 99% inocentes. Talvez eu até aceite algo assim (punição geral) em última instância, se TODAS as outras alternativas forem tomadas.

    Portanto, querem acabar com isto? OK. Se identifique, individualmente, e se puna, individualmente. Pena dura, conforme a lei, para que sirva de exemplo e mostre que isto não será tolerado.

    Agora, não me venham como soluções como "fechar a Geral" e por aí vai... Ou foi apresentada a solução de "fechar a Social" no caso do Rojão do Grenal do Olímpico? OU foi apresentada a solução de "fechar as Cadeiras" quando o racismo veio do setor central da Arena?

    -x-x-x-x

    Sobre 2014 estar perdido, eu discordo. Apesar de achar que é complicado reverter jogo lá em Santos, tem que ir pra jogar e ganhar. É difícil, mas o Santos está longe de ser imbatível.

    Com relação ao Brasileiro, se o título está distante, o Grêmio não pode perder de vista 2015, isto é a LA. Antes brigar por vaga (que significa perspectivas maiores para 2015) do que brigar por nada... Dá pra arrumar a casa (e olha que acho que não precise de uma mudança tão radical assim) e lutar por resultados. Uma coisa não exclui a outra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
      § 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)
      Pena - reclusão de um a três anos e multa. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)

      Tá aí a tua punição exemplar Guilherme.

      Social é torcida organizada? Recebe benefício para "representar o clube", age em nome da instituição? Se sim, que se feche também.

      As "cadeiras" são um grupo organizado? Todas as questões anteriores? Se sim, fechem as cadeiras.

      De novo esse papo de "maioria", para Guilherme, é sempre a mesma coisa e sempre vem do mesmo lugar, a Geral expulsou os brigões? Expulsou o Alemão? Vai expulsar essa garota? Qual o papel social da Geral? Quais os exemplos positivos?

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 14:26

      PJ, a Geral não é organizada. Tenho muitos conhecidos que vão daqui, EM TODOS OS JOGOS! E por questões financeiras ficam na arquibancada.

      Não dá pra juntar todos no mesmo saco. Geral é o nome do espaço.

      Excluir
    3. 1) A Geral não recebe, atualmente, recursos do clube. Os sócios que frequentam ela tem o mesmo benefício de sócios de outros setores.
      2) Não conheço a menina que proferiu a palavra, tão pouco estava próximo para saber quantos eram. Mas quem garante que ela seja "da Geral" ou apenas uma torcedora comum?
      3) Quem tem que tomar providências é o poder público e o Grêmio. A Geral não é torcida organizada, não há cadastro. Eu frequentei a Geral por 3 anos (2006 a 2008) como simples torcedor, tinha amigos lá, e nunca me cobraram nada, tão pouco me exigiram preenchimento de qualquer coisa.

      Qual o benefício da Geral? Bom, aqui entramos em um assunto complexo. O Grêmio não usa a imagem da Geral mundo afora? È, atualmente, a imagem mais repercutida do clube, seja em campanhas promocionais e etc. Dúvidas é só olhar o site do clube (ou ir no Olímpico e ver a placa gigante que está sobre o Quadro Social).

      Outro fato é que a Geral, a partir de 2005, teve papel FUNDAMENTAL no aumento do número de associações. Além disso, caso tu não saiba, há uma "braço social" da Geral, que vive fazendo trabalho social, campanhas e por aí vai. Falta divulgação.

      Não estou dizendo que não deve haver regras, cobrança ou coisa do tipo. Só estou pontuando o contraponto.

      Mas agora tu defender uma punição geral é ir contra a lógica, a razão e a justiça. Vamos exagerar e dizer que 20% da torcida tenha errado ontem, sido racista. O que os outros 80% tem a ver??? Por que eu e outros sócios temos que ser punido?

      Lembra muito a proibição da bebida nos estádios. Se ataca um vilão imaginário, ao invés do foco do problema (que é quem erra). A estes que erram, que cometem crimes, PUNIÇÃO! Simples assim.

      Excluir
    4. Então, Glaucio, vamos ter que mudar o nome do espaço; hoje, Geral significa tiro no pé do clube.

      Excluir
  2. Ah, só complementando. Além do poder público agir contra os indivíduos criminosos, o Grêmio, em paralelo, deve tomar as medidas internas: verificar se é sócios, caso for expulsa do quadro social.

    ResponderExcluir
  3. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 11:18

    Eu não vou nem comentar essa questão do racismo, porque não tem o que dizer.
    Infelizmente, não foi só a guria

    http://www.youtube.com/watch?v=dvXqoWm873U

    Mas, sobre 2014, tem que largar, não adianta ir pra libertadores ano que vem.

    Tempos atrás um amigo me dizia, e começo a concordar com ele, tem é que ficar só com gauchão e (na época) copa do Brasil.

    REcomeçar com calma, sem atropelos, TESTANDO os jovens, criando identidade, sem ter a pressão de uma libertadores.

    Não que eu seja "partidário", nem sou sócio, portanto não voto, e nem sei se votaria nele, caso fosse. Mas o discurso do Bellini, nesse sentido, me agrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra chorar cara.

      Pra mim é isso aí mesmo, hoje temos técnico, temos elenco e temos comando, então começa de baixo, bem de baixo.
      Ganhar Grenal, ganhar Gauchão, ganhar Copa do Brasil e por aí vai.
      2014 JÁ ERA. E se não acordar pra isso vai desperdiçar 2015.
      Que vai pra São Paulo fazer um grande jogo, não tenho dúvidas. Que periga ganhar do Santos, igualmente não tenho dúvidas, não ganhou ontem por um, digamos, acaso do destino.
      Mas acima de tudo o Grêmio precisa ter recorrência, isso, com as vênias de quem não gosta do carioca, o Luxemburgo já dizia, precisa estar sempre por ali, chegar uma, duas, três vezes na final que hora ou outra vai ganhar e hoje o Grêmio precisa urgentemente de título! Isso que eu digo (e o Guilherme também) há algum tempo evita o tipo de episódio lamentável que vimos ontem na arena. E quando agente precisa de título, até campeonato de peteca ameniza a seca.

      Excluir
    2. Glaucio!
      Com cabeça fria; dá sim para encarar uma LA. Tem muita água para rolar por debaixo da ponte, o problema é o foco; uma hora é o técnico que chega, outra é o racismo, mais adiante eleições, a corneta amiga; junta tudo isso é fica mais difícil ainda.

      Excluir
    3. PJ!
      Certíssimo; um título ajeita muita coisa.

      Excluir
    4. Glaucio!
      Por gentileza, investiga o passado gremista do Bellini, veja onde ele andou metido como dirigente, até andou sumido. Além disso, está afinadíssimo com "os meninos da Geral".

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 14:18

      Pois é, eu tava achando que o título que ajeitaria as coisas seria a Copa do Brasil desse ano.

      Aí o Felipão me vem com essa coisa na zaga...

      Negócio é ver com termina o ano.

      Excluir
    6. Bruxo,
      Até onde eu sei, o Bellini e o grupo dele não tem lá grandes ligações com a Geral, a qual sempre teve uma ligação mais forte com o Odone.

      Aos demais, vou repetir o que já disse: dá pra reestruturar alguns pontos sem abrir mão de pensar grande. Não precisa abrir mão da LA pra voltar a ganhar Gauchão. Basta planejar, ter gente competente e seriedade.

      Excluir
  4. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 11:38

    Pj, agora tu entende meu desespero no início do ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu diz sobre título Glaucio?

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 14:14

      Não. Quando da saída do Bressan pro retorno daquela praga.

      Excluir
  5. PJ!
    Só o Grêmio pode se curar desse mal; não dá para passar a mão por cima, é sempre no mesmo lugar do estádio, é dirigente (os antigos) "acariciando" estes "torcedores"; os verdadeiros se afugentando do estádio, a pecha de racistas que pode advir desta situação.
    O negócio é agir com rigor, senão, o Tricolor será engolido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Geral tá se tornando maior que o próprio clube, se "adonou". São os meninos da Geral. Eu tinha simpatia pela festa que a torcida fazia, mas depois de ler alguma coisa das "cabeças pensantes do grupo", não dá. Eles tem a convicção que são imprescindíveis para o clube, que devem ser tratados com privilégios, que devem receber para torcer. E não adianta falar que a maioria é boazinha, quem segue um marginal é o que? Se não for igual, no mínimo massa de manobra. E dos dois (Zoio e Alemão) não sei qual é o pior.
      Todo gremista leva a fama de brigão, arruaceiro, racista por causa dos "meninos da geral". O que eu diria pro meu filho? E se ele estivesse ali do lado, ouvindo os insultos?
      Ou o Grêmio acaba com a Geral ou a Geral acaba com o Grêmio.
      Se tem gente de bem ali dentro - e eu acho que tem - é imperioso reconhecer que tá errado, que os rumos estão errados e, acima de tudo, que os mentores são pústulas! Sai, monta uma torcida nova e qualifica os integrantes. Chega de torcedor profissional.

      Excluir
    2. PJ!
      E não é dificil; basta colocar câmeras direto naquele espaço do estádio, monitoramento direto e punir, punir os arruaceiros e os dirigentes que incentivam e acobertam os atos de vandalismo.

      Excluir
    3. Sem querer fazer papel de "advogado do diabo", mas vocês estão sendo injustos com a Geral como um todo. Vamos separar maus elementos da torcida como um todo. Que se busquem os culpados, que se afastem dos estádios.

      Vou repetir o que eu disse ali em cima: o caso do Paulão, no Grenal, NÃO foi na geral e sim no setor mais "nobre" do estádio. E aí? Culpa da Geral? Cabe generalização?

      Idem ao lance do rojão no último Grenal do Olímpico. Veio da social, do lado oposto à Geral! E aí? Culpa da Geral? Cabe generalização?

      Repito, que se busquem os culpados, que façam estes pagarem. Há sim gente ruim lá dentro, criminosos mesmo. Mas são a maioria. Da mesma forma que há arruaceiros em outras partes do estádio (e em outras torcidas).

      Vou no Olímpico e na Arena desde 2006, sendo que fui 3 anos na Geral, depois quase sempre social (agora vou no 4º anel da Arena). Devo ter ido a mais de 70% dos jogos nesse período. Até hoje, a maior briga que vi, com consquência mais grave (torcedor desacordado no chão, saindo apagado do estádio) foi nas antigas Cadeiras (sociais) do Olímpico... Acho que isto prova muita coisa.

      Além disso já vi, de perto, briga na Geral, na Social, nas Cadeiras da Arena e por aí vai...

      Excluir
  6. Guilherme!
    Fechar a Geral, eu não discuto, mas a reincidência é um fato, veja que na inauguração da Arena, só com gremista teve problema, recentemente tivemos o caso de uma única torcida desafiar o bom senso no Grenal do Beira-Rio. Ela apenas deu prejuízo para o Tricolor. O que vamos esperar de um caso com repercussão internacional?

    ResponderExcluir
  7. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 14:22

    Olha, eu, quando for na Arena, vou querer um lugar pra torcer, de pé, com bandeira, faixa etc. Cadeiras não mudam pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 14:28

    Ontem até o Bruxo se irritou kkk, tá feia a coisa, mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Não é um jornalista que tenho lá grande admiração (pra ser sincero nem acompanho), mas acho que resume o que eu penso sobre o assunto e estou tentando dizer:

    http://www.ricaperrone.com.br/mudos/

    ResponderExcluir
  10. Voltando ao futebol, duas análises interessantes da Pluri Consultoria:

    Círculo vicioso do futebol:
    http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/pluri%20especial%20-%20circulo%20vicioso.pdf

    Círculo virtuoso do futebol:
    http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/pluri%20especial%20-%20circulo%20virtuoso.pdf

    Apesar de, em teoria, ser simples e óbvio, é incrível como muitas vezes caímos (ou vemos outros caírem) nas mesmas armadilhas.

    ResponderExcluir
  11. Glaucio Missioneiro29/08/2014, 15:58

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/08/gremio-identifica-e-exclui-dois-socios-apos-injurias-raciais-ao-goleiro-aranha.html

    ResponderExcluir
  12. Leonardo

    Bruxo/PJ: Chega de cair como "patinhos" em ações orquestradas por adversários e pela mídia do eixo central contra o Grêmio (em particular) e contra a região Sul (em geral). Temos que forçar muito a barra para caracterizar isso que aconteceu ontem na Arena como sendo racismo ou ofensas racistas! Temos também que examinar as razões desencadeadoras dessa reação da torcida! Os gritos de macaco (embora deploráveis por serem xingamentos como todos os outros vários tipos xingamentos) não foram, no contexto de ontem, ofensas de cunho racista! São ofensas disparadas contra um jogador (fosse de qualquer cor de pele) que estava fazendo um conjunto de genuínas macaquices tais como: cera, simulação de lesão, simulação de cãimbra, anti-jogo e grosseira provocação aos torcedores. Tanto isso é verdade que as imagens mostram torcedores de todas as matizes epidérmicas também ofendendo o goleiro naquele instante do jogo.

    *********
    De fato, quem deveria sair algemado do estádio (em flagrante delito) era o senhor Aranha! Ele roubou pelo menos 10 minutos de um espetáculo de 90 minutos fazendo anti-jogo e provocando a torcida. Ou seja, ele (e o arbitro) subtraíram 5 reais de cada 50 reais pagos (estimado ser esse o preço médio do ingresso). Desta forma, multiplicando 5 reais por 30.000 torcedores o atleta Aranha usurpou R$ 150.000.00 sob a luz dos refletores da Arena. Isso sem falar nos telespectadores que (como eu) também foram lesados. Se eu fosse advogado defenderia essa menina (acho que o nome dela é Patrícia) nesses termos. Ela (como todos no estádio) estava de cabeça quente e ofendendo (sem razão?) esse 'atleta' que claramente e despudoradamente usurpava a todos os presentes do direito de assistir um jogo de futebol (no qual o Grêmio era soberano).

    *****
    O interesse do 'vitimizado' Aranha era um só um: evitar que o Grêmio tirasse/reduzisse a vantagem desportiva obtida, fazendo cera. Isso é vergonhoso e contrário a própria história grandiosa do Santos. Pelé e Coutinho foram xingados de macaquitos PELO ESTÁDIO INTEIRO DA BOMBONERA em um jogo contra o Boca Juniors e ganhou a Libertadores lá dentro sem nenhum choramingo vira-lata. Pelé sabia que as ofensas e provações da torcida local contra o time visitante são partes integrantes e inerentes do espetáculo chamado futebol (isso antes do politicamene correto atravessar a vida da gente). Pelé, esse sim, era e sempre será o gênio da raça brasileira!

    *****
    Concluindo: chega de babaquice pois é forçar muito a barra para ser racismo. Patrícia: aguenta firme aí menina que depois dos lobos ainda vêm os chacais! Patrícia, eu sei que você deve ter bom coração (todos nós temos!) e que não merece os insultos covardes que têm recebido. Teus xingamentos foram exagerados, mas tenho certeza que não foram racistas como os fariseus do mundo midiatico estão bradando por todos os cantos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo!
      Infelizmente, a garota foi na pilha dos cascudos; isso que eu vejo, são inocentes úteis; há alguns com perfil de quadrilheiros com as costas quentes, geralmente políticos, que seguram a onda e já mandaram eles baixarem a bola por enquanto.

      Excluir
    2. Guilherme Cé29/08/2014, 20:16

      Concordo em parte com o Leonardo. Acho que as vezes tratam algo pequeno com uma grandiosidade desnecessário, o que acaba, de fato, criando algo muito maior.

      Crimes devem ser combatidos, sempre! Independente que o faz, e quem sofre. Mas é preciso cuidado na avaliação de algumas coisas.

      Eu defendo que a torcedora seja punida. Errou, que vá se defender na Justiça e provar que não é racista ou que o ato teve outra origem. Mas não consigo condená-la como uma criminosa qualquer.

      Aliás, aqui peço ajuda dos universitários: a imprensa poderia estar divulgando o nome dela, onde trabalha (endereço inclusive)? E outra, qual a legalidade de tirar ela do emprego?

      Excluir
    3. Leonardo

      Guilherme: Esse é outro ponto interessante. As ações do Aranha e do juiz que desencadearam a reação furiosa dos torcedores também foram criminosas! Como eles serão punidos? Eles deveriam ser punidos? A confusão e os xingamentos jogaram uma cortina de fumaça nas ações do dois. Um virou martir e o outro continua sendo um prestigiado arbitro FIFA. A Patrícia, no entanto, já perdeu o emprego.

      Excluir
    4. Leonardo!
      Neste primeiro momento, o fato de maior grandiosidade e consequência, engoliu os demais. Esse Hilton foi conivente, omisso e incompetente; o Aranha foi malandro.
      As melancias terão que se ajeitar na carroça para chegarmos à análise destes acontecimentos.

      Excluir
    5. Porque não Guilherme? O que ela tem de diferente de outra criminosa qualquer? É branca? Não se encaixa no padrão criminológico de Lombroso? Não é preta, pobre e puta?

      Excluir
    6. A origem ou intenção não imporua para configurar injúria racial, pelo que li no trecho acima (certo, Paulo?). Esses dias um amigo simpatizante do PT chamou o Joaquim Barbosa de negrinho da casa ou coisa parecida para criticar suas decisões. A meu ver, injúria racial.
      Tudo isso, tenho dito há tempos, porque setores da torcida alimentam esse sentimento racionalizando termos como macaco, macacada, etc.

      Excluir
    7. Marcos!
      Concordo com tua última frase; o da racionalizando termos; porque se a torcedora se limitasse a chamar o Aranha de frangueiro, por exemplo, para desestabilizá-lo, não teria essa repercussão. Se ela uso "macaco" para tirar proveito para o Grêmio, escolheu o termo erro, aí virou injúria racial.
      Nem nos seus maiores pesadelos, a garota imaginou o estrago em sua vida.

      Excluir
    8. Bruxo, ninguém comete um crime imaginando ser punido, ela em consciência do que fez, só não contava ser filmada, não é uma coitadinha.

      Excluir
    9. Isso mesmo Marcos, a distinção, de forma bem básica, esta no algo, no objeto jurídico, se pessoa, injuria racial, se a raça, racismo.

      Excluir
    10. PJ!
      Uma regra que eu utilizo, quando em grupos, coletivo. Cara a cara, um diria isso?
      Essa menina chamaria o Aranha no "tête-a-tête"? Então não faz.

      Excluir
    11. corrigindo: ... cara a cara, eu diria isso?

      Excluir
  13. Guilherme!
    Taxá-la de criminosa, também é ir na pilha, esse linchamento é um erro. A punição tem que valer a pena para recuperar o errado, não para destruí-lo.Ela errou, mas tem que ir com calma.
    Sem desviar a atenção, mas o juiz com seu desempenho medíocre, ajudou a desencadear a coisa toda.

    ResponderExcluir
  14. Essa história é sabida, mas alguns ainda não sabem porque Lupi virou gremista:
    http://wp.clicrbs.com.br/territoriolatino/2014/08/29/em-artigo-no-jornal-ultima-hora-lupicinio-rodrigues-conta-por-que-era-gremista/

    ResponderExcluir