Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Opinião



Vitória é o que importou nesta noite

Tinha muito receio deste jogo, porque os jogadores, certamente, sentiram o clima depressivo que se abateu em todos os segmentos da Nação Tricolor. São seres humanos e não ficaram imunes à situação.

Soma-se a isso, um adversário que vem se recuperando, basta ver que já acumulava um série de partidas sem perder, inclusive, derrotando recentemente o Coirmão no Beira-Rio. Por tudo isso, esperava o pior. Felizmente, a vitória veio, mesmo com uma atuação sofrível.

O Tricolor já "enxerga" o G-4 ainda que esteja numa fase de ajustes, basta lembrar que Luiz Felipe não consegue repetir a escalação desde que assumiu o comando técnico azul.

O time oscila muito; quem rebenta numa partida, na outra, vira um sonolento e descompromissado; casos de Luan contra o Santos e hoje, Alan Ruiz. Arrisco dizer que, mantida a formação do primeiro tempo, o Imortal não sairia com os três pontos. Matías Rodriguez conseguiu o improvável: ter-se saudade de Pará. Está mais do que na hora de testar Saimon por ali, vale lembrar, que quando subiu, o menino fez alguns jogos pela direita.

Com exceção deste lado, o de Matías, a defesa se comportou bem, destacando-se Zé Roberto com sua habitual técnica associada a lucidez na saída de bola. Ramiro melhorou, Fellipe Bastos deveria assumir mais a "coordenação" do meio de campo, a transição da defesa para os meia-atacantes.

Os melhores ou menos ruins, foram Zé Roberto, Dudu, Giuliano e Barcos, mas o triunfo tem a mão de Luiz Felipe pela leitura da partida no intervalo, aí dá para acrescentar aos bons nomes do Grêmio, Matheus Biteco. Realmente há um oceano técnico entre o atual treinador e o que foi liberado.

A próxima partida é contra o Flamengo no Maracanã; vale recordar que Luxemburgo pegou o time na última colocação e atualmente soma 5 vitórias consecutivas.

O Tricolor terá 4 desfalques; Luan, Barcos, Matías e Ramiro.  

41 comentários:

  1. O jogo não foi bonito mesmo, mas vencemos e, por hora, basta.
    Os testes estão sendo feitos, ninguém vai poder reclamar depois.
    Achei que o Felipão fixou mais o Bastos e acabou forçando o Alan recuar em demasia, o Argentino começou lá pela esquerda, mas era comum vê-lo retornando até a intermediária para receber a bola, acho que não é a dele, o Bastos tem qualidade para fazer essa transição o que permite ao Alan jogar só na armação.
    Giuliano errou tudo que tentou no primeiro tempo, de passes a chutes. Na verdade é difícil até apontar o seu posicionamento, arma, corre pras pontas, enfim, tem tentado, é esforçado, mas ressente-se da necessária adaptação, parece que a cabeça pensa mas o corpo não obedece. Mesmo assim resolveu. Recebeu a bola de frente e foi pra cima, o final dá jogada culminou no gol.
    Zé segue tranquilo e, por incrível que pareça, apesar de necessitar de apoio (Dudu cobrando os laterais mais próximos ao ataques e a necessária cobertura) o lado esquerdo segue forte na defesa, ainda que com a inversão de lado de Rodolfo, e mais efetivo no ataque.
    Não tenho mais saco pra falar de Ramiro.
    De resto é isso aí, trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 09:43

      O que é que o Ramiro tem feito de tão ruim assim? Prefiro Biteco, queria ver mais o Wallace, mas, como tudo gosta de falar do Dudu, o Ramiro não é o problema do time.

      E ontem, ainda deu uma assistência pro Barcos.

      Excluir
    2. Eu sabia que tu ia vir com essa da assistência, na hora até mesmo pensei se seria contado como assistência, mas não foi igual a do Dudu pro Lucas Coelho?

      Não é o que o Ramiro tem feito de ruim, é o que não tem feito de bom! Baixo, faz faltas desnecessárias, levou um amarelo besta, não dá qualidade à saída de bola...

      Mas tem razão, não é ele o problema do time.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 10:55

      Não, não foi. A diferença é simples, foi um passe em que o Barcos pega a bola de frente pro gol, e com a marcação de de lado.

      No lance do Dudu pro Lucas, foi um passe no vazio, com o zagueiro às costas.

      Como não faz nada de bom? O piá, dentro das limitações dele, está se esforçando e não compromete. Marca, desarma, tira bola pra lateral, sempre aparece como opção de passe. Tu quer um Redondo, um Dinho, um Gilberto Silva...desiste, não vais achar. Altura é problema? Por que amarelo besta? Que faltas desnecessárias?

      Quantos lances de ataque Dudu e Giuliano vem desperdiçando?

      Excluir
    4. Pois é, no mesmo link está com 0 assistências...
      É o 1º do time porque jogou todos os jogos, na média individual perde pro Bastos.

      De qualquer forma, pra resumir o assunto, tu prefere ele, Wallasse, Biteco ou Riveros? (Eu sei que o Riveros tá pisado, mas vai voltar).

      Excluir
    5. PJ!
      Acho que o abalo emocional pesou como nunca nesse jogo. Que estrago fizeram com o nosso Tricolor.

      Excluir
    6. E não acabou Bruxo, te prepara que vem mais e o Grêmio vai ter que aguentar no "osso do peito".

      Excluir
    7. Ontem; era 2 da manhã, eu, sem sono, liguei a tv e (Redetv) e os caras mandando pau e reproduzindo as imagens da ESPN.
      Vai levar um bom tempo.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 13:45

      Pra fazer a função que vem fazendo, é desperdício colocar o Biteco ou o Riveros.

      Sobre o Wallace, ainda não tenho convicção.

      Com todos bem, eu testaria Wallace, Bastos, Riveros e Ruiz. Luan e Barcos

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 13:46

      É Bruxo, complicado quando parte da torcida, num jogo contra o Bahia, começa a entoar cantos xingando o inter. (e isso é em todos os jogos)

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 13:52

      corrigindo, Biteco em vez de Wallace.

      Excluir
    11. Guilherme Cé01/09/2014, 14:05

      Bah, achar que ontem foi assistência e aquela pro Coelho não foi é pegar pesado demais... Aliás, tanto que uma foi penalti e a outra não deu em nada.

      Excluir
    12. Glaucio
      Isso é cobra mandada; não pode ser só burrice ou então, são racistas mesmos.

      Excluir
    13. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 19:13

      Então me responda, Guilherme: teria o Lucas condições de finalizar de onde recebeu a bola?

      O lance de ontem não deu em nada porque o chute foi por cima, aí não é culpa do Ramiro.

      Excluir
    14. Sim, teria, de canhota!

      Mas 2 lances foram muito parecidos, só que um veio com bola rolando e tanto foi melhor, na minha opinião, que atacante sofreu penalti.

      Lance Coelho (primeiro lance do compacto)
      http://globotv.globo.com/sportv/futebol-nacional/v/melhores-momentos-gremio-2-x-0-criciuma-pela-15a-rodada-do-brasileirao-2014/3569919/

      Lance Barcos (0:45)
      http://globotv.globo.com/globocom/brasileirao/v/melhores-momentos-gremio-1-x-0-bahia-pela-18a-rodada-do-brasileirao-2014/3599397/

      O que eu acho engraçado é que há 5 dias atrás tu tava aqui discutindo comigo que assistência era quando saia gol... Daí vem aqui e tu diz que o Ramiro deu uma ótima assistência... Daí é complicado. Eu mantenho a minha opinião, ambas os lances foram ótimas jogadas.

      E teu argumento de que o chute por cima não foi culpa do Ramiro pode ser usado pro Coelho, posso dizer que ele não ter conseguido chutar não é culpa dele...

      Excluir
    15. Glaucio Missioneiro02/09/2014, 11:57

      "assistência era quando saia gol"

      onde que eu disse isso?

      O que eu disse, e mantenho, é que assistência é o passe em que o cara recebe e pode finalizar sem ter que driblar ou conduzir a bola por muito tempo. No referido lance, Barcos dominou e chutou. No lance do Lucas, ele teria que girar sobre o marcador.

      Excluir
    16. Glaucio Missioneiro02/09/2014, 12:00

      Meu, é só ver a distância do atacante em relação ao marcador, na hora do passe. No lance do Barcos, a bola foi "mais" pro Barcos. No outro, era "mais" do zagueiro.

      Excluir
    17. Velho, vocês vão montar um compendio com as classificações de assistência. Porque EU acho que não foi assistência nenhuma das duas: porque, embora tenham condições de finalizar, não tem condições efetivas de fazer o gol, quero dizer, embora "pudesse" sair o gol, era pouco provável, não é possível dizer que o atacante perdeu, ou que era um gol feito.

      Excluir
    18. E sejamos sinceros, isso é meio discutir o sexo dos anjos, todo critério é permeado por subjetividade. O mais objetivo que vi até hoje foi o do cartola: é assistência somente o que resulta em gol, mas tá longe de ser justo, p. ex. se o Barcos acerta um canhotaço no passe do Ramiro é assistência, se erra, em outro passe, na cara do gol e sem goleiro, não é. Complicado.

      Excluir
  2. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 09:26

    E pra ti, Luan, Matias e Ramiro são desfalques? Hoje continuamos com Dudu e Giuliano, e o time continuou a mesma coisa, chegando a levar sufoco do Bahia. E mais, fiquei sabendo depois, que nosso gol foi irregular.

    O time não melhorou pela saída do Ruiz, mas sim pela entrada do Biteco.

    Sobre as laterais, reveja, se puder, os lances de ataque do Bahia, teve mais pela nossa esquerda. E o Zé, no segundo tempo, só apareceu aos 32 minutos, com aquele chute. Pra esse tipo de jogo vai indo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava impedido Glaucio?

      Eu entendo e reconheço que pego no pé do Ramiro, mas no meu caso temos gente melhor pra colocar ali. E tu com o Zé ein?

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 11:37

      Não tava impedido. Na guaíba falaram que o Dudu fez falta no zagueiro.

      Cara, eu falei alguma mentira em relação ao Zé? Ele enquanto tem folego vai muito bem. Mas não podemos jogar sempre com um "meio jogador".

      Já que acabou o ano, esse é o tipo de jogo pra ir testando o Breno (que acho que nem no banco ficou ontem, já que o Pará "joga" nas duas...), e não esperar um lesão ou suspensão do Zé, e de repente o guri cair numa fogueira.

      Excluir
    3. Poh Glaucio, o jogo de ontem não foi uma "fogueira"? Imagina, jogo dentro de casa, aquela depressão fdp, o time com um futebol miúdo, o Zé caiu nas graças da torcida, coloca o Breno ali e ele nem precisava errar pra ser vaiado no primeiro toque na bola né?

      Falta no zagueiro do Dudu? Acho que apelaram né... Nem o zagueiro reclama.

      Excluir
    4. Glaucio!
      Elogiei o Ruiz na partida anterior, mas ontem ele foi sonolento; nem os chutes saíram bons

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 13:42

      É, revi o lance, tem uma mão ali nas costas do cara, ele até reclama algo, mas também achei normal.

      Concordo em relação ao Breno, PJ. Por tudo o que ocorrei quinta, o que importava mesmo, ontem, era o resultado.

      Excluir
    6. Guilherme Cé01/09/2014, 14:03

      Também achei falta no lance. E eles reclama sim, após o gol..

      Sobre a saída do Ruiz, achei precipitada. Mas time melhorou HOJE sem ele, isso é fato. Agora se foi a saída dele ou a entrada do Biteco, só com bola de cristal pra saber, vai me perdoar...

      E outra, Giuliano deu origem a (bela) jogada do gol. O único do jogo... Deveria ter o mesma 'absolvição' que teria o Maxi ou o Ruiz, se estes fizessem o mesmo...

      Excluir
    7. O Giuliano, aos poucos, vai melhorando; o negócio é ter parciência

      Excluir
  3. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 09:29

    E mais, se foi pra ter saudade do Pará, qual foi o lance de perigo do time baiano? Qual a defesa que o Marcelo fez? Quantas finalizações fizeram no gol?

    Che, o Pará, na primeira jogada, perdeu a bola e deu um contra ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o Mathias melhor hoje, na verdade to achando ele melhor a cada jogo, o primeiro dele realmente me deu calafrios, hoje achei que foi bem na marcação.
      Tem que ressaltar ainda a impulsão, não perde uma de cabeça, é uma monstruosidade o que pula.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 11:33

      O que eu notei, dele, é que em jogada dentro da área, prefere não arriscar o desarme, pra não cometer penalty.

      Gol de Corinthians;

      Lance onde o cara passou pelo Biteco e por ele, mas saiu pela linha de fundo, contra o Bahia.

      Excluir
    3. Talvez tenha consciência que as vezes ainda falta segurança no bote. Ontem ele se machucou mesmo ou foi só orientação do Gringo? Não consigo entender como o Grêmio não faz mais gols de cabeça, tu viu esse cara pulando? Dava pra aproveitar isso.

      Excluir
    4. PJ
      O Matías parece interessado no jogo, tem deficiências defensivas, mas já mostrou um pouco de lucidez ofensiva. Talvez precise de sequência.

      Excluir
  4. Fora do tópico:
    É assunto requentado e quem requentou não fui eu, os meninos da geral aprontaram de novo, mas, como parece tenho sido injusto, gostaria, afinal, que me ajudassem a definir o que é a "Geral do Grêmio".

    Aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geral_do_Gr%C3%AAmio
    Diz tratar-se de uma torcida organizada, estilo "barra brava", de livre adesão.
    Aqui: http://www.geraldogremio.com.br/#!about/c240r
    O site da torcida Geral do Grêmio que "não existe".
    Aqui: http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2012/12/briga-na-inauguracao-da-arena-foi-liderada-pelo-numero-2-da-geral-do-gremio-3993067.html
    Entrevista com o líder da torcida Geral, inclusive falando sobre o RECEBIMENTO DE INGRESSOS, INCLUSIVE PASSAGENS AÉREAS E FINANCIAMENTO PELO CLUBE.
    Aqui: http://perspectivabr.wordpress.com/2010/08/13/%E2%80%9Ceu-vejo-a-geral-como-o-grande-maestro-do-olimpico%E2%80%9D/
    Entrevista com um dos FUNDADORES da torcida Geral.

    Vão me desculpas, mas estão querendo me deixar doido mesmo, porque como pode uma torcida não existir e ter fundador, participantes, líderes, site e incentivo?

    Acho que confundir o "setor popular" e "Geral do Grêmio" é forçar a barra. Quando for assistir a um jogo pretendo sim estar no meio da "muvuca", ou seja, no setor popular, torcer de pé. Agora, Geral do Grêmio é coisa bem diferente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      Já ultrapassou a questão de torcer por torcer; pelo que se viu ontem, querem inviabilizar a gestão atual.
      Então, pelo menos pra mim, fica clara a intenção; não torcem para o Grêmio, torcem para alguém.

      Excluir
    2. É, o Koff foi claro quanto a isso.

      Excluir
    3. O ruim é a Imprensa tratar o Odone e Koff de forma igual para parecerem imparciais; aí botam as boas ações do segundo, quase no mesmo patamar de outras menos efetivas, sem brilho e sem ter o Tricolor como fim.

      Excluir
    4. O problema é aquele setor ficar estigmatizado. Seria bom colocar uma nova Coligay ali.

      Excluir
  5. Só outra coisa aqui que cabe destacar, o Marcelo melhorou mesmo, a olhos vistos, a saída na bola aérea, bom para o Grêmio.
    Sei que o Gláucio vai discordar, não se se é orientação, mas aqueles chutões pro ataque ainda me dão nos nervos.
    Sobre o Giuliano, fiquei muito irritado com os erros de passe no primeiro tempo, irritado mesmo....Mas estava matutando, de quantos gols ele participou nos últimos jogos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda muito longe do que se imagina, mas Giuliano vem melhorando a olhos vistos. Vai chegar lá.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro01/09/2014, 13:50

      PJ, em dois lances, no campo de defesa, tentaram sair jogando, nos dois, a bola parou nos pés de jogador do Bahia, antes do meio de campo. Eu prefiro simplificar. Já em tiro de meta, concordo, tem que sair tocando, e passar o meio pelo lado.

      Excluir
    3. Glaucio e PJ!
      Às vezes tem que dar um balão para surpreender, vejam o gol do Coirmão, o Dida meteu na cabeça do Rafael Moura.

      Excluir