Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Opinião



Pelo futebol jogado, deu a lógica

Um empate justo. O Santos veio para não perder, o Tricolor não teve poder de fogo. Só podia acabar 0 a 0.

Quando soube que Barcos, autor de metade dos gols gremistas, estava fora e Pará fora o escolhido para substituir Zé Roberto no lado esquerdo, pensei: "Vai ser uma noite de horrores". Lucas Coelho, o escolhido para o lugar do Pirata, é promissor, se movimenta, tenta o arremate, mas, a exemplo do argentino, não tem companhia na frente. Falta parceria. 

Olhando a performance; a defesa segue firme, Rhodolfo e Geromel, juntos, desconfio que não sofreram gols. Matias melhorou em relação a ele próprio, Pará na esquerda, não existe. Marcelo, um assistente de luxo.

Fellipe Bastos e Matheus Biteco, abaixo das jornadas anteriores, por incrível que pareça, o destaque do meio foi Ramiro. Riveros, retornando, merece paciência.

Luan, mal, Dudu, inconsequente, Lucas Coelho sumiu no segundo tempo.

Luiz Fellipe demorou para colocar Fernandinho, as mexidas nos volantes, nada acrescentaram.

Para o jogo seguinte, o treinador precisa mexer do meio para frente. Assim como está, o fardo de fazer gols recai num único jogador e isso, é arriscado, injusto e principalmente, improdutivo. 

34 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: O jogo era importantíssimo, novamente, para a história do Grêmio. A vitória do Santos hoje iria fazer a gente ficar irritado com a esparrela que a imprensa do Eixo iria criar com a derrota dos "racistas". Essa pressão de ganhar sem dar chance para a derrota, travou taticamente um pouco o Grêmio.

    *************
    Miolo de zaga show-de-bola novamente, jogando simples e eficiente. A dupla Rodholfo e Geromel explica o longo período sem levar gols. Partida ruim, novamente, do Pará que consegue ser uma nulidade, mas é o encarregado da bola parada e de (pasmem!) cobranças de falta! Matias melhorou, mas ainda segue como um jogado meia-boca.

    ******
    Partida muito ruim do Biteco e do Ramiro. Tem que chamar o Renato de volta para salvar o futubol do Riveiros. Não entendi por que o Filipão sacou tão rapidamente o Felippe Bastos (deve ter havido alguma cobrança mais forte no intervalo pois ele estava "rebolando" em campo).

    *****
    O Dudu continua sendo aquele jogador peladeiro que não faz gol e nada de produtivo, mas "caga" os adversários a drible! O desfalque do Barcos deixou a gente longe da chance de vitória. Eu gostaria de ver novamente testado o Barcos e Lucas Coelho juntos, com o Barcos fazendo o trabalho de um camisa 9,5 (mesclar ações de 9 com ações de um 10). No entanto, tem que explicar isso para a imprensa e para torcida, senão continuam as cobranças para deixar o Barcos apenas fincado na área (o que é um disperdicio do talento tecnico dele - para mim disparado o melhor jogador do Grêmio tecnicamente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé19/09/2014, 09:04

      As cobranças de falta e escanteio são um problema crônico. Começo a achar que ninguém no elenco tem capacidade para tanto, mesmo que com muito treino (o que, convenhamos, é de se lamentar num nível profissional). Nos últimos meses tivemos vários batedores "oficiais" (Pará, Luan, Dudu, Zé Roberto, Rodriguinho, Alan Ruiz...) e pouquíssimo aproveitamento. Em um time que faz poucos gols, a bola parada poderia ser o fator diferencial..

      Alguém sabe quando foi nosso último gol de escanteio e de falta (direta)?

      -x-x-x-x

      Sobre o Barcos ser o 9,5, concordo que possa ser testado. Até porque o centroavante isolado, seja ele quem for, acaba rendendo menos do que o necessário (ou do que poderia render). Não podemos viver de 1 ou 2 chances por jogo.

      Excluir
    2. Como teste é válido, mas acho que o Barcos ficaria muito distante da área. Tem mais de 30 anos, porém, toda a tentativa é válida.

      Excluir
    3. Neste momento de escassez, toda a tentativa é válida; Barcos não é o 9 trombador, poderia vir detrás (no bom sentido) e, de quebra, aproveitaríamos o Lucas Coelho, que será em breve, o titular. Quem sabe?

      Excluir
  2. Leonardo!
    A bola parada do Grêmio, não tem explicação. Não acontece nada, especialmente nos escanteios.
    Concordo contigo: O Dudu, apesar de todo o esforço, não dá sentido às suas jogadas. Está na hora de dar chance ao Fernandinho e ao júnior Éverton.
    Uma hora a defesa vai vazar e ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé19/09/2014, 09:07

      Eu vou te dizer que não aguento mais este esquema 4-5-1. Talvez seja hora de rever. Em tese os 2 jogadores abertos pelas pontas deveriam ser um ótimo escape, mas, na prática, pela falta de armação, acabam facilmente marcados porque tem que jogar sozinhos. Acho que é hora de testar um 4-4-2, com um atacante flutuando, encostando no Barcos. Desconfio que o próprio Dudu cresceria de rendimento (não estou dizendo que ele deva ser o segundo atacante, eu iniciaria com Luan e Barcos ou Barcos e Coelho).

      Excluir
    2. Que faltam valências pro Dudu é unanime, agora, isolar ele na esquerda e esperar que vá fazer "milagre" é bobagem. Qualquer jogador do grupo, hoje, neste esquema, está fadado ao insucesso se jogar na posição e com a mesma incumbência.

      Excluir
    3. Concordo!
      São 21 rodadas e 18 gols marcados; é preciso rever nomes e esquema na parte ofensiva, senão, vai ficar no meio da tabela.

      Excluir
  3. Não sei se vocês ouviram a entrevista do LF Scolari após o jogo. Para mim, sintomática. Ele está trabalhando com jogadores que não agradam a ele.

    Quando ele disse que ainda não achou o "armador" da equipe, mandou um recado para o grupo: "Não existe entre vocês aquele que resolverá o meu problema.". E o Ruíz? Parece que não agrada.

    Scolari só improvisa jogador se não houver no elenco alguém natural para a posição. Pará na esquerda é um exemplo. De acordo com o técnico, não há onde buscar um substituto melhor. Improvisa-se Pará.

    Scolari ainda está testando jogadores, aqui e ali. A escolha por Lucas Coelho não foi a surpresa. É bom jogador e foi o protagonista dos principais lances ofensivos do time do Grêmio, ontem. Acho que encontrará seu lugar no time, em breve.

    Dudú é muito dispersivo. Lembra-me Mazinho Loiola. Dribla, dribla, dribla, arrasa com o lateral e na hora de finalizar a jogada, putz...

    Luan, grande promessa, parece que perdeu-se em algum jogo do 1º semestre. Está com a cabeça em outro lugar, não no Grêmio.

    Enfim, as coisas devem se encaixar no próximo final de semana. É impensável o Grêmio não vencer a Chapecoense dentro da Arena. Se outra vez deixar a vitória em casa, a cobrança da torcida aumentará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o ponto que mais me chamou atenção Alvirubro. Eu realmente acreditava que a ida do Zé para a lateral era providencial visando, com isso, dar estabilidade para o Breno entrar aos poucos no time. Quando num jogo em casa, com o titular suspenso, o reserva imediato não jogo e é preterido por um jogador reserva de outra função, já passo a me preocupar.
      Ruiz é carta fora do baralho, ponto.
      No meio disso tudo uma coisa me preocupa, a "sanguinidade" do Gringo. No Palmeiras teve hora que chutou o balde, desancou uma série de jogadores, o resultado, vocês lembram né...

      Excluir
    2. Acho que o Luiz Felipe erra ao improvisar o Pará; não é possível que o Breno não esteja preparado para jogar uma única partida na emergência; admito o despreparo para uma temporada, mas para uma partida apenas ...

      Excluir
    3. Meu medo é justamente este, que seja possível bruxo.

      Excluir
    4. PJ!
      Mudando de assunto; e o Saimon? Brincadeira, só no DM.

      Excluir
    5. Vou dizer o que Bruxo, zica danada até em treino se machuca e a depender do histórico do DM gremista...

      Excluir
  4. Guilherme Cé19/09/2014, 09:10

    Como eu disse dias atrás, não tem jogo jogado. É "obrigação" ganhar em casa, mas, ao longo do campeonato, é normal perder pontos, como também aconteceu com o Corinthians ontem. Em um campeonato nivelado como o nosso, tropeços são normais e inevitáveis...

    De qualquer forma acho que chegamos no nosso limite (aliás, não muito distante do que já tivemos meses atrás ou estou enganado?), Felipão precisa encontrar alternativas para mudar isto e dar um 'up'... Capacidade para isto tem, portanto é hora de usar seu poder para inovar, buscar soluções na base e dar "a cara a tapa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, primeiro quero destacar que longe de mim fazer qualquer comparação entre o incomparável ou mesmo iniciar uma "cobrança" ao Felipão, não sou adepto dos 06 jogos...
      Mas, enfim, o Gringo tem o mesmo grupo que tinha o seu antecessor, então essa não pode ser a desculpa, talvez a mudança de esquema fosse a saída mas sem o "armador do Felipão" adiantaria?

      Excluir
    2. Guilherme Cé19/09/2014, 10:09

      PJ,
      Também acho que não há comparação da qualidade e capacidade do Felipão com relação ao Énderson ou qualquer outro treinador brasileiro (exceção ao Tite e Muricy). Mas é preciso ser justo também.

      Em um jogo como o de ontem, se fosse a situação oposta, muitos diriam que o Énderson tomou um "nó tático"... Ou estou enganado?

      O que quero dizer é que o campeonato é isso aí, não é o fim do mundo perder pontos em casa, porque isto acontece com TODOS. Só que é preciso ser coerente, quem via o "fim do mundo" antes, tem que bater forte agora também.

      Eu sigo achando que dá pra brigar pelo G4, basta melhorar um pouco. O grupo do Grêmio é bom (em comparação a média nacional), faltam ajustes.

      Excluir
    3. É, não vai ser fácil manter a coerência agora.

      Excluir
    4. O G-4 é uma realidade, mas será necessário ajustar o meio e o ataque, "baita obviedade!!!"; essa minha, mas, a verdade é que são muitos os contratados, isso nos últimos anos e ninguém soluciona o problema da armação; houve um lapso positivo em 2012 com o Zé e o Elano (vi pelos números que o Alvirubro me enviou); de resto, só esperança. Douglas + Jonas de 2010 e estaríamos brigando pelo título.

      Excluir
    5. Guilherme Cé19/09/2014, 13:53

      Pois é, o Zé e o Elano, apesar de não serem o 10 clássico, conseguiram resolver parcialmente, na base da "parceria". Mas naquele time, por exemplo, faltou um jogador de velocidade e agudo para abrir defesas, tanto que, pra mim, perdemos o campeonato na dificuldade de furar retrancas em casa.

      E por falar em Elano, vão me chamar de louco, mas dado a dificuldade do time nas bolas paradas, somado ao fato de estarmos pagando o salário dele, será que seria loucura reeitegrar ele pra ter como opção de mexida, eventualmente? É claro que precisaria avaliar motivação, tempo pra entrar em forma, mas em um jogo como ontem, poderia muito bem entrar pra bola parada.

      Pode parecer uma "solução mágica", se apegar ao passado e etc., mas na falta de opções pode ser algo a ser pensado. E outra coisa, vamos imaginar que não se cogite isto, por 'n' motivos (não tem mais motivação, capacidade, é ruim de grupo e etc.). porque não aproveitar que é um funcionário do clube e tentar usar ele como "professor" de bolas paradas para alguns guris do time?

      Excluir
    6. Guilherme!
      Li que ele está se acertando com o futebol da Índia.

      Excluir
    7. Guilherme Cé19/09/2014, 14:39

      Então melhor liberá-lo, se economizará uma boa grana em salários.

      Excluir
  5. Guilherme Cé19/09/2014, 10:58

    Off topic:

    Bela iniciativa

    https://www.youtube.com/watch?v=JFQiBFXUIw0

    http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=17746&language=0&news_type_id=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande sacada!
      Quem não tem uma loucura nesse estádio?

      Excluir
  6. Guilherme!
    Seria a hora de experimentar o Éverton + Fernandinho com o Barcos (se estiver inteiro), já contra a Chapecoense.

    ResponderExcluir
  7. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/09/olimpico-resiste-60-aniversario-se-esvazia-mas-ainda-espera-implosao.html

    Pessoal, vale à pena ler a notícia do atalho.

    Há 60 anos, num dia 19 de setembro, surgia o símbolo de uma imortalidade que ainda não tem substituto.
    Fará falta a todos nós, gremistas ou colorados.
    O "Velho Olímpico" foi casa gremista, mas também foi casa colorada, nos antigos "Robertões".
    Ali, Rio e São Paulo aprenderam a respeitar os times gaúchos.
    Restará apenas a memória de um estádio com alma.
    Uma pena que ele tenha que sumir!
    Sentiremos falta do "Velho Olímpico".

    O GRÊMIO NO OLÍMPICO
    1.768 - JOGOS
    1.159 - VITÓRIAS
    382 - EMPATES
    227 - DERROTAS
    3.510 - GOLS MARCADOS
    1.306 - GOLS SOFRIDOS

    Os maiores goleadores do Olímpico:

    1º Alcindo - 186 jogos e 129 gols;
    2º Tarciso - 341 jogos e 127 gols;
    3º Gessy - 124 jogos e 84 gols;
    4º Juarez - 118 jogos e 74 gols;
    5º Baltazar - 100 jogos e 64 gols.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro!
      Confirma os gols do Jardel e partidas no Olímpico; acho que tem a melhor média de todos os tempos.

      Excluir
  8. Legal, Alvirubro!
    O Olímpico vai ficar na memória, assim como ocorreu com a Baixada e mais, principalmente, com os Eucaliptos que viu os dois "Rolos" do Inter. Paciência, o negócio é tornar a Arena mais parecida com o Grêmio. O tempo vai ajudar.

    ResponderExcluir
  9. JARDEL JOGOU 41 VEZES NO OLÍMPICO E MARCOU 40 GOLS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro!
      Sem dúvida, o mais efetivo centro-avante que o Grêmio teve.

      Excluir
    2. Caramba esse número é impressionante! O Grêmio, no Olímpico com Jardeu já saía ganhando.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro20/09/2014, 18:55

      Não era o Jardel, era o Felipão....96 foi a mesma coisa.

      Excluir
  10. Verdade, PJ!
    Não sei a tua idade, mas em 95 era assim; já saía 1 a 0 para nós.

    ResponderExcluir