Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Opinião



Fadado ao Enfado

O título da postagem é uma forçação de barra, um exagero, no entanto, não chega a ser um absurdo, algo descabido. Nas próximas linhas, explico.

O campeonato brasileiro está na quarta rodada do returno, 23, juntando com as 19 da primeira etapa; nisso tudo, temos um clube sobrando, 71% de aproveitamento, 49 pontos, 7 a mais que o segundo colocado, tendo a seu favor o fato de ser o atual campeão e possuir um elenco muito superior a qualquer outro concorrente.

Uma das possibilidades, diria, a mais provável é que, passadas mais seis rodadas, lá pelo meio de Outubro o Cruzeiro virtualmente será o flamante campeão desta edição. 

Existe outra quase certeza, isto é, a de Corinthians, Cruzeiro, um deles abocanhar também a Copa do Brasil, mais o São Paulo levar a Sulamericana; a briga pelas vagas destinadas para a LA através do Brasileiro, ficará nas mãos de Inter, Grêmio, Fluminense, talvez Atlético Mineiro, mesmo não ocupando os três primeiros lugares; desta forma, só sobrará a curiosidade de quem ficará na frente de quem, dentro dos assegurados para a competição continental.

O que restará? Saber que irá cair para a segunda divisão de 2015. Pouco, muito pouco.

Pode acontecer tudo de forma diferente, mas eu acredito que a hipótese mais forte seja a descrita acima. 

20 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: Não sei não. Eu sou sempre um sonhador otimista. Acho que Cruzeiro vai se atrapalhar hoje contra o Coritiba e no fim-de-semana contra o Sport em Recife. Se o Grêmio conquistar as duas vitórias no Rio, parte para a disputa do título e atropela o São Paulo na Arena lotada.

    ResponderExcluir
  2. Más, bah, tchê!
    Tomara que esse otimismo se materialize; quem sabe?
    Eu acho difícil, mas se isso ocorrer, embala de vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo

      Bruxo: O gremista vive sempre em um universo "parelelo". Mas essa é, sem dúvida, uma semana decisiva. Se o Grêmio, por exemplo, voltar com, no máximo, dois empates do Rio aí sim adeus ao título. Por enquanto ainda vejo chances, especialmente pelo fato do Cruzeiro pegar uma sequencia mais complicada, pois pega times rivais do G-4 em casa e os deseseperados ou "chatos" jogando fora: Coritiba (Fora), Sport (F), Inter (C), Corinthians (C), Flamengo (F), Vitoria (F), Palmeiras (C) e Figueirense (F). Se o Grêmio passar pelo Rio com vitórias segue com São Paulo (C), Sport (C), Palmeiras (F), Goiás (F), Figueirense (C), Coritiba (F) e Vitória (C). Acho a sequencia do Cruzeiro mais complicada. Mas, de novo, o desafio é voltar vivo do Rio.

      Excluir
    2. Sequência difícil, justamente por ser de adversários "chatos", pode ser, mas vai depender do que o Tricolor fizer no Rio esta semana.

      Excluir
  3. Glaucio Missioneiro24/09/2014, 08:07

    Eu só paro de sonhar com título quando a matemática confirma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio!
      Como eu escrevi, estas 6 próximas rodadas podem mostrar melhor a "fotografia" do campeonato. Não tenho o otimismo teu e do Leonardo.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro24/09/2014, 14:05

      Mas nem é otimismo, é aquele negócio inconsciente de torcer, fazer contas, projetar etc...mesmo sem convicção.

      Excluir
  4. Acho que o Grêmio deveria se preocupar mais com o ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que dá pra se preocupar com o ano que vem sem jogar a toalha este ano... Pelo contrário, focar ao máximo este ano irá dar bons indícios do que há que se fazer em 2015.

      Excluir
    2. Mesmo sem títulos, é inegável que o Tricolor vem se arrumando, está na LA com frequência, isso só acontece com que está no topo da tabela. Um olho em 14, outro no ano que vem.

      Excluir
  5. Caiu a casa do Alemão da Geral, estão fechando o cerco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outro lado, neste caso, está longe de ser santo também... Segundo informaram, em agosto, partiu para a agressão, com apoio de seguranças, em reunião do Conselho.

      Neste episódio o Alemão não reagiu e se retirou da reunião.

      Repito, não há santo aí, é preciso sempre olhar com um "porém" tudo...

      PS> Essa informação do Conselho, após ler na imprensa, confirmei com um conselheiro amigo meu (que é, aliás, em tese, da situação - ou seja, não é do "grupo da geral). E segundo o mesmo conselheiro, que foi no Grenal, houve erro por parte da direção na parte da definição do local de encontro e deslocamento...

      Excluir
  6. Off topic

    Informação que está circulando: para assumir gestão integral da Arena custo seria de 8 vezes (vencimento a cada ano) de R$ 24 mi de reais. Se for de fato isto, acredito que negócio seja viável e mais do que isto, é um ótimo negócio, visto que "custo" atual é R$ 15/ano (sócios) e não tem receitas integrais.

    A se confirmar isto, nestes termos ou próximo a isto, será o segundo "título mundial" de Koff na frente do clube. E há quem o chame de senil, desonesto e que teria voltado ao clube por "interesses pessoais"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Guilherme!
      Um novo título mundial para o Koff; achei que o Véio não ia aguentar o tranco.

      Excluir
    2. Imagino se resolve isso e pode passar a se dedicar só ao futebol, bhá...
      Quanto aos "seres do planeta", não respondem pelo que falam, se juntar TUDO e bater no liquidificador não dá um copo de suco de merda.

      Excluir
    3. E outra coisinha, um cara que acha que o "desonesto" Koff voltaria para mamar nas tetas do clube não tem a mínima noção do quanto o velho poderia estar faturando só com o prestígio do cargo caso se dedicasse à advocacia (leia-se lobby no TJRGS). Mas insisto, não é só burrice, tem muita desonestidade e falta de caráter no meio também.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro24/09/2014, 14:09

      Pera aí que o negócio não é tão simples assim. Se o clube pena pra pagar os 15mi, como, de uma hora pra outra teria pra pagar os 24mi? Creio eu, só com empréstimo ou investidores.

      E o financiamento do BNDES ? Quem paga?

      E como ficaria a gestão do estádio até a quitação dessas 8 parcelas?

      Excluir
    5. Em tese o clube teria outras receitas, que atualmente vão pro caixa da Arena POA, pra depois, em caso de lucro, serem divididas (70/30%).

      Como eu disse, apenas reproduzi o que li, há que se esperar.

      O financiamento creio que ficará a cargo do Grêmio, mas isto também não está claro.

      Excluir
  7. Que é um negócio complicado, ninguém dúvidas.
    Fico pensando:
    Se é azar do Grêmio ter feito um rolo tão grosso como este ou se é sorte, porque o Koff ganhou a eleição e abortou a maracutaia.

    ResponderExcluir
  8. PJ!
    O Koff só se preocupando com o futebol e o Kroeff fazendo o trabalho mais cansativo, pode dar samba em 2015.

    ResponderExcluir