Páginas

domingo, 14 de setembro de 2014

Opinião



Empate importante

A bola começou a rolar e eu senti que o Tricolor estava pronto para repetir as suas últimas atuações como visitante, isto é, não abria mão de arriscar vencer.

A primeira e melhor chance do primeiro tempo foi com um passe sob medida de Barcos para Giuliano. Infelizmente, ele não conseguiu superar Victor, que salvou o time mineiro. Ali, tive a certeza que poderíamos ganhar a partida no Independência, algo que vira verdadeira façanha, diante do Galo.

Tivemos a mesma postura, que deu certo no Rio diante do Flamengo; isso, contra um adversário afirmado e confiante, apesar dos desfalques. Faltou o gol.

Houve chances para o Galo, algo absolutamente normal, no entanto, salvo alguns raros vacilos  na bola aérea ( o forte do Atlético), Grohe e a zaga tiveram um comportamento próximo da perfeição; desta vez, não há reparos nas laterais, tanto Pará, quanto Zé Roberto, controlaram bem a bola de linha de fundo e a dupla Pedro Geromel e Rhodolfo foi o ponto alto do Grêmio. Geromel fez a sua melhor apresentação desde que chegou da Europa. Eles, Rhodolfo e Geromel, os meus destaques deste 0 a 0.

Fellipe Bastos, mais uma vez, exerceu liderança técnica e comportamental no meio de campo, bem assessorado por Matheus Biteco, Ramiro, mesmo esforçado, é candidato a perder a vaga, assim como, Giuliano, que não acertou ainda. É uma grande contratação, cujo tratamento exige cuidados para não queimá-la. Há problemas de readaptação + o púbis. Melhor será, se entrar aos poucos nas etapas finais das partidas.

Barcos e Dudu lutaram muito, conseguindo dar trabalho à saída de jogo do Galo Carijó. Acho que Luiz Felipe demorou para mexer, mesmo assim, Luan e Fernandinho, acabaram dando razão ao técnico, porque não fizeram nenhuma ação consequente.

Esse resultado poderá aumentar de importância, se nos confrontos seguintes, Santos e Chapecoense, o Imortal conseguir faturar 6 pontos. Sendo assim, seriam 19 pontos em 21. Um desempenho de campeão.


23 comentários:

  1. Guilherme Cé14/09/2014, 21:44

    Alguns comentários:

    - também achei que o Felipão demorou pra mexer, era pra ter sacado o Giuliano no início da segunda etapa
    - achei o time burocrático na primeira etapa, melhorando no segundo tempo, quando conseguiu criar alguma coisa (tudo pelo lado esquerdo, com Dudu, que muitos querem longe do time....). É óbvio que falta mais, mas sem armador será complicado (ah, mas o Grêmio precisa de zagueiro...).
    - Geromel muito bem, o melhor em campo pra mim. Não gostei do Rodolpho hoje, cometeu alguns erros.
    - faltou tranquilidade pro Giuliano no gol perdido... É um gol que não dá pra perder, ao menos não daquele jeito. Uma pena. Fizesse, seria outro jogo.
    - Pará bem hoje, mas queria uma sequência pro Matias (até pra, talvez, mostrar que o Pará não é o problema)
    - Giuliano merece ir pro banco. Se o Ruiz está, de fato, escanteado, temos que ver se o Luan pode agregar ao time. Se não temos que buscar outra opção. Podem me chamar de louco, mas entre o que vem jogando o Giuliano, acho que o Rodriguinho até poderia ter mais 1 chance.

    Enfim, o 1 ponto é bom resultado, tanto pelo adversário, como pela nossa sequência. Se fizermos os 6 pontos em casa, devemos ingressar no G4. Mas que não achem que será fácil, o campeonato está provando que não tem jogo jogado...

    ResponderExcluir
  2. Guilherme!
    Não; não será fácil, especialmente porque o jogo contra o Santos será precedido de toda uma discussão e expectativa diante do goleiro do Santos, um gol no início e aí sim, pode virar até goleada.
    Mas isto pode virar uma armadilha, isto é, vitória em cima do Peixe e relaxar, achando que é páreo corrido contra os catarinenses do oeste.
    Todo o cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  3. Prosseguindo; o Tricolor tem que definir seu o problema do Ruiz tem solução; não acredito que seja apenas lentidão em campo, tem mais coisa. Aí entra a Direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Algoz, do blog imortaltricolor, comenta que o alan ruiz,vive dizendo que não ve a hora de voltar para casa.

      Excluir
  4. Heraldo!
    Eu estava pensando nisso; o Ruiz perdeu a grande conquista do seu time, a inédita LA pelo San Lorenzo; isso deve ter mexido com a cabeça dele. Baita azarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé15/09/2014, 08:56

      Aliás, esta é uma hipótese que me passou pela cabeça agora (e só pra deixar claro, não tenho informação nenhuma, é apenas, como eu disse, uma coisa possível), será que ele não pretende "forçar" uma volta antes do fim do empréstimo, para jogar o Mundial de Clubes?

      Excluir
    2. Guilherme!
      Hoje, o horizonte do San Lorenzo é mais animador, até porque o Romagnolli deve se despedir no final do ano.

      Excluir
  5. Bom dia povo.
    Comentando sobre o jogo pra mim o Grêmio foi, acima de tudo, coerente. Jogou como jogou todos os outros jogos, jogou da forma que lhe garantiu sucessivos sucessos, então, qualquer análise que se proponha séria, tem de ir além do resultado.
    O time do Grêmio é pesado, a primeira linha defensiva, somada a Giuliano e Bastos na segunda linha e a falta de técnica do Ramiro entre as das torna o Grêmio um time que tem imposição física, mas por vezes lento e disso advém a história dificuldade de jogar contra times da estirpe do Galo, leves e velozes.
    Felipão agiu certo, manteve as duas linhas próximas, impedindo uma troca de passes eficientes do Galo. Aliado a isso Ramiro se movimentava entre as duas linhas e vigiava qualquer atleta do Galo que ali se postasse, donde adveio o combate mais direto a Dátolo.
    Se apercebendo disso, Levir insistiu com jogadas em velocidade, buscando aproveitar a juventude do seu Centro avante e o bom posicionamento entre os Zagueiro.
    O Grêmio continuou apostando no combate da primeira linha que até deu resultado, sendo que após roubadas de bola surgiram chances para Giuliano, Barcos e Luan.
    Dudu continuou sacrificado, como "aposta" de contra-ataque a bola o procurava e sem aproximação ele tinha de buscar a jogada individual e cavar uma falta, já que por vezes ainda falta presença de área pro Barcos.
    É erro analisar os jogadores de forma individual desconsiderando a mecânica do time e dentro deste contexto entendo as mexidas tardias do Felipão - ENTENDO, não quer dizer que concorde.
    Desconfio que se Levir não alterasse igualmente Felipão não o faria. A obrigação da vitória era do Galo e, sabendo disso, o Gringo esperou as alterações promovidas no clube mineiro para só então arriscar abrir o meio campo tricolor. Com Luan no lugar de Giuliano o Grêmio agrega em qualidade ofensiva, mas abre mão de uma primeira linha forte de marcação, some-se a isso a entrada do Fernandinho e o tricolor abre o meio campo. Por prudencia Felipão esperou as alterações do Galo e com isso evitou perder o setor onde já ficou provado que se ganha o jogo.
    Achei uma boa partida, bem estudada por ambos os técnicos, o Grêmio poderia ser mais ousado? Poderia, mas a última vez que foi perdeu um Grenal. Não dá pra descolar a partida da realidade, Horto, Atlético, enfim, ganhar dentro e empatar fora...
    No mais, não vejo muitas saídas, em termos de jogadores, para este esquema, caso se mantenha o máximo que poderia acontecer é Riveros no lugar do Ramiro, ou mesmo tentar o Walasse que ainda se recente de maior velocidade.
    No meio, me resta concordar com o Guilherme, talvez Rodriguinho acrescesse mais sem alterar a característica.
    Ruiz parece que conta as horas para voltar para a Argentina, se assim for que se vá, temos o exemplo de Scoco à vista, não repitamos as mesmas bobagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé15/09/2014, 10:44

      Acho que ele poderia ter mexido sem ter comprometido o setor defensivo. Pra mim errou ontem. Voltamos com 1 ponto, bom resultado, mas poderíamos ter criado ainda mais chances, aumentado probabilidade de voltar com os 3 pontos...

      Excluir
    2. Ou voltar com uma derrota que, por ser jogo fora, era o mais provável. Enfim, hoje a discussão já é outra de algum tempo atrás, estamos bem.

      Excluir
    3. Guilherme Cé15/09/2014, 11:36

      Não vejo que uma saída do Giuliano, pra entrar outro jogador, teria comprometido o time defensivamente.

      Como eu disse, acho que dava pra ter mudado sem comprometer defensivamente o time. Não são coisas excludentes, ainda mais ontem quando o Giuliano estava muito mal.

      Excluir
    4. Tu fala de colocar o Luan ali? Será que ele aguentar compor defensivamente? Acho que pra função é meio franzino.

      Excluir
    5. PJ!
      Também penso assim, as linhas defensivas do Imortal funcionaram bem, reduzindo os espaços para o jogo acelerado do Tardelli e especialmente do Luan.
      Sobre as trocas, realmente, Riveros por Ramiro!!! só se for aquele "primeiro Riveros", que chegou bem, atualmente, não faz muita diferença.

      Excluir
    6. Não coloquei no texto, mas faço agora; achei o juiz muito locatário, mesmo assim, no lance capital, o gol do Luan, ele, se quisesse poderia validar. Jogada complicado, porque era muio agarra-agarra.

      Excluir
    7. Pois olha Bruxo, acho que só não validou porque havia apitado, por isso não foi gol anulado. Mas até o cara do ESPN desancou o juiz, falou que utilizava - critério absurdos, se referindo ao cartão ao Ramiro e não ter dado nem falta na tesoura em cima do Bastos.

      Excluir
    8. PJ!
      Achei muito caseiro e o pessoal do Sportv disse que ele está em final de carreira; tem mais um ano apenas.

      Excluir
    9. Fiquei com essa impressão; o Felipão só foi na base do antídoto nas substituições.

      Excluir
    10. Guilherme Cé15/09/2014, 14:06

      PJ,
      Acho que por 30 minutos o Luan teria sim capacidade de cumprir função tática, também.

      Mas havia outras opções, talvez até o Wallace ali ou o Fernandinho... Ou até uma saída do Barcos para dar mais uns minutos pro Coelho.

      Excluir
    11. Quem sabe, um pouco mais de ousadia né. De qualquer forma acho que o Felipão está nos deixando muito exigentes, esse negócio de ter chance de ganhar todo jogo é meio novo pra mim kkkk

      Excluir
    12. Realmente, o Luiz Felipe começa a acertar o time, falta o tão falado "equilíbrio" da equipe; ele chegará lá.

      Excluir
  6. Tem outra coisa, não sou um cara muito ligado a misticismo, mas tem a máxima do tudo que dá errado e do tudo que dá certo. Há algum tempo eu tenho visto o Grêmio sair da fase do tudo que dá errado, depois da cabeça do Rodholfo ontem e da falta antes do gol do CAM quem sabe não é a fase do tudo que dá certo? Pra acontecer só precisa uma forcinha do time...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Examente, pJ!
      Basta ver os gols nos acréscimos, a bola na trave do Rhodolfo e o lance invalidado do Luan,
      Essas coisas, antes não aconteciam tão próximas umas das outras.

      Excluir
    2. Parece que antes aconteciam contra nós, lembro de uma época que até chute pro alto do Jonas virava perigo de gol...

      Excluir