Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Opinião



Émerson Sheik tem razão

Êta assunto chato esse, mas não dá para ignorar. A arbitragem no Brasil cresce como rabo de equino; para baixo. Um horror.

Dias destes, o Émerson do Botafogo, mostrando personalidade, criticou abertamente a CBF pelos erros crassos, sejam técnicos, sejam disciplinares. A cada rodada é um "assalto" praticado indistintamente. Os erros (preciso acreditar nisso) são democráticos. Ontem, meteram a mão no "mais querido", o Flamengo e num médio, o Coritiba.

Esse do Coritiba, merece um parágrafo à parte, porque foram lances absolutamente iguais, inclusive no local do gramado, zona do pênalti na goleira à esquerda das televisões. Para o Cruzeiro, o sujeito do apito, não titubeou, para o Coxa, a olímpica ignorada.

O Héber, nós, gremistas conhecemos desde os tempos em que o Baloy fazia falta fora da área no Maraca e ele corria para a marca "penal". Ontem, dois pênaltis de concurso, pior que ele, só o tal de Paulo Henrique de Godoy Bezerra, que estava tão próximo do lance da falta capital no Barcos, primeiro tempo, que o Pirata nem precisou elevar a voz para reclamar. 

E assim la nave va; vão dar um gancho no Sheik, vão punir um bandeirinha, de preferência, o segundo assistente e "bola para frente".

E não dá para dizer que é choro de perdedor, primeiro, porque empatamos fora de casa, segundo, fomos derrotados no Grenal e nem lembramos do nome do juiz.

6 comentários:

  1. Leonardo

    Culpa dos clubes que não exigem qualidade. Vetar juízes fracos (ou mal-intencionados) deveria ser uma prerrogativa dos clubes para demandar qualidade permanente da arbitragem. Ontem, no Maracanã, novamente, dois penaltis sonegados pelo Heber. O segundo com o direito a expulsão uma vez que o Dudu ia em direção ao gol. Resultado: adeus qualquer chance de título (especialmente com a sonegação de penalti para o Coritiba).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo!
      E a realidade é que acham normais os erros, isso é muito relativo, um juiz falhar é normal, mas a quantidade, a frequência com que um mesmo árbitro erra e fica impune é que é lamentável.

      Excluir
  2. Outra coisa irritante foi ver hoje no Jornal do Almoço (RBS para os leitores de outros estados), mostrar que o Barcos "tropeçou" e perdeu a chance de gol.
    De duas, uma; ou é mal-intencionado, também ou é medíocre mesmo em não ver falta tão clara; e em ambos os casos, tem mais é que largar os comentários.

    ResponderExcluir
  3. A FIFA também deixou bem claro o que pensa da arbitragem brasileira, o duro foi ver que a Copa não nos presenteou, neste quesito, com algo muito melhor.
    De mais a mais o Leo deu a deixa ...do tempo que clube grande vetava árbitro...

    ResponderExcluir
  4. PJ!
    O único consolo é que parece ser só incompetência; o Coirmão, especialmente, na década de 70 cansou de ser "operado" nos enfrentamentos contra o Palmeiras. São históricos os erros do Arnaldo Cezar Coelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro pensar assim, esse negócio de ser "o clube marcado pelos árbitros" às vezes me parece um pouco de lamúria pra justificar a incompetência do clube que não tem tido êxitos a tempos por fatores que passam bem longe da arbitragem.

      Excluir