Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Opinião



Uma noite (quase) perfeita

Que partida o Grêmio fez hoje; pecou apenas em não traduzir em gols, a sua hegemonia no campo nos 90 minutos. Falta sempre um detalhe; bolas na trave, grandes defesas dos arqueiro adversário, uma passada errada na hora da conclusão, pênaltis não marcados e lá se vai a vitória.

Foi uma noite quase perfeita, porque pude reviver a minha adolescência, quando baixava o volume da tevê e ouvia a Rádio Guaíba. Antes, Pedro Carneiro Pereira, Ruy Ostermann, Lauro Quadros, repórteres Lupi e Lasier Martins mais o Belmonte; hoje Marcelo Cardoso numa narração de luxo e especialmente, o comentarista Carlos Guimarães, show de bola. Consegui concordar com tudo que o cara falou. É o melhor que anda por aí.

Marcelo Grohe foi espetacular, pouco exigido, mas quando isso ocorreu, fez defesas corretas e confirmou o que se esperava: A invencibilidade mantida e o recorde em Brasileiros alcançado. O grande destaque.

Pará fez sua melhor partida pelo Grêmio, nivelando-se com Rhodolfo, Bressan e Zé Roberto, aliás, este deu uma aula de como se marca e se sai jogando.

Ramiro em noite inspirada, Wallace, crescendo, uma fortaleza, Fellipe Bastos bem, mas abaixo de outras jornadas. Na frente, gostei do segundo tempo do Luan, Barcos, numa escala de 0 a 10; às vezes 9, às vezes, 6, na média 7,5. Dudu, muita movimentação, no entanto, fiquei com a impressão de que poderia render mais.

Luiz Felipe montou o time com muita felicidade, pois travou o forte do Flu, os avanços dos laterais,  além disso, matou Sobis na frente, desta forma, Fred também morreu, só que de inanição. Poucas vezes, este ano, vi a mão de um técnico de forma tão clara numa partida.

Mesmo assim, teço um reparo ao nosso comandante da casamata; demorou para mexer nos onze. As duas últimas mexidas, apenas para ganhar tempo. Fernandinho poderia entrar na metade do segundo tempo, por exemplo. Riveros e Lucas Coelho, nem sei se tocaram na bola, também entraram muito tarde.

O ingresso no G-4 é um avanço, embora possa ser efêmero, pois o Galo vencendo, ultrapassa o Tricolor.

Enfim, uma noite que passa para o torcedor a certeza que o time está se ajeitando. 

16 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro25/09/2014, 07:43

    Melhor partida do Zé na lateral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu vir falar isso hoje e achei que tu ia ser o primeiro a me cornetar kkkk
      É o óbvio ululante que não dá pra comparar a vitalidade, a juventude e o ímpeto de Wendel até do Alex com o do Zé, mas não dá pra negar a qualidade do cara e isso fica claro quando ele vai à linha de fundo e - antes de cruzar - olha pra área, não vê ninguém em condições, segura a bola e passa para um companheiro.
      Que isto é o básico do mister do lateral? Não tenho dúvidas, mas quantos tem tido sucesso em fazer o básico?
      Tem o lado negativo neste ponto também, presença de área, reclamamos muito da falta de apoio dos laterais, mas pra cruzar é necessário alguém lá dentro pra cabecear.

      Excluir
    2. Guilherme Cé25/09/2014, 09:41

      Esse problema do posicionamento dos atacantes dentro da área é um problema que precisa ser revisto.

      É verdade que erramos muitos cruzamentos, mas há outros tantos em que ou não há ninguém do time lá dentro, ou se posicionam mal, se amontoando. Cansei de ver bola no primeiro pau sem ninguém ali, com 2 ou 3 na segunda trave.

      Excluir
  2. Guilherme Cé25/09/2014, 08:58

    Também gostei do time, principalmente no primeiro tempo, onde além de dominar, não correu riscos atrás.

    Vale ressaltar que o Bressan entrou bem. Também gostei do Ramiro ontem, acho que fez uma bela jornada, bem como o Pará. No geral todo o time foi acima da média, o que se refletiu em uma boa atuação coletiva.

    O único que em alguns momentos destoa, mais pela (falta de) aplicação que pela técnica, que tem!, foi o Luan. No segundo tempo parou, o que também aconteceu com o Dudu um pouco depois.

    Pois é, o Felipão (de novo!) demorou a mexer. Jogos atrás fez o mesmo e muitos haviam justificado porque era pra não correr riscos... Como disse lá, repito agora, dá pra mexer no time, sem abrir mão da solidez defensiva.

    -x-x-x-x

    Sobre o Carlos Guimarães, tem tudo pra ser um baita comentarista. Tem conhecimento, uma base boa, e parece ser um cara correto. Espero que não se "perca" nas companhias..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To vendo que muitos não sentiram falta do Geromel, eu senti, principalmente quando o Bressan "toca" o Zé da bola, levanta a cabeça procurando pra onde vai chutar e, soberano, de dedo em riste, parte pra redonda... só esqueceu de combinar com o atacante do Flu que lhe bateu a carteira.
      Enfim, mas corneta a parte foi uma boa jornada do alemão.

      Parece que Ramiro estava num dia inspirado, só assisti o segundo tempo, mas fez bom jogo.

      Walasse é ótimo, ainda que sua condição física atrapalhe a recuperação e lhe tire em velocidade, o que acaba compensado pelos demais do meio campo. Com Felipão vai aprender a andar "pelo atalho".

      Acho que o Dudu e Luan, no segundo tempo, sentiram o cansaço. Mesmo assim reforça a impressão para o que o Glaucio já alertava, pela direita Dudu rende muito mais.

      Com o tempo o Grêmio encontra o meio termo, posso até reclamar da "demora" nas substituições, mas tivesse feito antes e levasse um gol diriam que havia perdido o meio campo. Paciência. Há jogos e jogos.

      Excluir
    2. Guilherme Cé25/09/2014, 09:45

      Eu acho que é preciso rever Luan e Dudu juntos. Entra quem? Não sei, eu testaria o tal do Canhoto em um jogo em casa. E, me apedrejem, até o Rodriguinho em algum jogo fora.

      Ah, sobre o Ruiz, ontem vazou informação que foi preterido pois reclamou duramente com o Felipão por ter entrado nos últimos minutos do Grenal. Felipão não gostou. Eu concordo que o Felipão, naquela ocasião, colocou o guri com o jogo perdido, pra jogar 2 ou 3 minutos. Mas NADA justifica o profissional deixar de ser profissional e ter alguma reação indevida. Se não gostou, ok, tem o seu direito, mas aprenda a expor isto. E outra, poderia ter relevado, era o primeiro jogo do Felipão. É por estas e outras que futebol não é só parte técnica/tática. Quem já geriu uma empresa ou um grupo de pessoas sabe disto.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro25/09/2014, 10:44

      Meu sentimento também foi esse, PJ. Mesmo cansando, o time estava indo bem, ele quis correr risco de entrar um jogador meio "desligado".

      Mas o empate frustra, foram duas bolas na trave, e as chances deles, só cruzamento e chute de longe.

      Excluir
    4. Todos sabem que gosto muito do Ruiz, mas cantar de galo pra cima do Gringo, bhá, daí não dá mesmo.

      Pois é, acho que todos estamos frustrados, o que, por um lado, é bom sinal. Mas quando os ventos mudarem aquela bola do Bastos vai entrar, a cabeçada do Barcos, bate nas costas do goleiro, e entra também.
      Olha o Cruzeiro, até pênalti mal batido tem o rumo do gol, tenha dó também.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro25/09/2014, 11:43

      "...não quis correr risco..."*

      Excluir
    6. São duas peças que podem render mais; Luan e Dudu. Isso está refletindo lá na frente, essa escassez de gols. O Vargas com todo "a cabeça na Europa ou Chile", tinha mais faro de gol do que esses dois. É algo que o Éverton tem, que o Lucas Coelho, também, a fome de gol.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro26/09/2014, 07:56

      O Luan tenho certeza que pode render mais, pois já vi render mais, jogando mais à frente.

      O Dudu, no Grêmio, sempre foi isso aí. Mas pode evoluir, logicamente.

      Excluir
    8. Acho que por questão de justiça é preciso dar o desconto, também, da função tática que o Dudu faz.

      Excluir
  3. Guilherme!
    O Carlos Guimarães tem base escolar, o cara não derrapa, algo que falta ao Nando Gross, mas esse trio Sinotti, Guimarães e Gross, está ajeitando a casa. O Franklin no plantão, também,
    Eu já voltei para a Guaíba.

    ResponderExcluir
  4. Vejam como o Campeonato Brasileiro é interessante.

    O desempenho no 2º turno, considerando apenas os pontos conquistados nas 5 rodadas jogadas, é esse:

    ATLÉTICO - MG 10 PONTOS; INTERNACIONAL - 10; e SANTOS - 10

    BAHIA - 9 PONTOS; CRUZEIRO - 9; GRÊMIO - 9; e VITÓRIA - 9

    CHAPECOENSE - 7 PONTOS; CORÍNTHIANS - 7; GOIÁS - 7; SÃO PAULO - 7; e SPORT - 7

    CORITIBA - 6 PONTOS; FLAMENGO - 6; e FLUMINENSE - 6

    CRICIÚMA - 5 PONTOS; e FIGUEIRENSE - 5

    PALMEIRAS - 4 PONTOS

    ATLÉTICO-PR 3 PONTOS

    BOTAFOGO - 1 PONTOS

    ResponderExcluir
  5. Alvirubro!
    Há de se considerar os jogos em casa e os adversários; 5 rodadas, logicamente é um número ímpar. Seria interessante verificar em 6 ou 8 rodadas, como ficam os pontos.









    ResponderExcluir
  6. Bruxo,

    na verdade os resultados englobam as 5 últimas partidas de cada equipe e não só o 2º turno, uma vez que há jogos hoje à noite pela 24ª Rodada. Depois de concluída a rodada, teremos só partidas de 2º turno.

    Mesmo assim, concordo contigo, pois não há equilíbrio de jogos em casa e fora, se analisarmos somente essas 5 partidas do returno.

    ResponderExcluir