Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Opinião



Efeito gangorra: "Si non é vero, é ben trovato"*
*Se não é verdade, tem cara de verdade, é bem bolado 

Quando um da dupla Grenal está rateando, isso ajuda o outro? 

Eu acredito que em 90% da vezes, funciona. A desgraça de um, é festa para o outro. Claro! Se um "alien", aqui no sentido de estrangeiro, ler essa crônica, vai achar que nós, gaúchos, nos contentamos com pouco; a satisfação vinda do fracasso do adversário tradicional.

Ora! não é só isso; a parte baixa da gangorra devolve a quem ocupa a parte de cima, a tranquilidade e tempo para acertar o time, que vem da maior tolerância da própria torcida e do arrefecimento dos virulentos membros de boa parte da imprensa, que direcionam as suas bazucas para o clube que está desabando.

Tenho em mente o ano de 2003, quando o Tricolor elegeu a pior alternativa para a presidência do clube, era tão despreparada e equivocada, que eu tenho certeza absoluta ( defendo isso há anos), que o mérito, a competência que os dirigentes vermelhos tiveram para arquitetar o time vencedor da segunda metade da primeira década deste milênio, veio também da derrocada Tricolor, a queda livre, que culminou com a "habilitação" para frequentar a segunda divisão em 2004.

Surgia um Inter errático, que dava dois passos para frente e um para trás, porém, as críticas eram minimizadas, porque o seu vizinho ilustre e tão importante, se esmerava em mostrar como destruir uma instituição centenária (2003 e 04); então, o clube da beira do rio, tinha a serenidade, tolerância da torcida e compreensão da mídia. Havia um outro, um agente, que cumpriria melhor o papel de "geni", o rival do Olímpico.

Agora, o Inter começa a dar sinais de estafa, se não reagir domingo contra o Flu, poderá dar ao Tricolor, uma paz, um sossego, isto; até mesmo não conseguindo um bom resultado contra o Porco, no sábado; certamente será poupado pela Imprensa gaúcha, e assim, ganhará uma trégua, por obra e graça do efeito gangorra.

7 comentários:

  1. Alvirubro!
    Obrigado. Errei a grafia do adágio italiano.
    Como diz o gaúcho; "Ovelha não é para mato".(acho que é assim).

    ResponderExcluir
  2. Pois tem coisa que acho engraçadas. A rivalidade Grenal é conhecida e até motivo do orgulha por ser a maior do país. Mas há tempos isso superou as quatro linhas; vejo comum um discurso de ódio e isso me assusta. As vezes parece faltar alguém com a cabeça no lugar pra dizer que é só futebol. Influir até na política é ultrapassar todos os limites.

    ResponderExcluir
  3. Comentando o jogo da seleção hoje: é ruim esse Jeferson einhô, baita mão de alface kkkk

    ResponderExcluir
  4. Sobre o nosso time, prefiro fingir qe não vi o jogo e manter a crença de q os erros da arbitragem se devem somente ao baixo nível técnico. Só fingindo mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      É muito bom ter um goleiro pegador de pênaltis.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 10:59

      [2]

      Vide LDU ano passado.

      Excluir
  5. E o Inter reagiu diante do Flu. Crise adiada.

    ResponderExcluir