Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

Opinião




Grêmio patina no Pacaembu

Tenho uma regra comigo; quando ficou p#to da vida, me afasto do teclado e esfrio a cabeça para não dar cacaca. Resultado: após o jogo, assisti um 007 com a fantástica Eva Green. A crônica ficou para hoje.

Nem na minha hora mais pessimista, imaginava a derrota para o Palmeiras, empate era o meu palpite mais provável, a vitória não seria nada inviável, também. 

O Tricolor entrou em campo inexplicavelmente pilhado demais, chegando forte demais. Até pesquisei na wikipedia para ver se o Fellipe Bastos tinha passado pelo Parque Antáctica (não, não jogou lá). Barcos, ainda que injustamente expulso, no primeiro amarelo, podia ter-se segurado. Não foram apenas os dois, o Grêmio estava alterado emocionalmente, a tal ponto, que obrigou o treinador a sacar Bastos no primeiro período da partida.

A entrada de Matías Rodriguez foi uma iniciativa inteligente; parecia jogador de meio de campo (sei que andou por ali na Europa). O problema foi o segundo tempo, quando não repetiu a intensidade de movimentação.

Alan Ruiz é aquilo que escrevi; um potencial incrível, jogador com características raras, mas é um entrando, é outro saindo jogando. Os mais antigos devem lembrar do Ferreti (Botafogo) e Escurinho (Inter); sempre renderam mais, saindo do banco para resolver a "bronca". Tomara que o Ruiz não seja assim.

Sobre Tiago; o segundo gol é uma bola defensável, caiu tarde, me parece um goleiro pesado para os padrões atuais. É cedo; apesar da derrota, sai aprovado na soma das partidas.

Geromel é uma realidade. O melhor em campo. Rhodolfo fez falta, Pará jogou menos do que suas últimas atuações, Zé Roberto, bem, não passou por ele a derrota. Seguindo; aí começam os problemas maiores do Grêmio no confronto de ontem: Ramiro é dedicado, apenas isso. Fellipe Bastos irreconhecível, exagerou na dose de valentia, Matías, já comentei, Ruiz, idem, Barcos, recuou demais, a expulsão se deu numa zona do campo em que o centro-avante é uma das derradeiras possibilidades de estar naquele lugar. Dudu, muita luta, correria e só.

Entraram Riveros, que para mim, só pode disputar uma vaga se for para ser 5, ser um volante moderno, Giuliano, que em relação ao demais, esteve bem e Lucas Coelho, pouco tempo para mostrar algo, ainda mais com o Tricolor com 10.

O Palmeiras não é essa ruindade toda, está pressionado, mas tem Fernando Prass, dois ótimos laterais, João Pedro e Victor Luiz (de origem), jogadores raçudos como Valdívia e Cristaldo; porém, dava para ganhar.

Sobre arbitragem, o Sandro Ricci anda em má fase; o pênalti do Valdívia, que Barcos converteu, a tevê mostra que, apesar dos braços abertos, a bola bate na cabeça do chileno. Errou também, na expulsão de Barcos, um excesso, que eu credito ao peso na consciência pela penalidade máxima polêmica.

Os gols do Verdão, Mouche batendo errado e João Pedro, de fora da área.

Resumindo o Campeonato: O Palmeiras bateu o Grêmio, que bateu o Botafogo, que bateu o Corinthians, que bateu o Cruzeiro, que bateu a Chapecoense, que bateu o Inter, que bateu o ...

ET: Segue o compacto do jogo:






24 comentários:

  1. Bruxo, excelente visão do jogo de ontem.

    Somente acrescentaria uma linha: "Fellipe Bastos deixou de ser expulso, depois de três faltas duras. Uma delas 30 segundos antes do 1º cartão amarelo. E na segunda vez que fez a falta para o amarelo, o Sandro Meira deixou passar batido. Felipão que não é bobo, retirou o volante.

    Escreveste tudo. Não me canso de dizer que os erros de arbitragem são minimizados quando um time passa a ganhar regularmente as partidas. Ou será que contra o Cruzeiro a arbitragem não erra?

    Claro que erra, porque são passíveis de erros. Acontece que o Cruzeiro, na atual conjuntura do futebol brasileiro, está acima da média dos demais times.

    Se nossos times vencessem os jogos com mais tranquilidade, esses erros dos árbitros, que existem, passariam a ser desconsiderados.

    Cito um exemplo clássico: em 2005, o que mais se ouve de colorados é que fomos garfeados. Que a CBF prejudicou o Internacional, que o STJD só ajudou o time paulista. Até certo ponto, sim!

    O que esquecem de mostrar, esses colorados como eu, é que o Internacional perdeu o título dentro do Beira-Rio, com duas derrotas:

    20.07.2005 Internacional 2 x 3 Goiás EC
    28.07.2005 Internacional 0 x 2 Paraná C

    Então, só colocar a culpa na arbitragem é demasiado cômodo.

    Nossos dois representantes maiores já alcançaram títulos de grandeza imensa e naqueles anos tiveram prejuízos e foram favorecidos, às vezes.

    O certo é que temos que mostrar mais futebol do que temos mostrado. E, cá entre nós, faz horas que futebol temos visto muito pouco dentro dos nossos dois estádios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 15:14

      Mesmo caso do Grêmio em 2008. Falam de favorecimento ao São Paulo, mas esquecem Goiás e Figueirense em casa.

      Excluir
  2. Alvirubro!
    Tem juízes que são muito ruins, como em toda a profissão. Nós sabemos que algumas situações são criadas para beneficiar a ou b, não foi o caso de ontem, o Ricci poderia tomar para si a decisão de não dar o pênalti,coisa do auxiliar, o problema é o "depois", começa a errar sempre para um mesmo lado para compensar e rezando para ter um lance polêmico na área do beneficiado.
    De qualquer forma, os erros estão sendo "democraticamente" distribuídos. Menos má fé, mais incompetência mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 08:50

    No segundo gol a bola desviou, foi um chute forte, bola difícil.

    O Matias já jogou por ali na LAU também.

    E o Pará, a realidade é que nos últimos jogos ele esteve acima da média dele.

    Fecho contigo sobre Geromel (dá pra começar a chamar de Pedrão?). É brincadeira, o que tá jogando esse cara che!

    Que jogadorzinho enjoado esse Valdívia. Será que o Felipão se dá bem com ele? Na falta de outros nomes, pro ano que vem, quem sabe...

    E sobre o Riveros, discordo, ele não é 5 e nunca vai, de repente o problema ontem, é que o único 5 que temos no elenco estava suspenso (Walace).

    No mais, nem tenho muito o que acrescentar, cheguei a cochilar vendo o 2º tempo. Mas o fato é que enquanto 11x11, estávamos vencendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema do Valdívia é o salário x jogos em que farda.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 10:10

      na falta de outros nomes.....

      Excluir
    3. Acho que tem outros nomes Gláucio. Sei lá, o Valdívia é problema, eu não gosto.
      Mas, enfim, parece que se dá bem com o Felipão e o Palmeiras tentou se livrar dele no começo do ano, quem sabe.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 11:00

      Infelizmente, hoje, é o começo de tudo o cara se dar bem com o treinador, não basta ser bom jogador. É só ver o caso do Barcos, depois que o Felipão veio, tá lavando a égua.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 11:02

      Sobre o Valdívia, de repente um empréstimo até o fim de 2015 (não sei o tempo de contrato dele lá), caso não consigamos nenhum outro nome dos que já discutimos. Pesa contra ele a falta de regularidade, mas tenho a impressão de que cresce contra time grande.

      Excluir
    6. Empréstimo não seria má negócio, mas o salário?

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 11:59

      Sei lá, nem cogito hehe, tem mais gente na fila.

      Excluir
  4. Olha Bruxo, sabes bem que esse negócio de "conspiração" contra o Grêmio não me é palatável. Mas pelo menos esta vez vou me dar ao direito de reclamar, o Ricci acabou com o jogo do Grêmio e isto aconteceu muito antes da expulsão. Quem leu a entrevista do Ramiro sabe do que estou dizendo; o time do Gringo tem uma característica, a marcação adiantada, o bote ainda na saída de bola e uma pressão firme, iniciada pelo centro-avante. O que o arbitro fez? Passou a distribuir amarelos sem critérios e para qualquer falta boba. O resultado alcançado parecia ser almejado, impediu que o Grêmio exercesse sua marcação, forçou os jogadores a esperarem e permitiu o Palmeiras rondando a área gremista. Quando se atreveram os jogadores foram advertidos, sempre com cartões. O vermelho foi só o ápice da vigarice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 10:38

      Foi uma pena a expulsão, era o jogo pro Dudu se consagrar....

      Excluir
    2. Entrarmos mortos nesse jogo. Posso até dizer o que o Felipão deu uma de professor Pardal, mas não ia mudar entrar com Riveros ou Giuliano, perdemos o jogo na escalação do juiz.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 11:38

      Sei lá cara, até a expulsão do Barcos tava 1x0. Era nítido que iria ser expulso algum nosso, mas apesar de não ter gostado da escalação inicial, não vi problemas. Pra mim ele se adiantou demais na troca do Ruiz.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 11:48

      Tava revendo aqui o compacto, primeiro lance do jogo o Dudu me erra um passe bisonhamente. Mas o problema segue sendo o Ramiro....

      Excluir
    5. Tá certo, o Dudu errou um passe, êta nós ein...
      Mas tem nada não, no próximo jogo ele não joga, se o time melhorar serei o primeiro a reconhecer.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 11:56

      Onde tava o Zé no segundo gol? O cara era dele. E o Dudu hein...me chega que nem uma moça na bola....noite pra esquecer.

      Excluir
    7. Duro é ter de substituir aos 34' do primeiro tempo. Tenho a impressão de que não teria jeito, o Bastos era o eleito, foi substituído sobrou pro Barcos, não fosse o Argentino seria Ramiro, Riveros, Dudu, enfim, o cara armou a casinha.
      Ruiz ontem tava num sono de dar dó. Muita correria, não encaixou o jogo dele.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 12:02

      O problema não era UM passe, PJ, é que dias atrás eu fiz referência aqui, de que ele devolvia demais a bola, e rebateram (não lembro quem) de que era porque ele era o mais participativo e blá blá blá...pois o Matias teve UM lance, foi mais perigoso do que o Dudu, sem precisar fazer tanto.

      Se o Luan não voltar, creio que não melhora muito. Nem sabia da suspensão, tomara que eu possa, enfim, ver 3 volantes + Ruiz iniciando um jogo (e pelo menos indo até metade do 2º tempo)

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro13/10/2014, 12:04

      Mesmo assim o Ruiz ainda deu um bom passe pro Barcos.

      O Bastos entrar pilhado daquele jeito, a meu ver, não é culpa do juiz.

      Excluir
  5. O problema do Valdívia é que é muito "chinelinho", vive machucado; inteiro:jogadoraço

    ResponderExcluir
  6. PJ!
    Ainda acho que está ligado à má fase do juiz.Anda errando coisa simples e o Marcelo de Lima Henrique, que eu achava ruim, tá virando o melhorzinho.

    ResponderExcluir
  7. Pois olha, se o primeiro jogo depois de entrar no G4 em definitivo não é motivo bastante pro jogador entrar pilhado não sei o que poderia ser. Entraram pra vencer e o jogo do Felipe é sempre esse, é o primeiro a sair correndo, no abafa, pra tentar recuperar a bola. Pode até ter feito faltas duras, não discordo, agora tá anos luz dessa barbaridade toda que estão pintando.
    Outro lance que me deixou intrigado, o Barcos disputa a bola com o Lúcio que solta a mão nele, falta pra Palmeiras. O Barcos vai cobrar explicações pela atitude, cartão amarelo.
    Das faltas "duras" que vi ontem a mais forte é carinho da na várzea.

    ResponderExcluir