Páginas

domingo, 12 de abril de 2015

Opinião



Vitória com autoridade

Recém finalizado o confronto no Alfredo Jaconi, arrisco dizer que o Grêmio recuperou a pegada que não se viu nas partidas mais recentes.

O Juventude foi bravo, mas encontrou o Tricolor muito concentrado, aplicado e bem arrumado taticamente. É visível que os atletas tem funções claras a cumprir dentro das 4 linhas. Mérito para Luiz Felipe.

Mérito também para o setor defensivo. Marcelo Grohe foi decisivo com uma defesa espetacular, que evitou o gol certo; ali, a partida poderia ter tomado rumo mais amargo para o Imortal.

Em seguida, Giuliano fez o seu gol numa jogada que começou com Matías, a bola chegou até o camisa 9, o uruguaio Braian, que serviu o meia atacante, Giuliano avançou e bateu da entrada da área, num raro gol, pois foi de longe e com força. Indefensável o tiro.

Individualmente, gostei de Douglas, o melhor, ressalto o trio final Grohe, Geromel e Rhodolfo. Impecáveis. Bom trabalho de Marcelo Oliveira no plano defensivo, subiu pouco ao ataque. Matías, que substituiu Ramiro lesionado, fez talvez a sua melhor partida. Excelente defensivamente e bem na parte do apoio.

Luan tem a favor de si, um grande segundo tempo; na etapa inicial, pouco produtivo e individualista.

Como sempre faço, olho na tevê, áudio na Guaíba; hoje, Nando Gross, aí é um oceano de diferença entre Sinotti, Carlos Guimarães e ele. Aos 17 minutos da fase final, Gross se manifestou, não entendendo o número de passes errados do time caxiense e sua insistência na ligação direta; elementar, meu caro Nando. O problema não estava no time locatário, mas na eficiente marcação dos volantes, aliás, ambos surgidos no futebol carioca, Fellipe Bastos (ex-Vasco) e Maicon, que veio do São Paulo, mas com passagens anteriores no Botafogo e Fluminense.

Maicon errou 2 passes em toda a partida, tendo o primeiro tempo sem erros; isso é relevante, ali está o sucesso, por exemplo, do Barcelona.

Giuliano muito bem na primeira fase, caiu muito na etapa derradeira, provavelmente pela lesão; até foi substituído, justamente. 

Braian Rodriguez está evoluindo, perdeu um gol certo, que poderia ter feito falta, mas já prende mais a bola na frente e consegue algum tabelamento.

Destaco também, Yuri Mamute, que conseguiu fazer um estrago na paciência dos atletas esmeraldinos, prendendo a bola no momento certo, isso com pouco tempo em campo. 

Wallace entrou, mas não tocou na bola nos segundos que esteve na partida.

A vaga está encaminhada; só o Grêmio poderá perdê-la. É jogar com maturidade, isto é, como jogou hoje em Caxias do Sul.

34 comentários:

  1. Glaucio
    Foi o primeiro que vi dele nessas condições. O cara está evoluindo e deu para ver que estava descontado. Vem decidindo os jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que que houve agora ? Púbis de novo ?

      Excluir
    2. Eu disse que a melhora do time passava principalmente pela entrada dele. Lógico que os treinos, trabalho e entrosamento contribuem muito.

      O Maicon, pra mim, só vai poder jogar ao lado do Walace.

      Excluir
    3. Problema do Giuliano é panturrilha esquerda.

      Excluir
    4. Por que só ao lado do Wallace?
      Acho Wallace o melhor volante, mas pode jogar Ramiro e Maicon; aliás, Maicon está invicto no Grêmio.

      Excluir
    5. Acho que Ramiro e Bastos marcam pouco. É questão de gosto mesmo, pra mim tem que ter cabeça de área, e o único que eu vejo no grupo é Walace.

      Maicon, apesar de marcar menos, compensa com o passe, visão de jogo.

      Excluir
    6. Não esqueça que é gauchão, bruxo.

      Excluir
    7. Glaucio
      É; mas é regional em todos os estados; é Direção saber o que é efeito do Gauchão e o que é evolução.

      Excluir
  2. Também destaque o trio, pra mim, inicial: Grohe, Rodolfo e Geromel, hoje, são, na minha opinião, os únicos realmente afirmados, que poderiam fazer parte de time que quer títulos. Os próximos times (2016, 17 e 18) tem que começar por estes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu incluiria um losango: goleiro, os dois zagueiros e Wallace.

      Excluir
  3. Só pra corroborar, é impressionante oq joga o trio defensivo, parece que Rodholfo e Geromel disputam a cada jogo pra ver quem vai melhor. Na minha opinião, hoje, foi o Rodolfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita seriedade da zaga; os caras, simplesmente, não brincam.

      Excluir
    2. Esse Heverton do Ju não seria um bom reserva ?

      Excluir
    3. O Heverton é aquele que foi pra lateral?

      Excluir
    4. Não. Aquele era outro. Esse sempre foi zagueiro. Dias atrás eu confundi os nomes e chamei ele de Douglão.

      Excluir
    5. PJ
      Esse Héverton é ex-junior do Grêmio na mesma safra do Itaqui (o sobrinho) e Vágner, zagueiro também, que os portugueses queriam em troca do Diego Souza e mais dinheiro e o Pelaipe disse "não mesmo", vamos ficar com Vagner e Itaqui.

      Excluir
    6. Mas quem tava na zaga era o Douglão e o pereira né?

      Excluir
    7. Não, o que tava jogando era o Diogão. Douglão tava no banco.

      Excluir
    8. Eram 3 zagueiros no ju.

      Excluir
    9. Eram Diogão, Pereira e Heverton; alas eram Helder e Duda, depois virou um 4-4-2 com o Heverton na lateral esquerda, saindo o Duda.

      Excluir
  4. Sobre o chute, minha impressão é que foi dr bandinha, isso por causa da curva.

    ResponderExcluir
  5. Dou pouco que deu pra ver do Ramiro na lateral não acresceu nada ao ataque, pelo contrário, dois passes bizonhos. Defensivamente Mathias tá sobrando, impossível que o gringo não veja, o que me leva a outra questão, acho q o argentino n vai ficar...

    ResponderExcluir
  6. Wallace pare ser unanimidade entre a torcida, pq é terceira opção do gringo? Pra mim ele é essencial, vou repetir, é o único que guarda posição e isso ficou novamente claro hoje, Bastos - de grande jornada - é muito combativo então sempre larga o marcador e corre atrás da bola, o problemas a é que isso deixa o jogador que tocou livre. Pra primeiro volante tá certinho, pra cabeça de área é fatal, vai dobrar a marcação num adversário e deixar o outro livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, Walasse, Mamute e Lincon são convicções do gringo. Ele ainda está testando os outros. Lembra do grenal ?

      Excluir
    2. Olha Gláucio, to tentando acreditar pq é tu que tá dizendo, mas já to me pelando com essa faceirice do gringo, ele n é disso.

      Excluir
  7. Hoje - na minha opinião - a primeira função é do Wallace, a segunda disputam Bastos e Maicon, o primeiro que se destaca pela combatividade e transição ofensiva, o segundo pelo toque de bola e Ramiro e Oliveira, mais rápidos, aparecem dentro da área mas menos combativos.

    ResponderExcluir
  8. Outra, volante não pode armar jogo e é isso que fez parte da torcida pegar no pé do Bastos. No fim do jogo, quando o Douglas já caia pelas pontas, o Bastos avançou e passou a tentar o passe de risco, não é função dele, só se queima.

    ResponderExcluir
  9. Por fim, acho que o Oliveira destoou, foi superado pelo lateral juventudino por diversas vezes, aliás, chama atenção o guri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom nome. Hélder já teve uma passagem rápida pelo Inter; merece observação.

      Excluir
  10. Só mais uma, que não dá pra deixar passar, o Brian tem todo o acessório de um grande avante, é alto, sobe vem, tem inteligência, não desiste, mas tem um probleminha básico, falha no principal. Todos os impedimentos ele estava mal colocado, o gol nem reclama comentários e senti falta de alguém dentro da área na bola que o Luan cruzou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Falta mais jogada de fundo para o Braian.

      Excluir
    2. Se depender dos nossos laterais cruzando está morto kk

      Excluir
    3. PJ
      Nos Grenais (se o Grêmio confirmar, joga Wallace).

      Excluir