Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Opinião



Show de Horrores

O Grêmio passou para as quartas-de-final mesmo não merecendo. O Tricolor passou nos tiros livres da marca do pênalti e até ali os erros se apresentaram.

Os goleiros fizeram a parte deles, defesas fundamentais e contaram também com 3 cobranças que, ou foi uma no poste ou foram para a arquibancada, duas a favor do Tricolor; aí, a diferença.

Uma menção especial para Marcelo Grohe que falhou no gol do Furacão e se recuperou nas cobranças. 

O time foi muito mal; Henrique Almeida não pode jogar no Grêmio, basta olhar o seu histórico; com exceção dos 12 gols marcados pelo Coritiba, antes disso, os seus números são constrangedores: 21 gols em 6 anos.

Kannemann é um zagueiro tosco e Marcelo Oliveira, que foi bem hoje, vem de uma sequência horrível. Sobram Edílson e Pedro Geromel. Grohe, tirando a emoção das penalidades e seu mérito pela classificação, segue inconfiável. 

Walace caiu demais, mas tem potencial, isto é, tem jeito; já Maicon, o futebol dele é esse, improdutivo e tico-tico.

Pedro Rocha  muito mal, precisa se reciclar, precisa de um tempo fora.

Sobra Luan, mas aí é pouco, também não dá para aliviar não, porque vem perdendo gols fáceis.

Os que entraram: Guilherme e Batista, apesar do primeiro se movimentar muito, não saiu nada útil de seus pés, o segundo sentiu a decisão, errou passes incríveis.

Reforço o que vinha escrevendo, isto é, Renato vai manter as peças que vem falhando até se convencer e concluir o óbvio, só que ele não tem tempo, também, sigo estranhando a preterição de alguns juniores (Tontini) e a preferência por outros como Tilica e até Guilherme, que era reserva no São José. É muito estranho.

Encerro, escolhendo Douglas como o melhor em campo (Grohe foi o herói), mesmo (eu) fazendo críticas repetidas ao camisa 10, nesta partida, ele foi muito bem. Faltou parceria.

O final de ano vai ser eletrizante. 

18 comentários:

  1. Constrangedor. Pior conjunto da obra desde 2004.

    Hoje o Grêmio, em termos de time, não tem nada. Tática, técnica, inteligência, confiança... Nem resquício daquilo que ensaiou ser em campo ano passado. O pouco que havia foi implodido/desconstruído neste ano, desde os seus primeiros meses. Nós abordamos as dificuldades neste espaço após as partidas - por exemplo - contra Danúbio (amistoso), San Lorenzo e Rosário Central.

    Atuação sofrível novamente. Muitos erros de passe e finalizações com selo menina-mimada de qualidade. Falta tudo. Simplesmente a equipe não encontra forças para reagir a situações adversas (a última virada foi há mais de um ano, o que é inadmissível).

    Comemorar a passagem de fase é tolerável somente nos cinco minutos após a última cobrança de penalidade. E apenas pela emoção do momento. Passado esse ínterim, a obrigação é admitir a falência total da equipe e entender que para ficar ruim é preciso melhorar muito.

    O foco deve ser fazer os 46 pontos no Brasileirão e, na Copa do Brasil, tentar beliscar empates com gols fora de casa para passar no melhor estilo bumba-meu-boi em casa. Fechar a casinha e jogar com o regulamento como se fosse desodorante. Eu particularmente não acredito.

    ResponderExcluir
  2. Rafael!
    Olhando que está passando para a fase seguinte da Copa do Brasil, só pelos mistérios do futebol para a gente passar para as semifinais, independente do sorteio. Pode ser o Juventude ou Fortaleza, sem falar nos outros possíveis, que o Grêmio terá muita dificuldade para prosseguir.
    Hoje, o desconto pode ser dado pelos nervos em função do jejum de vitórias, mas é muito erro, seja coletivo, seja individual.
    Muito triste.
    Vencer a Chapecoense para encurtar o caminho para os 46 pontos, caso contrário, vira filme de horror, de novo.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: olhando quem está passando ...

    ResponderExcluir
  4. Bruxo, como bem falaste o futebol possui seus mistérios, e eles são potencializados ao máximo em torneios como a Copa do Brasil. Estatisticamente todos os que estão ali podem vencer, porém é irresistivelmente improvável que isso ocorra a nosso favor. Mesmo os times pequenos que a venceram apresentaram qualidades pontuais (defesa sólida, ataque infalível, contra-ataque letal, etc.) que seguraram a campanha vitoriosa.

    Francamente, eu vejo o Grêmio em campo e não consigo enxergar virtudes. Pelo contrário, chega às vias de vergonha alheia por aqueles que estão nas quatro linhas. Não consigo encontrar o fio de esperança no qual muitos se seguram para imaginar algo melhor. Piora a cada partida. O torcedor - chamado de passional como se fosse restrição total de visão - é o melhor termômetro para isso, porque a externalização de seu sentimento é franca, sem objetivos de agradar a terceiros, quase que pueril.

    A classificação de hoje pode ser danosa se Renato achar que foi uma boa jornada. Ela não pode mascarar a pobreza da equipe em todos os aspectos. Já ouvi relatos de que foi com pitadas de imortalidade, que é assim que o gremista gosta, blá blá blá. Exaltam o heroísmo no momento em que bastava burocracia para chancelar a vaga. Aí cai na fase seguinte. Sempre assim.

    Ah, e com essa bolinha não vence a Chapecoense fim de semana. Precisa encontrar um caminho diferente até lá. Sem essa de deixar como está para ver como é que fica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como eu penso, Rafael. Essa "imortalidade" (com i minúsculo) mascara demais, Renato não pode se enganar; está proibido. Em 2010 havia Jonas em grande fase e um goleador que fazia bem o papel de coadjuvante dele: André Lima. Havia, também, Douglas, seis anos mais moço e motivado, Rochemback e Lúcio em boa fase, Gabriel, idem e Victor.
      Hoje, o desarranjo e falta de qualidade é visível. Como escrevi,será "eletrizante" este final de 2016. Preferia que não fosse.

      Excluir
  5. Daison Sant Anna22/09/2016, 01:03

    https://www.youtube.com/watch?v=gOfFGdZlYYI - 2:42:50 - Eu estou de óculos. Também na cabine da Rádio WEB Grêmio Pachola, o ex-árbitro Fabrício Corrêa. Classificação importante...

    ResponderExcluir
  6. Beleza, Daison.
    Classificação importante, porém, cheia de "avisos", cheia de "alertas", pois o Grêmio atual desmanchou, só não faltou raça e aplicação, mas isso funciona eventualmente.
    Dependendo dos resultados de hoje e uma pitada de ironia do destino, poderemos ter:
    Atlético x Cruzeiro; Grêmio x Inter; Corinthians x Palmeiras e Santos x São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Se o H. Almeida faz o gol, Maicon seria elogiado.

    Não vi o jogo, por isso pergunto: Douglas fez alguma jogada que deixou o companheiro em condições de finalizar?

    Bruxo, depois de ontem, concordo contigo em gênero, número e grau, quando afirmas que as principais posições do time são o goleiro e o centroavante. Primeiro um gol perdido pelo 9, depois uma falha bizonha do goleiro, e lá se foi a vantagem.

    ResponderExcluir
  8. Glaucio
    O Henrique Almeida perdeu um gol incrível, que mudaria a história do jogo. Aquela falha do Grohe é acidental, raramente falha daquele jeito, o que eu vejo nele são limitações, é diferente; aquele erro é da "profissão", Yashin, Gilmar e Taffarel já tiveram o mesmo tipo de lance.
    Douglas acertou passes e era nítida a busca dele por um parceiro melhor colocado na frente; às vezes, ele retinha a bola por absoluta falta de opções.
    Realmente, goleiro e um artilheiro, em tese, são funções mais importantes do que a presidência do clube.

    ResponderExcluir
  9. Comemoração que não dura cinco minutos após a classificação. É triste, não temos nada, absolutamente nada. Melhor, temos vontade, o que não temos é qualidade mesmo.

    ResponderExcluir
  10. PJ
    Pelo menos, desta vez a massa compreendeu que não é só a imortalidade que salvou o Grêmio, nem que isso pode nos levar adiante.
    Foram poucos os gremistas que entraram nessa.

    ResponderExcluir
  11. Me desculpe mas Douglas foi bem, que jogo tu assistiu. Errou tudo, no pênalti demonstrou- não esta nem ai para o time, além de ser muito ruim

    ResponderExcluir
  12. Heraldo
    Os pênaltis foram um caso a parte, Heraldo; de 16 houve 9 não convertidos, as cobranças de Walace, Douglas e Luan foram para receber multa; agora, os erros de passes do Douglas, eu credito mais a falta de parceria, ele até que procurou os atacantes, mas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o tal de ponto futuro, se observares verá que só "passa"(kkk)pra onde o nariz apontando. É o maior enganador de futebol do brasil e em toda sua carreira.um 10 que é um parto acertar um passe de 10 metros....

      Excluir
    2. Heraldo
      Também acho que não deveria estar no elenco, mas minha análise foi sobre o jogo, especificamente; nele, ele foi um dos menos ruins.

      Excluir
  13. ENFRENTAMENTOS COPA DO BRASIL:
    JUVENTUDE x ATLÉTIC-MG
    INTERNACIONAL x SANTOS
    PALMEIRAS x GRÊMIO
    CORINTHIANS x CRUZEIRO

    ResponderExcluir
  14. Grêmio começa em casa, Inter começa fora e o Galo pegou o gaúcho mais difícil.

    ResponderExcluir
  15. Em tese, tudo o que podia piorar, piorou para o Grêmio.
    Sendo otimista: Muito provável abrir mais uma vaga para a LA no Brasileiro.

    ResponderExcluir