Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Opinião

Papai é o Maior

De cara é importante esclarecer: O título nada tem a ver com o segundo hino do Coirmão que começa com esta expressão. Não, não é.

Trata-se do Grêmio, o grande paizão do futebol sul-americano. Explico, perguntando e sabendo a resposta; qual é o clube brasileiro que é o mais generoso, mais mão aberta que se tem notícia? Que possui os dirigentes mais camaradas, mais “faixas”? O Imortal Tricolor; talvez o nome venha bem a calhar, porque sofre golpes a toda hora e a instituição resiste. Vamos recapitular:

O nosso clube supervaloriza jogadores que encontram nele, o responsável pelo contrato da vida deles; aí estão ao longo dos anos, Kléber, André Santos, Fernandinho, Braian Rodriguez, Richard Morales, Ferdinando, Jésum, além de tentativas frustradas como o contrato de três anos com Ed Carlos, que não se consolidou, graças a Deus.

Há casos mais escandalosos de jogadores “bichados” como Amoroso, Kelly, Sorondo, Fábio Aurélio que também amarraram o burro deles na sombra gremista.

Teve um, Robert, que veio do Santos com problemas psíquicos. O Tricolor pagou o tratamento dele fora do clube; quando ficou apto, ele foi liberado.

Alguém poderá dizer: O que isso tem a ver com o presente, o agora?  Tem, porque a prática persiste com contratos equivocados como os de Maicon, Fernandinho, Bruno Grassi, Bruno Cortez, todos com salários superdimensionados para o que apresentam em campo e valor de mercado. E outros, isto é, seja no tempo de contrato (Douglas), seja no valor em salários (Marcelo Grohe) ou ambos (Marcelo Oliveira), o Grêmio vira o “paizão”.

Há ainda o mais grave; quando a torcida chia, porque as carências e erros se materializam nas frustrações dentro de campo, os dirigentes dão uma maquiada, mexem pouco para não mexer no essencial, isto é, pensam: - Vamos trazer jogadores “meia boca”, porque assim, eles não ameaçam a titularidade dos nossos queridinhos, os eleitos. Bruno Cortez é o exemplo mais bem acabado disso; jogador que tem na biografia passagem pela Seleção, jogou em grandes times, então, paga-se um salário alto, ninguém poderá dizer que é uma má contratação. “Só que não”. Ela é uma contratação ideal para a manutenção de Marcelo Oliveira. Há anos que Cortez não joga nada, então, a cada jogo dele, fica reforçada a “utilidade” do inútil Marcelo Oliveira.

Já vi dirigentes secando reservas que em má fase do titular, o treinador à contra-gosto se via obrigado a escalar. No primeiro vacilo, voltava o antigo bem “feliz e lampeiro” sem dar a chance de sequência ao reserva. O titular falha, falha, falha; aí o reserva entra, joga bem uns quatro jogos, vacila em meio tempo de partida e é sacado.

Pergunto: Por que o Grêmio não contrata um “goleiro-goleiro”, nem que inicialmente seja para fazer sombra ao atual titular? Será que os dirigentes não querem resolver o problema do arco Tricolor? Será mais um caso de amor irrestrito, resistente à chuvas, trovoadas e “bolas indefensáveis”?

E a lateral esquerda? E a manutenção de jogadores,  que há quatro, cinco anos estão no grupo; saem, voltam, saem, voltam? Casos de Rondinelly, Bressan, Maxi Rodriguez e outros.

Aí, a folha bate nos sete milhões de reais, mas se a gente espremer, analisar, vai ver que tem muito dinheiro indo para o ralo e se houver atraso, nós veremos jogadores seguindo dando o sangue (Geromel, Kannemann), mas também outros “caindo de rendimento”. É f#da.

E essa transferência de gerenciamento  para o treinador? A terceirização da gestão? É comodismo ou outra coisa da Direção?

Não vou me espichar mais, mas a situação merece reflexão e especialmente, ação.

O problema é querer resolver o “problema”.





13 comentários:

  1. Bruxo, concordo com tudo, menos os casos de Grohe e Maxi.
    Porra véio, qual teu problema com o Marcelo? Tua birra e picuinha com ele já encheu o saco meu amigo. Tu esquece quantas e quantas vezes o cara nos salvou e fica exaltando goleiros veteranos como a bosta do Dida e outro do flu que nem lembro o nome. Ontem qual foi o grande erro dele?
    E o Maxi, que NUNCA teve sequencia de 5 JOGOS, qual tua birra? To começando a achar que teu problema com o Grohe deve ser algo pessoal, sei lá.. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos salvou tantas vezes quanto nos ferrou. É mediano, não serve, depressivo, faz cera em momento inoportuno, não sabe repor a bola, braço curto, não sabe sai do gol, é melindrado, não exerce liderança e é o maior salário do clube!

      Excluir
  2. André
    Respeito tua opinião, mas o Marcelo Grohe para mim, repito, para mim, é um goleiro comum, apenas bom que não vale R$ 400 mil mensais e está atrasando a defesa e o time como um todo.
    Tem várias deficiências como braço curto, não sabe sair do gol, não sabe jogar com os pés; basta olharmos para os demais goleiros de Porto Alegre que a gente tem noção de quanto o Grêmio desperdiça em grana com ele.
    Marcelo Grohe só está neste estágio porque joga no Grêmio, onde tem toda uma história dentro do clube e por ser um cara querido pela massa, bom caráter.
    Saindo para outro clube nacional dos grandes, não resistirá 1 ano como titular.
    Posso estar errado, mas os seus desempenhos, especialmente em decisões, não me contrariam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, mas ainda não respondeu minha pergunta.

      Excluir
    2. Andre
      No gol é notória a "falta de braço", se você não viveu a época, ainda dá para ver lances do goleiro Jair, anos 70.
      Jair nunca falhou, sempre voava e todos os gols pareciam indefensáveis.Até que se convenceram e veio o Picasso.
      Observe dois lances de Inter 2 x 2 Novo Hamburgo; um aos dois minutos de partida, iniciozinho, bola cruzada da direita, o avante colorado está pronto para chutar, o goleiro anilado sai, intervém no lance e ele (o lance) nem aparecerá nos melhores momentos, porém, se não saísse, a bola se ofereceria para o atacante.
      Outro lance: 46 minutos desta primeira etapa,D'Alessandro manda no canto esquerdo uma "bola indefensável". O que aconteceu? Defesa e escanteio. Se fosse contra o Grêmio, gol e "tudo bem; era indefensável".
      A gente conhece o arqueiro comparando situações.
      É fácil.

      Excluir
  3. Sobre Maxi Rodriguez; olha, o cara já passou por Grêmio, 3 vezes, Vasco, Universidade do Chile, Peñarol e nada, nadica de nada.
    Arthur precisou de três partidas para apresentar alguma coisa, assim como Walace que entrou numa fria (Grenal) e aproveitou a chance.
    Será melhor para a carreira do Maxi que ele seja vendido; talvez, esse vínculo com o Grêmio esteja atrasando a carreira dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Maxi, nada, nadica de nada só no Grêmio, bruxo, mas nada de sequência.... Já te passei links aqui, em outro tópico, desfazendo essas falácias.

      Foi titular em todos os outros, Vasco queria ficar, com ele, La U idem, Peñarol idem. Os desacertos foram financeiros, cada fica mais na cara que o Grêmio trouxe esse cara pra lucrar em cima, se fossem justos, teriam liberado apenas pelo salário para o Peñarol, por exemplo. Onde participou de 16 partidas, 11 como titular, com 4 gols marcados. (teve uma lesão no meio de 2016 e ficou bom tempo parado).

      Excluir
    2. Glaucio
      De certa forma concordamos, ou seja, o Grêmio atrasa a carreira dele e deve liberá-lo.
      Maxi se fez sucesso em outros clubes, eu confio no teu comentário, isso demonstra que ele foi aceito em agremiações que passam (todos as três, La U, Vasco e Peñarol) por crise técnica. Estão em péssimos momentos de suas histórias.
      Já são quase 60 participações pelo Grêmio, mesmo jogando poucas integralmente, mas isso ocorreu com Walace, Pedro Rocha e Arthur em seus inícios no Tricolor.
      Lembro que Rodriguinho jogou apenas 12 pelo Grêmio, a maioria entrando durante os jogos e não tiveram paciência com ele.

      Excluir
    3. Nem me refiro a sucesso. Mas é um jogador útil, sub aproveitado.

      Rodriguinho, tens razão, nessa eu assumo o erro, avaliei mal.

      Excluir
    4. Glaucio
      Sem sacanagem; determinados jogadores precisam de novos ares; vou dar um exemplo: Fernando Prass.
      Se ele tivesse ficado no Grêmio, possivelmente teria o mesmo destino daqueles que aceitaram a cômoda situação de reserva num clube grande.

      Excluir
    5. Outro exemple bem mais antigo: Mário Sérgio no Flamengo e Nunes do mesmo Flamengo, ambos saíram para o Nordeste para recomeçar a carreira.

      Excluir
  4. Não sei o que é pior fazerem estes absurdos e honrarem ou ter todo dia um novo jogador com o oficial de justiça trabalhista na porta. Já pagaram os um milhão e meio pro lisca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu Heraldo? Estava aguardando a explicação oficial sobre o vexame...culpa da IVI ou do noveletto? Kkkkk

      Excluir