Páginas

domingo, 23 de abril de 2017

Opinião



Grêmio ficou nas defesas do goleiro Mateus

O Gauchão virou pó para o Tricolor e sua imensa torcida. Caiu diante de um time organizado, que (ele) encarou três vezes durante o campeonato e o placar se repetiu, 1 a 1. Isso não é coincidência. Um raio não cai tantas vezes no mesmo lugar com o mesmo placar. Há algo errado nestes enfrentamentos, nem trato das outras derrapadas.

Quem se dá o trabalho de me ler nestes últimos anos, sabe que eu bato na mesma tecla, às vezes eu tenho que ler "chupa" quando um ou outro jogo me desmente momentaneamente, mas isso está cada vez mais espaçado aqui, seja por a turma encheu o saco de minhas ideias repetidas ou porque os fatos vem encorpando o que eu venho batendo "na tecla já gasta" da experiência, no feeling, na análise dos acontecimentos. Os fatos como um mosaico vão fixando o que eu penso em situações incontestáveis, quase fora de discussões.

Antes de prosseguir nessa linha de raciocínio, vou tratar da partida: O Grêmio foi sofrível ofensivamente, quando levantou a bola para área, encontrou um arqueiro que soube sair da meta e neutralizou bolas que quase passaram despercebidas, que, talvez nem apareçam no compacto de melhores lances; o mal foi cortado pela raiz, Mateus não "deixa o perigo crescer".

A defesa se comportou muito bem; Geromel e Kannemann foram impecáveis na primeira fase.

No segundo tempo, Renato mexeu bem ao trocar um lateral com déficit físico (Edílson) pelo centroavante Barrios, que anotou o gol que classificava até então. 1 a 0.

Aí veio o lance que se repete "ad eternum" nos confrontos do Tricolor: Bola aérea, a zaga falha (e como sabemos, ela está proibida de falhar), o adversário cabeceia, o goleiro vai. Vai ...

A confirmação da diferença veio aos 43 minutos desta etapa, a final, quando o ataque azul bateu forte no canto esquerdo do goleiro, "bola indefensável", só que Mateus espalmou. Ali, escorreu a classificação gremista para a decisão do campeonato gaúcho.

Nos tiros livres, aqueles que eu suspeitei que errariam, erraram: Pedro Rocha e Lincoln. São atletas com personalidades introspectivas, diferente de Arthur para ficar num único exemplo.

Onde o Grêmio erra? Erra há tempos, quando investe em falso diamantes; não dá para um clube com folha salarial de 150 mil reais mensais empatar três vezes com um clube que despende 7 milhões ao mês.

Não dá para tornarem inquestionáveis Marcelo Grohe, Marcelo Oliveira, Maicon. Ainda livro a cara de Lucas Barrios, porque não teve sequência nem esquema favorável às suas características.

Renato terá que repensar o elenco que no geral é bom, é bem pensado, bem balanceado, mas ainda assim, apresenta cadeiras perpétuas que fracassam até nas conquistas.

No mais, não será surpresa se o Novo Hamburgo botar faixa este ano. 




20 comentários:

  1. Marcelo Flavio23/04/2017, 22:27

    Lamentável.
    De novo ficamos no quase. Achei que depois da Copa do Brasil 2016 o elenco tinha amadurecido. Tem muito DNA de fracassados nesse elenco. A CB2016 foi obra do acaso, apenas algumas partidas de excessão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Flavio
      Não tem explicação; não se trata de terra arrasada, mas porque os dirigentes não tentam novas soluções para velhos problemas?
      É inadmissível jogar 3 vezes contra o NH e não ganhar nenhuma.

      Excluir
    2. Marcelo Flavio
      Complementando: Isso nos dá direito de acreditar na casualidade da conquista da CB.

      Excluir
  2. Bruxo,

    Não existem palavras para descrever o que aconteceu a não ser DECEPÇÃO e VERGONHA.

    Decepção porque o Grêmio fez bem em priorizar o jogo contra o Novo Hamburgo em detrimento ao do Guaraní (PAR) por ser a decisão efetivamente mais próxima no calendário.

    Vergonha porque mais uma vez sequer chegamos à final. De 2002 para cá, de cabeça, ficamos pelo caminho em 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2012 (nos pênaltis), 2013 (nos pênaltis), 2016 e 2017. Nove vezes em 16 torneios em nível estadual sem DISPUTAR o título. Isso é demais. Deveria cair até o Papa.

    Alguns dirão: "priorizamos os torneios nacionais e internacionais no período!". Se não fosse a Copa do Brasil ano passado, o argumento seria 100% inválido. O futebol também é simples. Quem não faz a lição de casa, fica pelo caminho na rua.

    Sete milhões mensais contra 150 mil equivale a quase 47 vezes mais orçamento. Empatar três vezes em 1x1 é o maior atestado de incompetência que já vi. Uma vez até poderia ser encarado como o imponderável. Três...

    Estranho também o fato de Léo Moura - que foi muito mal na partida - ter saído aos 43 minutos havendo sido batedor de pênaltis no Flamengo durante muito tempo. Retirar Bolaños, o goleador do time, também é injustificável. Mas Oliveira permanece. Somente o amor explica.

    Renato começa a degringolar de vez e suas desculpas são cada vez mais esfarrapadas. Depois não adianta reclamar de falta de continuidade. É preciso se ajudar às vezes e a blindagem da Copa do Brasil já foi.

    Aliás, o Grêmio faz força para complicar seu ano. E conseguiu.

    Obs.: o Inter vencerá seu sétimo título. Não acredito que o Novo Hamburgo seja o campeão. Na final, o time grande cresce. Nem vou secar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael
      Diante de tantas atuações ridículas hoje, isso dá direito ao torcedor pensar que os salários ou outras obrigações salariais não estão em dia.
      Não tem como não pensar nessa hipótese.
      A saída do Léo Moura na hora da cobrança das penalidades é uma interrogação. Se Lincoln bate bem penalidades em treinos, é bom lembrar que para alguns jogadores, há um oceano entre treino e decisão "as deva".

      Excluir
  3. Grohe é problema? É sim, goleirinho medíocre, se tanto. O Noia precisaria ser uma calamidade nos pênaltis como o Atlético-PR do ano passado para o Grêmio vencer, só contra batedores varzeanos ele cresce (lembrando daquele jogo, o treineiro Renato, com vantagem da vitória fora conseguida por Roger quase jogou fora a classificação, com ajuda do frangueiro, no gol de André Lima, mas isso foi esquecido e o frangueiro saiu como herói.) Ainda assim, o Grêmio tem jogadores de sobra, não só para passar pelo Noia, mas para muito mais. Afinal, de que competições e concorrentes estamos falando? Do mundial? Da europa? Não! Do Real, Barcelona, Juventus, Bayern? Não! É da mediocridade sulamericana, brasileira e gaúcha!

    É claro que reforçar é bom, mas o Grêmio tem jogadores suficientes e, assim como o Palmeiras, outro fiasquento do fim de semana, o que não tem é treinador! Tem apenas a INDIGÊNCIA INTELECTUAL DO TREINEIRO "QUE NÃO É O QUEM SABE, SABE" NEM O "QUEM NÃO SABE, ESTUDA" MAS SIM UM FANFARRÃO AVENTUREIRO QUE NÃO SABE E NÃO ESTUDA! O fanfarrão deveria ser demitido no vestiário, se essa diretoria capada, sem indignação, sem discurso e sem ambição tivesse culhões para cobrar o "ídolo" (meu é que nunca foi!) Mas essa diretoria vai esperar mais eliminações - ou só o pedido de demissão do treineiro. Com Renato na casamata, absolvo todos os jogadores de futuros fracassos, mas esse "ídolo" tem muitas tietes para repassarem as culpas aos jogadores. "Renato terá que repensar"... Aí é que está o maior problema! Ele não pensa e muito menos pode repensar, é um zero de neurônios! Com Renato o Grêmio não tem treinador e não terá treinador, é do nivel de Roth e Argel.

    Mais um fiasco desse treineiro fanfarrão em ruralitos! Fracassado como técnico (conseguiu tomar um nó do comentarista Falcão na última taça do Olímpico) e fracassado como jogador, quando deixou o time na mão em vários grenais sendo expulso. Freguês do inter, mas sempre arrogante. Sempre burro, sempre falastrão. Nem a desculpa de menosprezar o torneio o Grêmio tem para mentir: até se pouparam na Libertadores, algo inédito e que torna tudo mais vergonhoso, multiplicaram o dever de ganhar essa coisa e fracassaram no jogo seguinte! Que Noveleto e Dalesssandro gargalhem, espero logo ouvir um "fica Renato" do lado vermelho. Quem sabe essa diretoria medíocre e sem personalidade que roubou cotas de futuras gestões para ter superávit entenda o recado vindo do outro lado. Ou será que reagirão à situação falando de compra da Arena? Tal discurso não é só de eleições, mas pós fracassos, se sabe.

    Espero que o Novo Hamburgo continue forte, tem reais chances de ser campeão com até menos dificuldade do que enfrentou contra o Grêmio (que não derrotou em nenhum dos três jogos, dois em casa) e evitar uma incrível, absurda, gangorra a favor de um rebaixado contra um campeão nacional. Se depender da bola pode ganhar, mas se falava disso em outras decisões envolvendo times do interior e colapsaram. Ao menos o inter terá um técnico a enfrentar do outro lado, não a ostra estúpida do treineiro Renato. Se o inter ganhar esse torneio, no qual mal conseguiu se classificar na fase classificatória e namorou a segundona, a flauta de Segunda Divisão terá de ser guardada, perderá o efeito por longo tempo, tamanho o papelão gremista. Desde 2010, em todos os fracassos nesse torneio, este foi o fracasso mais vergonhoso e revoltante - junto com outro fracasso desse mesmo treineiro em 2011. FORA RENATO, MALDITO FANFARRÃO!

    ResponderExcluir
  4. A derrota gremista passa muito pelo treinador, porque o time vai dando sinais de incapacidade de superar adversários bem inferiores com recursos catados e contados e não se vê progressos na equipe e avaliações equivocadas como Jael (que está fora) e Bruno Cortez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato tem mais time do que Roger tinha no gauchão de 2016, e tem o agravante de que não jogou com reservas no primeiro jogo da semi-final.

      Olha bruxo, tá aqui um cara que "brigou" pra defender o Marcelo, mas não dá mais. É só comparar a atuação (saídas de gol) do 3º goleiro do inter ontem.

      Sei que parece incoerente, num jogo onde faltou gol, mas as vezes acontece de ter pela frente uma defesa bem postada, é mais fácil destruir do que criar, o que não pode é tomar gol fácil, sim, porque o ataque deles não é superior ao nosso, e uma simples "socada" na bola teria evitado a queda.

      Excluir
    2. Bom, esqueci que não tem mais Walace, é uma baita perda. Mesmo assim, não tem desculpa não ganhar nenhuma de 3 contra o Nóia.

      Excluir
    3. Walace faz falta, mas como todo mundo está atento, foram 3 jogos contra o Nóia.

      Excluir
  5. Ou de repente a direção deve repensar Renato...

    ResponderExcluir
  6. Glaucio
    A Direção não fará isso, porque é cômodo segurar o Renato. A torcida tem que ficar atenta e cobrar.

    ResponderExcluir


  7. A DUPLA GRENAL contra CAXIAS / NOVO HAMBURGO

    04.02.2017 - Inter 1x2 Novo Hamburgo
    05.02.2017 - Grêmio 1x2 SER Caxias
    11.02.2017 - Inter 1x1 Caxias
    22.03.2017 - Grêmio 1x1 EC Novo Hamburgo
    15.04.2017 - Inter 1x0 Caxias
    16.04.2017 - Grêmio 1x1 EC Novo Hamburgo
    23.04.2017 - Grêmio 1x1 EC Novo Hamburgo
    23.04.2017 - Inter 0x1 Caxias

    8 JOGOS
    1 VITÓRIA
    4 EMPATES
    3 DERROTAS
    7 GOLS MARCADOS PELA DUPLA
    9 GOLS SOFRIDOS

    Aí eu pergunto: já demitiram os "treineiros"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofrível, Alvirubro.
      Aliás, sobre o Inter; eu não vi todo o jogo (só o primeiro tempo), hoje passou a cena do Zago; só uma palavra para definir: Palhaçada.

      Excluir
    2. Tomaram sufoco do caxias.

      Excluir
    3. É um arremedo de time, Bruxo. Vai sofrer muito para passar pela B. Vai tomar sufoco fora de casa. É um time totalmente ineficiente para a B. E o treineiro quer acomodar os bruxitos dele.

      Excluir
    4. Mas está acertando nas contratações: Danilo Fernandes, Carlinhos, Uendel, Nico Lopez, D'Alessandro,Rodrigo Dourado, Alemão, Gutierrez, Potker, Marcelo Cirino e Elenílson são mais do que suficientes para ganhar a Série B com 4, 5 rodadas de antecedência. Falta o jóquei acertar o coletivo.

      Excluir
  8. Com Renato de treinador NADA é decepção, qualquer fracasso é esperado. Mas o Grêmio arranjou uma forma de envergonhar e revoltar até quem caga para esse torneio, no fiasco de escancarar o que deveria ficar escondido (que esse ruralito era uma copa do mundo), ao colocarem reservas na Libertadores, algo inédito, ainda mais para um clube/torcida que faz tanto oba-oba com Libertadores e coisas castelhanas, comemorando vagas para a LA mesmo que para nada, para passear na competição. A priorização do ruralito vai levar muito tempo a ser esquecida e o Grêmio sempre será sacaneado por isso, mesmo ganhado a Libertadores: cada fase que passar será ironizado que perdeu a “competição prioritária”… Essa priorização é o fato novo e negativo desses sete anos de fracassos regionais, onde sempre se podia esculachar convenientemente esse torneiozinho sempre perdido, e esse fato nasceu como consequência do fracasso não de ontem, mas de uma semana atrás, ao não ganhar, e bem, em casa de um time cuja folha toda é menor que o salário de um ou outro reserva do Grêmio.

    O próximo confronto eliminatório chega em um mês e o problema será, de novo, a falta de treinador; Renato, este fanfarrão, não tem nada a oferecer ao time. NADA! E será eliminado AO NATURAL pelo timezinho do Fluminense, com menos recursos técnicos mas que tem treinador. E a torcida continuará perseguindo e interpretando como preguiça e desmotivação atuações ruins de jogadores que, na verdade, serão apenas anulados taticamente pelo melhor técnico adversário, sem reação da casamata gremista e, na sua tietagem, continuarão negando este verdadeiro e fatal problema. Com Renato todas as eventuais contratações serão inúteis.

    A (indi)gestão do Grêmio marketeira, que adora falar de necessidade de grana/vendas que se prepare para radicalizar esse discurso se não tomar medidas logo, ou que se prepare para contradizer mais ainda a mentira do "superávit". Porque fracassar com um elenco caro desses é caminho comum, a médio prazo para situações bem piores como desmontes, calotes e fragilização de time e até ameaça de rebaixamento. Elenco caro só se sustenta ganhando, é preciso ter técnico de verdade, é preciso terem culhões para dar um pontapé no "ídolo" treineiro e seu "murtosa", o Espinosa, por mais choradeira que tenham de enfrentar. Não apenas o Grêmio precisa de quem entenda de futebol, mas precisa de um lider, não de um treineiro "parça" que trata esses marmanjos como se fossem feitos de cristais. O inter jogou duas decisões com os titulares em poucos dias, com duas decisões em penaltis. Envergonha-me a bonequização que vejo no Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Eu entendi e aceitei a preservação, até escrevi sobre a segunda etapa da decisão, isto é, faltava ver o efeito disso.
      Ficou claro que não souberam aproveitar o descanso.
      Acho que tem problemas extra-campo, porque a distância de Grêmio e Novo Hamburgo é oceânica. Não dá para buscar as causas apenas pela falta de "treineiro".

      Excluir
    2. Rodrigo, muitos dos "preguiçosos" e "desmotivados" já estavam no Grêmio com Felipão e Roger.

      Será que é só treinador o problema?

      Excluir