Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Pequenas Histórias


Pequenas Histórias (156) – Ano – 1982


Com Renato, Grêmio supera o Novo Hamburgo


Fonte: Revista Placar 

Esta poderá ser a manchete definidora do confronto do final de Domingo, dia 23/04, tratando da semifinal Novo Hamburgo versus Grêmio no Vale dos Sinos. É o que eu desejo.

Se ocorrer, não será inédita, pois há 35 anos na mesma Novo Hamburgo, diante do Nóia, mais exatamente em 25 de Julho no antigo Estádio Santa Rosa, o Tricolor bateu o saudoso “Floriano” pelo escore mínimo, gol de um ex-juvenil, que entrou no segundo tempo, cujo nome é muito familiar aos gremistas: Renato Portaluppi. Foi também o seu primeiro balançar de redes no grupo profissional azul. Um gol decisivo.

Era a segunda rodada do Gauchão de 1982, ambas as equipes vinham de vitórias significativas, portanto, havia grande expectativa pelo embate, tanto que o público atingiu o número de 11 mil pessoas.

O Grêmio vinha de uma decisão forte do Brasileiro, onde encarou o melhor Flamengo de todos os tempos, manteve Ênio Andrade no comando técnico, que naquela tarde mandou a campo: Remi; Paulo Roberto, Newmar, Hugo De Leon e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Tonho; Tarciso, Nei Fumaça e Isaías. Ainda entraram Leandro e Renato nos lugares de Tarciso e Isaías, respectivamente.

Ficaram de fora o goleiro Leão e o meio campista Batista, este, ainda sentindo a lesão provocada por Diego Maradona durante a Copa do Mundo na Espanha, mas contou com o retorno de Paulo Isidoro (foto).

O Novo Hamburgo de Marco Eugênio utilizou: Décio; Manoel, Ronaldo (Joaquim), Renato Mineiro e Laury; Clóvis, Lourival e Mano; Jorginho (Betinho), Pedro Verdun e Marquinhos.

Roque José Gallas foi o árbitro da difícil condução do embate pela violência empregada em campo por ambos os times, especialmente na fase final do jogo. Renato recebeu um cartão amarelo. Além dele, Newmar mais Jorginho, Joaquim e Manoel.

Num confronto bem característico de Gauchão, disputado palmo a palmo; quando a partida se encaminhava para o final, Tarciso recebeu falta de Manoel na esquerda de ataque, onde fora deslocado para a entrada do menino Renato.

Casemiro bateu procurando o segundo pau, onde encontrou Renato que cabeceou de cima para baixo, “matando” o arqueiro Décio.  1 a 0.

O Tricolor conseguiu controlar o ímpeto anilado e garantiu com essa segunda vitória a liderança do campeonato, juntamente com os dois Inter (Poa e SM).

Renato, recém iniciava a escrever a sua bela história no Imortal. Este jogo, este gol, certamente, são páginas importantes de sua biografia.



Fontes:   Correio do Povo
               Arquivo Pessoal do amigo Alvirubro 

33 comentários:

  1. Quantos gols e jogos Renato tem realmente pelo Grêmio? Algumas fontes dão 75, outras 73, outras 69. Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Micheiev;
    vou pedir para o Alvirubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o Carlos, irmão do Micheiev. Uso a mesma conta do google.

      Excluir
    2. Bruxo, tenho o registro de 261 jogos e 74 gols.
      Como fontes diversas muitas vezes dão informações diversas, é possível os números terem alguma alteração.
      Por exemplo, uma bola que bate em um adversário e entra no gol, pode ter sido publicado em uma fonte como gol contra, e ter sido dado a ele o gol, em outra fonte.
      É uma possibilidade, e não raro de acontecer.
      Nas pesquisas, procuro ler o desenrolar do lance dos gols, para ter a ideia exata de quem marcou.
      Às vezes não é possível obter detalhes, pois os jornais omitem alguns dados.
      De qualquer forma, uso os números acima como parâmetros, ciente de que somente o Grêmio tem a informação oficial.

      Excluir
    3. Alvirubro
      Sem falar na mudança de paradigma, por exemplo, no Grenal dos 3 a 1, três gols de Zequinha, o último foi creditado como contra de Vacaria, pois naquela época valia o último toque mesmo que sequer alterasse a trajetória da bola, na verdade, uma imbecilidade que, felizmente, não temos mais.

      Excluir
    4. Bruxo, eu tenho corrigido essas distorções, quando consigo identificar erros como esse, citado por ti.
      Como acesso a súmulas antigas é praticamente impossível, faço a avaliação do lance e se for o caso, troco o artilheiro, uma vez que, muitas vezes, nem o jornal tem a certeza de quem marcou o gol. Basta analisar o que publicam as fontes.

      Vou citar um exemplo do próprio Renato. Em 1984, na vitória do Grêmio sobre o GE Bagé, por 3x1, o primeiro gol gremista, algumas fontes dão o gol para Moacir, contra. No chute de Renato, que bateu na mão do jogador bageense, a bola entrou. Eu computo o gol para Renato. Enfim, são coisas desse tipo que tornam a pesquisa interessante. Quantas faltas batidas por jogadores da dupla, que tocaram na barreira, e o árbitro dava como gol contra, sem alterar a trajetória da bola? Ainda bem que mudaram a visão.

      Excluir
    5. Sobre o GRENAL do "Zequinha", contrariando as publicações, dou três gols para o José Márcio.

      Excluir
    6. Sempre considerei assim; os erros devem ser corrigidos, não é porque está na súmula que vamos ter como versão definitiva.

      Excluir
    7. Exato, este gol do Renato sobre o Nóia, alguns jornais colocaram como "um chute forte" que venceu o goleiro.

      Excluir
    8. Realmente, houve essa falha de alguns periódicos. Mas tu imaginas como eram as crônicas de muitos anos atrás? Imaginas uma jogada, dentro da área, num lamaçal daqueles dignos de Gauchão. Sem TV, sem "replay", e o jornalista ou cronista só confiando no que dizia o repórter atrás da meta, quando ficavam atrás do gol? Era tudo na improvisação. No mais ou menos...

      Excluir
  3. Diferente do meu irmão, sou colorado e meu irmão gremista. Mas temos fascínio por números e estatísticas da dupla grenal. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. O site oficial do Grêmio é muito deficitário em questão de números e dados. Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta gente interessada em pesquisar nos clubes, os abnegados que lá se encontram, não são bem orientados.

      Excluir
    2. Não só o "site" do Grêmio, Carlos. Todas as páginas dos clubes do Brasil cometem esses pequenos deslizes, ao não especificar o que consideram como dados oficiais do clube.

      Seria tão simples se colocar as campanhas, ano a ano. Apenas jogos, sem entrar em detalhes técnicos, pois isso demanda tempo e pesquisa pormenorizada. Não se pesquisa uma história de um clube de 100 anos em um ano. É uma coisa muito difícil de fazer.

      Eu já mexo com esses negócio de arquivar detalhes técnicos de jogos da Dupla GRENAL há mais de 25 anos. Talvez 30 anos. Mas antes, listava apenas os jogos. Depois fui encorpando os dados, por curiosidade. Não é fácil.

      É claro que os clubes têm estrutura para isso. Mas não se interessam, porque é um tema que não desperta interesse do torcedor em geral. Para quem gosta de estatística, é um belo passatempo, além de dar a dimensão do que o clube alcançou na história futebolística.

      Excluir
    3. Realmente, não é obra de alguns dias ou meses, Alvirubro.

      Excluir
    4. Talvez o Flapédia e o Galodigital dispontem um pouco neste quesito de estatística. Carlos.

      Excluir
    5. Correto, Carlos! Mas não são oficiais. Ou seja, seguem as pesquisas dos torcedores dos clubes e outros interessados por saber mais, além dos títulos. É louvável o trabalho deles.

      Excluir
    6. Certíssimo. Carlos.

      Excluir
  5. GRÊMIO x EC NOVO HAMBURGO
    Períodos
    1914 a 1941 e 1968 a 2017

    97 jogos
    69 vitórias do Grêmio
    19 empates
    09 derrotas
    229 gols marcados pelo Grêmio
    62 gols marcados pelos adversários

    GRÊMIO x EC FLORIANO
    Período
    1944 a 1967

    74 jogos
    52 vitórias do Grêmio
    15 empates
    07 derrotas
    196 gols marcados pelo Grêmio
    94 gols marcados pelos adversários

    Na história do confronto GRÊMIO x EC NOVO HAMBURGO / EC FLORIANO

    171 jogos
    121 vitórias do Grêmio
    34 empates
    16 derrotas
    425 gols marcados pelo Grêmio
    156 gols marcados pelos adversários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem os dados do primeiro jogo deles? Carlos.

      Excluir
    2. Somente o resultado:Grêmio 9x1 EC Novo Hamburgo.

      Excluir
  6. Esqueci de comentar que considero apenas os jogos entre os 1ºs quadros. Antes desse jogo, como preliminar, houve o jogo dos 2ºs quadros, e o placar foi 10x0, para o Grêmio. Esse placar entra em outra planilha, nos meus controles. O que vale mesmo, é o jogo do time principal.

    ResponderExcluir
  7. Alvirubro, em teu banco de dados tem muitos jogos de segundos e terceiros quadros?

    ResponderExcluir
  8. Tenho, mas não detalhados como os jogos do 1º quadro. Porque não havia tanta publicação.
    Organizo a lista de jogos com os resultados, e mantenho para fins históricos. Só isso.
    Devo ter em torno de uns 900 jogos do time B do Grêmio, com resultados.
    Para teres uma ideia, só clássico GRENAL tenho mais de 130 jogos de times de 2º Quadro / Time B / Rolinho / Expressinho / SUB 23 e por aí vai...E esses clássicos não estão na cronologia dos clássicos normais.

    Não dá para misturar jogos de 1ºs e 2ºs quadros, embora alguns pesquisadores achem que seja interessante manter na mesma lista de jogos dos "profissionais", os jogos dos 2ºs Quadros.
    Meu argumento para não utilizar na mesma lista é "um clube não é campeão de citadino duas vezes no mesmo ano". Portanto... uma coisa é Citadino de 1ºs Quadros; outra coisa é Citadino de 2ºs Quadros, e por aí vai.
    Como vamos enquadrar, por exemplo, um jogo do time do Grêmio, em mesma data e em locais diferentes?
    Qual jogo vai contar para a estatística do Clube? O do 1º Quadro ou o do 2º Quadro?
    Por isso, a necessidade de se ter arquivos distintos.

    Há alguns pesquisadores que chamam os 2ºs Quadros de "reservas". Não é verdade. Tanto que havia jogadores reservas dos 1ºs Quadros, havia jogadores reservas dos 2ºs Quadros e havia jogadores reservas dos 3ºs Quadros.
    É verdadeiro que muitas vezes o "time de cima" se valia dos jogadores classificados nos "times de baixo", como acontece hoje quando um time vai buscar jogador da base para uma determinada partida. Mas isso não tornava o time de baixo como time principal.
    O importante nisso tudo é manter uma linha de critérios.
    Separo muito bem os critérios de times A, B ou C. para não mexer muito no histórico do clube, que na verdade é muito mais o futebol do time principal.

    Voltando aos quadros menores: os campeonatos de 2ºs e 3ºs quadros corriam paralelamente ao de 1ºs quadros.
    Para o Tricolor, começou lá no Vereinpreis, com o Fuss-Ball Porto Alegre.
    Depois, já nos anos 10, com o início do Citadino de Porto Alegre, havia o Campeonato de 1ºs e 2ºs Quadros. Mesma tabela, mesmas datas, mesmos adversários. Porque era assim.
    O campeonato de 3ºs Quadros, que eu não dou muita importância, só foi aparecer em 1919.
    Os 2ºs Quadros foram substituídos pelos Campeonatos de Aspirantes, no final da década de 40.
    E à medida que o futebol foi se modernizando, foi dando espaço para os juvenis, lá pelos anos 60, que mais tarde passaram a ser os juniores, e hoje é SUB alguma coisa.
    Enfim, para quem gosta esse é um bom tema para pesquisas.
    Conheço alguns pesquisadores que não querem saber de jogos dos times principais. Eles buscam jogos dos 2ºs e 3ºs quadros. Acham mais divertida essa busca.

    ResponderExcluir
  9. Alvirubro
    Houve algum jogo de segundos quadros que mereça destaque por algum fato especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, vou buscar as informações e te passo.

      Excluir
  10. Bruxo, falamos do Renato Portaluppi,como jogador, e esquecemos de dar uma olhada, dirigindo o Grêmio:

    138 jogos
    65 vitórias do Grêmio (47,11%)
    42 empates (30,43%)
    31 derrotas (22,46%)
    209 gols marcados pelo Grêmio
    133 gols marcados pelos adversários (sofreu quase um gol por jogo)

    Nos períodos dele, como técnico do Grêmio, não dirigiu o time uma vez em 2011; três vezes em 2016; e duas vezes em 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa média de quase um gol por jogo (sofridos) não se encaixa em 2013.

      Excluir
    2. Renato em 2013
      39 jogos
      17 vitórias do Grêmio
      12 empates
      10 derrotas
      39 gols marcados pelo Grêmio
      33 gols marcados pelos adversários

      Excluir
    3. A média melhorou neste ano (2013).

      Excluir
  11. 30.01.2011 - Grêmio 2x1 SC Internacional - Técnico: Roger Machado
    26.10.2016 - Grêmio 2x0 Cruzeiro EC - Técnico: Alexandre Mendes
    27.11.2016 - Grêmio 1x5 Santa Cruz FC - Técnico: James Francisco Freitas Iahnke
    11.12.2016 - Grêmio 0x1 Botafogo FR - Técnico: James Francisco Freitas Iahnke
    08.02.2017 - Grêmio 0x2 CR Flamengo - Técnico: Alexandre Mendes
    02.03.2017 - Grêmio 1x1 Ceará SC - Técnico: Felipe Paiva Endres

    ResponderExcluir
  12. Alvirubro,
    Na RBS tv e no ZH esportes, deram os seguintes números para o confronto de Grêmio x Novo Hamburgo (desconsiderando o empate do ultimo domingo 23/04):
    174 Jogos
    124 V do Grêmio (431 gols)
    16 V Novo Hamburgo (158 gols)
    34 Empates

    Portanto 3 vitórias a mais para o Grêmio,6 gols a mais e 2 a mais sofridos;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franz, pois é. Eu vi.
      Impossível saber o que colocaram como jogos válidos.
      É provável que tenham incluído algum jogo do Expressinho / Time B (que eu não conto junto com o time principal).
      Existem muitos jogos entre o Grêmio e o Floriano/NH, dos times B (ou reservas).
      Quem faz a estatística pode ter considerado tudo como time principal.
      Por exemplo: em 1969 o Grêmio venceu um amistoso por 2x0, time comandado pelo Alduíno Zílio, quando o técnico principal era o Sérgio Moacyr Torres Nunes.
      Como eu sigo alguns critérios pessoais de contagem, é possível que essa diferença apareça por esses motivos.
      Sinceramente, não tem como saber. Não sei afirmar.

      Excluir