Páginas

domingo, 28 de maio de 2017

Opinião



Três pontos no Lixo

Quando vi a escalação do Tricolor para hoje com Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan, fiquei tentado a escrever na postagem anterior (Difícil) que ele usaria um esquema diferente; desisti, porque achei a ideia tão sem propósito que não valeria enveredar por este caminho no texto. Pois, não é que foi adotado? E fracassou, naturalmente.

Várias conclusões se podem tirar deste 3 a 4 recém finalizado; a primeira é o imenso erro estratégico de poupar 100 (diria 110%) dos titulares diante do Sport, tradicional "osso duro de roer" em seus domínios. Pergunto: Qual o oponente mais complicado para encarar? Zamora em Porto Alegre ou Sport no Recife? Prossigo: Qual a diferença em termos de tabela na LA, ganhar de 1 ou 4 a 0 o clube venezuelano? E não estou escrevendo isso agora, Time misto contra o Zamora.

Impressionante como o Grêmio em sua recente história sempre que se vê numa encruzilhada para tomar decisões, escolhe sempre a errada, vide a semifinal contra o Juventude ano passado. O erro de hoje foi achar que o que aconteceu no Paraguai no jogo contra o Guarani, onde escalou só reservas, se repetiria, confirmando; não soube detectar o acidente, a exceção daquele fato. O normal foi o que ocorreu hoje, isto é, perder tomando uma chuva de gols.

Mais perguntas: Se tivesse balanceado o time, metade dos titulares contra o Zamora, a outra hoje, não teria sido mais sensato? Outra questão; os três pontos diante do Sport valem menos ou mais do que diante do Vasco na Arena, jogo seguinte? Mais uma: O Fluminense será um adversário mais fragilizado, porque colocou titulares no Sábado? 

Outras conclusões: O Grêmio não tem goleiros. O final de semana foi pródigo em mostrar o show dos arqueiros mesmo em partidas que seus times perderam. Léo foi frouxo em todos os gols. Alguém poderá dizer; ele precisa de sequência. Pode ser, mas perguntem para o Arthur se ele precisou de sequência.

Dificilmente, outro time vai encontrar o Sport tão desmanchado, tão esgualepado como o Tricolor encontrou hoje. Era partida  para meter os três pontos na guaiaca.

Para dar umas pinceladas na partida: Fernandinho, duas vezes e Rafael Thyere fizeram os gols gremistas. O atacante foi o menos ruim. A curiosidade fica pela estreia de Beto da Silva.

Mais atrapalhado do que o time em campo, só mesmo a Direção e Comissão Técnica neste episódio. É f#da.

23 comentários:

  1. Os caras falam de risco calculado! O Grêmio simplesmente sabia que iria perder e aceitou isso e foi para perder já ensaiando o discurso depois da derrota. Conversinhas fiadas de brigar pelos pontos "ainda que fragilizado", "usando o melhor time à disposição" é papo furado! O Grêmio entregou o jogo calculadamente! Entregou esses três pontos antes de jogar. E sempre que escalar esse time entregará três pontos! Que não venham choramingar pontos perdidos passados depois, aquele discurso pequeno e eterno de todos os clubes que não sabem ganhar Brasileirão! Ou que não tem grandeza mesmo para ganhá-lo! Esse timeco posto hoje perderá todas que jogar, TODAS! Colocá-lo a jogar equivale a aceitar jogar o campeonato com jogos e pontos a menos a disputar que seus concorrentes. TODOS os jogos com esse time representam jogos a menos, se jogar 5 jogos com esse timeco podem descontar 5 jogos e 15 pontos do Grêmio desde já, será como se o Grêmio tivesse 33 rodadas e não 38 para fazer pontuação de campeão! E o Grêmio, se tiver ambição por esse título (o que duvido, ainda é viralata viciado em copas e mata-matas, onde geralmente morre) terá que fazer um percentual maior que o normal nos pontos que sobrarem em disputa.

    ResponderExcluir
  2. E temos o treineiro decidindo por esse time amador batendo no peito e coloca um time que ganhando de um, dois ou de três que fosse sabíamos que tomaria a virada. "Comigo joga" de novo? Apanhou de um time horroroso, apanharia do lanterna também. apanha de times que serão atropelados! Apanha de qualquer um e, como vimos na Primeira Liga, só não perde de times da segundona se fizer copa do mundo em casa. Mas o treineiro bate no peito e manda até no gordo que (des)preside o clube, um frouxo que não entende nada de futebol, como seu treineiro, como poderia se meter como os dirigentes de verdade extintos no clube? Renato o manda rolar e latir.

    O treineiro arrogante "sabe" o que é melhor para o Grêmio e para os gremistas, "amém!" gritam as tietes! Ele "sabe tudo", pensa ele. NÃO SABE NADA!! Se só queria colocar os titulares uma vez, porque não colocou metade deles em cada jogo, dois times mistos com titulares diferentes seria o suficiente contra esses varzeanos do Zamora e Sport e ninguém jogaria mais de uma vez, como ocorreu. Não existe time misto? É todo mundo de cristal ali? E para quê fazer contratar e fazer grupo se até reserva é poupado por cansaço muscular na bunda que passa tempo demais no banco? Será sempre 8 ou 80 para esse treineiro de décima categoria?

    "Quem quer demais fica sem nada", repete esse motivador de meia tigela, pois "quem busca todas ganha algo ou mais" é que funciona e era assim que funcionava no Grêmio vencedor dos anos 1990, onde maricas não se criavam dentro e fora de campo. Sai da Libertadores e sobrará a Copa do Brasil? Primeira Liga? O Campeonato Brasileiro em pontos corridos é demais para o bico do Grêmio, pensam os mentecaptos viralatas da direção e comissão técnica? Campeonato Brasileiro é para time grande, é isso? Esse é o pensamento do Grêmio ainda sob a "aura apequenadora" do jejum de 15 anos. E "vamos para as copas! Ser Rei de Copas!" Se a coisa ficar feia, e o treineiro começar a ser contestado demais, ele faz biquinho de filho mimado que é e, contrariado, volta para o Rio, ele estará numa boa,então a torcida, pensa ele, também estará, afinal ele "sabe" o que o torcedor sente, é o "gremista n.1", é o "messias" que sabe qual o caminho justo! NEM GREMISTA É!

    Renato tão ruim quanto Zago mas, pior que Zago, manda no clube, no carteiraço de "ídolo", faz o que quer e a diretoria aceita porque não tem ninguém com culhões para enfrentar esse treineiro perdedor que se acha a última bolacha do pacote, sempre com apoio da tietagem que, pensa ele, representam toda a torcida! Os colorados estão buscando treinador, será um a menos no mercado se esse boa vida for demitido, ou melhor, pedir demissão. Que esse ano seja o último ano com "indemitíveis" no comando, não dá para aturar esses malditos treineiros indemitíveis! Jogada folclórica nojenta para a torcida que depois vira um problema enraizado! Pior que esses indemitíveis só seus "chefes" frouxos, que não entendem nada de futebol, sem ambição, covardes em assumir suas responsabilidades e impor hierarquia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado, Roger, com time titular, conseguiu sair vencendo por 2x0 e levou 4x2 desse mesmo Sport. E aí? A diferença é a postura?

      Pra mim é a mesma coisa, perdeu, independente de o que demonstrava querer antes do jogo.

      Renato poderia muito bem ter orientado o pessoal pra segurar a vantagem, e aí é minha primeira bronca. A segunda, é ter deixado Ramiro e Fernandez de fora.

      Excluir
    2. Glaucio
      De qualquer maneira, o Grêmio perdeu uma grande oportunidade, pois pegou o Sport fragilizado; são esses detalhes que, às vezes, decidem um título, uma vaga, etc...

      Excluir
  3. Rodrigo
    Não sou tão radical quanto o teu texto, mas veja que esbocei um time na postagem "Time misto contra o Zamora" que era forte para bater o time venezuelano. Igualmente, daria para montar outro misto com a outra metade poupada e ganharia ambas as partidas. Erro gigantesco da Diretoria que deve ter-se curvado aos caprichos do treinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, há anos atrás, 2009, Roth iria colocar reservas num Grenal decisivo pelo Gauchão no Beira-Rio. Na época havia dois turnos, estilo Campeonato Carioca. Queria poupar para enfrentar o "fabuloso" Aurora da Bolívia no Olímpico, a 3 km dali, pela Libertadores na terça-feira seguinte, com o Grêmio com a classificação encaminhada (ficou em primeiro entre os 16 da LA até). Era o primeiro semestre de 2009 e o Inter de Tite estava jogando uma bola tremenda (tocaria não muito tempo depois oito no Caxias, na final, e enfrentaria o Corinthians na final da Copa do Brasil).

      O Grêmio era irregular, com uma campanha na Libertadores melhor que a bola jogada, e medíocre no ruralito; já tinha sido eliminado pelos colorados no primeiro turno. Era ganhar o jogo único no Beira-Rio ou ser eliminado da competição definitivamente. A expectativa era sombria mesmo com titulares e, com reservas, a expectativa era de quanto seria a goleada colorada. Roth, que vinha de quatro ou cinco Grenais seguidos derrotados desde 2008, não se importou em correr alto risco de manchar a imagem do clube, queria poupar os titulares para o jogo contra o "Zamora" daquele ano... (O Grêmio venceria o Aurora por 3x0 mole.) Pois houve forte pressão contra Roth para escalar os titulares e este cedeu (visivelmente contrariado.) E quem era presidente do Grêmio era Duda Kroeff, que certamente não é um dos caras com mais pulso no mundo, e provavelmente antes de Roth ele mesmo foi pressionado contra o uso de reservas no Grenal e a mandar Roth colocar os titulares. Pois o Grêmio colocou os titulares e por pouco não venceu, saiu ganhando com Tcheco, Souza cobrou falta na trave, Jonas cabeceou na trave, Guiñazu tirou bola em cima da linha... mas o Inter virou o jogo num lance de talento de Dalessandro lançando Índio e este desviando de Victor. O Beira Rio era só "Fica Celso Roth!", e Roth chegou a responder para os colorados na coletiva, estava puto rsrs.

      Mas a torcida do Grêmio não aguentava mais ver o Roth (e ainda mais com seus fracassos em série em Grenais), a coisa estava do jeito que sempre fica no fim de cada passagem de Roth pela dupla Grenal, como no ano passado no Inter: gerando ódio até. Roth caiu no fim daquele domingo, acho que todos os gremistas dormiram melhor que os colorados naquele dia.

      Mas quem pode com Renato e suas convicções mimadas e seu orgulho? Só Koff podia, ninguém mais. Odone o colocou como subordinado e foi massacrado pela "opinião pública gremista" ao demiti-lo, ainda que tivesse razão. O Grêmio coloca um time que poderia vencer dois Zamoras em campo num jogo, coloca um time amador no outro e ficam todos lá dentro quietinhos. Na Primeira Liga é capaz dele colocar esse time ridículo de hoje num Grenal!

      Como aconteceu com Roth no ruralito de 2009, se o Grêmio for eliminado pelo Fluminense mas Renato for demitido (ou melhor, pedir demissão) vou dormir muito bem! Duas competições se abrem: Libertadores e Campeonato Brasileiro, em troca de uma menor que estas. Mas não vou secar (não que eu não faça isso quando não gosto dos treineiros, sequei vários treineiros), não secarei só por um motivo: Renato não pedirá o boné sendo eliminado da Copa do Brasil!

      Excluir
    2. Rodrigo
      - A coisa mais difícil que fiz na minha vida foi torcer para o Grêmio com o Roth de técnico, então, eu tenho bronca com ele, aliás, ele dá razão para isso
      - Hoje entregamos de bandeja 3 pontos que poderão fazer falta na reta final, porque não sabemos como iremos em mata-mata (LA,CB e Primeira Liga)
      - Não há bicho papão em nenhuma das competições

      Excluir
  4. Está mais do que na hora da Direção dar uma prensa no Rogerião, preparador de goleiros. Está cômoda a situação dele, ou os goleiros dão melhor respostas ou ele terá seu trabalho questionado. Ou é a qualidade de seu trabalho ou é a "mão-de-obra" desqualificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que buraco saiu esse "preparador de goleiros"? É amigo do treineiro? Não há como juntar incompetente com mão de obra desqualificada. Imagine só: goleiros ruins acomodados! Se o Fluminense passar pela zaga do Grêmio é até favorito. O Frangueiro titular não é sequer melhor que essa calamidade do Leo e se for exigido 7 vezes toma 4 cocos. O Grêmio tinha um Dida no banco hoje, se o apelido vier de semelhança com o Dida famoso já seria uma esperança de termos no ano que vem um goleiro novamente, depois de bom tempo.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Este Dida parece (não o conheço pessoalmente) baixo para a posição.
      Eu fico pensando numa eventual lesão do Grohe, como o Grêmio vai encarar o problema na LA ou Brasileirão?

      Excluir
  5. Bruxo, acompanho o blog embora seja a primeira vez que comente.
    Tu tocou num ponto interessante. Sou da mesma opinião que o grêmio precisa de um goleiro diferenciado , mas quando vejo que os 3 goleiros tem exatamente o mesmo problema, começo a ver que o problema é bem maior do que imaginamos, ou seja treinamento.
    Rafael Bandeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rafael Bandeira, no teu tempo tínhamos o Emerson e, na base, quase no grupo profissional, o Danrlei...

      Excluir
  6. Pode ser Rafael;mas não dá para desviar o foco de alguns defeitos bem identificados em nosso arqueiro principal; a avaliação do treinador de goleiros é uma das questões, porque se fores ver o que andam jogando determinados goleiros com infraestrutura bem inferior aos da Dupla, por exemplo, não se justificam certos erros e mais, grave, a repetição dos mesmos erros. Não dá para aceitar e consolar com frases tipo "É! Ele nunca soube sair do gol".

    ResponderExcluir
  7. Grohe sempre foi fraco e os defeitos de hoje são os mesmos de sempre, em algum tempo escamoteados pelas qualidades, em especial o reflexo.
    Léo sempre foi fraco, desde a base.
    Grassi, a carreira fala por si.
    O preparador pode até ser insuficiente, mas com uma mão de obra dessas...

    ResponderExcluir
  8. PJ
    Mas ele (preparador físico) está sendo omisso ou virou um "paizão" para estes goleiros. Merece ser cobrado mais fortemente.
    Sobre Grohe, ele poderá fechar o gol contra o Flu, seria a primeira vez neste ano e neste caso, estaremos em Junho, sexto mês do ano.É muito pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convenhamos que nem precisa né Bruxo, com a vantagem que conquistamos...
      Rogério é exatamente isso aí, um "paizão".

      Excluir
  9. Sobre poupar jogadores. Uma cultura que já está arraigada por esta “Terra Brasilis FC”, penso que não justificam as várias tentativas de explicação dadas pelos profissionais dos nossos clubes em geral.
    Peguem as escalações de Barcelona e Real Madrid. Os grandes jogadores estão em 90% dos jogos. Lá, jogos de alto rendimento nas terças/quartas e nos sábados/domingos. E ninguém tira o pezinho. Dirão que os jogadores não precisam se deslocar de avião por muito tempo. É verdade! Mas isso em nada prejudica um time, se ele estiver bem preparado fisicamente.
    Não precisa ser muito detalhista ou observador para ver que o futebol praticado na Europa é muito mais competitivo que o Sul-Americano. Inclusive, nossos jogadores, quando lá chegam, têm uma dificuldade muito grande de adaptação, haja vista a falta de condicionamento físico que muitos atletas apresentam. Enquanto aqui desfilam como craques, por lá sucumbem porque não se importam em melhorar a parte física. O restante da história já sabemos como termina.
    Pegando como exemplo o goleiro Marcelo Grohe. Atleta que mais esteve em campo em 2016, no Tricolor. Dos 73 jogos do Grêmio, atuou em 58. Menos de 80% de participação. Depois dele, Douglas esteve em campo em 57 jogos. Luan em 54. Descontados os jogos em que houve cartão amarelo tirando o atleta do time, ou eventualmente alguma lesão, temos que admitir que para alguns atletas a participação foi abaixo do que poderiam realmente suportar. Enfim, esse é um tema não muito bem explicado para o torcedor, até este momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro
      Estava pensando hoje à tarde sobre isso; os clubes europeus e cheguei (e não foi difícil chegar) que os clubes são muito grandes, qual jogador "deixa o dele na reta" jogando na Juve, Barcelona ou Real Madrid com aventuras noturnas cientes que o clube é muito, mas muito maior do que qualquer atleta e o clube não vai tentar contemporizar e passar panos quentes. O cara rateou vai para a geladeira ou será posto à disposição. Pense nos grandes atletas, mas nos grandes atletas mesmo e veja se um dia, Barça, Real, Bayern não passaram adiante.

      Excluir
    2. Uma única ponderação, na Europa os times tem menos jogos.

      Excluir
  10. Complementando; nenhum deles acha ser "desumano" jogar a quantidade que jogam por ano. A exceção é a distância das viagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bruxo. A nosso favor apenas algumas observações: no Gauchão, os deslocamentos são pequenos. No Brasileiro, os deslocamentos de avião, na sua grande maioria, não passam de duas horas, duas horas e 30 min.

      Realmente, a Libertadores seria o problema maior, mas na 1ª Fase são penas 3 deslocamentos longos. E considerando o nível dos atuais adversários, nem precisa estar muito bem fisicamente para vencê-los. A coisa muda um pouco nas fases de mata-mata.

      Bueno, partindo desta análise rápida e sem nenhum fundamento científico, ficamos nós imaginando o que poderia melhorar se os "profissionais" do futebol fossem "mais profissionais" e pensassem no seu trabalho como algo realmente importante para eles e para os clubes que defendem.

      Excluir
  11. Alvirubro
    Ficou pior, porque antes havia os cartolas travestidos de paizões, agora, empresários e alguns cartolas espertalhões. Perde o clube, perde a torcida.

    ResponderExcluir