Páginas

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Opinião



Grêmio versus Godoy Cruz, este deve ser o foco

Pelo histórico do clube, a venda de Luan não deverá ser ótima para o Grêmio; talvez seja boa apenas. Por que não esperar pela convocação de Tite na Quinta-feira, isto é, há dois dias? Luan será vendido inevitavelmente, então, não seria interessante aguardar alguns dias?

Além disso, a negociação ocorre no instante em que o Tricolor luta para exorcizar o fantasma das oitavas-de-final, período onde geralmente se despede da Libertadores. O foco deve ser o clube argentino tão somente.

 Por caminhos tortuosos, o time titular foi sendo conformado para melhor; as lesões ajudaram o clube. O time beira ao ideal; falta Paulo Victor confirmar se é realmente, o arqueiro técnico, tranquilo com a envergadura exigida para a posição. Não acredito que tenha desprezado propostas europeias para ser goleiro alternativo no Sul do Brasil. Ainda é uma incógnita, deve aguardar mais chances no banco.

Amanhã, o Grêmio deve encarar o Godoy Cruz com: Marcelo Grohe; Leonardo Moura, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Luan e Ramiro; Lucas Barrios e Pedro Rocha, ou seja, provavelmente, 9 ou 10 destes nomes estarão no poster de campeão, se o Imortal confirmar o (leve) favoritismo.

Se a negociação de Luan se concretizar antes desta partida, eu não o escalaria, neste caso, o mais indicado é colocar Fernandinho na frente, recuando Ramiro.

Por mais que jogue bola, Luan estará com a cabeça fora da Arena e o resto do time, desfocado.

Tudo o que não precisamos para este duelo.




20 comentários:

  1. Deixo esta notícia:
    https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/08/08/gremio-se-acerta-com-spartak-e-venda-de-luan-fica-por-detalhes.htm

    ResponderExcluir
  2. Bruxo, devo concordar 100% contigo.
    Apenas faço uma ressalva: a venda de Luan, em se concretizando, nos valores anunciados e perto da lista de convocação de Tite (mesmo que não haja a certeza de sua convocação) é inoportuna e com valores razoáveis (pensando-se na incompetência do clube em negociar, vender seus atletas, historicamente). Caso esteja acertada, também não o escalaria. Vejo com muitas ressalvas este negócio de manter por determinado tempo jogando pelo clube.
    Quanto ao Paulo Vitor concordamos que é uma aposta e que sua finalidade maior é dotar o elenco de um reserva imediato, mais confiável.
    Quanto ao jogo, mesmo não precisando jogar a vida como Palmeiras e Santos, inegavelmente é uma prioridade no tricolor. Aí entra não só o modo como o Grêmio tem jogado, mas também a determinação. Jogo contra argentino sempre será um jogo difícil. A história não distingui times argentinos bons ou ruins, apenas a “raça”, a catimba, a gana argentina.
    Acredito que passa (1x0).
    “Vamo que vamo”.

    ResponderExcluir
  3. Arih
    Se o Grêmio fizer um gol cedo (ideal), só não vai passar uma boiada, se o Tricolor se preservar.

    ResponderExcluir
  4. Jogo é jogado e lambari é pescado.
    Todos jogadores entrevistados estão focados.
    Para quem ainda não acredita na ivi, de uma olhadinha na cara da coloradagi atrás do gol na comemoração do Fernandinho no seu gol contra o galo.
    Estou comprando uma Ferrari, falta pequenos detalhes.kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Quem é ele, Heraldo? Não identifiquei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quis dizer alguém especificamente; tipo o Wianey e o Guerra Filho no Grenal do Século (1989).

      Excluir
  6. Para quem perdeu o melhor do mundo, por troco, a venda de Luan não impressiona. É impressionante a incompetência aliada a interesses escusos.
    Manchester United comprovou ontem que necessita de um Luan. O Real comprovou que cairia bem um Luan. Bayern tem lugar para Luan. PSG necessita de um Luan para fazer brilhar, ainda mais, o extravagante gasto recente.
    Mas, os críticos, nesta hora falam do que não tinham coragem de falar antes (já que as coisas estão como estão).
    Vocês concordam? http://andrerocha.blogosfera.uol.com.br/2017/08/09/luan-quatro-razoes-para-o-melhor-do-brasil-nao-parar-num-top-da-europa/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as 4 razões são fundamentadas; será difícil o Luan (se mal vendido em termos de mercado da bola) alcançar os "top de linha" europeus, como diria Celso Roth.

      Excluir
  7. E o River está a caminho. Aguardem.
    O que os argentinos tem a mais que não temos?
    https://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/2017/08/09/opiniao-argentina-da-licao-ao-brasil-na-libertadores/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é, quando se falava isso 3,4 anos atrás, logo vinha alguém dizer que se defendia futebol feio....que com qualidade de sobra não precisa "suar sangue"...quando, na verdade, o que se pedia era um pouquinho mais de gana, coisa não vinha do banco, mas que as vezes precisar vir, para contaminar o grupo. Hoje temos um elenco de qualidade e um treinador que de apático não tem nada.

      Cenário melhor do que esse, acho que nem em 95. EM 1983, quem sabe.

      Excluir
    2. Correto Glaucio. Não gosto dos termos "raça", "sangue nos olhos", mesmo os utilizando em determinados contextos (se tornou adjetivo pejorativo; como você disse, virou sinônimo de futebol feio). Prefiro o que creio ser o mais adequado para os tempos de hoje: profissionalismo. Nesta palavra podemos resumir a busca pela qualidade, a entrega, a determinação, a gana, o foco, a logística, a alegria de fazer o que se está fazendo, a vontade de ganhar (até o apito final, mesmo perdendo), a obediência tática, o coletivo (sem perder a iniciativa e visão do momento adequado para uma jogada individual que possa definir uma partida). Podemos resumir isso no exemplo dos grandes times europeus. Creio que o Grêmio está a caminho de alcançar este patamar, esta visão. Mas ainda falta, um pouco, de entrega, determinação. Algumas partidas no brasileirão poderiam ter uma historia diferente.

      Excluir
  8. Arih
    Isso que o Tricolor tem muitas características dos portenhos. Se empatar no empenho, na atitude, ganhará na bola, no futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bruxo. No comentário ao Glaucio faltaram estas duas palavras: empenho e atitude. Aliás, além da palavra profissionalismo, a palavra atitude são as que resumem muito bem todas as outras.

      Excluir
    2. Essa é uma briga eterna...
      Eu vejo acontecer com este time mesmo! Quando ganha jogou sério, sem firulas. Quando perde, culpa dos marrentos jogadores metidos a craque.
      Não tem jeito...
      Mas uma coisa eu garanto, time ruim, motivado, perde motivado.

      Excluir
    3. Paulo, não estou dizendo que o time tem jogado mal e que não tenha qualidade ou ainda, que não tenha vontade. Mas houve algumas partidas que no meu entender poderia ter havido uma atitude mais decisiva para mudar o panorama. Todos nós temos concordado que este é o melhor Grêmio de décadas.

      Excluir
    4. Time bom, firulento, malemolente, perde "sem saber porque"...

      Excluir
    5. Concordo contigo Arih, integralmente.
      O que estou criticando é justamente o que o Gláucio citou abaixo; ninguém é capaz de citar o que é um time "malemolente". Se ganha, jogou sério; se perde, foi "firulento", enfim, o conceito muda ao sabor do vento e conforme o interesse.

      Excluir
    6. Ninguém, vírgula! Muitas vezes se criticou o time mesmo quando vencia, na época de Luxa ou Roger.

      Muitas vezes a "malemolência" foi descrita aqui. Exemplos: Zé Roberto deixando de disputar uma bola no meio campo, que originou o gol do Santa Fé em 2013. Luan dando um drible a mais quando poderia passar, a defesa ontem tentando sair jogando quando tinha que dar balão, jogador trotando em campo, desistindo da bola, e por aí vai.

      Já a caneta que o Pedro Rocha meteu ontem, não. Era o único recurso que ele tinha pra passar pelo defensor.

      Se um dia tivermos tempo e possibilidade, dá pra comprar decisões vencidas e perdidas, e ver quais deles teve mais seriedade....

      Excluir
  9. Para corroborar o que eu escrevi sobre aguardar a convocação, vide:
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2017/08/ingleses-podem-se-atravessar-no-negocio-entre-gremio-e-spartak-por-luan-9865714.html

    ResponderExcluir