Páginas

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Opinião



O Presente do Grêmio

Amanhã, 15 de Setembro, o Imortal chega aos 114 anos com uma torcida que não para de aumentar, o consagrando como um clube de massa; torcedores vistos por todo o planeta. É um orgulho muito grande ser gremista.

E o aniversário vem com o presente, ele se chama Arthur, 20 anos, que o país descobriu ontem no tambor do Brasil, o Rio de Janeiro, mas que tivemos o prazer e a felicidade de descobri-lo mais cedo, vide A Estreia de Arthur, texto escrito há mais de dois anos.

Jornalistas do centro do país já consideram a sua ausência na Seleção, um caso de difícil entendimento e explicação. 

Eu ouvi os apelos por Bruno Silva, meia do Botafogo, há alguns meses, eram pedidos pela sua convocação por esses mesmos jornalistas, mostrando que eles não estendem os seus olhares por esse Brasilzão.

Arthur é um "diamante branco", expressão que Foguinho cunhou para os que eram diferentes. Não deve ficar por aqui, portanto, que o Grêmio (como consolo) saiba negociá-lo bem.

Mas o título desta postagem não se refere ao nosso camisa 29 apenas, diz respeito ao momento gremista, a sua atualidade e o que ele não pode deixar de fazer: O Tricolor está prestes a dar o grande passo para ser um dos quatro classificados para a próxima fase da Libertadores, também, é um dos três únicos clubes que poderão botar a mão no caneco do Brasileirão; entretanto, vacinado por decepções recentes a torcida ainda não confia totalmente no desempenho do time e cobra, cobra muito.

Verdade que as decisões administrativas dos gestores gremistas, talvez sejam as causas deste ceticismo, maiores até que o desempenho em campo.

De qualquer forma, a esperança é mantida: Feliz Aniversário.

6 comentários:

  1. Um caloroso abraço colorado aos amigos tricolores, pela significativa data de hoje.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Um abraço.
    Para confirmar o presente nos dois sentidos; Tite convocou o guri.Justo.

    ResponderExcluir
  3. O Grêmio faria 114 anos hoje não fosse sua morte década passada, com 101 anos. Renascer, uma refundação é possível, aguardo a nova data de aniversário, será 29 de novembro?

    Grande noticia essa do Arthur!
    É na base, em garotos como o grande Arthur, que os maiores investimentos do clube devem ser feitos, embora segurar a bunda no ombro e carregar medalhão pelo aeroporto atraia mais a maioria da torcida. E se não fossem as lesões estaria no time B ainda! No início do ano se dizia que até o fim seria titular, pois no início tomou a titularidade e deixou o treineiro incomodado - onde colocaria o bruxo come-dorme Maicon? O amador chegou a colocar Arthur na reserva! Eis o lixo que treina o Grêmio. O Grêmio, nos dois últimos anos é principalmente Arthur, Pedro Rocha e Wallace. Nos piores momentos do Grêmio eu lembro que estes garotos, e outros caras de caráter, mas especialmente estes, merecem tudo de bom, são modelos do que o Grêmio deve ser por todo o time, e evito a vontade de secar que o falastrão sabotador e esses frouxos da diretoria que não entendem nada de futebol, e mesmo que entendessem não peitariam por falta de culhões; continuam no Grêmio por inércia me dão - o que Saul Berdichevski estava fazendo falando, oficialmente, outro dia da doação de Rocha? Esse cara não foi para casa vestir pijamas e pantufas ainda? Achava que tinha morrido até.

    Há outros caras gente fina no Grêmio, mesmo entre medalhões, o bacana é que o grupo tem caráter, exceto o Pipoca, que com sua recusa tirando 25 milhões de euros do Grêmio (o maior negócio do Brasil no custo-benefício) para pipocar em outros lugares, não por "amor ao Grêmio" mas pela seleção onde está longe de ser figura permanente (imagine o que ele, mesmo renovando, vai saltitar em campo em 2018, será completamente inútil.) E deu um segundo prejuízo: mandou Rocha embora a preço de banana. Como se não bastasse o duplo prejuízo de sua não venda milionária, sem prejuízo técnico, ligada à doação de Rocha, com imenso prejuízo ao time, continua com seu "staff" (se o cara tem "staff" já é canalha: eita termo afrescalhado) querendo sugar mais: vai daqui a pouco querer ganhar e reduzir a multa contratual a um ponto que em um ano ganhará mais do que o Grêmio na venda, isso se não desaparecer de vez e não valer nada (já não vale nada como gente.)


    Voltando ao caráter do grupo, exceto o Pipoca: considero as especulações sobre discórdias em premiações para a diminuição do rendimento como mais uma teoria conspiratória, tão caras a gremistas típicos, especialmente no sofrimento, quando o messianismo aumenta, coisa de Canudos mesmo - e uma das consequências disso a santificação do treineiro amador que não sabe e não estuda. Cada torcedor messiânico reza ao treineiro cinco vezes ao dia voltados ao Rio e precisa, ao menos uma vez na vida, vê-lo jogar futevolei no Rio, segurando uma sunga reserva.

    Pois o entregador de camisas, em sintonia com um clube que não superou a década passada, com seu planejamento covarde, que jogou quatro competições moles na lata do lixo e verá os campeões dando passes de canela pela TV, que coloca o foco numa única competição com média menor que um jogo mensal, ele que acabou com a "casca" do time, que foi para "lutas" decisivas não como um lutador saído do vestiário rangendo dentes depois de tomando tapas na cara, mas como quem saiu da cama às 11:00 de domingo de um feriadão e ainda não terminou o danoninho, que poupou até gandulas e mesmo assim foi desfalcado para o único jogo que vale (para ele e seus subordinados losers, tietes, apoiadores e dirigentes, incluindo o "presidente de direito" orelhudo). Tudo afinado com os derrotistas (que chamam os gremistas que ainda tem bolas, que são como o Grêmio deve ser, agressivos e ambiciosos, de "arrogantes"... A molecada que se tornou gremista década passada acha o máximo copinha do brasil e batalha dos aflitos, os velhos querem é varanda, cadeira confortável, preparar o cachimbo e relembrar e contar velhas histórias épicas aos netos. Que porre!

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre o caráter do grupo e premiações. Virou rotina em decadências citar o caso do confronto com o Independiente em 1984 na final da Libertadores como "exemplo de prejuízo por desentendimentos em premiações"... ora o time argentino deu um banho de bola, totó, roda; só do meio-campo (Giusti, Bochini, Marangoni e Burruchaga), todos foram convocados para a Copa do Mundo de 1986 e, destes, três foram titulares, só Bochini não, justamente o melhor, que ficou no banco da seleção por ser já muito veterano (fez parte daquele super Independiente dos anos 1970). Só do meio campo. A derrota de 0x1 saiu barata e o Grêmio, que perdeu qualidade e não repôs pelos porcos que o (des)governaram, não deixou de fazer imenso esforço, "ganhando pouco e tudo", conseguindo jogo franco em vários momentos. Na volta os argentinos escolheram truncar o jogo, escolha normal, e de novo tiveram sucesso. Essa bobagem da premiação como causa sempre aparece, ainda perderiam mesmo com mais dinheiro, faltou foi qualidade! E se empatar fora depois é indicativo de "acidente" em casa antes isso complica muitos títulos do Grêmio, que já definiu muitos títulos seus fora e não em casa.


    Os derrotistas ainda estão tremendo com o River Plate, mais um lobo na floresta onde o Grêmio, para os derrotistas é presa, inclusive do "predador calendário"? "Não podemos subestimar o time boliviano, vamos poupar mais o time!"... essa é a nova? O Grêmio seguiu a cartilha dos derrotistas, se cagou diante do calendário, poupou até os pardais e eis o resultado: decadência. Se ao menos eu tivesse a expectativa de que lá dentro eles viram que planejaram mal, mesmo ganhando algo! Mas duvido. Clube amador dirigido por amadores. Existe na direção qualificação como gestores, ainda que de um carrinho de sorvete? E esses derrotistas diante desse quadro piorado, tem a cara de pau de dizer: "viram!" fazendo de conta que a coisa não desandou pela cartilha cagalhona deles. E quanto ao melhor grupo (Palmeiras)? E quanto ao melhor time titular (Flamengo)? Ah! Esqueci! Um terminou seu ano, o outro caiu na primeira fase! Já tinha colocado aqui que o time argentino não pegaria G6 no Brasileirão.


    Mas infelizmente o amador que se autoaplaude histrionicamente deixou o time cair, desandar, chama as lesões e elas não voltam, casualidade não teria esse nome se atendesse, e está ao alcance do Santos - senão já do aguerrido Botafogo, que tem todos os empates a seu favor contra um Grêmio na Arena (até o 0x0!) O time, porque tem treinador, não sabe mais atacar (o que é mais vergonhoso do que não saber atacar quando nunca soube antes.) Seria novidade para o perdedor ultrabajulado, que chega em aeroporto como um beatle, cair em casa de novo? Já caiu e chorou pedindo desculpas muitas vezes, aquele que na boa vem com "quem sabe, sabe" - o treineiro da última taça do Olimpico (oferecida aos sorridentes Falcão, Dalessandro e Damião, "tão diplomáticos" com a torcida do Grêmio.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Rodrigo, o Independiente tinha um grande time; tu citaste inclusive Bochini, cracaço que ficou de fora dos 11 titulares em 86, mas o Tricolor também era muito bom, vale lembrar que o João Marcos foi convocado para a Seleção, Raul estava tão bem que o Tricolor despachou o Paulo Roberto, Luis Carlos Martins vivia grande fase, o Guilherme Macuglia era novo, minha única dúvida quanto às condições para a titularidade.
      Além disso, era o campeão da América naquele momento. Foi um jogo atípico do Tricolor e as razões não estavam apenas na qualidade do lado argentino.
      Tanto que no jogo da volta, faltou apenas o gol. O Grêmio foi bem melhor do que os de Avellaneda.

      Excluir
  5. Enquanto não for refundado na grandeza só podemos esperar que Arthur, como Pedro Rocha e wallace seja doado, o próximo a ser doado. Wallace fora convocado e isso não impediu: se a direção do Grêmio se fazer de difícil, nos iludindo que o Grêmio não doa mais jogadores e defende os interesses do clube e só do clube, é só o comprador esperar 30 minutos para o fim da janela: abre a mala com 5 milhões de euros e diz "Pelo Arthur, pegar ou largar", enquanto joga mais um milhão lá dentro e 500 mil no chão... Os três, que valem mais que o Pipoca (mas não digam isso para os compradores, quem sabe aparece de novo um clube otário disposto a torrar mais de 20 milhões de euros), os três carregavam o Pipoca mau caráter nas costas. Sem eles, o Pipoca, que vem pipocando há 4 anos, o craque do jogo facilitado - pelos companheiros. O "craque" da midia, que acha um craque em cada clube para facilitar a promoção do jogo personificando um time num jogador, como já faziam com seleção, especialmente agora com Neymar, como Mickey e Disney, Jesus e Igreja Cristã, etc.

    ResponderExcluir