Páginas

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Opinião


Tropeço constrangedor

Tudo bem que é um time de transição, ninguém vai exigir que o terceiro quadro gremista vá abatendo os adversários com um furor de um vice campeão mundial, um tri da América, não é justo cobrar isso dos meninos, porém, de profissionais, mesmos guris, dá para cobrar evolução, isto é, ajustes onde houve erros pueris e aceitáveis desde que não sejam em sequência.

O problema está aí: 9 gols em 3 partidas, a defesa virou uma peneira, o ataque até que fez a sua parte, mesmo que apenas 1 tenha sido marcado por alguém deste setor; Isaque. Os demais foram de Mateus (2), Jean Pyerre (2) e Paulo Miranda. Resumindo falta o "famigerado" equilíbrio. Aí entram vários fatores como questões táticas, comando técnico e entrosamento.

O que o Tricolor apresentou de positivo nestes três jogos? Apenas lampejos de individualidades, certos atletas que dão esperança ao torcedor de "vingarem" se postos entre os titulares. Só isso.

O constrangedor 1 ponto em 9 aumenta de dimensão, quando entre as partidas estão duas contra dois candidatos ao rebaixamento.

A Direção está isenta de críticas, porque não havia o que fazer, nem o grupo de jogadores que está em campo, talvez um reparo se faz necessário: Cesar Bueno não consegue ajustar o time, em especial, o setor defensivo, que, em tese, é o mais fácil de conseguir o prumo. Os erros se repetem e é isso que justifica o título desta postagem. É perda de bola dominada, desvio de chutes que viram gols, gols sofridos nas horas mais impróprias (se é que existe hora imprópria para levar gols). 

Se se pode amenizar um pouco a situação; não me recordo de nenhuma situação, nenhum momento do clube nestes últimos 50 anos, que, colocando a "baba", "time C", "grupo de transição", "expressinho" (chamem como quiser) o Grêmio ganhou algum jogo, quiçá, uma sequência.

Não me citem como exemplo o "Banguzinho" dos anos 90, porque este entrou em campo sempre com 5 ou 6 titulares. Estava mais para um "mistão quente" do que outra coisa.

O 3 a 2 de hoje não dá para por apenas na conta da falta de experiência.

Seguem os lances da partida:








10 comentários:

  1. Eu continuo achando que o grupo principal deveria ter retornado uma semana antes, e esses 7 dias serem dado a eles no início da copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Aí entram as questões trabalhistas e a vontade do treinador e jogadores; Renato jamais retornaria antes. Eu, depois de alcançar uma final de Mundial, também não retornaria antes. O Gauchão nos afeta, enquanto ele está sendo jogado, mais uns 2 meses e ninguém lembrará dele.

      Excluir
    2. Ao menos poderiam tem voltado antes alguns reservas que assistiram ao mundial do banco como Paulo Vitor, Bressan, Marcelo Oliveira, Caio, Machado, Leo Moura. Já dava uma cara melhor nesse time de transição

      Excluir
    3. Carlos
      Mesmo os reservas, eles tiveram uma parada de 30 dias. Acho que a questão física até agravaria o momento do time.

      Excluir
  2. Pior início do Grêmio na história do Gauchão!
    Realmente não há culpa da direção e a estratégia de colocar os guris deve ser mantida. O que acho que deve ser discutido é o conceito de formação da base gremista, que pra mim tem formado cada vez mais jogadores sem uma mentalidade vencedora. O foco virou apenas para a lapidação e a falta de conquistas do sub-17 aos sub-20 traz como consequência o que vemos hoje. Um time sem mentalidade, sem concentração, sem cabeça para aguentar a mínima pressão, apesar de ter muitos talentos disponíveis.
    A impressão é de que o Grêmio tem tirado a cobrança por resultados da gurizada, quando isto também faz parte do desenvolvimento de um jogador pleno.
    Ou pode ser apenas um exagero meu e talvez com um técnico melhor a situação fosse outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Targa
      Não são excludentes as tuas conclusões:- Concordo que há falta de cobrança para cima da base e também, o Cesar Bueno não se mostrou capacitado na solução defensiva e principalmente,nas trocas (substituições) que não surtem efeito.
      Não é exagero teu.

      Excluir
    2. Carlos
      Acho que perdi um comentário teu que entrou como spam e eu deletei por engano.

      Excluir
    3. Acho q era repetido, tranquilo

      Excluir
  3. Complicado.

    Não tenho acompanhado bem os jogos, o primeiro vi só o primeiro tempo, contra o Caxias nem vi, ontem escutei o segundo.

    Em resumo, o que concluo é que há qualidade, mas está faltando concentração, estratégia, e os mais cascudos segurarem a bronca, orientarem a gurizada, passarem tranquilidade e confiança.

    Acho que é hora de reforçar esse time, do meio pra trás, com alguns reservas do time principal. Eu tentaria com Jailson no meio Bressan na zaga, quiçá Paulo Victor no gol, porque goleiro precisa de ritmo. Grassi não tem falhado vergonhosamente, mas também não pega uma...

    ResponderExcluir
  4. Glaucio
    Concordo com o teu resumo.É aquilo ali.
    Já, quanto ao aproveitamento dos que retornaram,acho arriscado botar jogador sem preparo adequado para enfrentar adversários que vem "babando" para cima do Grêmio. É questão de mais um jogo, se eu entendi direito.

    ResponderExcluir