Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Opinião



Renato encontrará a solução para a falta de gols

Acho que a principal frase da postagem anterior é aquela que demonstra minha preocupação com a possibilidade de persistência da incapacidade ofensiva gremista em não superar "retrancas".

Pois eu acredito que o treinador gremista vai encontrar soluções para romper os "ferrolhos" dos adversários, atitude bem particular de Inter, Paraná, Ceará e Fluminense (3 E e 1 V), pois este quarteto não repetiu a estratégia em jogos que assisti pós enfrentamento com o Imortal. Não abdicaram de atacar.

O Tricolor nas partidas em que utilizou o time titular não sofreu nada além de um gol solitário santista e já usou todos os reservas como Paulo Miranda, Madson e Marcelo Oliveira. Bressan até surpreende, embora não seja prudente evidenciar este fato. Renato achou um jeito de se defender e isso se deve muito ao grande percentual de acerto de passes e posse de bola, que afasta os oponentes de sua área e, principalmente, os cansa.

Será interessante acompanhar os jogos de  Fluminense versus Paraná e Bahia contra Grêmio para ver o comportamento destas equipes, já que os dois primeiros jogaram para não perder contra o Tricolor e o clube da Boa Terra joga ofensivamente na Fonte Nova. Quem terá razão: A corrente que diz que os times se retrancam diante do campeão gaúcho ou é justamente o estilo dos pupilos de Renato que determina o posicionamento encolhido  dos adversários? Jogará o Bahia na retranca ou será impelido a isso?

Portanto, antes de se pensar em mudar o estilo gremista que está sedimentado, o que deve ser buscado é a eficiência no setor ofensivo, vide O que pode ser reinventado?

O técnico azul e seus pares tem capacidade para chegar ao tão sonhado "equilíbrio" da equipe.

"Eu acredito". Até porque basta ser líder em apenas uma rodada para ser campeão brasileiro; a 38ª, lá em Dezembro.








9 comentários:

  1. O Grêmio ontem jogou bem. Faltou caprichar nas finalizações. Alguns fatores estão pesando na queda de rendimento. Acho que o principal são os desfalques e o cansaço. O grupo tem viajado muito. Queira ou não, gera um desgaste. Mesmo assim, o Grêmio não toma gol há quanto tempo? Ainda acho que vai entrar no recesso da Copa entre os três primeiros. Esse campeonato tá um perde e ganha. No Grenal foi roubado descaradamente. Aqueles dois pontos, por exemplo, colocariam o time em segundo na tabela, até o presente momento.

    Outra coisa que está pesando, a meu ver, é a queda de rendimento do Luan. Ele tem prendido demais a bola, além de não estar sendo tão decisivo quanto em outros momentos. Na lateral direita, infelizmente, já passou da hora do Renato encontrar uma alternativa pro Léo Moura. Com o Madson é praticamente impossível ganhar um jogo. É um atleta que não acrescenta nada ofensivamente pelo lado direito. Somando a incapacidade ofensiva do Cortez (corre parece que tá travado), o time fica sem jogada de flanco. Apesar do Arthur fazer falta, não creio que sua ausência seja o fator principal.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    O desgaste de Luan se deve ao recuo demasiado dele; Madson, infelizmente, parece que não vai se adaptar ao estilo gremista. Há também, às más jornadas de André.

    ResponderExcluir
  3. corrigindo: ... as más jornadas de André.

    ResponderExcluir
  4. Luan realmente vem jogando abaixo do que se espera, mas tem crédito e deve melhorar.
    Precisa contratar um lateral direito pra ser titular pois Leo Moura nao aguenta a maratona e Madson não dá.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente, Carlos!
    Madson poderá surpreender? Sim, talvez. Mas o que temos é metade do ano praticamente e seguem as más jornadas.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo o André estando jogando menos do que pode, espero que seja apenas uma questão de ambientação, ontem ele fez um golaço, pena que na hora do lançamento estivesse um pouquinho adiantado (o golaço não valeu...).

    ResponderExcluir
  7. Nelson
    Além disso, Jael que joga bem menos, passou 1 ano recebendo chances.

    ResponderExcluir
  8. Só para lembrar: no ano passado fomos "roubados" pela arbitragem no jogo contra o Bahia em Salvador. Olho vivo!!!

    ResponderExcluir
  9. João
    Aquele gol no finalzinho de jogo; penalidade marota.Bem lembrado.

    ResponderExcluir