Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Opinião




Centroavantes

Leio que Renato intenta recuperar o futebol de André, o centroavante. O texto fala que houve uma evolução de 2018 para este ano; ele está mais participativo, mais "garçom".
Para mim, algo está errado, deve ser a minha "formação arcaica" em futebol. Explico: Na minha literatura futebolística, há dois tipos de centroavantes, os antigos 8 & 1/2, atuais "Falsos 9", escola de Tostão, o Mineirinho de Ouro, Tri do Mundo em 70 ao lado de Pelé; Leivinha (tio do Lucas Leiva), "8" na Lusa, Palmeiras e Atlético de Madri, titular da Copa de 74, quando virou "9" até lesionar-se com gravidade; também o nosso camisa 7, Luan.
Estes, na minha cultura esportiva, podiam/podem não fazer tantos gols, porque seus repertórios de jogadas, incluindo aí improvisações e movimentação, atenuam a falta de volúpia pela arte de botar a bola na rede com o protagonismo no placar.
Já, a outra categoria, a mais visível, o 9-9 (Nove-Nove), Alcindo, Roberto Dinamite, Jardel, ou menos capacitados como Jael, tem que fazer gols. São os caras do último toque, os "fominhas" do time, os líderes na estatística de tentos marcados.
Pensar em recuperar André ou desejar que faça ações de atacante de movimentação, salvo colossal erro de avaliação meu, Renato apostando nele, estará atrasando o time.
Para encerrar: É necessário lembrar do passamento do atacante Jurandir. Um motorzinho, seu futebol era semelhante ao de Ramiro para quem não o viu jogar. Jogador valente. Time em que jogava, entrava com 12. Está na rica história dos Clássicos.

Fiz uma homenagem na Pequenas Histórias nº 47, vide O Dia que Falcão virou Coadjuvante.



6 comentários:

  1. Barbicacho....fiquei uma semana sem ler nada sobre o Grêmio, quando resolvo dar uma atualizada, me deparo com essa...André....

    ResponderExcluir
  2. Por isso que defendi e defendo a saída do André, sempre é uma ameaça atuar.

    ResponderExcluir
  3. Me chamou a atenção nos últimos dias o tanto de gente que tem parte no passe do Everton. Será que vai sobrar algum pro Grêmio?

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Carlos
    Até comecei a pesquisar dados anteriores, pois tenho a impressão que o Grêmio chegou a ter 70% do "passe". Se tiver maiores informações, vou postar.

    ResponderExcluir
  5. Recuperar que futebol? Renato deve estar de palhaçada, se tem alguém que teve chances - e desperdiçou todas - foi André.

    ResponderExcluir
  6. PJ
    Sigo achando que é uma pegadinha do treinador. Não é possível.

    ResponderExcluir