Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Pequenas Histórias


Pequenas Histórias (218) - Ano - 1967


O Nascer da Estrela

Fonte:https://futhistoria.wordpress.com

De todos os atletas gremistas que vestiram a camiseta da Seleção Brasileira, penso que é Everaldo Marques da Silva aquele que atingiu o ponto mais elevado, pois integrou a melhor escalação de todos os tempos,  a de 70 de Pelé, Tostão, Gérson & cia.

O feito de Everaldo alterou até o pavilhão do Tricolor, a bandeira ganhou uma estrela para marcar definitivamente o feito dele e o reconhecimento de seu clube de coração pela façanha.

Esta estrela no estandarte gremista começou a ser rascunhada há 52 anos, mais exatamente no dia 25 de Junho, quando Everaldo estreou no estádio Centenário como lateral direito (ele está em pé, o primeiro na foto acima) do Brasil num confronto com o Uruguai que ficou no zero a zero na disputa pela Copa Rio Branco. Placar que satisfez os brasileiros, já que o elenco passava por uma profunda reformulação, após o fracasso na Copa de 1966 na Inglaterra e los hermanos vieram com a sua melhor formação.

Aymoré Moreira, o técnico campeão em 1962 na campanha do bi, lá no Chile, mandou à campo: Félix; Everaldo, Jurandir, Roberto Dias e Sadi; Wilson Piazza e Dirceu Lopes; Paulo Borges, Alcindo, Tostão e Wolmir. Entraram ainda, Edu Coimbra (irmão de Zico) e Hilton Oliveira.

Esta formação possuía algumas particularidades como por exemplo: havia um único titular de clubes do Rio, Paulo Borges, que pertencia ao Bangu e o reserva Edu Coimbra, jogador do América. Três atletas paulistas, Félix, então na Portuguesa de Desportos e os beques do São Paulo, Jurandir e Roberto Dias (este, o melhor da partida). Quatro mineiros do Cruzeiro, Piazza, Dirceu Lopes, Tostão e Hilton Oliveira, três gremistas, Everaldo, Alcindo e Wolmir mais Sadi, lateral esquerdo do Internacional.

O jogo se notabilizou pela prevalência dos setores defensivos sobre os atacantes, destaques para os arqueiros que foram os responsáveis pelo empate sem gols.

Quanto a Everaldo? Nos textos que me vali, há críticas quanto ao seu nervosismo excessivo e simplificação das jogadas; noutro, elogios por anular o principal avante charrua, Urruzmendi (que dois anos depois seria o estopim da briga generalizada no Grenal de inauguração do Beira-Rio). 

Passado o sufoco da estreia, Everaldo ganhou a lateral esquerda da Seleção; o reconhecimento da imprensa brasileira, integrou a maior e melhor seleção canarinho de todos os tempos e virou uma estrela na bandeira do Imortal Tricolor.

Uma bela história que começou num estádio tradicional, o Centenário de Montevidéu contra a mítica Celeste Olímpica; detalhes relevantes que costumam acompanhar as lendas do futebol.

Fontes: Arquivo pessoal do amigo Alvirubro
              http://rsssfbrasil.com






6 comentários:

  1. EVERALDO NA SELEÇÃO BRASILEIRA
    29 Jogos
    17 Vitórias
    10 Empates
    02 Derrotas

    Estreia: 25.06.1967 - BRASIL 0x0 URUGUAI
    Último jogo: 26.04.1972 - BRASIL 3x2 PARAGUAI, jogo realizado em Porto Alegre, no Estádio Beira-Rio.
    ............................

    Participou de seis jogos oficiais, por certames organizados pela FIFA: um jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970 e cinco jogos pela Copa do Mundo do Tricampeonato, no México.

    ResponderExcluir
  2. Duas derrotas apenas. Deve ser em amistoso.

    ResponderExcluir
  3. Alvirrubro, no ano de 1996 o Grêmio teve 3 "Rodrigos" na equipe (Rodrigo Gral, Rodrigo Mendes e Rodrigo Gasolina), e no Gremiopédia algumas súmulas aparece apenas o nome Rodrigo.

    Podes postar quais jogos cada um fez em 1996?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada no "Gremiopédia". Que eu lembre, Rodrigo Mendes chegou na metade de Abril e foi para o Japão, em Julho.

      Excluir
  4. Sobre Everaldo Marques, meu pai conheceu pessoalmente ele. Grande ser humano, calmo, tranquilo. Por isso quando ocorreu aquele episodio do soco (que acertou no arbitro), pegou toda a nossa torcida de surpresa. Everaldo Marques foi um grande homem, dentro e fora de campo. Saudades.

    ResponderExcluir
  5. Inclusive, Micheiev, Everaldo havia ganho meses antes o Belfort Duarte por nunca ter sido expulso. Uma surpresa para todos. Eu assisti aquele jogo pela tevê em video tape.

    ResponderExcluir