Páginas

sábado, 15 de junho de 2019

Opinião



Paulo Sant'Ana e seus 80 anos hoje

Este Sábado, 15 de Junho, marca os 80 anos de Paulo Sant'Ana, talvez o maior cronista multimídia da história da literatura gaúcha.

Ele faleceu há quase 2 anos, não pode ver o tri da Libertadores, mas foi presença constante nos títulos mais importantes do Imortal; também, ele reservou para si, a penosa tarefa de defender os interesses do Grêmio e de sua imensa torcida nos anos em que o Internacional foi massacrante dentro de campo, nas cadeiras nas redações dos jornais da terrinha, nas cabines esportivas das emissoras de rádio e atrás das câmeras de televisão. Sant'Ana lutou como Leônidas (sem seus trezentos) contra os persas colorados. Era uma espécie de Rambo do bem, um Robinson Crusoé sem Sexta-feira.

Combateu o bom combate e saiu vencedor; superou um a um seus desafetos e, embora eu discordasse de suas posições políticas, soube isolar este lado do "gênio idiota" (esse, o título de um dos seus livros) que me fazia começar a leitura do jornal sempre pela penúltima página.

Relembro aqui, uma singela homenagem que fiz, quando do seu passamento em 19 de Julho de 2017. A crônica é de 23. Vide O Grenal do Papai Noel Azul.

Um comentário:

  1. Uma crônica exemplar de Sant'Ana que erradamente foi atribuída a Vinicius de Moraes:
    https://www.revistaprosaversoearte.com/meus-secretos-amigos-paulo-santana/

    ResponderExcluir