Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Opinião



Velho Problema e Outros Novos 

Na verdade, não é apenas um velho problema, mas eu vou ficar com aquele que parece encantado: a maldição da Camisa 9 gremista.

Achar que Jael é ou foi solução (provisória) é um equívoco; solução provisória foi Lucas Barrios, um atacante com passagem datada pelo Imortal; estava "baleado", não ia aguentar muito.

A Direção gremista está se notabilizando por gastar a bela grana que entra pela produção da sua base com avantes que nada dão em contrapartida aos diversos algarismos que habitam o contracheque de cada um deles (André, Vizeu, Tardelli). É uma fonte inesgotável de queimar dinheiro com frustrantes aquisições.

Vizeu não se firma. Agora, ainda mais. André, suas pífias atuações ajudam a compreender a carreira "cigana" de Santos, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, de novo, Sport, além da carreira no exterior. E Tardelli? Bom, esse nunca desembarcou em Porto Alegre, não se sente bem em solo gaúcho. É ótimo jogador? É ou foi. A verdade é que paira sobre ele, a desconfiança, quase certeza, que não vai "vingar" aqui no Sul.

Este velho problema, entendo, só começa a ser solucionado com a desistência, o arquivamento destas escolhas, especialmente André e Tardelli. O aeroporto Salgado Filho será a melhor saída para os dois. Vizeu merece melhor avaliação.

Os novos problemas são o carisma do treinador virar "aura mágica" que o treinador manteve (merecidamente) até este 2019. Renato esgotou-se. O casamento com a massa torcedora está na crise dos 7 anos, pelo menos, dá indícios. 

Também, a "Éverton dependência" do setor ofensivo, que é ruim por tê-lo como único protagonista, se agrava pela iminente venda do camisa 11.

Terceiro novo problema: Estão chegando as decisões da Copa do Brasil e Libertadores. Eliminações precoces somadas com a péssima campanha no Brasileirão, tudo isso poderá reverter a curva ascendente que o clube experimentou nestes últimos anos e atrasar em décadas a história centenária dele.

Encerrando: fico à vontade para criticar o treinador, porque cansei de elogiá-lo, quando sua performance transformou o Grêmio num time copeiro, novamente. Criticar neste instante, é ser responsável com os fatos.

Ele tem condições de reverter o quadro de desânimo, mas terá que se reinventar.

 Difícil.

5 comentários:

  1. http://cornetadorw.blogspot.com/2019/07/os-piores-momentos-de-2011-em-2019.html = Leia esse texto e vamos juntos pedir a demissão desse treinador

    ResponderExcluir
  2. Talvez uma eliminação na Copa do Brasil seja salutar; o clube como um todo, seria sacudido para a única (mas, mais importante) competição que sobraria.
    Renato tem capacidade, já demonstrou isso. Resta saber se quer mudar.

    ResponderExcluir
  3. João Henrique Hollerbach12/07/2019, 15:10

    Sei que agora é fácil falar, mas aqui mesmo nesse espaço eu disse que tinha dúvidas sobre o Tardelli e agora confirma-se o que o "bruxo" escreveu: não desembarcou em Porto Alegre. Venho também criticando o André desde a contratação e deve haver algun$ motivo$$$ extra-campo para mantê-lo no time. Já o Renato eu sempre elogiei, mas acho que agora deu. Está na hora de "virar o disco".

    ResponderExcluir
  4. João!
    Lembrei dos teus comentários, assim que a história real de Tardelli se escancarou. Se tu não foste o único, foste uma das rara vozes que colocou "poréns" na contratação do atleta.
    Eu festejei a vinda dele; errei.
    Tardelli, neste momento, está escancarando que não quer ficar, resta ao Grêmio, um pouco de dignidade e passá-lo adiante logo, evitando mais constrangimentos para a instituição.
    Não quer? Não fica. Assim agiriam Koff e Dourado.
    Outros tempos.

    ResponderExcluir