Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Opinião



"O Grêmio é o Grêmio" - (Flávio Obino)


Em resposta a postagem de ontem; o filme em cartaz: Highlander - O Guerreiro Imortal. Só pode ser esse. 
Escolhi a frase de um presidente que se deu mal, muito mal nas suas gestões (foram duas), porque ela serve para o bem ou para o mal. O Grêmio é único. Inimitável. É f#da.

O que dizer desta classificação? Contrariou a estatística, o histórico do confronto; não houve injustiça, crime ou coisa parecida. Show, show.

Estamos há três jogos do Mundial no final do ano. Terceira semifinal consecutiva. Fico imaginando o que pensam os que gostam de futebol na América; perguntem quais os times que  estão na cabeça deles? Boca, River e ... Grêmio.

Gente! Eu não bebi, mas nem sei o que estou escrevendo. Decidi fazer esta crônica com a adrenalina a mil, porque daqui há décadas, as pessoas lembrarão desta vitória, desta classificação.

Treinador tem que conhecer, mas tem que ter sorte. Goleiro também. Renato escalou mal o Grêmio, onde? Maicon e André saíram jogando. Paulo Victor fez um primeiro tempo horroroso, porém, contou com a trave e a imperícia dos avantes do Verdão. Na etapa final, apenas intervenções. Coração na mão sempre.

Já com Maicon, sua lesão foi providencial, porque Rômulo fez sua melhor partida, a bola aérea parou no trio eventual (ele + Geromel e Kannemann). E convenhamos, o que fazem os times de Luiz Felipe senão alçar a bola aérea?

Se esses três citados não foram bem, Geromel, Éverton, Matheus Henrique, Alisson e Kannemann, toda essa gente, foi soberba. O capitão é mítico. É Eurico Lara na zaga.

Leonardo Gomes igualmente, ele fez bom jogo; Cortez teve muita dificuldade na primeira etapa, no segundo, ele engoliu o incensado Dudu.

Jean Pyerre cada vez mais maduro, verdadeiro mestre-sala, um malabarista da bola. Matheus Henrique será melhor do que Arthur.

Entraram ainda, Pepê e Tardelli (já havia citado Rômulo). O jovem atacante quase ampliou o placar em belo lance de oportunismo. Tardelli não apareceu.

No mais, o time cresceu na hora certa; até o preparo físico tão discutido, confirmou que o pessoal tem gás para aguentar mais de 100 minutos nos dois tempos.

Às vezes, eu acho uma grande bobagem, bobagem oportunista essa história de imortalidade, entretanto, quando uma situação como essa cruza as nossas vidas, é de acreditar que um clube do Brasil Meridional tem algo a mais do que os outros.

Vitória que permite a massa torcedora sonhar com os títulos da Libertadores e Copa do Brasil.

Sinceramente, foi muito gostoso pegar a toalha que joguei nas cordas antes do décimo segundo round.  Bem feito para mim.


31 comentários:

  1. Onde, por obséquio, o amigo redator juntou a toalha? hehehe


    Grêmio copeiro, e como eu havia dito: o alviverde nada sabe sobre este espírito.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Vamo que vamo. Perfeita comparação entre Lara e Geromel.

      Excluir
  3. não lembro onde, mas eu havia dito para o Gláucio que este time do Palmeiras é muito pior que o paranaense. Hoje vimos isto na prática. Era só balão e lateral pra área do Grêmio. Nada mais.

    ResponderExcluir
  4. Palmeiras surpreendeu negativamente (pelo menos para mim).

    ResponderExcluir
  5. O Grêmio de 2019 não joga tão bem quanto nos outros anos com o Renato, mas uma coisa é certa: cresceu em todos os momentos decisivos até agora. No segundo turno da fase de grupos da Libertadores, na final do gaúchão e nos jogos de volta contra o Bahia e Palmeiras depois de ter tropeçado em casa. Quanto foi obrigado a ganhar, ganhou. Isso nos dá esperança de faturar algum título esse ano, mesmo que tenha que ser na marra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opiniao é pior do que 2017 e melhor do que 2018.

      Excluir
  6. Exatamente; e é isso que faz ele chegar forte nesta Libertadores, pois nos momentos cruciais, ele superou e avançou.
    É façanha para poucos.

    ResponderExcluir
  7. Ressalva feita á comparação entre Artur e Matheus, fecho em todas.

    No mais, esse Dudu daria um bom lateral hein...corre corre corre e cruza pra área, faz o básico.

    ResponderExcluir
  8. "Eu disse que acreditassem, eu pedi que acreditassem" - Ranzolim, Armindo Antonio, 1983.

    ResponderExcluir
  9. Já dizia a máxima: Não tá morto quem peleia! Juntamos nossos cacos e vencemos!
    Que grande jogo! O Grêmio voltou a ser o grande time que nos acostumamos, cresceu na hora certa.
    Renato além de competente é muito sortudo. Bendita seja a lesão de Maicon que ajustou o time com a entrada do Rômulo, que entrou bem demais e merece sequencia nessa formação. Mesmo com Paulo Victor no modo caça-borboletas, mesmo com André matando os contra ataques, mesmo com Pitana deixando os adversários baterem sem dar cartão, mesmo com equipe da Fox torcendo descaradamente pro Palmeiras. Ontem foi dia de Grêmio e não tinha pra mais ninguém.
    Éverton chamou a responsabilidade, estava em todos os lugares com uma raça impressionante, que jogador é o cebolinha! Daqui uns anos poderemos dizer: "Vimos o Geromel jogar" é uma aula de zagueiro, de liderança em campo e que nunca mais tirem essa braçadeira do seu braço, é um capitão nato! Eu já não me surpreendo mais com o futebol e maturidade de Jean Pyerre e Matheus Henrique, esses garotos valem ouro, jogam muito! Alisson muito raçudo também, foi uma noite inspirada de todo o time, que atuação!
    Rápidas:
    - Também vejo Matheus superando Arthur se seguir evoluindo e trabalhando assim, é mais raçudo, vertical e dinâmico. Além de ter mais velocidade e chegar bem no gol adversário. Arthur estagnou depois que foi pro Barcelona.
    - Justiça seja feita: o primeiro gol saiu da falta cobrada por Maicon. Mas sua saída do time é fundamental se quisermos ser campeões novamente.
    - Torcemos pra que surja uma lesão e tire André do time(Talvez pro Paulo Victor também??).
    - Pêpê entrou com personalidade e afim de jogo.
    - É sempre mais gostoso derrubar um queridinho da mídia: nos deram como mortos, nos chamaram de pipoqueiros, relativizam nossas conquistas, dizem que Éverton não é tudo isso. E lá vamos nós pra terceira semifinal continental seguida enquanto eles choram.
    - Como disse Jean Pyerre depois do jogo: Pra quem torceu contra, boa noite.
    - Agora é assistir Flamengo x Inter de sangue doce hoje. Que venha quem vier, pois estamos vivos e com fome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      A transmissão da Fox foi uma vergonha! Quando o Palmeiras fez o gol, o PVC lembrou que o Palmeiras fez 1 a 0 no Inter e poderia ter feito 3. O Edmundo, então, nem se fala.
      Prefiro o Flamengo.

      Excluir
    2. Torço e anseio pelo Grenal na semifinal, sei que é bastante improvável, mas do mesmo modo como nos deram como mortos, eles já enterraram o Saci. A transmissão da Fox foi fiasquenta. Adicionei o número deles no whats e mandei o recado. "Vergonha! Nada de imparcialidade. Chorem cambada!". Foi o que eu disse.

      Hoje será a mesma coisa. O mesmo desdém. Nós, torcedores gaúchos, devemos de uma vez por todas aprender que a nossa rivalidade deve existir apenas quando se trata de Grenal. E só isto.

      Quero que hoje seja a vez da urubuzada tomar no "isqueiro" para poder mais uma vez ver o choro dessa mídia nojenta.

      JAMAIS TEMER!

      Excluir
    3. Rodrigo, o problema é que clássico emparelha tudo. Sendo pragmático, eu prefiro o Flamengo.

      Excluir
  10. Lembrei desta frase do Ranzolin, mas achei que os mais novos não conheceriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinil? Achei que tu era da "Era do CD".

      Excluir
    2. Eu sou, mas na infância era só vinil ou k7

      Excluir
    3. César Passarinho ou Cenair Maicá, qual o melhor,Glaucio?

      Excluir
    4. Cenair, na minha opinião num geral, devido à temática das letras. E olha que Passarinho cantava uma música muito importante pra mim, Guri.

      Já que tocaste no assunto, meu padrinho é irmão do Cenair (Vilmar Antonio Maicá, mas conhecido como Tato).

      Mas é "briga" feia, foram dois monstros.

      Excluir
    5. Dois monstros, sem dúvida.

      Excluir
  11. Daqui a um mês é provável que muitos - eu incluso - estarão vituperando contra a próxima "pardalice" ou teimosia do Renato.
    Convenhamos, o cara é foda.
    O que a maioria pensa que sabe de futebol, ele superou no campo ou na casamata.

    ResponderExcluir
  12. Mas Pj, acho que é consenso negativo a manutenção do André, e, convenhamos, nao foi por causa dele que o Gremio venceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consenso era André e Maicon, com renitentes críticas sobre Alisson.
      Olha Gláucio, até pode ser que não foi por causa dele, mas dentre todas as possibilidades hipotéticas, inclusive a de que, sem ele, poderíamos ter perdido, a única certeza é de que, com ele, vencemos.

      Excluir
  13. João Henrique Hollerbach28/08/2019, 11:51

    Estamos eufóricos. Bela análise do Bruxo. Realmente houve erro em escalar o André e o Maicon, mas os "deuses" conspiraram a favor e isso foi corrigido. Eu até já critiquei o Rômulo, mas na função de primeiro volante ele supera o Maicon. Imaginem(díficil acontecer) o Júlio César no gol, Rômulo de primeiro volante e outro centro-avante(nem cito alguém, pois qualquer um será melhor do que o André). Abraço

    ResponderExcluir
  14. João
    Pensei nisso; o Rômulo jogou muito no Vasco, depois caiu. Quem sabe ele não está recuperando o futebol. O melhor Rômulo é mais jogador do que o melhor Michel. Resta saber onde ele está.

    ResponderExcluir
  15. Foi injetado o espírito castelhano no sangue dos jogadores ontem. Mesmo na hora do apuro, os jogadores se sobressaíram bem.

    Fatos:
    Árbitro um pouco confuso na aplicação dos cartões.

    Torcida de 2000 gremistas calando 30000 palmeirenses.

    Mexidas que mudaram a rotina do jogo.

    Sangue, suor e raça. Espirito de Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micheiev
      Renato acertou no ingresso de Rômulo. Mérito dele. Pep^, idem.

      Excluir
  16. Eu escrevi dias atrás que não via o Grêmio em condições de eliminar Palmeiras e Flamengo e que a Copa do Brasil me servia, mas tinha esquecido de duas coisas, a primeira o Rodrigo me lembrou no comentário que fez ontem, "o Grêmio é mais copeiro que o palmeiras" e a segunda é que quem tem Cebolinha sempre pode ter esperanças.
    Não seria a hora do Romildão abrir a carteira e trazer um 9 diferenciado?

    ResponderExcluir
  17. Carlos
    Passou da hora. Fico imaginando o Pedro com Cebolinha e Luan.

    ResponderExcluir