Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Opinião



O Reverso da Medalha

Eu não escondi que achava difícil, quase uma certeza, a desclassificação gremista. Achava que faria um grande jogo, no entanto, o máximo que levaria seria um empate. Assisti de sangue doce. Ironicamente, à medida que a conquista se aproximava, meu ânimo também mudava.

Experimentei uma sensação ao contrário; sabem aqueles jogos em que o Tricolor amassava,  virava meia linha, encaixotava o adversário e o gol não  aparecia? Pois ontem, o Palmeiras me passou esta impressão; ia jogar a noite inteira e o gol decisivo teimaria em não acontecer. A sensação às avessas de tantas jornadas azuis. Hora do caçador.

Quero tocar em outro assunto: o desempenho do time. Paulo Victor foi mal no gol do Verdão; se ele acertou em optar  por socar (ou seria soquear?) em vez de agarrar a bola, errou em acertar o "hemisfério norte" da esfera; com isso, ela desceu e achou Luiz Adriano na única desatenção de Cortez. O razoável era pegar o "Sul" da pelota que subiria, subiria e daria tempo da defesa se arrumar. O goleiro ficou afetado pelo lance, porém, merece um voto de confiança, apesar do bom Júlio César.

Cortez comprovou que, contrariando a sua fama, ele é excelente marcador, muito mais do que o que se fala de seu apoio. Anulou Dudu. Por essa providência apareceu a morte anunciada do ataque palmeirense.

Leonardo Gomes, Matheusinho e  Jean Pyerre começam a ganhar "casca" em grandes decisões.

E o que dizer de Alisson? Veio na transação de Edílson juntamente com Thonny Anderson. Imaginava-se um atacante pelo lado esquerdo e Renato o transformou num talismã, repetindo processo que consagrou Ramiro nas grandes campanhas de 2016 em diante. Virou titular com todos os méritos.

Pode acontecer algo semelhante com Rômulo. Lembram de André Lima, um reserva de Borges ou de Gabriel, lateral que surgiu bem, foi para a Grécia, retornou em baixa e fez um ótimo Brasileiro em 2010? 

Rômulo não tem problema físico ou de técnica, ele, imagino, está com falta de confiança em seu futebol. Quem sabe depois dessa atuação, ele não cresça?

Finalizando: o Grêmio como um todo (torcida, direção, comissão técnica) tem que ter em mente que faltam apenas três jogos para voltar a disputar o Mundial. É um ato de inteligência brigar para que isso se materialize.










11 comentários:

  1. Ouvindo a Guaíba no pós-jogo do Inter, incrível a revolta do Nando Gross, está puto da cara com o time dele. Eles se entregam, mais dia, menos dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cheguei a ouvir. E cá para nós, é bom que eles saim das sombras, como a tornou a fazer ontem. E comento aqui o mesmo que comentei noutro blog:

      Se existia medo de alguns gremistas por um possível Grenal na semifinal da L.A., eu espero que ontem, este medo tenha ido para o além, caso ocorra o Grenal na final da Copa do Brasil.

      A urubuzada simplesmente não fez um estrago maior por pura soberba. Perderam gols ridículos que não podem ser desperdiçados numa Copa. E verdade seja dita: o VAR ontem, tentou operar o colorado. Também é verdade que esta foi a única chance que tiveram, porém bem aproveitada. E em Copas isto conta muito. E na minha opinião eles não empataram o escore devido a burrice do técnico que saca um zagueiro, para por um atacante quando o jogo ainda era 1 a 0. Resultado deste erro amador: um contra ataque de jogo de escolinha. 1 a 1 e fim de papo.

      *

      Ainda sobre o medo, se este existia quando não havia motivos, agora sim há motivos para temer. E não falo da urubuzada rubro-negra. Estes sou capaz de dizer que não serão páreos para nós. Eu falo dos urubus da Conmebol. Farão de tudo e mais um pouco para desembarcar o flamerda em Santiago do Chile e não o Grêmio. Além deste fator, teremos um Brazil inteiro contra nós. Ontem por sinal, já começaram a resgatar histórias da urubuzada que há trinta e tantos anos não disputa uma semifinal de Libertadores.

      Se preparem! Serão dois ecocardiogramas os jogos que nos aguardam.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Assisti apenas a etapa final; depois vi os lances da primeira etapa. Gabriel perdeu gols incríveis e a única chance dos vermelhos foi aos 41. Para quem precisava ganhar...
      Concordo, as mexidas do Odair foi para ser demitido mesmo. Só não será ainda, porque está quase na final da CB.

      Excluir
  2. Alisson me calou, fui contra a troca por Edílson e muitas vezes pedi Pepê em seu lugar. Mas hoje se mostra um jogador maduro, muito útil, oportunista (volta e meia faz seus gols por acreditar nas jogadas) e um bom cruzador de bola parada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes Glaucio o jogador que vem de fora é criticado antes mesmo de entrar em compo, foi assim com Alisson e com tantos outros como Geromel, Cortez, Jael, o próprio Edilson, mas com o tempo provaram seu valor.
      Detalhe que todos esses que citei vieram com custo baixo, parece que o problema das contratações do Grêmio é quando resolvem investir.

      Excluir
    2. Verdade Carlos, o PJ comentava sobre isso esses dias.

      Excluir
  3. Discordo a respeito do Cortez. Na minha visão, em alguns lances tentou desesperadamente fazer faltas. Parecia perdido. E um lance não me sai da mente em que ele empurra um jogador palmeirense e o juiz não marca a falta. Ele e Paulo Vitor quase me levaram a óbito. Deus que me perdoe. Menos mal que seguraram as pontas. Isso na minha opinião. Posso estar equivocado.

    *

    A respeito dos três possíveis jogos restantes, eu acredito ser possível. O Grêmio com certeza, está sendo o clube mais temido destas finais de Libertadores. Se não armarem como armaram no ano passado, temos grandes chances de retornar ao mundial.

    E ainda de quebra, numa mesma edição de Libertadores sermos: o primeiro clube brasileiro a ter transmissão via internet, e primeiro a disputar a primeira final única da Libertadores!

    Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que focar no Flamengo; claro, antes a CB.
      Se o Grêmio ganhar esses títulos com essa gurizada que está subindo. Pena a saída do Tetê, mas ali, acho que foi para comprar a Arena logo.

      Excluir
  4. Saudações Bruxo!
    Acho que todos achavam a classificação difícil. Foi uma partida totalmente oposta a de ida, dessa vez foi o Palmeiras que não funcionou graças ao bom desempenho do Grêmio somado as limitações deles em jogar ofensivamente.
    Paulo Victor viveu uma noite calamitosa, por pouco tudo não foi agua abaixo. Cortez cresceu na hora certa. Leo Gomes foi um ótimo achado, tem jogado bem faz tempo. Nossos garotos, Matheus e Jean, são o grande diferencial dessa temporada em relação a anterior, ajeitaram o time. Essa negociação que trouxe o Alisson foi genial, sorte a nossa que o Cruzeiro aceitou. Rômulo tá renascendo das cinzas, tanto batemos na tecla do meio de campo e a solução talvez fosse só testar ele na formação certa ao lado do Matheus. O problema é saber se a solução será definitiva ou se Renato irá recolocar o Maicon.
    Sem dúvidas que é hora de foco total nas decisões, a pouco tempo estávamos angustiados e agora estamos na semifinal da Libertadores com um pé na final Copa do Brasil. Serão seis jogos, seis decisões no mata-mata que podem tornar esse ano um dos mais marcantes da nossa história caso as conquistas se confirmem. Na Copa do Brasil precisamos jogar a volta ainda e podemos ter um Grenal histórico na final. Na Libertadores a parada é dura, o Flamengo vive seu melhor momento em muitos anos, não será fácil. Nossa experiência atual na competição pode fazer a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza de comentário, Lipatin. Destaco a frase:Ö problema é saber se a solução será definitiva ou se Renato irá recolocar o Maicon.
      Grande questão para o treinador.

      Excluir