Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Opinião



Uma Nova Era de Volantes

O Grêmio inaugurou um novo estilo de centro-médios, também chamados de volantes, nestes últimos anos.

Saiu o "cabeça de área" tradicional, aqui identificados nas figuras de Jadir, Vitor Hugo, China, Felipe Melo, Dinho ou Eduardo Costa. Os mais recentes, Walace, Jaílson e Michel, entraram os mais técnicos, melhores passadores e donos da posse de bola. Desta estirpe surgiram três em curto espaço de tempo: Arthur, Matheus Henrique e ainda em fase de confirmação, Darlan.

São semelhantes, apenas semelhantes. Arthur é o de técnica refinada, detentor máximo de rei da posse de bola, tem a condição de melhor passador entre os três.

O segundo, Matheus Henrique é mais ousado; entra na área com muita naturalidade. Do trio, o mais "mordedor" na arte de desarmar. Talvez seja aquele que marcará o maior número de gols.

Darlan, o mais jovem, tem as mesmas características de controle de bola, excelente passe, mas acrescenta em suas qualidades, o fato de ser canhoto e ter uma bola mais longa, o lançamento.

Além deles, comenta-se que Matheus Frizzo e Victor Bobsin também são promissores. Certamente, cada um acrescentando características pessoais, porém, sem perder aquelas que são predominantes nesta nova geração de meio-campistas da base gremista.

É a fábrica gremista alimentando o grupo principal. Tomara que em outras posições o clube tenha competência para formar craques desta qualidade.


12 comentários:

  1. É o resultado desse novo estilo de jogo que valoriza a posse de bola e a busca pelo gol, alem de volantes que sabem jogar o clube também vem revelando meias e atacantes de alta qualidade.
    Claro, alguns irão dizer que o Renato tem sorte por esses jogadores estarem surgindo justo nesses ultimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Carlos, mas é bom ter um técnico com sorte, rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Saudações Bruxo!
    A base é a nossa mina de ouro e é dela que tem surgido nossos destaques dos últimos anos: Wallace, Pedro Rocha, Luan, Arthur, Cebolinha, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Pêpê e são destaques que rendem dentro de campo e também foram as nossas principais vendas, os que foram vendidos no caso. Não só a nossa base mas o modelo de buscar jogadores ainda sub-20, que são lapidados por um ou dois anos no time de transição e depois sobem por time de cima que é o caso do Luan, por exemplo. É aí que o Grêmio tem que investir e é onde só tende a ganhar.
    Falando dos nosso volantes, estamos bem servidos e criando uma escola de volantes técnicos,Wallace errou feio na sua saída, espero que consiga retomar a carreira, Arthur jogou muito pelo Grêmio mas parece ter estagnado depois da ida ao Barça, já o Matheus tem um futuro brilhante pela frente, creio que vai superar o Arthur. Darlan merecia ter jogado bem mais esse ano dada a ruindade do Rômulo e os problemas físicos de Michel e Maicon. Confesso que nunca vi o Frizzo jogar, mas é bem cotado. Bobsin fez sucesso nas seleções de base e inclusive achava que ele já iria ganhar mais cancha esse ano. E certamente tem outros na fila já.
    Estendo aqui pra outras posições como as laterais, meia e ataque. Com certeza tem gente que merece subir por time de cima, prefiro mil vezes os garotos errando mas evoluindo e ganhando experiência do que jogadores de baixo nível que nunca vão evoluir. Olha nossos laterais reservas, será que os garotos são piores que o Galhardo? Que o Capixaba? Não é melhor trabalhar esses garotos em vez de insistir nessas duas nulidades? Vai saber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Citaste outras posições: verdade. O Guilherme Guedes vem gastando a bola na Segunda Divisão, acho que renderia mais do que o Capixaba.
      Capixaba me enganou.

      Excluir
    2. Tenho que confessar que também achei que ele servia pra ser um bom reserva com possibilidade de evoluir. Mas não dá mais, é jogador pra Série B.
      O Guedes devia estar no grupo principal já.

      Excluir
    3. Quem me dera estagnar no barça hehe

      Excluir
  4. Lembro que há muito o Zé Roberto, quando passou por aqui, já falava que, na Europa, o meia "clássico" tinha perdido sua função para o volante.
    Ainda que atrasados, parece ser um caminho natural.
    A única ponderação, em relação à Walasse, acredito que ele já pode ser encaixado neste novo "modelo".

    ResponderExcluir
  5. PJ
    Pensei nisso, quando estava escrevendo o nome dos dois: Jaílson e Walace; diria que são "híbridos", hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Pedro Lucas, meia, foi destaque contra a Itália no Mundial sub-17. Muitos jovens promissores na base do Grêmio há tempos, talvez nem 20% recebe chance. Sempre vai ter um refugo, um bruxo, um pereba na frente: um Cícero, um Maicon, um Romulo, um Tardelli, enfim, um amigo de chope para atrapalhar. A base do Grêmio, se estivesse na mão de treinador competente que não precisasse de sorte colocaria o Grêmio em outro patamar, mais alto. Talvez Tetê desse tão certo que de Everton o Grêmio não fosse tão dependente. Matheus (que deveria jogar com Darlan mas só jogará bem com Darlan se os dois tiverem técnico de verdade que saiba posicioná-los) poderia ter chegado mais pronto para o time titular após a saída de Arthur, talvez Pyerre recuperasse o meio campo quando Ramiro e Luan se arrastavam, e melhorado a campanha na LA, mas Pyerre só entrou pela indigência técnica e física de Luan, o que estava colocando o time à beira da eliminação na primeira fase. Com a água na bunda houve mudança - atrasada.

    Antes, Everton era "jogador de segundo tempo", convicção do treineiro e de seus apoiadores que nada entendem, e só recebeu chance porque demoraram a contratar o substituto para o medíocre Fernandinho (que nem deveria estar à frente de Everton na fila depois da saída de Pedro Rocha), pois o substituto de Fernandinho, Marinho, pereba que "os sábios" do departamento de futebol do Grêmio achavam que jogava pela esquerda chegou com Everton já titularíssimo, este agarrou a vaga como Arthur, para lástima do falastrão recalcado com Jorge Jesus e Sampaoli; os garotos agarraram a vaga dos amigos de chope.

    O treineiro não tem absolutamente nada a ver com a chegada e progresso de cada jovem por cada categoria dentro da base, o fanfarrão tem a ver é com a dispensa de vários talentos, com direito a esculacho, como aconteceu com Tetê, e a contratação de perebas inqualificáveis, que somados custam tanto que o "presidente" teve que pegar empréstimo bancário, entre um discurso de superávit e outro para a imprensa domada.

    Mas a tietagem chapabranquista não enxerga isso, não enxerga que as lesões e vendas (e não a convicção) tem dado chances a poucos garotos da base, muito menos do que ela revela. Esquecem que Pyerre seria emprestado para o CAP, Arthur seria emprestado para o Goias, e por sorte (que outros que sumiram não tiveram) entraram no time e se consolidaram. E ainda acham que o responsável pela organização do time é vítima na ruindade, o treineiro diz que até mulher grávida faria gol "no Grêmio"(por que não disse "na gente"? Porque trata-se da linha "eu ganho, eles perdem", no fiasco, verbo na terceira pessoa!) E acreditam, os torcedores de treinador, que basta o treineiro falastrão dar chilique com o time na beira do campo que o treineiro é vítima do time, que está insatisfeito como a torcida (ele é torcedor do próprio trabalho? é porque não sabe o que faz?) Pois não sabe consertar time, nem variar jogo, porque sorte não é coisa sistemática quanto competência.

    Em 2020 nada muda. Ou pior, a decadência segue. Vai ir tão longe quanto a ruindade alheia permitir, até encontrar o teto, que só é ultrapassado por competência (que não existe) de treinador, comissão técnica, depto de futebol, depto médico e presidente. Ano passado choraram a "conspiração do apito pró River", desprezaram o banho de bola do River na Arena. Este ano a desculpa é o dinheiro do Flamengo - como se o Grêmio com o mesmo dinheiro fosse competente para aproveitar (o Palmeiras tem grana e é medíocre.) Nos dois anos não fez a própria parte, não aproveitou os recursos que tinha, mas isso não vem ao caso para dirigentes, conselheiros, treineiro e torcedores acomodados, arranjaram desculpas para dizer "está tudo bem".

    O quadro é de acomodação total no Grêmio. Como este ano fracassado, 2020 acaba no ruralito. Muitos que ainda acham que os anos são vitoriosos vão perceber que são anos de desperdício de competições.


    Anderson/SP.

    ResponderExcluir
  7. MH não é e nunca será volante, ele é o “8”!!!!
    Tampouco era Arthur e tb Darlan! Eles só estão fazendo a vez do “5” por causa do bruxismo do Renato, e porque a torcida modinha do Grêmio acha o Maicon uma grande maravilha, quando na verdade é um elefante aposentado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são "segundo-volante". Cabeça de área jamais. Mesmo que o perfil do antigo 5 tenha mudado (hoje não pode ser só quebrador de bola, tem que saber jogar), considero eles franzinos demais pra guarnecer a frente da área, e um desperdício de aptidão ofensiva fazê-los cumprir essa função.

      Excluir
  8. Não são volantes, mas, onde andam Patrick e Ferreira?

    ResponderExcluir