Páginas

domingo, 10 de novembro de 2019

Opinião



 Vitória  veio com futebol malemolente

Quinto triunfo consecutivo, 15 pontos em 15 possíveis é maravilhoso. Números incontestáveis que catapultaram o Tricolor para o quarto lugar isolado; 4 pontos a mais do que o quinto (São Paulo) e igualmente números superiores nas vitórias (16 a 14).

Embora a minha formação acadêmica/profissional (Administração e Economia) recomende olhar para a estatística, ela, às vezes, tem a utilidade de um freezer no Polo Ártico, observem a desimportância destes dados; quanta bobagem escrita em 18 de Outubro; Vide Chances. Para que publicar estes números em Outubro ou antes até? Sei! dirão que é uma fotografia, um instantâneo. Mas e daí? Estatística importante é ter 100% de chances de título na trigésima oitava rodada. E estamos conversados.

Voltando para a partida da Arena Condá: O Grêmio começou praticamente com 1 a 0, gol de Luciano (bicicleta), aparando cabeceio de David Braz (que contratação!!!); aliás, se for absolutamente necessário vender um titular no final de ano, que seja Kannemann e não Éverton. 

Com um primeiro tempo excelente, total controle da partida, exibições em grande estágio, David Braz, Kannemann e especialmente, Darlan e Matheus Henrique, o Grêmio deu pinta de que golearia o frágil representante do oeste catarinense. Engano ingênuo meu. O time voltou parecido com aquele do segundo tempo diante do CSA, desta vez, não dá para culpar Maicon pela malemolência vista em campo. O ex-capitão ficou em Porto Alegre. Também Renato está fora dessa, porque esbravejava à beira do gramado, pedindo comprometimento. Sorte que a Chapecoense está rebaixada, falta a confirmação matemática (de novo, os números nesta postagem).

Tratando de fotografia, de instantâneo; se tivéssemos que concluir algo por esta partida apenas, diríamos que Darlan está muito à frente de Michel e Rômulo, que David Braz mereceria ser titular se não existissem Kannemann e Geromel no elenco; mais ainda, que Galhardo e Juninho Capixaba não podem fardar no Imortal. O lateral esquerdo lembra Toni, um lateral direito que não possuía nada além de uma velocidade louca. Estava no esporte errado.

Claro! é pequena amostragem; por ela, Éverton seria um jogador comum e Alisson, um atleta invisível, algo que poderia ser dito sobre Luciano, porém, este promoveu o melhor lance do encontro. Um golaço.

Geralmente é bonito de ver o Grêmio jogar, no entanto, mesmo tendo o mérito da "estatística" recente, 100 % depois da desclassificação na Libertadores, as duas últimas apresentações são dignas de reparos. Um fosso preocupante separa estas duas do vareio no Grenal.

Pode ser que contra os do topo da tabela, os jogadores encontrem a motivação que parece ter ficado perdida em uma semana apenas.

É ver para crer.














12 comentários:

  1. Depois do grenal o time do Grêmio entrou no modo fim de festa, ta difícil assistir até o final do jogo. O problema é que pode acontecer de o Flamengo confirmar o título dentro sa Arena. So me faltava essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil, Carlos.
      Tem que haver muita combinação de resultados; acho que terá dificuldades no clássico no meio de semana.

      Excluir
  2. João Henrique Hollerbach11/11/2019, 10:28

    Nesses dois jogos recentes fiquei muito irritado assistindo pela TV. E ontem até o "Cebolinha" foi mal: perdeu duas grandes oportunidades. "Assino embaixo" das tuas conclusões: se tiver que vender um jogador de destaque que seja o Kannemann e os laterais reservas não tem condições de compor o elenco gremista. Abraço

    ResponderExcluir
  3. João
    É triste dizer isso; vender o Kannemann, mas a reposição dele está em casa, já Éverton ...

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe, Bruxo. Mas discordo em relação ao Kannemann.

    Ficamos 2 anos praticamente improvisando volantes na zaga e agora que temos 1 reserva, pois Paulo Miranda ainda não pode ser considerado reserva, não podemos simplesmente mandar o cão embora.

    Já não temos goleiro, caso ocorra uma possível venda do camisa 4 seria um desastre. Mais um ano com improvisações?

    Pepe pode substituir Everton. Já mostrou que pode. Basta ter ritmo. Jogar mais. O problema é o bruxismo que se instaurou. Everton sim o único que tem calibre para ser negociado, mas tenho pra mim que não será.

    Outra: esta zaga titular que temos só não foi a melhor mais uma vez da América por erros fatais de recomposição. Tanto no ataque quanto na própria defesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Realmente, muito difícil uma escolha dessas. Kannemann cresceu muito ao lado de Geromel, de dublê de reserva da lateral e zaga do San Lorenzo para convocado pela Seleção, é um progresso.

      Excluir
    2. E eu acredito que vice e versa. Foi esta parceria que levou Geromel até a copa de 18.

      Os dois são tampa e panela. hehe

      Kannemann teve alguns excessos este ano que não estávamos acostumados a ver. Mas muito pelas falhas coletivas que a equipe teve.

      David Braz pode substitui-lo, mas acredito que ainda é reserva. De luxo vamos dizer. O problema é manter um reserva deste naipe dentro do clube.

      Excluir
    3. Exatamente, Rodrigo
      Quando o jogador tem qualidades e é rodado como a dupla Paulo Miranda e David Braz, ambos jogaram fora do país; é difícil segurá-los no banco por muito tempo.

      Excluir
    4. Complementando: Tem o Rodrigues que está muito bem; vi dois jogos do Brasileiro de aspirantes, ele, inclusive, era o capitão.

      Excluir
  5. Quanto ao jogo eu não vi. Preferi ouvir música, pois como eu imaginei foi um jogo modorrento como vocês falam por aqui.

    Ganharam com o escore mínimo e com um futebol mínimo. Mas não se pode pedir muito de quem fez isso durante o ano inteiro. A vaguinha continua sendo bem encaminhada.

    E sim. Estamos prestes a ver o nosso algoz ser campeão dentro da nossa casa.

    É o risco que estamos correndo caso essas últimas exibições aconteçam novamente.

    ResponderExcluir
  6. Pior! Próximo do aniversário dele (Flamengo), 15/11.

    ResponderExcluir
  7. Não precisa vender kannemann, o valor de uma venda seria rapidamente liquidado pra pagar salários de jogadores que devem ser liberados...conta fácil

    ResponderExcluir