Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Opinião



Fabricação em Série

Olhem para estes nomes e posições: Pedro Rocha, Éverton, Pepê e, furando a fila, Ferreira; Arthur, Matheus Henrique e Darlan; Luan e Jean Pyerre, finalmente, Walace e Jaílson.

São onze ex-juniores atuando em quatro posições do time. Apenas quatro.

Por que será que surgem tantos em idênticas (e poucas) posições com características semelhantes e não nas demais?

Arrisco um palpite: numas, a inspiração do titular; noutras, a vocação do clube em formar talentos em certas posições do time. O guri vê o profissional jogando e se dando bem e sonha em ser um novo ...; noutra, os olheiros são "especializados" em, por exemplo, volantes, é uma dinastia, Rafael Carioca, Fernando, Lucas Leiva ... atletas diferentes, mas semelhantes, para os olheiros, parecem ter a "cara ou dna" do clube.

Quando Ronaldinho Moreira estourou e foi embora, logo se pensou em Bruno Neves como o novo Ronaldinho, até atacantes desajeitados como Bergson, antes de subirem, já tinham a ginga e trejeitos do irmão de Assis. Ficaram na bossa, faltou futebol.

Se o Grêmio realmente der chances para os juniores, vão aparecer goleiros, laterais, zagueiros, centro avantes, atacantes pela direita (havia Tetê, pode vingar Guilherme Azevedo, já houve Douglas Costa), existem Guilherme Guedes e Kazu para o lado esquerdo.

Assim, desse jeito, a gurizada vai se identificando com um ídolo em cada posição e a instituição se notabilizará como uma que forma craques por todos os cantos. Aliás, como ocorre com a "linhagem" que começou com Arthur, que é de Matheus Henrique e será de Darlan, repito; por que não em outras posições? 

Neste momento, tem muito júnior sonhando com o futebol de posse de bola, toques curtos e acerto de passes. Por que será? Pela referência do titular.


6 comentários:

  1. Acho que é por aí Bruxo, um pouco os jovens da base se inspirando nos que estão no grupo principal e um pouco se cria uma "escola" pra determinadas posições, em algumas acaba ocorrendo uma sucessão "natural" como no caso dos bons volantes que surgem quase todo ano ou maior surgimento em determinadas posições como no ataque onde já tiveram jogadores da base tendo sucesso. Atualmente nossos melhores jogadores, fora Kannemann e Geromel, vieram da base ou do time de transição.
    Falta talvez investir mais na formação e dar mais chances a jogadores de outra posições mesmo, o Tonhão Rodrigues foi um que deu boa resposta na zaga por exemplo, tem o Phelipe que já podia estar ganhando mais chances no gol. Total acordo com testar o laterais da base, é uma carência do clube e do mundo inteiro, revelar um bom lateral pode render dentro de campo e fora dele com uma venda pra Europa depois.
    Sou favorável em investir na base, desde de uma melhora em termos profissionais qualificados, na estrutura, na formação e na transição pro time principal, é um modelo que só vai gerar coisas boas por clube e que já tem funcionado bem, com um impulso e mais investimento na formação dos nossos garotos podemos revelar muito mais em termos qualidade e quantidade. Inclusive preferia que se tivesse investido toda a grana de contratações e salários de jogadores fracos como o André nisso.
    E tudo isso reforça o erro da declaração de Renato, sobre gastar mais em jogadores, pois os que ele recomendou só geraram gastos e não dão o retorno esperado, enquanto os garotos acabam sendo nossos destaques.

    ResponderExcluir
  2. Exato!
    As contratações, primeiro privilegiam os atletas, exemplo: 3 anos de contrato para Tardelli, um cara com mais de 30 anos, depois, o clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Grêmio brincou com a sorte com esse contrato de 3 anos pro Tardelli já com 34 anos.Eu fui a favor da sua chegada, mas devia ter feito de 1 ou 2 no máximo. Tardelli não é ruim mas já não é o mesmo, a idade mais o longo tempo na China pesaram. E o que tem apresentado em campo não justifica o contrato longo com salário muito alto. Pelas informações que achei o valor por produtividade só entra no terceiro ano do contrato, então seguiremos pagando o salário integral dele em 2020.
      Uma curiosidade: Jael em 2018 pelo Grêmio contando jogos apenas do Brasileiro e da Libertadores: 29 jogos, 1769 minutos jogados, 9 gols e 4 assistências. Já Tardelli nesse ano contado também apenas Brasileiro e Libertadores: 36 jogos, 2.108 minutos jogados, 5 gols e 1 assistência.

      Excluir
  3. Lipatin
    A diferença entre o ruim e o bom; é óbvio que os números de Tardelli não justificam tremendo investimento, mas comparado com Jael ...
    É o caso de Luan. Ele tá mal, tá mal, é o que se diz, mas com toda a " ruindade " dele, está em terceiro nos que mais fizeram gols e assistências, nem se fala.

    ResponderExcluir
  4. Claro Bruxo, os números dão uma enganada as vezes e Tardelli é mais jogador que Jael, mas ele tem entregado muito pouco. Usei os números pra ilustrar que o investimento não tá valendo.
    Luan ano passado e nesse ano passou lesionado e má fase, mas ainda assim quando engrenou nesses últimos jogos antes da nova lesão teve lampejos do seu bom futebol e de esperanças, gostaria de ver ele se recuperando no Grêmio e retomando seu bom futebol e seguindo seu legado com o tricolor.
    Agora números do craque e matador André: 55 jogos, 3.138 minutos, 8 gols e 3 assistências desde que chegou ao Grêmio contando jogos do Brasileiro e Libertadores. 2,5 milhões de Euros rasgados, fora o salário...

    ResponderExcluir
  5. Já poderia ter vazado do Tricolor; ouvi que são boas as chances dele (André) começar a partida.
    Sem comentários.

    ResponderExcluir