Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Opinião



Muita Calma nessa Hora

Percebe-se que cresce a insatisfação ou suspeita sobre o futuro de Renato no Grêmio.

Claro! há descontentes de várias matizes; os que não gostam do trabalho dele como treinador, outros que não simpatizam com sua personalidade forte, há ainda, os torcedores da "gema", mas que gostam de um "incentivo" para torcer ou secar, conforme a corrente política que dirige o clube, por fim, os que gostam do seu trabalho, porém, acreditam que ele se auto prejudica com equívocos renitentes.

Esse coro está engrossando com a chegada de um final de ano diferente, onde as recentes conquistas gremistas passaram a ser um balizamento altíssimo para as competições deste 2019, isto é, ganhar o bicampeonato regional, ficar entre os 4 da Copa do Brasil. entre os 4 da Libertadores (pelo terceiro ano consecutivo) e entre os 4 do Brasileiro, (ele) ganha o conceito de horroroso.

Escrevi logo após a desclassificação na LA que as rodadas seguintes do certame nacional iriam definir se vale a pena apostar novamente no treinador gremista. E ele vem bem: ganhou 15 pontos nos mais recentes 18, entretanto, patina quando dá entrevistas desastrosas, dando margem aos mais variados sentimentos.

Contudo, para justificar o título da postagem, vale lembrar que Fábio Koff em 2013 para 2014, não aceitou renovar o vínculo dele, mesmo conquistando o vice campeonato com um time discreto. Renato, segundo o veterano presidente, pediu muito para prosseguir. Aí, Koff resolveu apostar num jovem treinador, vide Enderson Moreira; todos sabemos o que ocorreu.

Por isso, quando leio gente pedindo a cabeça de treinadores, esta lembrança me vem e eu fico com a certeira frase que utilizo sempre; só se tem saudade do antigo titular, quando a reposição não foi bem feita. 


8 comentários:

  1. Baita avaliação Bruxo! Não se pode esquecer o grande trabalho do Renato nesse período pelos títulos e por manter o time no topo praticando um futebol bonito, o Grêmio voltou a ser um time temido, voltou a ser uma ameaça aos adversários e um favorito a levantar as taças. O problema é que o time foi estagnando e Renato não soube se reinventar, de genioso e genial passou a genioso e teimoso, da máquina que encantava os torcedores e assustava os adversários passamos a ser um time irregular que até cresce e se impõe em alguns momentos mas em outros a chave vira e o time sucumbe, se torna uma presa fácil, muito distante do time que já foi. Aí entram vários fatores como lesões, saídas e as muitas escolhas equivocadas. Entra o desgaste natural do grupo, treinador e comissão técnica.
    Talvez a nossa régua pese e caímos no imediatismo porque nos acostumamos "mal" com aquele Grêmio potente. Talvez Renato tenha de fato perdido a mão, soltado demais a língua e chegou a hora de pendurar o boné na Arena.
    Eu sempre valorizei o trabalho dele e sigo reconhecendo o seu feito. Mas vejo um fim de ciclo com o Renato. Confesso que pesa na minha analise o meu desgosto com suas declarações, essa última foi pra testar a paciência do torcedor. Caso ele realmente saia temos que abrir o olho, o Grêmio hoje tem bala na agulha pra buscar um treinador com condições pra manter o nível, o problema é que a oferta anda escassa e um novo Enderson seria imperdoável. Caso Renato fique também temos que abrir o olho de como os rumos serão encaminhados, se teremos mudança ou teremos mais do mesmo, pode ser que sejamos vitoriosos e vou estar aqui rasgando elogios a ele e até achando graça da suas asneiras, mas pode ser que coisa complique e termine em crise.
    Agora é se classificar pra Libertadores e no passar das rodadas ir observando como irão se desenrolar os próximos capítulos.
    OBS: Tem outra situação de fica ou saí importante: Luan. Eu sou favorável a renovação. Até surgiu uma noticia falando em interesse dele em renovar com redução de salario mas não vi nenhuma fonte confiável bancando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu acho estranho é a exposição do grupo pelo Renato.Ele ao afirmar que precisa de reforços de peso, acaba diminuindo o elenco. Embora verdadeira a afirmação, não é de seu feitio. Muito Estranho.

      Excluir
  2. Realmente não tem muita opção mercado nacional, talvez Carile mas ai sai totalmente do atual estilo de jogo.

    ResponderExcluir
  3. Pelo estilo, Carile é descartável. Vamos jogar por uma bola.

    ResponderExcluir
  4. O cara é bom e tem muitos méritos.
    Mas chega hora que fadiga, é comum, não é?
    "Fadiga dos metais".
    Às vezes enjoa, cansa, relacionamentos duradouros são complicados.
    Talvez fosse melhor, pro Renato e pro Grêmio, esse afastamento temporário. Sair por cima.
    E, início de ano, é sempre interessante pra testar um trabalho novo. Dá tempo de correr atrás do tempo perdido se não der liga até o fim do campeonato regional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato.

      O problema é o perfil de treinador que querem. Um cascudo pra administrar um elenco caro ou um que goste de trabalhar com a base pra fazer uma renovação no elenco?

      Excluir
    2. Glaucio
      Sampaoli tem perfil para fazer frente a Coudet. O Inter não virá brincando em 2020.

      Excluir
  5. PJ
    O grande problema é sempre "quem para o lugar dele?"; se o Koff, que era bom nessa questão, errou feio trazendo o Enderson, imagina o Romildo.
    Eu só vejo o nome do Sampaoli.

    ResponderExcluir