Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Opinião



De onde vem a "Inspiração"

Eu tive o prazer, a satisfação de ser escolhido monitor para um renomado professor, quando acadêmico de História. Ele era uma sumidade e estava preparando mais uma de suas teses; aí, eu entrava em campo; lia várias obras e ia destacando o que lhe interessava. Nesta epopeia, conheci obras como as de Manoelito de Ornellas, Moysés Vellinho e do "brazilianist" Joseph Love, entre outros. Todos tratando da história do Rio Grande do Sul. Aprendi muito, sem dúvida e o professor lia somente os trechos que eu selecionava, tipo, obra tal, página tal, parágrafo tal. Ele ia direto ao ponto. Baita mão na roda.

Por esses dias, um amigo me alertou para o que vem ocorrendo com frequência em nosso blog, isto é, tratamos de um assunto e logo, um, dois dias no máximo, o assunto aparece numa rede de comunicação poderosa. O post mais recente é aquele "A Razão de meu Pessimismo", dia 09, onde tratei do risco iminente da Libertadores não ser concluída em seu molde original em 2020. Escrevi e ele serviu de inspiração para a edição de uma coluna no final de semana.

Não escrevo em tom de crítica, porque é óbvio que por se tratarem de jornalistas multi mídias, convivem com a limitação do tempo e aí entram os estagiários e/ou jornalistas jovens que fazem o "trabalho pesado" de buscar assuntos que possam ser garimpados. É normal, é natural. E eles já tem determinados blogs nos "Favoritos".

Alguém poderia contestar: lógico! qualquer um chegaria a esta conclusão, a do risco que corre a competição. Eu concordo, porém, a sutileza que me faz escrever sobre a coincidência (e são várias postagens nessa mesma batida) é sempre vir aqui primeiro para sair imediatamente na mídia profissional. 

Refiro-me a opinião, porque como qualquer amador, as informações, eu busco nestas mesmas mídias.

Vai  longe o tempo em que o repórter ou jornalista esperava o final do treino e solitário, batia um papo com o técnico, talvez tomando um cafezinho ou uma birita, conseguindo assim, as tais informações de cocheira, o furo que tanta repercussão dava por longos dias. 

Então, não há nada de imoral ou oportunista, a utilização deste método atual.

Sinceramente,  é para ficar envaidecido. E eu fico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário