Vitória da Imposição
O título diz respeito à necessidade, a obrigação inadiável de vencer, mas também, o significado de determinação, de demonstração de força superior.
O Tricolor fez hoje o que deveria ter realizado contra Ceará e Atlético Goianense, isto é, fazer valer o tamanho de sua instituição; alguém poderá dizer que isso não entra em campo; mas então, não mais se poderá tratar de todos os fatores que construíram a história do futebol como tradição, tamanho do estádio, peso de torcidas (em condições normais), valores gerenciados, qualidade do elenco, etc...
Um exemplo de grandeza ou o contrário, é o deslumbramento (compreensível) dos baianos pela contratação de Mano Menezes, que teve ares de "acontecimento do ano" na Bahia. No Grêmio ou Inter, seus torcedores reagiriam com uma certa indiferença, acredito.
A imposição veio quando o time foi "assediado", acossado e Vanderlei fez a diferença, uma, duas, três, quatro vezes. Também, na hora que a primeira chance apareceu e como manda a cartilha do grande clube, não perdoou. Alisson aproveitou o passe de Diego Souza e meteu no canto de Matheus Klaus. 1 a 0.
A imposição seguiu aparecendo no miolo da zaga; sem Geromel e Kannemann, o Grêmio apresentou "reservas' que seriam titulares fáceis no adversário de hoje.
Orijuela ignorou a quem deveria marcar e empurrou o lado esquerdo baiano para a defensiva. Cortez teve o mérito de iniciar o lance do gol inicial.
No meio, a maior novidade: Darlan com Matheus Henrique e Isaque, três meninos da base, um afirmado, dois "babando" por um lugar ao Sol. Há de se salientar a boa movimentação dos lados com Alisson em uma grande jornada e Éverton numa versão "alisson" pelo lado esquerdo. O Grêmio se mantém como uma das melhores defesas do Brasileiro.
Diego Souza nos poucos toques na bola, quase marcou de cabeça e deu duas belas assistências, uma resultante no tento de Alisson.
Para a alegria da maioria dos torcedores, Renato lançou mão de Darlan desde o início e ele fez um golaço, entrando na área, também, pela inclusão de Rildo, Guilherme Azevedo e Luiz Fernando, jovens que podem oxigenar a equipe. Este último foi autor de vários ataques importantes no período em que o Grêmio ficou com 10 jogadores.
Lucas Silva entrou para recompor o meio.
Além da vitória, a renovação do contrato de Ferreira é outra grande notícia da noite.
Deixo os melhores momentos aqui:
Enfim uma boa vitória com destaques para Vanderlei Orijuela, Isaque e Luiz Fernando.
ResponderExcluirCarlos
ResponderExcluirE com um nome aproveitando muito as chances: Isaque.
Em jogo que o goleiro salva, nao tem como elogiar a defesa...tem coisa errada, era o Bahia.
ResponderExcluirPontos positivos, o chute de Alisson (é raro acertar) e Darlan chegando na área pra finalizar.
ResponderExcluirAlém da chegada na área,o Darlan tem a qualidade do lançamento.
ExcluirSim, Everton vem bem. Aliás, após o retorno, ele e Alisson são os melhores jogadores do time.
ExcluirDuas coisas que assustaram:
ResponderExcluir-a atuação nos primeiros 25 minutos
-a direção cogitar a contratação desse centroavante do Bahia
Achei o time lento e desajustado outra vez. O gol motivou a correrem mais. Mas fosse o Bahia um time nota 6, teria ao menos empatado no primeiro tempo. Eles perderam gols bisonhos. Tem muito a melhorar ainda. Mas concordo que foi importante vencer.
Concordo contigo Vinnie. Ainda ontem, num grupo, falei: não sei o que é pior se esta vitória enganadora ou a tentativa de contratar Gilberto. A vitória se deu pelas mãos de Vanderlei. Por isso falo enganadora. O bom disso é que todo time bom deve se iniciar pelo goleiro. Ontem ele foi muito participativo. Era possível ouvir seus gritos. Ontem tivemos resquícios de uma melhora. Tomara!
ExcluirA partida não foi horrorosa quanto às últimas. Mas a postura de time grande veio apenas depois do primeiro gol.
Gostei bastante do Darlan, mas tomou um amarelo bobo. Matheus Henrique repetiu o erro do colega duas vezes. Foi expulso.
Menos mal que as mudanças que Renato propiciou não destruíram o time. Melhoraram até. Ganhou velocidade com o ingresso de LF.
E Bruxo: faltou mencionar o "xxpóti" na tua lista.
E sim, Gláucio. Ontem o lado esquerdo foi um pavor. A defesa é a menos vazada, muito mais por incompetência dos adversários. A exceção: Vanderlei.
Rodrigo; viajei; quem é "xxpóti"?
ExcluirSport...com sotaque nordestino.
Excluirhahaha
ExcluirExatamente, mas ao mau desempenho inicial tem a ver com a pressão dos últimos resultados; solto, rendeu melhor.
ResponderExcluirÉ um primeiro passo.
Vou tentar ver o copo "meio cheio" também. Primeiro vencer (pelo menos os ruins) depois pensar em jogar bem - que é necessário pra vencer os fortes.
Excluirmas o mau desempenho ...
ResponderExcluirMais uma pelada e segue o desanimo com esse time. Pelo menos o Grêmio saiu um pouco da apatia, tentou se impor e marcou gols. De positivo fica a titularidade do Darlan com direito a um belo gol. O primeiro gol foi mais na sorte que na competência, bola resvalada de lateral na área e o chute saiu mascado mas foi fatal.
ResponderExcluirMas segue muito abaixo o futebol apresentado, o muito fraco Bahia conseguiu dar várias escapadas e se fosse um time com um pouco mais de qualidade tinha feito os gols. Aliás deu pra ver toda a pericia do especulado Gilberto...
E após o jogo mais groselha do Renato: https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/renato-extravasa-apos-vitoria-e-ve-exagero-em-criticas-ao-gremio-tempestade-em-copo-dagua.ghtml
Lembrando que semana que vem já temos Libertadores.
Che, analisando o lance do jogo, me pareceu pensando...não foi um rebote, Diego Souza "tocou" de cabeça para Alisson.
ExcluirAliás, não fez gol, mas o pivô fez bem nesse e em outro lance.
Verdade, mas acho que a orientação é para alguém ficar na meia lua da área, foi Alisson, poderia ter sido outro.
ExcluirVanderlei foi o melhor em campo, mas não podemos esquecer de dois lances de pura sorte...uma saída bisonha do gol aos 21min (33s do vídeo postado), e uma bola na trave no 2º t, em que passa sobre a mão dele...
ResponderExcluirA vitória deve-se em grande parte a não ter tomado um gol nos primeiros minutos. O Vanderlei salvou o Grêmio(no jogo contra o Atlético Goianense ele já havia alertado para a marcação no escanteio que resultou em gol). Sem isso tenho dúvidas se a vitória teria acontecido. De positivo vejo a entrada da "gurizada".
ResponderExcluirJoão!
ResponderExcluirExatamente, os primeiros 20 minutos foram de desacerto, a favor de Renato, muitos jogadores sem entrosamento: Éverton, Darlan, Isaque, Orijuela e a falta de ritmo de jogo de P Miranda e D Braz; mas já vi muito treinador fazer melhor com grupos semelhantes ao do Grêmio.
Continuo achando que seria melhor a troca do treinador.
Fortaleza não será parâmetro, talvez o fiel da balança seja os jogos da LA, Católica e o Coirmão, ambos fora.