Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Opinião



Derrota Constrangedora

Escrevi sobre a saída do treinador, vide De Modo Profissional. Não me associo a ideia de excluir os méritos de Renato nas conquistas, porém, acabou. Deu. 

Ele não reverterá a tendência de queda, de fim de "Era". Cheguei a citar vários nomes de treinadores estrangeiros, incluí até com menos entusiasmo, Ariel Hólan, campeão pelo Independiente e agora na Católica. E ele a exemplo de Rogério Ceni no final de semana, botou o Grêmio na roda. Apareceu furo em todos os setores. Muitos jogadores atuando de forma deficiente e o estrago não foi maior, porque Geromel jogou um pedaço da partida e Vanderlei, ainda que atrapalhado em muitos lances, evitou a goleada. O capitão merece uma estátua; bastaram dois minutos sem ele e a zaga vazou como nos tempos de Cris ou de Werley.

Vale a pena tratar desta partida? Sinceramente, não. Agora é olhar para o futuro e ao meu ver, pensar em 2021, pois ao treinador a ser buscado, dar tempo e tolerância é o mais sensato; apenas evitar o pior, isto é, o rebaixamento e jornadas constrangedoras como a dessa noite, onde o time não deu um único arremate perigoso, não trocou passes com segurança, nem soube se defender minimamente, onde em sua totalidade, os onze que entraram não merecem nota 5 numa escala de 0 a 10.

Sem Geromel e Kannemann (uma possibilidade), nem Paulo Miranda e David  Braz (uma certeza) o Grenal será de alto risco, uma "sapecada" violenta pode levar o clube ao rodapé da tabela e pela experiência de todos os gremistas, dá para dizer que acontecendo o desastre, se entra numa espiral negativa, verdadeira queda livre. 

Como não existe nada 100% ruim, a inclusão dos meninos foi interessante pelo "batismo" na competição internacional. Ganharam "casca". 

A mudança de treinador tem que ser antes da partida contra o Palmeiras. Deixar para trocar na segunda-feira, (o presidente) repetirá Piffero às vésperas de um clássico. Todos sabemos o que aconteceu.

Bato três vezes na madeira.






15 comentários:

  1. Ariel Holan...outro dia tu mencionou ele aqui no blog...e ontem mais nó na conta do Renato.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    O problema passa pelo treinador (Grêmio), porque tem muito jogador jogando mal, um exemplo: Matheus Henrique, então, é um tiroteio para todo o lado: preparação física, depto médico, jogadores, etc... Talvez não seja em todo o clube como parece, embora, as entrevistas do dirigentes em outras ocasiões sejam patéticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bruxo. Ontem mesmo eu falei pro Gláucio isso, num grupo. O mau desempenho do Grêmio se deve muito a isso.

      Porém, não tem treino. Tático e nem físico. É uma farra! Por isso os jogadores não correm, cansam e se lesionam.

      Tudo leva a crer que existe um Itaimbezinho dentro do vestiário, tamanho deve ser o racha.

      Excluir
  3. Desandou de vez, quando chega a esse ponto o melhor mesmo é tocar fogo no mato e plantar novamente. Renato teve sim muitos méritos nesses 4 anos mas deu, não tem mais como reagir. Valeu por tudo Renatão, terá sempre meu respeito e gratidão.
    Alguns jogadores se der pra fazer como fizeram com Thiago Neves é a hora.
    Precisa contratar urgente um volante e um meia pra TITULAR.
    Nesse momento eu apostaria em Felipão pra arrumar a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      É o único e chega arrumando, os demais terão que ter tempo.

      Excluir
  4. Salve, Bruxo! Que fiasco esse jogo! Vamos ter que engolir mais quantos vexames antes dos mandatários se tocarem que o Renato acabou?
    O Holán engoliu esse timinho mal treinado do Renato. Podia ter sido bem pior se não fosse umas boas defesas do Vanderlei e a dureza do Zampedri. Depois que o Geromel saiu virou o famoso "deus nos acuda".
    De positivo e ao mesmo tempo irônico foi o ingresso da garotada. Azevedo e Rildo entraram com personalidade, peitando os chilenos. A ironia é que o estatua sempre enrola e fica preterindo os garotos mais novos pelos veteranos, mas quando a coisa aperta ele sempre chama os da base pra salvar.
    E mais uma lesão! Não é possível! Tem que rever todo o sistema de preparação física e departamento médico. Tem coisa muito errada aí.
    Agora vamos pro Grenal com uma zaga a la Werley como tu disse. Que momento...
    O Romildo tem que acordar. Não adianta fala em superavit financeiro com essa bomba que tá o futebol do clube. Vai calcular finanças na Série B se seguir omisso ao caos que o time virou.
    Também acho que devia mudar o comando pra ontem. Mas acho que só veremos mudanças depois do Grenal...

    ResponderExcluir
  5. Lipatin
    Com a cabeça mais fria, realmente, a troca, o recomendável é após o Grenal, independente de resultado; seja favorável ou não.

    ResponderExcluir
  6. Pois eu, esses dias, por dúvida que a memória me trazia, fui rever o segundo jogo da final de 2007, contra o Boca.

    Nem aquilo lá foi tão feio como ontem...

    Não há o que relevar, ponderar, nada. A atuação é reflexo da "laive" patética de quarta-feira. O clube e o time estão sem rumo, e alienados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio. Começo a suspeitar que o fiasco da live foi proposital. Mais uma vez, ontem, se falou mais sobre a live do que qualquer outra coisa. Enquanto isso, eles permaneceram na concentração esperando a hora do jogo, para saber qual seria o amontoado que iria à campo.

      Excluir
  7. Glaucio a soberba parece que pegou o Romildo.

    ResponderExcluir
  8. Como todos esses problemas citados, acho que essa marca do jogo bonito também pegou o Renato. Ele ficou refém desse rótulo. Em 2013, ele não teve vergonha de fechar a casinha e jogar com três volantes e três zagueiros. Naquele momento, o plantel era tao limitado quanto o atual, e o resultado foi o Grêmio vice do Brasileirao. Era de chorar ver aquele time, mas ganhava de 1x0.

    Se a parte física tá mal, se tem fragilidade defensiva, o negócio é trocar as peças. Sei lá, botar o Paulo Miranda limpando trilho na frente da zaga. Se é pra chuveirar bola na área pro Diego Souza igual, ao menos que se tire o Isaque (ou qualquer um da frente) pra reforçar o meio de campo. Pelo menos joga guarnecido até resolver esses problemas de solução a longo prazo.

    No mais, concordo, acabou o ano. É fazer 45 pts no Brasileiro e evitar ser goleado nos confrontos grandes. 2021 começa do zero.

    ResponderExcluir
  9. Vinnie
    Muito boa lembrança essa de 2013; inclusive Bressan era um dos três beques e se não me engano, foi vice. É para refletir, se não é hora de fechar a casinha.

    ResponderExcluir
  10. Bruxo. Esqueci de mencionar. Ele deve sair depois do clássico. Depois. Agora que já está sujo, que se role na m.rda.

    ResponderExcluir
  11. E na coletiva hoje de "novidade" só a demissão do Klaus Camara, que já era esperada. Nos mais só "tenham fé que vamos superar essa pequena crise juntos", Renato citando Flamengo e Inter e muito trololó.

    ResponderExcluir