Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Opinião




Palmeiras quer Jean Pyerre 


O Grêmio deve ter feito cobranças fortes internamente; sobrou para o Klauss Câmara, mas, convenhamos, o trabalho dele não é "nem sombra" do seu antecessor André Zanotta. Não fará falta. Se não melhora, não irá piorar sem ele. Dinheiro posto fora.

No entanto, a notícia que mais me chamou a atenção nesta Sexta-feira foi a do interesse do Palmeiras pelo jovem craque Jean Pyerre e, olha, não fiquei receoso do negócio. O garoto parece querer se auto sabotar.

Que é craque, acho que todo mundo sabe, que joga de cabeça erguida, também, além disso, é artigo raro ser um autêntico armador. Quem mais é no Brasil? lembrei: Paulo Henrique Lima, o Ganso. Mas o que é feito dele? é banco no Fluminense.

O problema é a forma como se dará o negócio. Se entrar Gabriel Menino, Gabriel Veron ou outro jovem, tudo bem, mas quem acredita nisso? Não será surpresa se o pacote palmeirense for este: Felipe Mello, William Bigode, Vitor Hugo, Ramires, Rafael Vega, Wesley ou Lucas Lima e se a gente conhece o recente histórico gremista, talvez junto com uma dessas nabas, o Tricolor tenha que dar uma "volta em dinheiro".

Pela fase, não dá para duvidar. 




11 comentários:

  1. Dez milhões de euros ficando com uma percentagem do passe seria bom negócio. Muito lento pra Europa de ponta. Mas tem mercado externo, China, Turquia.

    Mas uma coisa precisa ser dita. O Grêmio atrasa demais o aproveitamento da base. Se esse jogador tivesse entrado no time com 18, 19 anos, teria ao menos chance de evoluir e chegar num nível de excelência extra classe. Essa oportunidade foi perdida. Com essa idade que ele tem agora não tem mais condições de corrigir essas deficiências. Por isso acredito que o futebol dele seja esse aí. Não é implicância, ele simplesmente não é craque. E também não é armador, é terceiro de meio campo. São poucos os times que usam esse esquema hoje em dia. Esse é o problema do Jean Pierre, é híbrido de volante e meia. É difícil encaixar ele num esquema. Tem que ter um volante brigador no meio pra compensar a apatia dele. E um meia mais agressivo que saiba chutar e fazer gol. Daí ele pode fazer aqueles malabarismos e enfiar bola nas costas do lateral pros extremas, que é só o que ele faz com maestria.

    Trocar por jogador veterano é amadorismo. Bolzan não faria isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita análise. Venho escrevendo sobre este atraso no aproveitamento. Jogador de 22, 23 anos são chamados de "guris" no Grêmio, quanto tem clube com meninos de 20, 21 já integrando a Seleção.
      E o Grêmio tem essa maldição; isto é, super valoriza jogadores medianos veteranos, aí, quando saem vão para o Sport, Botafogo da Paraíba, etc...

      Excluir
    2. Bruxo e Vinnie. Também bato nessa tecla do aproveitamento ruim da base. É bem isso, 22/23 anos é pro cara já estar pronto, ser regular. Aqui preterem os garotos por qualquer meia boca do plantel e só lançam os caras já com 23 anos. Olha o Isaque, podia ser muito mais. O Pepe também.
      Só adicionando sobre o JP achei meio drástica a tua analise Vinnie. Acho que ele pode evoluir sim, mas precisa jogar muito mais do que vem jogando e ser mais profissional. E acho que tem questão de vestiário aí também, vejo uma má vontade do Renato com ele.

      Excluir
    3. Talvez ele não tenha na cartola, Lipatin. Com raríssimas excessões em três anos (Atlético MG na última rodada do Brasileiro de 2017) e o jogo de ida contra o Athletico na Copa do Brasil ano passado, não justificou a expectativa. Ele passa a impressão de que não tem gana de vencer. Já tá bom estar no profissional do Grêmio. Falta assumir essa responsabilidade de ser o dez. O Renato tira ele em todos os jogos, verdade, por outro lado ele sempre tem 60 minutos em campo. É mais que suficiente pra assumir protagonismo. Já passou da hora.

      Excluir
    4. É o último ano de Jean Pyerre mantida essa toada.

      Excluir
  2. Saudações Bruxo! Essa demissão do Camara já era esperada e como tu disse sem ele pior não vai ficar. Aquela coletiva ontem foi vergonhosa.
    Essa do Jean Pyerre eu não gostei, pra ser sincero fiquei é muito irritado, possesso. Grandes chances de mais um negócio tosco ser feito. Vamos despachar um jovem muito promissor pra receber refugos de salário alto. Ou fazer dinheiro pra gastar no próximo André? Até quando essa palhaçada?
    Concordo que ele anda muito estrelinha, precisa voltar a jogar a mais e fazer menos onda. Mas agora "se livrar" dele é um grande erro, uma cagada. Primeiro porque tenho certeza que o Palmeiras vai empurrar refugo nessa troca e pechinchar o menor preço possível, de jogadores de lá viriam ou refugo ou veterano de salário alto. Segundo porque jovem valorizado, mesmo problemático, se vende em euros e o JP já atraiu interesse de lá. Se for o caso dele querer sair mesmo é muito melhor fazer um acordo com ele pra ser vendido pra Europa no fim do ano, todo mundo saí ganhando. Em terceiro é simples: não se vende uma promessa desse potencial pra um rival em termos nacionais, uma coisa era o caso Luan outra coisa é o Jean que só tem 22 anos ainda. E em quarto se vende ele vai repor com quem? Essa conta não fecha, uma reposição de qualidade sairia caro. E dos citados: o Lucas Lima é um discípulo de Thiago Neves, o Veiga seria meio que uma aposta e o Bigode é atacante/centroavante, já os garotos o Palmeiras jamais ia liberar e os outros são entulho. Não temos meias e vão vender o único que pode render ali. Simplesmente não faz sentido, é assinar um atestado de incompetência. Dá um livro "Como desperdiçar talentos e fazer vendas horríveis com uma das melhores categorias de base do país por Romildo & Renato".
    Isso me cheira a coisa do Renato também, ele pegava no pé do Luan e pega do pé do JP. Chegou o Robinho e ele já achou um novo amor boleiro pra botar de 10. Aí o JP que é cabeça fraca e já fica querendo sair, que nem aconteceu quando anunciaram o Thiago Neves e deram a 10 pro energúmeno. Isso se chama má gestão de elenco. Tá certo que o JP tem que baixar a bolinha e trabalhar mais, mas esse episódio do incio do ano podia ter sido evitado, custava ter dado a 10 pra ele? Porque um má índole recém chegado mereceu e ele que tá no clube há anos não?
    E já torramos 10 milhões no Diogo Barbosa. 10 milhões! Agora querem dar o Jean Pyerre pro Palmeiras, viramos os "filhotes" deles por acaso? É muita incompetência. Vou ter que parar de ver noticias do Grêmio senão vou ter uma ulcera ou algo do tipo Bruxo.

    ResponderExcluir
  3. Lipatin
    Tudo vai depender da negociação. Se internamente já concluíram que o JP é só isso, o negócio é mirar o mercado externo. O Palmeiras tá na dele, ainda não se conformou com a troca de Barcos por Vilson, Leandro CNH, Léo Gago e Rondinelli. Quer a revanche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já nos demos muito bem com essa negociatas com o Palmeiras mesmo. Leandro CNH, que lembrança! Risos.
      Se tem uma coisa que não confio é na comissão técnica e sei lá o que se tornou o depto de futebol avaliando jogadores, Bruxo. Só aposta errada.

      Excluir
  4. Parecem que nunca jogaram ou acompanharam futebol. Cada pronunciamento! Cada contratação!

    ResponderExcluir
  5. Sinto "fedor" de F. Mello. Senhor nos defenda. Porque àquele, pra isso não serve.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo
    Bolzan descartou essa negociação, Ufa!!!

    ResponderExcluir