Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Opinião



De Modo Profissional


A iminente queda do treinador gremista deve ser encarada naturalmente. 

Olhando a biografia de grandes treinadores que passaram pelo Grêmio (e Inter), uma hora se esgotou a relação deles com a instituição por força do resultado do trabalho.

Citei Luiz Felipe e Roger na postagem de ontem, posso engrossar a lista com Ênio Andrade que foi liberado do Grêmio e Inter, sem deixar de ser o excepcional comandante técnico. Telê também dançou em alguns times e Seleção; Outro ilustre, vide Tite, igualmente caiu em mais de um clube.

Renato deixa um legado muito importante, um trabalho magnífico, onde estão reunidos uma Copa do Brasil, uma Libertadores da América e um tri campeonato que não ocorria há mais de 30 anos.

Renato se apresentou vencedor para uma nova geração com essas conquistas, assim como ocorrera quando atleta há quase 40 anos para os mais velhos.

Mereceu a estátua pelo o que fez dentro dos gramados mais a obra destes 4 anos na condição de comandante técnico, quebrou um jejum de 15 anos sem títulos relevantes, é o único treinador brasileiro que ganhou Libertadores como jogador e treinador; há três anos chega às semifinais, formando uma trinca de respeito com Boca Juniors e River Plate como se houvesse apenas 1 vaga disponível para os demais. Há ainda, a surra nos Grenais; são vários deles sem perder.

Com isso, dá para dizer que deu uma contribuição fantástica ao seu clube de coração, mas chega um momento que a relação profissional se esgota. Segue a afetiva.

Mesmo que demore um pouco, não vejo outro desfecho razoável que não seja a renovação de ares na casamata do time.

12 comentários:

  1. Bruxo. Vou discordar da sua postagem, muito embora nela você mencione alguns fatos que ocorreram. Em especial o de que Renato é o único brasileiro a conquistar a Libertadores como jogador e técnico.

    Discordo especificadamente num ponto: a estátua!

    Nenhum jogador, por melhor que seja ou tenha sido, deve ser colocado em um patamar que se eleve frente ao clube.

    Digo isso pegando gancho no que ele mesmo disse quando ainda jogava pelo Flamengo em entrevista à Glória Maria:

    GM: cores?
    RP: vermelho e preto, que é a cor do meu clube, que é o Flamengo, que eu amo!
    GM: um ídolo?
    RP: Zico!
    GM: O momento mais feliz?
    RP: ter conquistado o Campeonato Brasileiro em 87, pelo Flamengo!

    Este sujeito nunca amou e jamais irá amar o Grêmio, ele ama é o dinheiro! Apenas o dinheiro.

    E mesmo que, num futuro ele venha a conquistar algo pelo Grêmio jamais me enganará! Já me enganou uma vez, quando eu era mais jovem. Mas, hoje? NEGATIVO!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Entrevista infeliz; mais para fazer média com o Rio. Hoje, já quase sessentão, ele mede as palavras.
    Aquilo foi da boca para fora. Foi irresponsável, apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, discordo Bruxo, hehe e não é perseguição. Para mim ele parece o mesmo mané marrento dos anos 80, porém de cabelos brancos. Basta ver suas entrevistas. É um papagaio.

      Sobre fazer média... Isso para mim é uma questão de caráter.

      Vi a pouco o twitter do Nestor, disse ele que não é um rato para abandonar o navio na primeira dificuldade e que confia no Romildo e que farão de tudo para acertar.

      Veremos!

      Excluir
  3. Rodrigo
    Aí entra o mote da postagem; se não for apenas um jogo de palavras, essa do rato abandonar o navio; está entrando o emocional.
    No momento, o melhor é o rompimento,porque é assim que é. Até na vida, isso acontece, uma hora para de funcionar.
    Tem que ser profissional para perceber que é hora do recuo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o jogo contra o "bahea" será o último da saga! Que o tampão, não comece com J nem com M.

      Oremos!

      Excluir
    2. Rodrigo e Bruxo. Não acho que o Renato tenha aprendido a medir as palavras. Sempre foi um falastrão e vai continuar sendo. Ele só ficou um pouco mais moderado num aspectos.
      Acho que a saída dele vai mostrar essa questão do caráter. Se ele vai sair de modo profissional e respeitoso ou vai sair falando asneira e se achando maior que o clube(impressão que ele passa constantemente).
      Fico dividido nessa questão da estátua por isso. Ele é um ídolo, um vencedor dentro de campo e da casamata, mas fora é uma pessoa que não tenho nenhum apreço.

      Excluir
  4. O Renato está prejudicando o clube. Se ele for mesmo gremista e não for covarde tem que pedir pra sair. Já o Bolzan sabemos que é um cagalhão que se meteu numa fria, contratou um técnico que não é capaz de demitir. O que tá acontecendo é o resultado de uma sequência de erros (falta de treinos, folgas excessivas, técnico na praia chegando de última hora, o que faz os jogadores no mínimo perderem o respeito pela falta de comprometimento, as indicações erradas de jogadores, a falta de tática, a não existência de um modelo de jogo alternativo, substituições previsíveis...), preparador físico igualmente indicada pelo técnico. Todos problemas do time passam pelas escolhas do técnico. E não foi falta de tempo (é o mais antigo no cargo), nem falta de jogadores (ele indicou e foi atendido em mais de 2 dúzias de jogadores desde que chegou), não é falta de conhecimento do grupo, nem fakta de apoio da direção. É incompetência pura. Infelizmente Renato não entende nada de tática, nem sabe enxergar os jogos, não sabia porque ganhava nem sabe porque perde. É apenas um motivador de grupo.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo
    Concordo que está na hora de mudar, mas a carência de bons técnicos deve estar retardando a decisão da Direção.

    ResponderExcluir
  6. A queda do Renato já é inevitável, mas tenho minhas duvidas do como e quando. O Renato tem um ego gigante pra sair pendurando o boné numa boa e admitindo seus erros. O Romildo não parece ter pulso pra bater de frente com ele também. Vamos ver no que vai dar.
    Quanto a avaliação dele é nessa linha que tu colocou. Veio e venceu, foi competente principalmente no inicio do trabalho e manteve um Grêmio que encantava em campo entre o final de 2016 e o final de 2018. Depois foi decaindo, numa soma de soberba, relaxamento total do seu trabalho, péssimas contratações e falta de atitude(e trabalho) da direção pra por a coisa nos eixos e assim chegamos até o cenário atual.

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais Renato "mete o dedo" no elenco/time, menos o time o joga...Deu. Sair vai ser melhor pra ele e para o clube.

    ResponderExcluir
  8. Glaucio
    É o melhor. Caso fique, havendo uma reviravolta no time, aí, ele merece o reconhecimento, mas não acredito.

    ResponderExcluir