Páginas

domingo, 27 de setembro de 2020

Opinião



Grenal: a Grande Exceção 


O "noves fora" provou que vencer o Grenal foi o ponto fora da curva. Duvidam? Então, eu escancaro estes números: nos últimos 15 jogos, o Tricolor ganhou 4 apenas; Flu, Caxias, Bahia e o Clássico. Isto em percentual dá menos de 27%. E são jogos do Gauchão, Brasileiro e Libertadores, ou seja, é uniforme a má performance.

É muito preocupante. Lembro de vários clubes que priorizaram os torneios de mata-mata, morreram no meio do caminho e como estavam mal no campeonato nacional, naufragaram de vez.

Sampaoli mostra que treinador faz a diferença; esse Atlético é tão mediano, quanto era o Santos no ano passado e vai de vento em popa rumo ao título. Os acomodados dirão que foi o calendário que proporcionou isso. Relativo, muito relativo. Se fosse apenas isso, outros clubes sem esse comprometimento de vários torneios estariam melhor colocados.

Escrevi que o Tricolor tinha um elenco homogêneo, excetuando goleiro e zagueiros; mais uma vez, Paulo Victor não foi bem, ainda contou com os desvios da zaga no segundo gol e a desatenção do time no terceiro. 

Defensivamente, Diogo Barbosa mostrou a deficiência que era traço característico seu no Cruzeiro e Palmeiras. Tomou sufoco do venezuelano. A amostragem é pequena, segue a esperança que a Direção tenha acertado na sua vinda, mesmo com indícios do contrário.

O gol no início prejudicou muito a proposta gremista, que planejara contar com as brechas defensivas do Galo mineiro para contra golpear. Do quarteto de meio-campistas, assusta a má  fase de Matheus Henrique. Lucas Silva caiu em relação ao Grenal, Darlan também jogou menos e Robinho precisa de sequência.

Na frente, Isaque não fez menos do que Diego Souza, provando que pode ser titular se a disputa for apenas com ele. Pepê, o melhor do time. Precisa de parceria.

Dos que entraram, quem merece menção é Guilherme Azevedo e talvez, Luiz Fernando, apesar de ter ganho cartão amarelo infantil, de novo. Preocupante.

Está ficando complicado para o torcedor assistir jogos do Tricolor. Não ganha e parece que desconhece as razões que levam a isso.


10 comentários:

  1. Preocupante esse levantamento, Bruxo. Concordo com tudo. Apenas destacaria o Rildo também. Achei bom jogador, apesar da amostra mínima. Não entendo por que não botam pra jogar essa gurizada. Ferreira de novo aos 40 do segundo tempo.

    Sinceramente, essa classificação na Libertadores pode acabar prejudicando muito o Grêmio. Time não demonstra bola pra ser campeão. Vai cair nas oitavas ou nas quartas. Pode ser tarde demais pra recuperar no Brasileiro depois.

    O time é lento. Parece os Masters do Luciano do Vale. Só falta o Rosemiro na lateral direita, o Paulo Sérgio no gol e o Edu do Santos na ponta. É o fim. Jogador do Grêmio pegava a bola, vinham três em cima. Não havia linha de passe. Não havia variação de jogada. Os três volantes são lentos na transição. Não sabem tocar de primeira. Pepê isolado.

    Não existe esquema de jogo ou plantel que funcione sem intensidade. Enquanto esse time não correr e trocar passes com rapidez, vai ser presa fácil pra qualquer adversário mais qualificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Vinnie. O time é muito lento. Também não entendo porque ele não usa mais o Rildo. Azevedo e Ferreira sempre fazendo hora extra no banco...

      Excluir
  2. Vinnie
    Exatamente. Hoje, sem velocidade e acerto de passes, nenhum time tem a mínima condição de ganhar um campeonato.
    Material humano tem para fazer melhor campanha. Rildo entrou bem sim; Ferreira aos 40 min.? Incompreensível.
    O meu medo é trocar Renato por Tiago Nunes, por exemplo; aí o que levaria meses para ajeitar a casa, levará anos.

    ResponderExcluir
  3. Joao Hollerbach27/09/2020, 09:52

    Análises bem feitas. Enquanto houver a decisão de poupar jogadores devido à competições simultâneas é isso que veremos. Eu até assisti o jogo preparado para uma derrota mesmo o Galo sendo nosso freguês(e o time não é tudo isso, até parece ser um "cavalo paraguaio". Pode chegar ao título mais pelo técnico). Tomamos 3 gols: o primeiro devido à "mão de alface" do Paulo Victor, o segundo na infelicidade do desvio, mas o terceiro mostrou erros básicos. Uma bola alçada lentamente, com trajetória alta e na marca do pênalti é "mamão com açucar" para qualquer goleiro. E houve falha na cobertura dos zagueiros que estavam na área adversária para tentativa de cabecear a bola na cobrança de falta executada pelo Robinho(está jogando pouco, falam mal do Alison mas é mais útil para o time na marcação). Os dois laterais considerados titulares(Diogo Barbosa e Victor Ferraz) são, na minha análise, inferiores aos reservas(Cortez e Orejuela). Mas sem discutir o resultado gostaria de levantar o assunto VAR: para que montar essa estrutura toda se num lance como o do Pepê o árbitro sequer é chamado para ver??? Sou altamente favorável ao VAR mas do jeito que é. Explico: deveria ser como no tênis ou no vôlei. Cada equipe tem direito a um(ou mais) "desafio"(s) por tempo. Se é procedente não perde o direito aos restantes. Caso não for procedente "gasta" um de seus desafios. Não dá mais para deixar na mão do pessoal da cabine!

    ResponderExcluir
  4. Grande verdade, João!
    O VAR e toda a sua estrutura continua nas mãos e vontade do juiz, lembra o gol do Borré nas semifinais de 2018? Inexplicavelmente, o árbitro se negou a consultar o VAR.
    Sobre o Atlético e o campeonato: este ano deveria ser a maior papinha para o Flamengo, mas ...

    ResponderExcluir
  5. PV no gol a gente já sabe... Méritos pro Renato e direção que respaldam o mão de alface.
    Time lento, sem criatividade e sem jogada. Como tu disse Bruxo, os Grenais são ilhas no meio desse oceano de futebol ruim que o Grêmio vem apresentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo, e eu cheguei a acreditar que ele poderia substituir o Grohe...

      Excluir
  6. Lipatin
    Incrivelmente, ganhar Grenal pode ser seus malefícios. Nunca pensei que escreveria isso.

    ResponderExcluir
  7. Sim, Bruxo! Quem diria... Risos.
    No comentário disse que o Grêmio não tem jogada, mas na verdade tem três: Toca pro Alisson, toca pro Pepe ou cruzamento na área pro Diego Souza.

    ResponderExcluir