Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Opinião




              Jornada Constrangedora 

Poucas vezes, eu fiquei tão constrangido vendo o Grêmio na Libertadores como ocorreu esta noite. Um fiasco.

 Pior! Um nó tático do Cuca no "melhor futebol do Brasil". Isso, com um time muito inferior que tem quatro bons jogadores e um deles não atuou (Pituca, Marinho e Veríssimo menos Soteldo). Um time bem arrumado, que pecou nas conclusões. Uma injustiça, pois aos 71 minutos marcando na tela da tevê, havia 12 arremates dos visitantes contra 6 do Grêmio. O dado 6 foi bondade dos analistas. 

Se recém postei algo tratando de uma possível saída de Renato; aí está um bom nome: Alex Stival, o Cuca.

Também escrevi na vitória de 4 a 0 sobre o Vasco que o time estava mal escalado no meio de campo. Hoje, a confirmação veio à galope. Ou seria num trote cansado? Maicon é ex-jogador. Ponto final. Foi bom enquanto durou. O camisa 8 não desarmou, não armou, não passou, não concluiu. O pior em campo e olha que havia muita concorrência para ganhar esta eleição.

No gol sofrido vi que as rádios elegeram por unanimidade a falha de Vanderlei. Verdade, mas também é verdadeiro que o soco dele projetou a bola para fora da área e três defensores tiveram chance de brecar o lance e ela acabou na rede azul. Erro coletivo.

Kannemann  esteve irreconhecível, os laterais foram medíocres. Geromel sobreviveu a derrocada defensiva. Uma andorinha perdida.

O meio horrível com Pinares e o já citado Maicon. Matheus Henrique, um resistente diante da mediocridade dos parceiros. A preterição de Darlan é crime lesa-pátria. Um atentado ao bom senso. Começou ali o nocaute.

Pinares era a lógica na falta de Jean Pyerre, mas não realizou um bom jogo.

Luiz Fernando, sua atuação ruim reforçou a ideia de titularidade de Ferreira. Diego Souza fez o gol. Neste caso, nem dá para dizer "só fez o gol". Postergou a desclassificação.

Pepê afundou. Sua pior partida nos últimos meses. Se fosse substituído, não seria injustiça.

Dos que entraram, David Braz atrapalhado. Nesta noite, incrivelmente valeu a expressão "seis por meia dúzia" na comparação com Kannemann.

Darlan e Ferreira entraram muito bem em relação aos substituídos (Maicon e Luiz Fernando).

Éverton e Diego Churín, trocas no desespero. Estão isentos nesta catástrofe.

Depois do que eu vi hoje, acho que os deuses estão do lado gremista, porque o que se viu esta noite pode ser chamado de "crime". O sobrenatural de Almeida jogou muito a favor do Imortal.

Impossível jogar tão mal na Vila Belmiro. 

Será que o treinador gremista vai recolher ensinamentos desta péssima jornada?


23 comentários:

  1. Luis Alberto Guedes09/12/2020, 22:39

    Caro Bruxo,quando o sr. Portaluppi fala que temos o melhor futebol do país,triplico minha dose de rivotril...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Luis!
      Típico comentário do treinador que não soma nada. É só na cabeça.

      Excluir
  2. Jornada constrangedora ficou perfeito;
    Renato errando ao escalar Maicon, e errando ainda mais ao não mudar com 30 minutos;
    Maicon fazendo seu pior jogo com a camisa do Grêmio;
    Vanderlei sendo o único culpado pelo gol Santista, querer dividir aquela lambança não é justo;
    E pra alegrar a noite o Inter faz 1x0. Só falta...

    ResponderExcluir
  3. Carlos
    O Boca não assusta. Palpite 1 a 1 ou 2 a 1 para o Inter.

    ResponderExcluir
  4. Dois terços do jogo sem meio de campo. Saímos no lucro. Renato, e o time, caíram na estratégia. Jogo de Libertadores. O Santos seguiu a cartilha. Já o Grêmio jamais chegou na voltagem do confronto. Sentiu o gol, ainda mais vindo de uma falha. Detalhe: jogador do Santos tentou dominar. Empurrou pro gol sem querer. Gol de xiripa.

    Cara, tá passando o filme do Flamengo de novo. Jogo vexatório de ida. Quando se esperava que nada poderia ser pior, a volta foi.

    O Renato não é estrategista - nunca foi. Ele joga pra dominar tecnicamente. Quando o adversário permite, o futebol do Grêmio flui. Quando o adversário neutraliza, ele só troca as peças. Essa é a realidade. Semana que vem ele vai repetir a escalação com JP no lugar do Paredes.

    Vou torcer muito. Mas acho que o Santos elimina o Grêmio - com Pará, Madson e Marinho no elenco. Cuca é da escola Scolari. Joga feio mas ganha. Tomara que não.

    E nenhum radialista pergunta pro Renato se o Santos gastou R$ 200 milhões.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E nenhum radialista pergunta pro Renato se o Santos gastou R$ 200 milhões"

      Na pinha!

      Excluir
    2. Ah eu queria ver essa pergunta também Vinnie! Aposto que o Renato ia dar chilique.

      Excluir
  5. Vinnie
    O Renato treina muito bem a imprensa. Ninguém vai fazer este tipo de pergunta.

    ResponderExcluir
  6. Constrangedor é Renato, na entrevista, dando pouca importância à ausência de Jean Pierre. Talvez realmente o desfalque dele tenha sido menos relevando do que a presença do Maicon. E o sem vergonha ainda vem dizer que o time jogou várias partidas muito bem sem o Jean...cara, que ser humano nojento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, confesso que havia tempo que não via o amigo perder a classe. hahaha

      Excluir
  7. Sobre o gol, erro técnico do Vanderlei. Goleiro não pode sair daquele jeito com a área cheia de gente. Mas, talvez, devido à presença de Maicon (não)marcando por ali...ele se obrigou.
    Piñares...o problema foi ele ou a parceria? Com Darlan em vez de Maicon, eu prefiro acreditar que seu futebol aparecesse mais, mesmo ele não sendo um armador como Jean, é mais um carregador, meia atacante.
    Pepê, talvez numa tentativa de sair da marcação, saiu do lado onde mais rende...isso é trabalho(?) do treinador.
    Enfim, o que sobra é que, como vínhamos falando, os méritos da melhora do time foram das lesões.
    O que sobra...é que quando a fase é boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Com Pepê e Ferreira, o Grêmio cria um problemaço para os adversários. Deveria, o treinador gremista saber disso.

      Excluir
    2. Exatamente...não é nada, não é nada...mas Ferreira cavou a expulsão de um jogador, e na insistência arrumou dois escanteios seguidos, e no terceiro lance se não me engano achou o penalti. Quando não vai na categoria, tem que ir na insistência mesmo.

      Excluir
  8. É Bruxo, não dá pra elogiar o Renato demais que ele vai e faz uma dessas... O que se passa na cabeça dele achando que esse Maicon semiaposentado vai resolver um jogo desses? Sem condições, no principal jogo do ano o time voltou a jogar mal. Nos escapamos de uma derrota vexatória em casa, sorte que o Cuca recuou o Santos e tivemos sorte maior ainda com o pênalti no último lance do jogo.
    Sem JP eu entendo começar com o Pinares, agora botar o Maicon no lugar do Darlan foi um absurdo. Talvez com Darlan ao lado do Matheus a partida do Pinares não teria sido tão fraca. Foi um jogo em que quase todos foram muito mal, Vanderlei vinha pegando tudo e falhou. Kannemann fora de ritmo e o todo time meio perdido em campo... Péssima jornada tricolor.
    Agora é lamber as feridas e jogar sério quarta. E sem Maicon e sem bruxaria por favor. Tomara que o Jean Pyerre volte porque a reação vai ser difícil sem ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se vcs notaram na transmissão, a câmera flagra o Renato chamando o Maicon pra perguntar como ele tá com vinte e tantos do segundo tempo. Como se pedisse permissão pra tirar um jogador que tá se arrastando desde o início.

      Quanto ao Pinares, tá desentrosado. Parece bom jogador, mas o estilo dele é de movimentação. Um jogador assim precisa de mais corredor no campo pra render, tipo onde joga o Luis Fernando. Ontem ele ficou numa zona difícil. Ali, precisa inteligência de toque. O JP, e o Maicon inclusive, dominam esse tipo de fundamento.

      Talvez o mais acertado fosse os três volantes com o Maicon adiantado. Mas o Renato só muda as peças, dificilmente muda a mecânica,

      De cabeça fria hoje, tudo pode acontecer semana que vem. Mas vai precisar jogar um partidaço pra se classificar. O Santos tá sabendo jogar Libertadores. Em muito lembra alguns dos nossos times do passado, que apesar da inferioridade técnica, compensavam na intensidade e no ajuste defensivo. Vai ser outro jogo tático. E é justamente esse o trunfo do Santos.

      Quem lembra de 2007? O nosso elenco era tipo esse do Santos de hoje. Já eles tinham o Zé Roberto voando e outros grandes jogadores.

      Excluir
    2. Acho que o Santos fez o jogo da vida. Perderam a classificação ontem.

      Excluir
    3. Lipatin
      Consolo: não vai repetir a ruindade de ontem.

      Excluir
    4. "Talvez o mais acertado fosse os três volantes com o Maicon adiantado."

      Tu lembra a escalação dos 0x5 contra o Flamengo?

      Excluir
    5. Tomara, Bruxo. Fazendo um gol lá já tumultua tudo. Alguém sabe o histórico do Vanderlei em penalties?

      Excluir
    6. Sim, Gláucio. Mas um dos volantes era o Michel. O Darlan joga mais do que o Michel.

      O que é nítido, é que o Mateus Henrique se sacrifica pra defender pelo Maicon. Com o Darlan, ou mesmo com o Lucas S. no time, ele joga mais solto.

      Tenho algumas implicâncias com o Mateursinho - uma é que ele entrega pelo menos uma bola perigosa por jogo, ontem entregou uma desgraçada no segundo tempo, se não me engano aquela que o Madson entrou sozinho na grande área. Escapamos ali. Mas o fato é que ele é bom jogador. A movimentação ofensiva do Mateus é muito interessante. Com o Maicon, simplesmente esta movimentação desaparece.

      Todo mundo falou que o Santos bloqueou o jogo pelos flancos do Grêmio. Eu acho que foi o contrário, eles embolaram o meio de campo com três volantes e o Grêmio insistiu o tempo todo por ali. O pobre do Pepê recebeu um ou dois lançamentos em velocidade no jogo inteiro. Um cara na fase dele tem que receber praticamente todas as jogadas de ataque...

      O que faltou ontem foi aquela bola do facão, que o JP faz com maestria, mas que o Maicon tb tem condições de fazer. Ontem não fez, porque jogou muito recuado.

      Qual o teu palpite pra volta?

      Excluir
    7. Jogo da volta é Santos 0x1 Gremio.

      Excluir
  9. Foi feio. Mas poderia ser pior. Encarnei o lado mais torcedor desta vez, mas foi por muito pouco. O gol em si apenas ameniza o fiasco, mas não nos livra da obrigação de vencer.

    Não entendi a presença de Pinares. Para mim ele é um jogador para jogar no lado do campo, não no meio.

    Ontem, na falta de JP eu teria feito um jogo de segurança. Com LS, MH e Darlan. Como foi no Grenal.

    O 1 a 1 foi bom. O "resultado" da partida foi melhor ainda! O saltinho foi quebrado!

    ResponderExcluir