Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Opinião





A Novidade Ruim 

Há pouco tempo, o Tricolor era a defesa menos vazada (com folga) do Brasileiro, bastaram 10 gols nas 4 últimas rodadas e o time desceu na tabela. A média que era menos de 1 gol por partida, subiu para 2,5 neste quarteto de enfrentamentos. Um absurdo, isto quer dizer que para vencer o jogo, está comprometido a fazer 3. Não dá.

Escrevi que ajeitando o meio de campo, o time se acertaria. Verdade! "na verdade, meia-verdade", porque se ele se desarranja sem Lucas Silva ou a figura de um volante mais tradicional, além da absoluta ineficiência de Alisson,  outro fato se descortina claramente à medida que o campeonato se afunila; isto é, a defesa piorou muito.

A simples chegada de Churín mexeu com o futebol de Diego Souza que se desacomodou e melhorou, então, dá para fazer seguinte correlação, a saída de Orijuela, coincidência ou não, trouxe um Victor Ferraz menos efetivo, pelo menos, na arte de defender.

A titularidade discutível de Rodrigues é outro fator de desestabilização defensiva com respingo nas atuações de Kannemann. O jovem zagueiro vem falhando sistematicamente. Se o erro diante da Universidad Católica no Chile, com menos de 1 minuto em campo (lesão de Geromel), pode ser creditado ao momento, a fogueira que encarou, os demais (e são vários) não encontram explicações que não sejam de seus aspectos técnicos e táticos. 

Ele não está bem.

Chegamos à lateral esquerda. Quem é/foi o mentor de tão desastrada contratação? Não é possível que não sabiam das limitações de Diogo Barbosa. Seu futebol é "gêmeo" do praticado por Egídio, Marcelo Hermes ou Márcio Azevedo, por exemplo; ou seja, um futebol cheio de defeitos, mas repletos de maneirismos que mascaram suas limitações defensivas. Limitações essas,  fatais para os clubes que jogam.

Por fim, os erros de arbitragem existiram e prejudicaram barbaramente o Grêmio, no entanto, eu faço mais uma constatação: Pedro Geromel tem tanto azar, quanto os demais jogadores gremistas? Quantas penalidades máximas, fruto de trapalhadas, de enroscos de braços, ele cometeu?

Se é apenas sorte, dá para utilizar aquela frase surrada: a sorte acompanha os bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário