Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Opinião



Grêmio perde e vira Lanterna

Geralmente, o campeão do Brasileiro perde em média 6 partidas em toda a campanha. O Grêmio acumula 3 derrotas; sorte que o jogo contra o Flamengo foi adiado; pela lógica, perderia.  

A escalação de hoje é um conjunto de equívocos, por uma causa única: não são escolhidos os melhores de cada posição em boa parte das 11.

Paulo Victor, Rafinha, Thiago Santos, J. Robert e Luiz Fernando não merecem ser titulares, se comparados com outros jogadores do elenco. Acrescentem a ausência de um lateral esquerdo confiável e um centro-avante completando 36 anos neste 17/06 com excesso de peso; Geromel e Kannemann ainda oscilando e Matheus Henrique numa indefinição tática, sobra Ferreira, que está sendo afetado pela negociação de seu contrato.

Tiago Nunes tem participação importante nesta posição horrível na tabela: Vanderson, Guilherme Guedes, Fernando Henrique, Victor Bobsin precisam receber sequência. Na ausência de Brenno e Matheus Henrique, Adriel e/ou Gabriel Chapecó + Darlan precisam ser testados.

Vale lembrar que o Grêmio perdeu para Ceará, Atlético Paranaense e Sport Recife. É difícil achar normalidade nisso.

Como disse o Rodrigo; não cai, porque são apenas 4 vagas e Cuiabá, Juventude e América Mineiro não reagirão no campeonato ao ponto de escapar do rebaixamento. Restará uma vaga, mas é inadmissível em Junho já pensar que este é o nosso campeonato.

Sobre o jogo: Houve apenas duas notícias boas; Bobsin jogou meio tempo e Douglas Costa fez sua estreia.

Vai melhorar, lógico, porque é impossível permanecer sendo o único clube com zero pontos na tabela.


26 comentários:

  1. O que Tiago Nunes melhorou o time de Grêmio?
    O que ele viu em Jhonatan Robert?
    O que Rafinha e Luiz Fernando fazem em campo que Vanderson e Léo Chu não façam melhor?
    Ninguém no clube percebeu que Diego Souza está acima do peso?
    Começando a sentir saudades do Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Precisa ser cobrado pela Direção, senão vai ficar parecido com o período de Corinthians.

      Excluir
  2. O argumento defensivo para defender Cortez se foi. Contra o CAP já tinha vazado ali.

    Tiago Santos encarreirou dois jogos ruins. Bobsin entrou e mesmo errando alguns lançamentos, mostrou tecnica e capacidade de desarme limpo, sem falta. Com o tempo aprenderá que não precisa usar bola longa sempre. É titular, nao importa quem esteja ao lado. Gostei de vê-lo cobrindo o lateral esquerdo, volante é pra isso, também.

    Luiz Fernando e Paulo Vitor são inadmissíveis. Vanderson no Banco é crime.

    Jonathan Robert na meia foi um teste, dois jogos, fez menos o JP em seus piores dias....deu. Darlan deve jogar.

    Pro meu gosto, o 4-3-3 acabou, tem que povoar mais o meio e jogar com dois atacantes. Só não dá pra achar que botando Diego Souza e Ricardinho juntos vai resolver algo.

    Hoje inventou moda nas trocas, eram simples.

    Por mim já procurem outro...semana passada já comentei. Mas continuo torcendo pelo Grêmio, e pra eu estar errado em relação ao treinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gláucio, nos primeiros jogos parecia que esse 433 ia dar liga. Mas o time só vem regredindo e o nosso meio anda um buraco mesmo.

      Excluir
  3. Glaucio
    Isso que assusta. Eu havia elogiado as mudanças corretas durante os jogos, isso parece que ficou no passado.

    ResponderExcluir
  4. Pro Tiago Nunes cair é questão de tempo. Não vai sair disso aí. Sobre Fernando Henrique e Bobsin, vale a tentativa, mas não vi nos jogos que sairam jogando tanta coisa assim pra achar que a titularidade deles vai mudar drasticamente as atuações da equipe.


    O maior problema além da desorganização tática é a falta de um camisa 10. Não tem no elenco. Jean Pyerre é o mais próximo mas ele começou a carreira como volante, foi o Renato que inventou colocar ele mais avançado. Pinares, Jhonata Robert, Darlan, MH, Lucas Silva já jogaram ali e não é a deles, o Pinares foi queimado por tentarem colocar ele numa posição diferente de onde se destacou, que não façam o mesmo como JR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura, Roberto, sobre FH e Bobsin. A questão toda em volta do 10 é preocupante, mas daqui a pouco não necessariamente tenhamos que jogar com um 10. Só que para o feito, o esquema terá que mudar.

      Agora, para o colorado (isso é uma corneta) Tiago Nunes cair, só vai depender dele e exclusivamente dele. Aparentemente, ele tem em mãos a faca e o queijo. Mas se continuar assim, não vai segurar o rojão.

      Excluir
    2. Roberto, parece que nada mais no meio campo vem dando certo. sobre o JR, pra mim ele é mais atacante que meia. Jogar recuado assim só vai queimar ele.

      Excluir
    3. Ei sei que a análise por vídeos de lances é limitade, mas dá pra ter uma noção de onde ele jogava. Era mais recuado mesmo, partindo do meio ou da esquerda. (ao menos no tal Familicão-POR)

      https://www.youtube.com/watch?v=sdcQQ2UYmGA

      Excluir
    4. https://www.youtube.com/watch?v=MoNH3vuzQbU

      Excluir
  5. Roberto
    Eu tenho uma opinião sobre o meio do Grêmio que é a colocação de dois volantes técnicos e intensos, à princípio, FH e Bobsin, o armador não precisa ser exatamente um 10, pode ser aquele antigo ponta-de-lança que faça a bola chegar aos atacantes, além de entrar na área, como fez Nathan ontem. Nem sei se ele faz isso com frequência, mas é como ontem que precisa.

    ResponderExcluir
  6. Um desânimo só. Quando o Tiago Nunes disse que tava dando continuidade ao trabalho do Renato ele tava falando sério, porque parece que estamos vendo o mesmo Grêmio apático e lento do ano passado.
    De positivo além da estréia do Douglas Costa e de finalmente o Bobsin ganhar uma chance eu destacaria o Jhonatan Robert também. O J. Robert não foi bem como meia mais uma vez mas era quem mais aparecia a buscava o jogo, vejo que ele tem qualidades. Mas talvez seja mais atacente do que meia, tem que jogar mais próximo a area adversária.
    De resto é só corneta que sobra. PV no gol é isso aí, uma palhaçada. Duvido que Adriel e Chapecó tomariam esse gol. MH e TS não foram bem, Ferreira parece estar distraído com história da renovação. Cortez é o Cortez, se não testarem o Guedes vamos seguir mal de lateral. O Rafinha é bom jogador mas hoje o Grêmio com essa lentidão não pode abrir mão de ter a potência ofensiva do Vanderson pela direita. O Luiz Fernando é jogador de série B, até o Léo Pereira entrega mais que ele ali. Nosso matador está com o tanque cheio demais, não tem nutricionista e preparador físico no clube? Ele tá gordinho já fazem meses. Nas substituições o Nunes errou ao empilhar Diego Souza e Ricardinho juntos, isso não costuma funcionar.
    Outra coisa que me assusta é que o Grêmio regrediu. Logo que o T. Nunes assumiu o Grêmio tava apresentando mais velocidade e objetividade na troca de passes. Agora voltamos a ser o Grêmio lerdo do fim melancólico da era Renato. E o Nunes parece insistir no mesmos erros do seu antecessor como no meio lento, na escalação por carteiraço, demora a ver os problemas e adota umas taticas de desespero como botar dois centroavantes juntos achando que vai achar um gol. É chato demais pro torcedor ver os mesmos erros se repetindo ao longo do tempo. Aí me pergunto: Cadê a direção? Será que ninguém enxerga isso? Antes a desculpa era que o Renato mandava no futebol mas e agora, qual vai ser?
    O Grêmio tem um plantel pra jogar muito mais bola do que vem jogando. Tá na hora de "virar a mesa". Digo isso faz tempo e ainda não fizeram: Tem que mandar esses encostos embora. Se vai ficar pagando salário pros caras ficarem encostados e ainda entregarem a paçoca nos jogos em que são postos "pra vitrine"... Usa o tal do superavit e paga o que tem pagar e manda embora, o Grêmio não é resort ou revenda de boleiro veterano decadente. Se não mudam as coisas porque tem medo do vestiário engolir o Nunes que entre a direção em jogo pra dar respaldo e baixar a bolinha da boleiragem. Ainda é cedo pra falar em demissão mas se o Tiago Nunes seguir errando assim ele vai começar a cada vez mais a engrossar o caldo da própria desgraça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lipatin, agora aonde anda aquele corneteiro safado do salsicheiro do Oderich? Vivia largando merda nas redes sociais, agora não se vê esse ordinário por aí.

      Pior é que tem gremista que ainda defende um sujeito desses só porque ele era um grande desafeto do Renato. Bah! Que coisa!

      Sobre o JR, eu insisto. Não é ali o jogo dele. E não achei que foi bem. Errou muitos passes, mas compreendo que jogou fora de lugar. Tentou, tentou mas só a tentativa não resolve.

      Excluir
  7. Lipatin
    A palavra mais amena é preocupante. Está muito feio.

    ResponderExcluir
  8. Bruxo, bom dia!

    Há muito tempo eu não ouvia uma coletiva. Ontem ouvi, após o Gláucio me dizer que seria válido. Porém, me estressei. Não era preciso, ouvi-la. Não mudaria o resultado da partida. Mas teimei. Assim sendo, ouvi o Tiago Nunes defender o Paulo Vitor. Bom, não fez nada além daquilo que todos nós estávamos acostumados a ouvir. Renato, também protegeu e muito o PV. Disse ainda que temos no elenco um profissional que merece todo o respeito. Falou ainda, aos repórteres que a base vem sendo bem utilizada. Mas não citou o Darlan. Fiquei cabreiro com isso. Ontem brinquei bastante, com o peru que tomou o goleiro. Mas esta falha, não é o principal motivo da derrota de ontem, e estão fazendo de um tudo para ficar apenas no lombo do PV mais este fracasso.

    O time todo, ontem, não funcionou. Como não havia funcionado no domingo. E isso é o que há de mais grave. A tentativa de escalar JR no meio se repetiu. Não considero isso um erro grave, mas será gravíssimo se na próxima partida isso se repetir. Será caso de burrice.

    Pior ainda, foram as trocas. Umas até que deram certo resultado. Bobsin, de certa maneira entrou bem na partida, só que está longe de ser a solução. Um e outro lançamento bem feito, mas outros quase que em mesmo número, bem precipitados. Num deles, armou um contra golpe do Sport. Claro, o cara é novo. Vai aprender. Espero que aprenda. Por sorte, os caras eram ruins. Mas a pior delas, das substituições, foi ter colocado em jogo aquele que veio para ser o diferencial do time. Ficou nítido que Douglas Costa ainda não está no melhor condicionamento físico. Foi relacionado porque acharam que seria um jogo fácil. Não foi. E ele não conseguiu resolver.

    Eram simples trocas que TN poderia ter feito, mas preferiu morrer abraçado na sua teimosia, ou sei lá o que é isso. Tirasse o jovem JR do meio, poderia mantê-lo em campo na ponta direita no lugar do Luiz Fernando (que ontem foi inoperante). Pois o JR ficou quase até o fim da partida e o que vimos foi um show de horrores. Passe errado, atrás de passe errado. Até escanteio, o rapaz não acertou. Estava nervoso, talvez. E nem o culpo tanto, porque ele foi inventado ali. Até disse ontem, na raiva, que deveria voltar pra Eldorado e aprender tudo de novo, não é o caso, mas talvez seja. Vai saber.

    Aí o TN se perdeu mais ainda, quando sacou Ferreira. Que desde quando começou essa putaria de lenga lenga da sua renovação, nunca mais jogou. Ontem, mais uma vez foi fominha quando teve a chance de largar a bola pro 25... Aí entrou o Ricardinho? Por favor, não! Não é assim, diria aquele narrador danadinho. Depois entrou no jogo o JP. Meeu chapéu! Que saladão. Eu não entendi mais nada, apesar de nunca ter entendido nada. Sou só, torcedor mesmo.

    Pelo menos, pelo menos, ele teve a capacidade de dizer na coletiva que o time não está evoluindo. Esse foi a única frase que prestou de toda a coletiva dele.

    Só que meu amigo, não haverá evolução alguma se essas trocas bizarras continuarem acontecendo durante as partidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo!
      O Ferreira dificilmente vai ficar e vão (ele e o empresário) sair rindo desta situação.
      O TN deu um show (de horrores) ontem.
      Bobsin, para mim, entra fácil nesse time. Estivesse no Palmeiras, por exemplo, já seria ídolo da massa.

      Excluir
    2. Rodrigo, assisti uns trechos da coletiva agora pouco e me assustei também. Achei o Tiago Nunes muito arrogante. Se seguir assim "vai morrer pela boca" porque uma coisa era o Renato, que tem toda uma história de conquistas e idolatria aqui, agir assim feito um babaca, outra coisa é ele que chegou ontem e não tem moral nenhuma pra ter essa pompa toda.
      Eu gostei do Jhonatan Robert no sentido em que ele foi um dos que mais apareceu e que mais tentava algo em campo. O problema é que não vejo ele como um meia pro jogar colado nos volantes. Ele jogador pra ficar mais perto da área. Como o Roberto comentou, se o TN seguir usando ele assim pode queimar um jogador promissor.

      Excluir
    3. Também achei, Lipatin. Principalmente quando confrontou o repórter. Perfeito comentário, ao citar o Renato. TN ontem foi um babacão.

      Concordo também quando ao JR. Se ele teimar com o piá por ali, vai queimá-lo em dois toques.

      Excluir
    4. Bruxo, gostei do Bobsin. Mas não será ele o salvador desta pátria. Ontem visivelmente o nosso "cachorrão" estava perdido em campo com os dois que estavam na frente dele.

      Matheus Henrique ontem, também, foi pífio! E muito pouco falaram dele.

      É que na verdade, o time todo ontem foi horroroso. Um show de horrores!

      Excluir
    5. Outra coisa, Bruxo. Sobre o Ferreira. Por mim, se esse sujeitinho aí quiser sair que saia. Mas antes terá que aparecer um comprador. Engraçado que, até agora, não apareceu NINGUÉM interessado nessa bagatela de só 8 milhas por um cracaço do futebol mundial, pelas palavras do seu empresário.

      Um adendo sobre o Bobsin. Ele entrou razoavelmente bem, mas te pergunto: o que o amigo achou da falha dele que eu citei acima e dos passes equivocados que ele deu? Só pergunto porque o amigo apontava este tipo de erro no TS, que ontem, não foi bem.

      Excluir
    6. Rodrigo
      Bobsin e qualquer outro júnior merece sequência e compreensão;imagina se na estreia, o Brenno tivesse aquela falha de atenção no terceiro gol do Ceará e fosse queimado, que goleiro nós perderíamos. Paciência. Bobsin não jogou 60 minutos corridos ainda. E deu intensidade ao meio de campo, pena a parceria.

      Excluir
    7. Vou te dizer que ele e o Darlan dariam uma boa dupla por ali. Ou ainda com o próprio JP.

      Mas ainda insisto que o TS, ontem,m também não teve uma parceria boa no meio campo.

      Excluir
    8. TS não é o principal problema do time, mas também não é absoluto nem indiscutível.

      Excluir
  9. Hoje estamos vendo que aquela sequência de vitórias era fruto da fragilidade dos adversários, até comentei que tinha ficado preocupado com o empate no Grenal devido ao péssimo futebol que o Inter mostrava.
    O Grêmio não tem mais time para propor jogo, é preciso mudar urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Carlos. Parece que fomos iludidos pelo Gauchão e pelos adversários fracos da Sula.

      Excluir
  10. Carlos
    Concordo e mais, não dá para botar na conta do Renato. Renato merecia sair pelos dois últimos anos, mas o que estão fazendo depois dele é lamentável.

    ResponderExcluir