Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Opinião




Grêmio afunda em Caxias do Sul

Segurei esta postagem, porque imaginava outro desfecho, após essa má jornada na Serra. Mais uma no Brasileirão.

Sobre a partida, um futebol ruim com pequenas ilhas de esforço e lapsos de bons movimentos: Geromel, Bobsin, Matheus Henrique (aquele do segundo tempo), Douglas Costa e Gabriel Chapecó. Nada mais. Nada fantástico, esses momentos, bom que se diga.

Tiago Nunes está por um fio; sua cabeça não foi oferecida ainda, a Direção teve o bom senso de segurar mais um pouco, não porque acredita no trabalho dele, mais por prudência; para botar a cabeça no travesseiro, sonhar com uma solução caída dos céus. Acordar mais inspirada.

Não pode errar mais. Ontem, 30 de Junho, o Grêmio olha para o calendário, vê que o Brasileiro vai até Dezembro e não tem muito o que fazer em relação ao título.

Como esperança, eu lembro do ano de 2008, quando perdeu o Gauchão e ao ser derrotado na Copa do Brasil, acho que para o Goianense (arrisco), a Direção deu um ultimato para Celso Roth: se fosse derrotado na estreia contra o São Paulo, estaria fora. 

O treinador surpreendeu e fez uma incrível campanha, completamente inesperada, depois dos fracassos do primeiro semestre.

A minha única dúvida: Tiago Nunes não é Celso Roth, além disso, esse não queimou seis rodadas que o primeiro não tem mais.

35 comentários:

  1. Escapamos de uma goleado histórica em Caxias, 4/5 a zero teria ficado justo.
    Pra ser justo dessa vez gostei do Chapecó, fez o que pode.
    Pobre do Geromel é um abnegado, merece um time melhor.
    Acho que a direção não pode amarrar a permanência do treinador ao resultado de domingo, uma vitória só irá prolongar o problema. Tiago Nunes não tem cacife para treinar um time grande.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Concordo; um resultado positivo é aquilo que escrevi de "aleatório" na postagem anterior. Ele está fora.

    ResponderExcluir
  3. A coisa vai se enfeiando. Se nos ultimos dois jogos os empates fizeram sentido dentro do que foram os jogos e o time tinha apresentado certa evolução... A coisa ontem foi diferente.
    Tivemos um Grêmio mal em campo, voltamos aquela velha sina do time sem jogada, temos três: Toca pro Ferreira, que está mal; Toca pro Douglas Costa, que ainda esta retomando o ritmo; Chuveirinho pro Diego Souza/Ricardinho, que a zaga do Juventude tirava todas.
    O Tiago Nunes até acertou, em partes, na escalação e até mexeu rapido no time. Mas nada funcionou ontem. Mais uma vez tomamos gols em erros individuais mas dessa vez foram "justos" dado a quantidade de vezes que o Juventude chegou, poderia ter sido mais. Rafinha numa noite pra esquecer, foi jantado pelo Bóia e ainda tava todo nervosinho em campo, cadê o cara experiente e vencedor pra essas horas difíceis? Olha a diferença de atitude dele pra do Geromel ontem. Já o Paulo Miranda, desse a gente não espera muito, mas entregou o segundo gol. O meio ficou mais desprotegido porque MH e Darlan não são grandes marcadores. Eu testaria F. Henrique, Bobsin mais Darlan, ou JP ou MH no próximo jogo.
    Tá faltando mais atitude em campo de alguns também, é hora de jogar bola a sério. Tô achando tudo meio estranho. Estaria tendo corpo mole?

    As declarações do Romildo vão de encontro a sua marca de não gostar de demitir treinadores. Ele meio que disse que não quer demitir mas se perderem a próxima vai ser obrigado pela pressão externa.
    E o que foi a entrevista do Hermann? O cara me cita "fato novo". Usa essa expressão amaldiçoada próximo a um grenal... Fica clara uma coisa: Romildo é um grande gestor, faz um senhor trabalho na parte administrativa e financeira. Mas o futebol do clube vem com probelmas já tem anos, já são 4 anos da conquista da Libertadores, e só mais erros se repetem. Falta uma pessoa competente no futebol pra ontem. Isso que estamos passando é consequência de erros sucessivos de planejamento e má gestão do elenco. Deixaram a saída do Renato pros 48 do segundo tempo, não fizeram a faxina/reformulação que tinha que ser feita no elenco o que pra mim é o maior erro de todos, trouxeram um treinador que não parece ter o estofo pra resolver a situação e não sabem o que fazer agora. Pra além de treinador nosso problema é de gestão do futebol do clube, infelizmente nosso departamento de futebol inexiste faz anos e estamos colhendo os indigestos frutos disso. Tenho medo do que pode vir caso demitam o Nunes porque parecem não ter idéia do que estão fazendo por lá.
    Meu receio com a demissão é mais por temer mais um passo errado sendo dado pela direção do que por convicção que o Nunes vai se recuperar, nosso treinero infelizmente já tá com aquela "aura" de derrotado. Porque sabemos que o tal "fato novo" quase sempre termina em lambança.

    Mas digo: Nossa situação ainda é totalmente reversível apesar dos pesares. Dá tempo pra se recuperar e ainda pegar vaga na Libertadores. O probelma é fazer isso. Risos. Cada rodada com tropeço é um aumento de pressão e já bate o medo do rebaixamento se tornar real, aí tudo fica mais difícil. O próximo jogo é totalmente "vencível", mas o de ontem também era...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grave disso,o resumo, é que não tem elenco para ser lanterninha. "Aí é que eu me refiro", como diz o cantor.

      Excluir
    2. Bruxo, como diria outro: "Deu tudo errado, plano furado". É uma vergonha esse elenco na lanterna.

      Excluir
    3. Exato, Lipatin.
      O meu receio (quase certeza) é que com esse treinador a coisa degringola mais ainda; diferente de um Muricy ou Tite, até o Renato, que podem ficar nesta zona, mas saem, com certeza.

      Excluir
  4. TN é o paradigma do "qualquer um", com a saída do Renato, virou o bode na sala.
    Sejamos sinceros, ele já caiu, vai ficar "pendurado na broxa" até que consigam outro.
    O time "involuiu", é uma proeza.
    Trocou lateral por lateral faltando 15', Luiz Fernando voltou a ser solução, JP - arquivado - ontem foi opção primeira.
    Tá perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha PJ, sobre JP, pra mim foi mais é preservado, tava muita pressão pra cima dele. Infelizmente ele não tem perfil psicológico pra ser o centro do time que esperávamos que fosse..ele é só mais um, melhor tecnicamente do que a maioria, mas é só uma peça.

      No mais, perfeito. Darlan fez um primeiro tempo melhor do que MH, mas saiu...Vanderson nem falo mais...é dos poucos que consegue a vitória pessoal...

      Excluir
    2. Como comentei, to achando o Tiago Nunes com aquela aura de derrota consolidada já.
      Mas no jogo achei certo tirar o Rafinha pelo Vanderson, o Rafinha tava só levando sufoco ontem. Também acho que o MH deveria ter saído.

      Excluir
    3. Gláucio, ainda que caibam todas as críticas possíveis, o JP é o único que recebe essa bola de costas, nenhum dos outros tem a característica.

      Lipatin: o problema não é a troca em si, é Vanderson não ser titular. O que diabos você pretender quando está perdendo e troca lateral por lateral?

      Excluir
    4. PJ
      Só se o titular pediu para sair, de resto...

      Excluir
  5. Olha bruxo, sobre Bobsin...é o primeiro jogo que vejo dele naquela função. Gostei do posicionamento, técnica ele tem, só que trota demais pra um volante protetor de zaga, e é muito pouco combativo, quase um Jean Pierre...por 3 vezes o juventude finalizou na entrada da área (uma delas o gol) e o volante em vez de dar combate, ficou parado entre os zagueiros (não sei se isso é orientação técnica)..Pelo meio quando o juventude passava do meio campo, ele ia recuando, sempre no vazio...muito estranho.

    Gostei do segundo tempo com Douglas mais centralizado vindo buscar jogo, e Matheus subindo. É isso que eu queria ver a muito tempo, MH meio como Ramiro era.

    Douglas Costa não pode ficar restrito àquela faixa do campo, tem qualidade pra jogar por toda a faixa central.

    Ferreira ontem pelo menos tentou a linha de fundo, variou, mas pouquíssimos acertos...complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o MH, acho que ele não é o meia que o TN procura, pouca consequência nas ações.

      Excluir
    2. Claro que não é. Mas também não é volante marcador. Pode ser usado como um apoiador na frente, tem técnica e certa velocidade pras tabelas e infiltrações.

      Excluir
    3. Acho que o Bobsin tem que ser segundo volante mesmo, mas valia o teste dele ali o problema é momento. Visto que não funcionou, nessa ausência do T. Santos o certo será usar o F. Henrique com o Bobsin e mais um.
      O MH prende e perde demais a bola pra ser esse meia, também acho que pode ser um Ramiro pelo lado do campo. Tenho de admitir que ando com certa implicância com ele, tá devendo futebol e sobrando marra.

      Excluir
    4. Na base, Bobsin era primeiro volante, mas acho um desperdício. O correto é FH com ele.

      Excluir
  6. Finalmente, agora, o Brasileirão está descartado. TN segue, mas com a corda no pescoço. Precisará vencer as duas próximas partidas. Foi avisado. Não caiu ontem, porque ele não vai pedir demissão. É orgulhoso demais, para isso. E fez o certo. Vejo isso com bons olhos. Fosse qualquer outro mijado, pediria as contas depois desse jogo. O clube terá que fazê-lo, e devido a nova regra precisam os mandantes pensarem numa solução eficaz, caso desistam do trabalho de TN.

    MH? É sério isso, Bruxo? MH é o furo deste time, definitivamente. E parece que ninguém enxerga isso. Pobre Darlan.

    Sobre VB, outro que foi pífio durante toda a partida. Não marcou, não ajudou na frente. Não fez nada! Nada, Bruxo. Ok, não é a dele. Definitivamente, ontem, isso ficou nítido! Lembro, dum lance em que perde uma dividida. Credo. Era o Juventude...
    Mas não jogo ele na fogueira, porque o pior da partida de ontem, disparado foi o MH!

    Ontem, para muitos, TN realizou as trocas necessárias no intervalo. Colocou um "meia" de armação. O nosso Pelé. Porém, para mim, errou ao ingressar JP no jogo. Este, não fez nada. Essa mudança, aliás, serviu apenas para deixar mais escancarado e aberto o meio de campo. Deveria ter entrado no jogo, o FH no lugar do MH! Este, pelo menos, faz muuuuito mais que o JP. TN só acertou, ao tirar o DS e por o Ricardinho. Depois, se perdeu totalmente. Luiz Fernando, no lugar de MH, foi para mandar todos dormirem mais cedo. Mas fui forte, e vi até o final.

    A cereja do bolo? Paulo Miranda. Não é possível que um jogador do Grêmio, ter feito algo do tipo. Tem cheiro de boicote, isso daí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JP deu o único passe que deixou um atacante em condições de finalizar dentro da área, Ricardinho.

      Excluir
  7. Darlan, ontem, jogou bem menos que o Matheusinnho, talvez seja a falta de ritmo. O meio tem que ser FH e Bobsin, a saída de bola sai qualificada. Ontem, os gols sofridos nada tem a ver com os volantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foram gols semelhantes a outros que foram jogados nas costas do Tiago Santos, bruxo.

      Excluir
    2. Glaucio
      Então, não há justificativa para o TS jogar, com ele ou sem,a defesa vaza,passa-se para outro item, o da construção das jogadas, aí, ele perde de goleada para os outros.

      Excluir
  8. Em tempo: TS não jogou e o Grêmio levou gol. Até rimou! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rodrigo. Mas é outro que cai no colo da torcida e não precisava ter vindo.

      Excluir
  9. Outra que sempre esqueço, o Barbosa é provavelmente um dos piores laterais que já vi jogar na vida, uma espécie de Escalona sem raça.

    ResponderExcluir
  10. Na mosca; é um Egídio.Tem futebol para disputar a Segundona pelo Vasco, Botafogo ou Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  11. LF com salário de 500 mil (sala de redação hoje). Tem muita coisa errada.

    Quanto ao time, eu mudaria o esquema. Testaria três zagueiros com Geromel na sobra, Juan e Kanneman pelos lados. Tiraria o Diego da frente pra recuperar a forma.

    No meio, MH tem que sair. Não dá mais. Bobsin é segundo volante. Do lado dele, Tiago Santos ou FH. Não tem outro. E entre Darlan e JP, ainda fico com o JP.

    As duas laterais precisam ser trocadas. Meu time pra domingo seria:
    Chapecó
    Juan - Geromel - Kanneman
    Vanderson - Fernando Henrique - Bobsin - Guedes
    Jean Pierre
    Douglas e Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me agrada essa idéia, só não sei se é hora pra mudanças tão drásticas.

      Excluir
    2. De qualquer maneira, ela é muito melhor do que a atual.

      Excluir
  12. Como é que eles descobrem esses salários? Como é que tal notícia, não foi veiculada antes? Eu não escuto, Vinnie, o sala há anos. Mas chuto, que essa "bomba", por acaso, veio do Bagé? Estou certo? Curioso que, ali pelos lados da Ipiranga, ninguém até hoje sabe quanto ganhava o La Barca.

    Darlan, recuperado da Covid, precisa de ritmo de jogo para voltar a jogar o que vinha jogando. Logo, mexeria nesse time aí. Saí o JP, entra o Darlan. No segundo tempo, se Darlan não aguentar, que entre o JP.

    Na esquerda, apesar de eu não ter gostado nada da partida de ontem do explosivo Rafinha, testaria ele na LE, com Vanderson pela direita.

    Ou ainda, mas aí teria que mudar o esquema: um 4.4.2, com Kannemann na esquerda. O que custa? O que é um peido pra quem já tá todo cagado, né?

    Mas eu, sinceramente, não acredito que o TN mude tão radicalmente a postura do time. Vai insistir com três os atacantes, isolados lá na frente como que se estivessem numa ilha deserta cercada por tubarões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei, mas foi o Pedro Ernesto quem falou no programa de hoje.

      Excluir
  13. Cara, eu vou ouvir melhor a reprise no You Tube. Eu peguei o audio pela metade. Mas ele listava os salários absurdos pagos, do PV de $480 mil, entre outros. E nessa ele falou "LF, 500 mil".

    Só que pesquisando agora, esse valor corresponde a renovação do empréstimo mês passado. Então agora tô achando que foi isso que ele quis dizer. Botou no bolo os gastos mal feitos.

    ResponderExcluir
  14. É muito dinheiro posto fora; aí, pega um empresário ligeiro que nem esse do Ferreira e ele buzina: olha esses caras ganhando grana nas tuas costas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, se me permite, vou colocar o link aqui pra que o pessoal tire as próprias conclusões. A partir do minuto 22:10.

      https://www.youtube.com/watch?v=kJASYMnz3qQ

      Ele realmente fala em salário mensal, portanto ouvi certo da primeira vez.

      Entretanto, a minha leitura final é de que ele provavelmente se equivoca e acaba misturando o valor da renovação (publicamente anunciada em Março) com o salário do atleta. Seria demais R$500 mil/mês. Mas enfim.... Igual é um dinheiro que não trará retorno.

      Excluir
    2. Acho que confundiram o valor pago pela manutenção do LF no Grêmio com o salário. Mas não deixa de ser um absurdo pagar 500 mil pra ficar com um jogador pior que o Léo Pereira. Essa questão das contratações e desses contratos com salários absurdos merecia uma CPI do Grêmio. Risos.

      Excluir