Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Opinião




Dia de Alento 

O título não tem a ver com o blog do Rodrigo e suas histórias maravilhosas , vide Dia de Alento, mas com o "day after" da postagem de desânimo, a anterior nossa, quando, para qualquer lado, qualquer mídia, as notícias sobre o Tricolor eram deprimentes. 

Agora, uma animada com o foco do Romildo exclusivamente no clube. Claro que a indefinição, a indecisão do primeiro mandatário mexia com todos os alicerces humanos da instituição. Daqui para frente, ele vai (ou deve) comandar a reação rumo ao topo.

A hipótese, ainda trato assim, do ingresso de Gabriel Silva no time é outro fator que faz ver luz no final do túnel. Craque deve jogar sempre e o menino tem personalidade e bola para se escalar.

A constatação geral: clube, torcida e mídia, que o Grêmio se apequenou, se preparou mal para encarar um escudo, uma tradição, uma história que na verdade é apenas um espectro com uma realidade de assíduo frequentador da Série B, o Cruzeiro, também dá uma animada. Os olhos começam a se abrir, as mentes começam a fase da reflexão.

Por fim, o retorno à vista de Kannemann e a bem sucedida cirurgia de Ferreira são notícias boas para logo ali adiante.

O quadro começa a mudar, porém, hoje, ele é mais esperança do que presente.

10 comentários:

  1. Seu título anterior retrata bem a realidade: “É difícil, é complicado.”
    O futebol realmente é um esporte complexo, com inúmeras variáveis que independem da torcida, situação financeira, administração, juízes, federações, etc … (será?). No entanto, ainda há espaço para planejamento, profissionalismo por parte da administração e atitude, entrega por parte dos atletas, mesmo que um (novamente o exemplo) Manchester City tenha sido superior e do outro lado um Real Madrid que não se entregou até o apito final. Certamente não foi “o peso da camisa” que venceu e sim o anímico (proporcionalmente foi o anímico na vitória do Cruzeiro).
    Alentar é mais efêmero do que a “viração nos cânions”. Numa hora você está satisfeito, mesmo que alguns jamais se contentem, noutra você critica com razão. Na situação em que estamos, não é hora de alento. É difícil, é complicado (parafraseando).
    Após 2017 vi muitas, inúmeras criticas. Pra mim, estava “tudo bem”. Claro que alguns detalhes poderiam e deveriam melhorar, mas estávamos chegando perto. 2018 e 2019 em quarto, 2020 em sexto, ou seja, estávamos brigando no lado de cima da tabela. 2020 ainda chegamos à final da Copa do Brasil. Prefiro meu time disputando e mesmo sem vencer, chegando perto (porque sei que uma hora belisca mais um título) do que, bem, vocês sabem, essa vergonha atual. Isso é que é deprimente.
    Se todos agora refletem diante de uma realidade indesejável, não cabe à administração divagar nas possibilidades. É hora de assertividade, atitude, eficácia. Mais do que nunca estamos onde não deveríamos estar devido ao momento. Reajustes nas premiações, discussão da LIBRA, FIFA e CONMEBOL planejando um novo formato que volta à Copa Intercontinental, as SAF que estão injetando centenas de milhões em quem correu na frente como Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia (não a toa o Botafogo subiu e os outros três disputam palmo a palmo com o tricolor). Perdemos muito poder de negociação. Agora não é só uma prioridade e manutenção nas demais competições. É subir e subir. É vencer e vencer. A Copa do Brasil de 2023 é fundamental. Chegar no G4 do Brasileirão de 2023 é fundamental.
    Sem esta percepção nos tornaremos medianos, oscilando na tabela até sermos despachados para onde não desejamos, novamente. Chegamos na encruzilhada da nossa história. Não gostaria de uma nova “Batalha dos Aflitos”, mas se for necessário, que a história se repita.
    Quem tiver ouvidos que ouça, quem tiver olhos que veja.
    Porém seu “day after”, para os momentos que antecedem mais um embate, pode dar esperanças.
    PS: No caso do Grêmio não vejo a necessidade de entrar numa SAF, em contrapartida, o clube terá que ser regido com mais profissionalismo, dedicação e assertividade. Terá que alargar suas fronteiras. Os quatro mencionados, mesmo que ainda seja uma incógnita (a SAF), creio que incomodarão muita gente, com tendências a ressurgirem das cinzas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      O SAF será uma experiência; ou seja, ainda não dá para tirar conclusões definitivas, mas quem pode se organizar sem precisar dela, certamente, terá torcedores mais participativos e autênticos. Bruxo.

      Excluir
    2. Quanto a SAF creio que tem tudo para dar certo visto que estes clubes eram muito mal administrados. Com investidores, a parte do futebol será administrada por eles, portanto, mais profissional. Ao longo dos anos, a medida que o dinheiro vir entrando, com certeza todos eles sairão deste patamar atual. Ainda há varias questões, mas um investidor não irá despejar seu dinheiro sem retorno e para que isso ocorra, terá que melhorar.
      Quanto a torcedores mais "autênticos", vide o jogo contra o Cruzeiro. Por acaso os europeus perderam torcida?

      Excluir
  2. O "foco" do Romildo no Grêmio chegou com mais de um ano de atraso, e isso nos custou a permanência na primeira divisão.

    Cinquenta e seis por cento, esse é índice de rejeição de Romildo Bolzan Jr. que uma pesquisa interna do PDT mostrou. O motivo do "foco" ser tirar o Grêmio dessa situação é que a campanha fez água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael
      Se ele desistisse do Grêmio neste momento, seria um novo caso Ronaldinho Moreira.

      Excluir
  3. Bruxo. Bom dia. Um alento a notícia dada em primeira mão de que o foco é o Grêmio até o fim do ano. De que ele (Romildo) não pleiteará o Piratini. Mas muita água vai passar por baixo dessa ponte.

    E eu só vou acreditar nisso só depois de finalizado o prazo das convenções.

    Concordo quanto ao GS. Não sei porque, mas criou -se uma imagem de que o guri é ruim. Nao concordo com isso e como tu disse aí ele ia mostrou personalidade de que pode entregar mais. Cabe ao homem da casa mata arrumar um jeito de fazer isso acontecer.

    *
    Grato pela menção, Bruxo. É o que resta fazer ultimamente. Porque falar sobre o futebol atual está no mínimo, complicado.

    E que coisa foi essa que fizeram na plataforma do blogger? Tá horrível mesmo pra comentar. Mas sigo lendo aqui também todos os dias!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa história Rodrigo. Aquela camiseta realmente é bonita.

      Excluir
  4. Rodrigo
    Estou tentando ver o que houve. Por enquanto, apenas o Firefox me identifica.
    Independente da motivação, o fato de focar apenas no Grêmio, será positivo para a instituição. Bruxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estava com dificuldades. Anteriormente bastava clicar em comentário, automaticamente vinculava ao Blog e Google. Depois de várias tentativas apareceu a opção de login na conta Google e passei a acessar os comentários.

      Excluir
  5. Obrigado, Arih. Vou tentar.

    ResponderExcluir