Páginas

sábado, 21 de maio de 2022

Opinião




Abel Braga 

Começo com uma explicação, pois muitos acharão que estou zoando ou bancando o "diferente" nesta postagem; paciência, o texto quando publicado não pertence mais ao autor. Quem publica livros, sabe bem. É uma exposição evidente. Então, vamos lá:

"Rato" de devorar jornais e revistas esportivas "desde sempre", conheci Abel, juvenil do Fluminense (não havia a categoria juniores) integrando a Seleção Olímpica realizada em Munique, que foi marcada pelos assassinatos de atletas israelenses. Lá estavam jogadores de Grêmio e Inter, Bolívar, o original e os vermelhos Falcão, Pedrinho e Manoel.

Abel também disputou a Copa do Mundo da Argentina em 1978, jogou na Europa, na França, no PSG.

A história do Abel treinador está presente na lembrança  dos torcedores da Dupla, muitas alegrias e decepções para ambas as partes.

Mas a biografia de Abel repleta de títulos, Brasileirão, Libertadores e Mundial, tem um ponto exato (2003) que conquistou minha admiração pelo cidadão Abel Braga, apesar de não ter levantado caneco, botar faixa no peito. No entanto, considero um ato de grandeza "monstruosa". Abaixo, coloco texto do site Netflu sobre a passagem de Abel pela Ponte Preta, que me fez concluir que estava diante de uma pessoa diferenciada: este carioca que vai fechar 70 anos em Setembro:

O ano era 2003. A Macaca convivia com oito meses de salários atrasados, e Abel teve de ser um líder em campo, mas também um pai fora dele. Não foram poucas as vezes em que socorreu os que ganhavam menos e pagou seus salários do próprio bolso. Em certa ocasião, antecipou a concentração de oito juniores para garantir que eles tivessem o que comer no café e no almoço.

 A missão de livrar a Ponte da Série B era dada como impossível para muitos, mas Abel Braga não desistiu e alcançou a missão. Naquele momento, seguir o trabalho no Alvinegro não foi opção para  nada menos que 21 jogadores, que abandonaram o barco por falta de pagamento e promessas que nunca foram cumpridas.

Abel foi até o fim e livrou a equipe campineira do rebaixamento. Lógico! tinha como sobreviver com os atrasos, mas, mesmo assim, poucos ficariam bancando do bolso 2/3 do ano num clube que se caísse teria dado todos os argumentos para tal.

Pena essa identificação tão forte com o Inter, pois, Abelão (na impossibilidade de Cuca) seria a tacada de mestre para assumir a batuta do vestiário gremista e dar "um pára-te quieto" nos lunáticos que se apoderaram da gestão do futebol gremista.


21 comentários:

  1. Belo post. Não conhecia esta passagem dele. É bom saber que ainda há homens de caráter.
    Para a sua pesquisa: Algo similar ocorreu com Renato numa passagem pelo Fluminense. (Entenda, não se trata de tietagem à Renato, apenas um complemento ao texto. Pena que não guardei a referência.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      Beleza. Vou procurar. Acho que o Falcão também é dessa linha.

      Excluir
  2. Torço para Roger acertar a casa e deslanchar na carreira, mas infelizmente não está avançando nas expectativas. Caso não ocorra uma reviravolta imediata nesta situação, chega a hora de mudar.
    Concordo que Cuca seria uma baita contratação, mas ele está em outro nível e talvez não queira se expor pegando este abacaxi.
    Como primeiro da minha lista, neste caso, tentaria Lisca. Fez um bom trabalho no América MG. Não vejo outros nomes adequados. Já me referi que não vejo futuro na grande maioria dos técnicos brasileiros que estão rodando por aí, em atividade ou não, assim como para o momento não conheço nenhum estrangeiro que daria certo. Assisto de vez em quando os campeonatos europeus. Talvez o Sérgio Conceição, do Porto, poderia ser um nome a ser considerado (complicou a vida do Jorge Jesus e quase vence de forma invicta o Português).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Roger é um baita sujeito, torço para ele acertar, assim como torceria para o Cristóvão Borges e Ricardo Gomes, para citar dois "fora de combate", mas com uma liderança serena, sem arroubos.

      Excluir
  3. O Abel é um cara do bem, sem dúvida alguma. Mas mesmo que não houvesse essa identificação com o co-irmão, não seria o nome pra tirar o Grêmio do buraco. O Felipão não conseguiu. O problema vem de cima.

    Na minha opinião, o Grêmio só precisa de uma contratação: A de um cara que saiba contratar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Lopez22/05/2022, 17:14

      "...só precisa de uma contratação: A de um cara que saiba contratar"

      HUAHUAHIAHUA
      Pura verdade, só rindo para não chorar.

      Excluir
  4. Vinnie
    Mesmo com esses lunáticos, o elenco do Grêmio atual é suficiente para ficar em 4º lugar , pelo menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho minhas dúvidas, Bruxo. O elenco é frágil não somente técnica e fisicamente, mas acima de tudo mentalmente. Carece de líderes.

      Faltam alternativas de qualidade em praticamente todos os setores.

      Me pergunto por que alguém do Grêmio não procurou jogadores no sub 20 dos outros clubes grandes. Será que não tem ninguém que eles queiram dar rodagem e emprestar sem passe fixado? Que é pra justamente alçar ao time principal deles se aprovar? Dane-se o outro ano, o negócio é subir agora. É muito melhor poder contar com um bom jogador por seis, oito meses do que não poder contar.

      A zaga do Grêmio é frágil. Geromito não é mais o mesmo. Bruno Alves não tem imposição nenhuma. Nas laterais temos o Nicolas, e o Nicolas.

      Os volantes não sabem jogar com a bola. Villassanti é uma das contratações mais ridículas da história do Grêmio pelo valor pago. O Bitello é um jogador pra lá de comum, e o Lucas sofre com problemas de mobilidade, em que pese não ser nenhum craque também.

      Meias não existem. Sabemos que as opções disponíveis não estão dando conta.

      E no ataque temos somente o Biel e o Diego Souza como jogadores regulares. O resto oscila demais.

      Quem acredita que o elenco do Grêmio é suficiente enxerga futebol no Elias, no Janderson, no Rodrigo Ferreira. Acha que o Geromel ainda é o Geromel. Que o Kanneman vai voltar voando. Que o Edilson vai ser o mesmo de 2017. Por aí vai….

      A amostragem recente não indica que isto irá se concretizar. Este elenco precisa de pelo menos mais cinco titulares. Do contrário não subiremos.

      Excluir
    2. Concordo com vc Vinnie.
      Quem além do Geromel seria titular incontestável nos 5 primeiros colocados da série B?

      Excluir
    3. Carlos
      Brenno e Gabriel Grando, com certeza.

      Excluir
    4. O Janderson não era titular incontestável do Atletigo-GO (meio de tabela da série A) e por isso foi buscado a pedido do Mancini? A partir disso, Elias, Campaz e Biel não são melhores do que ele?

      É meio subjetivo isso, mas titular dá A (dos times que ficaram) deveria servir pra B.

      Bruno Alves não é mau zagueiro, Villassanti é discretíssimo com a bola no pé, mas desarma bastante fazendo poucas faltas.

      O time tá criando pouco, mas está bem mais ajustado do que com Mancini. Ao menos do pouco que vejo, não há espaços entre as linhas de defesa e meio, o time joga compactado, e os lances que poderiam ter sido chances de gol, geralmente não ocorrem por falha na escolha/demora do ultimo passe. De repente a forma com que Roger quer que o time jogue não seja a mais adequada pra esse elenco. Eu sinceramente não sei. Discordo ele em algumas escolhas, mas também reconheço a meiocridade de alguns jogadores.

      É uma sinuca.

      Excluir
    5. Glaucio
      É a partir dessa lógica que eu acho que a carência do elenco por si só, não explica as posições alcançadas na tabela, ano passado e agora. Correto o teu raciocínio: Janderson, titular na Série A, reserva na B.Como explicar só pelo potencial do atleta e assim, há outros casos.

      Excluir
  5. Marcelo Lopez22/05/2022, 17:10

    Confesso que a identificação com o co-irmão me deixa cego para uma digestão dessa ideia.

    Abel era um técnico muito faceiro. Para nossa sorte, perdeu aquela final contra o Bahia e a imperdível semifinal contra o Olimpia, depois de ganhar fora.

    No primeiro jogo contra o SP, no Morumbi. Não sei se vcs lembram...mas o início de jogo estava parelho com leve vantagem ao SP.
    Daí o SP teve um jogador expulso, um segundo volante q nao recordo o nome.

    Então o Sr Murici nao quis recompor o meio, deu no q deu....com um a menos e o co-irmão tomou conta do meio...ganharam ali a Libertadores.

    Depois para o Mundial, no Barcelona se lesionam Messi e Etto, 60% do time.
    E que se diz q o triunvirato, Fernandao, Bolivar e Iarley, q ditavam as regras.

    Depois disso começou a ganhar mais.

    Concordo com o Arih, acho o Lisca o primeiro da fila para ter uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo
      O Abel melhorou depois do título, até então, ele não tinha títulos com performances relevantes, O time de 2006 tem muito de vários anos de Muricy. Abelão evoluiu muito, mas essa identificação com o Coirmão iria atrapalhar muito na hipótese de vir.

      Excluir
  6. Totalmente correto Vinnie. E pensar que já tivemos o melhor gerente de futebol do Brasil que agora está no Atl-MG e não sai por pouca coisa. Falta-nos um gerente de futebol com urgência urgentíssima.
    Em post anteriores dois ou três comentaram sobre as necessidades. Se contarmos, troca o time inteiro. Neste time que está jogando só salva o goleiro de futuro promissor e com ressalvas, devido a idade, Geromel e Diogo Souza. No meu entender nem Nicolas e Gabriel Teixeira se salvam. E pensar que depositei muita fé em Elias. O que vi contra o Ituano era pra ter dispensado o guri na mesma hora.
    E realmente, se não temos meio, não temos time. Precisamos urgentemente de um armador bem acima da média, que reja todo o time.

    ResponderExcluir
  7. Legal essa história do Abel. Rivalidade a parte, eu sempre simpatizei com ele. Uma grande figura do futebol brasileiro.

    Assim como o Arih comentou eu também torço muito pelo Roger conseguir se encontrar na carreira e levantar o Grêmio. Mas ele anda derrapando, o time já não vinha bem e decaiu. Merece criticas, acho que andou escalando e armando mal, mas tem outro problema maior.

    Antes de repensar o treinador, indo da linha do comentário do Vinnie, o nosso elenco é ruim. É caro mas é ruim e curto. Não adianta mudar treinador sem não tiver um lateral direito, é limitado na zaga, com poucas opções de volantes além dos titulares, do meio pra frente é Biel, Elias, Diego Souza e Elkeson. Outro problema que é parte criador e parte mantenedor dessa "obra" se chama Denis Abrahao. Vai confiar nele pra ir no mercado? Os reforços até agora vão ser Guilherme e Thaciano, que são boas chegadas, o que mostra a nossa situação desastrosa... O que o Abrahao ainda faz no Grêmio? Romildo vai fazer algo? Sei não...

    É complicado, queria estar mais otimista e menos corneteiro mas está difícil. Até nem me deu vontade comentar nada do ultimo jogo. Ah, melhoras pra ti da gripe, Bruxo! Essa onda de frio veio que veio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin, já falaram muito de Guilherme e Thaciano. Não sei como estão hoje, mas levando em consideração o que já demonstraram anteriormente, do jeito que a coisa anda, vou ser contrario a maioria. Thaciano é melhor que Gabriel Silva. Guilherme é melhor que Jadson.

      Excluir
    2. Vou nessa linha também, Arih. Em condições "normais" eu não queria esses dois nem pintados de ouro de volta no Tricolor. Tanto que ambos saíram sem deixar saudades. Mas nesse contexto de hoje, com o Grêmio penando na série B com um elenco capenga, eles vão ser reforços. O que reforça como é péssimo trabalho que vem sendo feito no futebol do clube por Abrahao, Romildo e cia.

      Excluir
  8. Arih e demais; a presumível ruindade do time tem a ver com a mão do jóquei. Torço pelo Roger, mas acima disso, torço para o sucesso do clube. Se não apresentar nada diante do Vila Nova, não pode ficar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Bruxo. Concordo que o Roger vem mal e tá merecendo todas as criticas, fiz muitas já também. Se seguir nessa maleza vai ter que sair mesmo. Nos últimos jogos ele escalou mal e mexeu mal.
      Só completei com a visão de que nossos problemas são bem maiores, vem lá de cima, é presidente, "CEO", vice de futebol, elenco, departamento médico... Eu tenho zero confiança na direção, se cair o Roger eu tenho medo do que pode vir, mesmo concordando que o Roger tá derrapando na curva e parece não saber como recuperar o controle.

      Excluir